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O leão espirrou. E agora?

Artigo de opinião de Diego Freitas. O criativo passou em Portugal pelas agências FunnyHow, Ray Gun e Maria Design. No Brasil foi country manager da Funnyhow, director criativo da Ponto e Vírgula e está desde 2015 na Havas Life São Paulo como director criativo

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O leão espirrou. E agora?

Artigo de opinião de Diego Freitas. O criativo passou em Portugal pelas agências FunnyHow, Ray Gun e Maria Design. No Brasil foi country manager da Funnyhow, director criativo da Ponto e Vírgula e está desde 2015 na Havas Life São Paulo como director criativo

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No último dia do Lions Health aqui em Cannes consegui bater um papo e arrancar alguns dados dos seus dois presidentes de juri. Depois de tanta especulação sobre a saúde do festival achei que a visão deles seria um bom termômetro, e não estava errado. Juntas, as duas categorias perderam cerca de 30% do número de inscritos em comparação ao ano passado. Os números assustam, mas a pior notícia é que – ao que tudo indica – a queda vale para o festival como um todo.
Claro que os números não contam toda a história e mesmo com o tropeço na contabilidade, continuamos vendo trabalhos arrebatadores em todas as categorias. O Palais, mesmo um bocado mais vazio, permanece enchendo nas palestras do famosos e o Gutter Bar continua oferendo sua cerveja morna de madrugada para um público que agora já não chega ao calçadão.
Por isso, mesmo sem o press release oficial, já é possível dizer que este está sendo um ano bastante difícil para o festival. A mudança no modelo de inscrições e a queda dos preços nos passes parece ter ajudado a conter a sangria mas ainda estão longe de receberem alta.
Na medicina moderna podemos sempre contar com um simples exame de sangue para descobrirmos uma infeção ou um raio-x para descartarmos um braço quebrado, mas para muitas doenças os médicos ainda fazem seus diagnósticos baseando-se na observação dos sintomas. E é exatamente esse momento que parece estarmos vivendo. Sem saber se é gripe ou dengue. Fadiga ou anemia. Ressaca ou enxaqueca.
Eu particularmente acho que o leão estava ficando fora de forma e um pouco sedentário em alguns aspectos.
Eu particularmente acho que o leão estava ficando fora de forma e um pouco sedentário em alguns aspectos. Junto com os sintomas também vieram a dieta forçada e os novos hábitos. Já sabemos que no ano que vem teremos a volta de grandes agências e criativos ausentes nessa edição. O diagnóstico não está claro, mas o rei dos festivais não vai se deixar abater tão facilmente.

Artigo de opinião de Diego Freitas. O criativo passou em Portugal pelas agências FunnyHow, Ray Gun e Maria Design. No Brasil foi country manager da Funnyhow, director criativo da Ponto e Vírgula e está desde 2015 na Havas Life São Paulo como director criativo

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Cannes Lions 2024 Dia 5: Conheça os últimos vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Na quinta noite da gala de prémios foram entregues os últimos GP da 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, nas categorias Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions, Grand Prix For Good e Glass: The Lion for Change (na foto)

O 71º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que decorreu entre 17 e 21 de junho, encerrou na sexta-feira à noite com a entrega dos seis últimos Grandes Prémios da edição deste ano. Os vencedores das categorias Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions, Grand Prix For Good (na foto) e Glass: The Lion for Change juntam-se aos que já tinham sido anunciados na segunda-feira dia 17, na terça-feira dia 18, na quarta-feira dia 19 e na quinta-feira dia 20.

Na categoria Glass: The Lion for Change, o Grande Prémio foi para a ‘Transition Body Lotion’, campanha criada pela Ogilvy Singapore para a Vaseline, marca distribuída pela Unilever, para promover o primeiro dermocosmético desenvolvido especificamente para a pele de mulheres transgénero. O produto, à base de isoflavonas, regula o desequilíbrio hormonal causado pelos tratamentos. O filme conta com o testemunho de várias utilizadoras da Tailândia, país do mundo com maior número de mulheres transgénero.

A categoria Film Lions teve dois vencedores de Grandes Prémios. Um deles foi para a campanha ‘WoMen’s Football’, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel, que já tinha ganho o Grande Prémio da categoria Entertainment Lions for Sport. O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos, tornou-se viral à medida que se foi percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa, mas a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui.

O segundo vencedor na categoria Film Lions foi ‘Play It Safe’, campanha da The Monkeys, agência criativa da Accenture Song, para assinalar o 50º aniversário da Sydney Opera House. Realizado por Kim Gehrig, o filme publicitário que o integra, protagonizado por conceituados músicos, bailarinos e artistas, tem cinematografia de Stefan Duscio, produção musical de Elliott Wheeler e produção de Revolver x Somesuch.

Na categoria Titanium Lions, ‘DoorDash-All-The-Ads’ conquistou o Grande Prémio com o anúncio criado para promover um concurso que, em fevereiro deste ano, ofereceu como prémios os produtos publicitados nos anúncios televisivos, durante uma importante competição desportiva norte-americana. A campanha foi desenvolvida em parceria pela Wieden+Kennedy Portland e o Superette, estúdio criativo da DoorDash, a maior plataforma digital de entrega de alimentos dos Estados Unidos.

A campanha ‘Cars To Work’, desenvolvida pela Publicis Conseil para a Renault, juntou o Grande Prémio na categoria Sustainable Development Goals Lions ao da categoria de Creative Commerce, que já tinha ganho. No âmbito de uma iniciativa desenvolvida a pensar nos franceses que vivem e/ou trabalham em zonas com poucos transportes públicos, a marca disponibilizou gratuitamente automóveis àqueles que estavam em período experimental num novo trabalho, que só começaram a pagar os respetivos carros quando assinaram contrato com as entidades empregadoras.

O Grande Prémio da categoria Grand Prix For Good foi para o episódio dedicado à Rússia da campanha de sensibilização ‘The First Speech’, um trabalho da Innocean Berlin para a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras. O filme distinguido recupera o primeiro discurso de Vladimir Putin após conquistar a presidência russa, em 2000, sobrepondo-o a imagens que mostram o desânimo e a frustração atual de vários russos. Também foram produzidas versões semelhantes para a Turquia e Venezuela.

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Cannes Lions 2024 Dia 4: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Brand Experience & Activation, Innovation, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Creative Business Transformation e Creative Commerce, a par com Luxury & Lifestyle (na foto), uma nova categoria estreada este ano, foram os últimos GP do festival a serem entregues

Os últimos Grandes Prémios da 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer em Cannes entre 17 e 21 de junho, já foram entregues, acrescentando novos nomes às listas de vencedores do primeiro, do segundo e do terceiro dia do evento.

Na categoria Brand Experience & Activation, o Grande Prémio foi atribuído à ‘The First Edible Mascot’, uma ativação da Pop-Tarts desenvolvida pela Weber Shandwick, em associação ao patrocínio ao Pop-Tarts Bowl, competição universitária de futebol americano. Após o apito final do último jogo, a equipa vencedora devorou ​​a mascote da marca.

O projeto para a coleção de cerâmica e acessórios ‘Loewe x Suna Fujita’, uma colaboração da Loewe com a marca japonesa Suna Fujita, venceu o Grande Prémio em Luxury & Lifestyle, uma das novas categorias do festival. O filme, realizado por Yusuke Ishida, explora o universo criativo de Shohei Fujita e Chisato Yamano, o casal que fundou a insígnia em Quioto.

Em Innovation, o Grande Prémio foi para a iniciativa ‘Voice 2 Diabetes’ do KVI Brave Fund, da agência canadiana Klick Health. A inovação em causa é um algoritmo que consegue detetar a diabetes tipo 2, a partir de uma gravação de voz num áudio de telemóvel.

A campanha global ‘It Has To Be Heinz’, um trabalho da Rethink para a Heinz Ketchup, venceu o Grande Prémio em Creative Effectiveness. O filme mostra uma pesquisa no ‘chatbot’ de uma ferramenta de inteligência artificial generativa, em que sempre que se insere a palavra ‘ketchup’ na pesquisa, os resultados obtidos remetem sempre para a iconografia da Heinz.

Em Creative Strategy, a Dentsu Creative conquistou o Grande Prémio com ‘A Piece Of Me’, uma campanha da KPN de sensibilização para a partilha de fotos íntimas. A operadora de telecomunicações neerlandesa criou um vídeo para uma canção original de uma das maiores artistas do país. A campanha quis trazer o problema do ‘sexting’ para a discussão pública.

O Grande Prémio da categoria Creative Business Transformation foi para o projeto ‘Refurb’ da Phillips, desenvolvido pela LePub em Amesterdão. Passada em Berlim no Dia da Terra, a 22 de abril, o trabalho promove o Better Than New, um movimento apoiado pela Phillips que apela à reutilização e à promoção da economia circular.

Na categoria de Creative Commerce, a Publicis Conseil venceu o Grande Prémio com ‘Cars To Work’, uma iniciativa desenvolvida a pensar nos franceses que vivem e/ou trabalham em zonas mal servidas de transportes públicos. Para conquistar novos consumidores nessas zonas, a Renault disponibilizou gratuitamente automóveis àqueles que estavam em período experimental num novo trabalho, que só começaram a pagar os respetivos carros quando assinaram contrato com as entidades empregadoras.

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Cannes Lions 2024: Portugal ganha Bronze em Young Lions Digital

Tomás de Matos Almeida, da Akt Creative, e João Chicau, da VML, (na foto ao centro) receberam um certificado de Bronze nos jovens criativos, em que Portugal teve ainda dois finalistas, um em Design e outro em Filme. O trabalho da Dentsu ‘Dá Espaço à Partilha’, finalista na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, não foi premiado

Catarina Nunes

A dupla Tomás de Matos Almeida, da Akt Creative, e João Chicau, da VML, foram distinguidos com Certificado de Honra de Bronze na competição Young Lions, na categoria de Digital, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Ficam fechados os prémios para Portugal, que traz ainda para casa um Leão de Bronze em Digital Craft (Digital Visualisation) para o ‘The Endagered Typeface’, da Bar Ogilvy, além do Grande Prémio em Pharma com o projeto ‘Magnetic Stories’ que, apesar de ter criatividade da agência nova-iorquina Area 23, conta com produção da Bro Cinema e realização de Mário Patrocínio.

À final do concurso de jovens criativos chegaram ainda David Canaes, da Fuel, e Francisco Roque do Vale, da VML, em Design, e Francisco Machado, da Judas, e Daniel Gordon, da Trix, em Filme. “Queremos sempre melhor, mas dois ‘shortlists’ e um Bronze é uma excelente prestação dos jovens Young Lions deste ano. Todos, mesmo os que não ganharam, devem estar orgulhosos por terem vindo concorrer ao Cannes Lions. Estão todos de parabéns”, refere em declarações ao M&P Vasco Perestrelo (na foto à dir.), CEO da MOP, representante em Portugal do Cannes Lions, em conjunto com Ana Paula Costa (à esq.).

Os vencedores e as duas duplas que chegaram a ‘shortlist’ integraram a comitiva de sete duplas nacionais que foram a Cannes, para participar no concurso que decorre em paralelo com a competição principal do Cannes Lions. Nos Young Lions concorrem em Cannes as duplas de jovens talentos que se destacaram nos concursos nos seus respetivos países, que em Portugal é promovido pela MOP, em parceria com as marcas que patrocinam cada uma das sete categorias e apresentam um briefing aos concorrentes.

Na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a última da competição principal do Cannes Lions e cujos Leões foram anunciados na manhã de 21 de junho em Cannes, Portugal estava na ‘shortlist’ com o trabalho da Dentsu Creative ‘Improbable Housemates’ (‘Dá Espaço à Partilha’), para a Meo, que não foi premiado.

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Cannes Lions 2024 Dia 3: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

O Festival Internacional de Criatividade entregou, na gala na noite de 19 de junho, os troféus aos vencedores dos Grandes Prémios nas categorias Creative B2B Lions, Creative Data Lions, Direct Lions, Media Lions, PR Lions e Social & Influencer Lions (na foto)

Depois do primeiro dia, em que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma, e do segundo dia, em que anunciou os vencedores nas categorias de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft, a 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, entregou a terceira ronda de Grandes Prémios, numa gala realizada na noite de quarta-feira, 19 de junho.

Na categoria Creative B2B Lions, ‘Meet Marina Prieto’, desenvolvida pela David para a JCDecaux, conquistou o troféu máximo. Para demonstrar a eficácia das estações de metro de Madrid como suporte publicitário, a agência espanhola recorreu a Marina Prieto, uma idosa de 100 anos com apenas 28 seguidores no Instagram, promovendo as suas publicações em múpis. Em poucos dias, o perfil da madrilena cresceu 39.285%, alcançando mais de 1,5 milhão de visualizações e um aumento de 13,4% nas interações.

A campanha ‘Room For Everyone’, da McCann Poland para a Mastercard, foi distinguida com o Grande Prémio em Creative Data Lions. O filme publicitário retrata os meses que se seguiram à invasão da Ucrânia pela Rússia, que obrigou 1,55 milhões de ucranianos a fugir para a Polónia, aumentando a população do país em 4%. A vaga de imigração gerou tensões sociais, mas também sinergias que a empresa de crédito desvenda no anúncio.

A campanha ‘The Everyday Tactician’, que já tinha ganho um Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Gaming, repetiu o feito na categoria Direct Lions. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital, idealizada pela McCann London para a Xbox, mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

Em Media Lions, o Grande Prémio foi entregue à Gut, agência criativa sediada em São Paulo, pela campanha ‘Tá Na Mão’, desenvolvida para a plataforma de comércio eletrónico Mercado Livre. O filme publicitário, destinado a promover a Black Friday no Brasil, foi exibido na TV Globo, transformando cenas de apertos de mão em oportunidades de descontos. Em vez de competir por espaços publicitários convencionais, a plataforma de comércio eletrónico integrou códigos QR em mais de dois milhares de cenas de programas, que, ao serem lidos pelos telespetadores, davam acesso a promoções exclusivas.

Em PR Lions, o vencedor do Grande Prémio é outro repetente. O júri do festival distinguiu a ‘The Misheard Version’, que já tinha ganho o Grande Prémio na categoria Radio & Audio. A campanha da Golin London recupera a canção “Never gonna give you up”, um êxito internacional do britânico Rick Astley. Encomendada pela Specsavers, empresa de serviços de audiologia e oftalmologia, a campanha de sensibilização pretende combater o estigma em relação aos testes auditivos.

Na categoria Social & Influencer Lions, a Ogilvy PR conquistou o Grande Prémio com ‘Michael CeraVe’ (na foto no topo), campanha que desenvolveu para a marca de dermocosmética CeraVe. Protagonizado pelo cantor e compositor canadiano Michael Cera, e tirando partido da semelhança do apelido com o nome da marca, o anúncio mostra o artista a tentar convencer um grupo de dermatologistas que é o autor das formulações dos produtos CeraVe.

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Cannes Lions 2024 Dia 2: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Os Grandes Prémios de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft já são conhecidos

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, continua a acrescentar nomes à lista de vencedores de Grandes Prémios, depois de um primeiro dia que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma.

Na noite de 18 de junho, segundo dia do festival, foi entregue uma nova leva de Grandes Prémios. Na categoria de Design, a agência Circus Grey foi premiada com o ‘Sightwalks’ para a Cemento Sol, fabricante de cimentos e pavimentos, que realça a importância para os invisuais de marcas nos pavimentos dos passeios. O projeto dá a conhecer a iniciativa da empresa que disponibiliza placas informativas acessíveis com símbolos identificadores de estabelecimentos comerciais, restaurantes, cabeleireiros, hospitais e paragens de autocarros.

Na categoria Digital Craft, a distinguida com o Grande Prémio foi a ‘Spreadbeats’, campanha da FCB New York para o Spotify protagonizada por uma célula de Excel verde. O filme publicitário, gráfico e musical, arranca com o programa informático em preto e branco e vai ganhando cor à medida que vai transmitindo uma mensagem de alegria e diversão.

A ‘We Are Ayenda’, campanha que a Creative X, a Palo Alto e a Modern Arts conceberam para o WhatsApp, é a vencedora do Grande Prémio na categoria de Entertainment. Realizado pela canadiana Amber Fares, o minidocumentário parte de uma história verdadeira para mostrar a fuga da equipa feminina da seleção juvenil de futebol do Afeganistão. Após a chegada dos talibã ao poder em 2021, as jogadoras tiveram de abandonar o país para não serem presas.

Na categoria de Entertainment Lions for Gaming, o Grande Prémio foi para a McCann London, com o trabalho ‘The Everyday Tactician’, para a Xbox. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

A agência brasileira AlmapBBDO conquistou o Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Music, com a campanha ‘Errata at 88’ criada para a Diageo. O anúncio arranca a preto e branco, em 1962, e homenageia Alaíde Costa, cantora e compositora brasileira que figura entre os percussores da bossa nova, recordando o impulso que o patrocínio da Johnnie Walker deu à carreira da artista de 88 anos.

Na categoria Entertainment Lions for Sport, o Grande Prémio foi para a campanha ‘WoMen’s Football’, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel. O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos, tornou-se viral à medida que os que o foram vendo foram percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa mas, sim, a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui.

‘The Square Meter’, campanha que a Heimat TBWA desenvolveu para a Hornbach, ganhou o Grande Prémio na categoria Film Craft. O filme mostra o quotidiano de um grupo de moradores que vive num prédio com divisões minúsculas, realçando a importância que os espaços todos têm para aqueles que os habitam.

Na categoria Industry Craft, o Grande Prémio foi atribuído à Scholz & Friends pela campanha ‘The 100th Edition’, para o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. A protagonista é uma idosa judia (na foto no topo), que foi fotografada por Wim Wenders no Memorial do Holocausto, em Berlim. O anúncio que suporta o filme publicitário da campanha foi divulgado a 27 de janeiro de 2024, para assinalar o aniversário da libertação de Auschwitz, onde a protagonista do anúncio esteve detida.

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Dentsu Creative é finalista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (com vídeo)

O projeto ‘Improbable Housemates’ (‘Dá Espaço À Partilha’), para a Meo, já tinha chegado à ‘shortlist’ na categoria de Direct, em Consumer Services/Business to Business e Single Market Campaign, mas sem ser premiado

Catarina Nunes

O ‘Improbable Housemates’ da Dentsu Creative está na ‘shortlist’ do Cannes Lions 2024, na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cidades e Comunidades Sustentáveis), com o website para a Meo que junta jovens estudantes à procura de casa com idosos que vivem sozinhos e procuram companhia.

Esta plataforma deu origem a uma campanha de Natal, com um filme realizado por Marco Martins. O projeto, em português ‘Dá Espaço À Partilha’, que é agora candidato a Leão em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, já tinha chegado à ‘shortlist’ do festival de Cannes na categoria de Direct, em Consumer Services/Business to Business e Single Market Campaign, mas sem ser premiado.

 

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Cannes Lions 2024 Dia 1: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma são algumas das categorias cujos prémios já foram anunciados

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer em Cannes entre 17 e 21 de junho, já tem vencedores. Na categoria Health & Wellness, a campanha ‘The Last Barf Bag’ para a Dramamine rendeu à FCB Chicago o Grande Prémio. O minidocumentário de 12 minutos, produzido pelo Interpublic Group of Companies e pela Sunny Sixteen, explora a subcultura dos sacos para enjoos, traçando o perfil de quatro colecionadores que exibem aqueles que consideram ser os seus tesouros.

‘Child Wedding Cards’, a campanha da UN Women idealizada pela Impact BBDO Dubai, para defender a elevação da idade mínima de casamento para os 18 anos no Paquistão, conquistou o Grande Prémio na categoria Health For Good. O país é, com mais de 4,6 milhões, o sexto do mundo com mais noivas infantis, uma realidade que a organização pretende combater.

Na categoria Print & Publishing, a campanha ‘Recycle Me’, da Coca-Cola, onde o logotipo da marca surge com uma aparência desconfigurada, foi a distinguida. Desenvolvida pela WPP Open X em colaboração com a Ogilvy New York, foi inicialmente lançada na Argentina, no México e no Brasil, antes de ser divulgada globalmente.

‘The Misheard Version’, campanha da Golin London que recupera a canção “Never gonna give you up”, um êxito internacional do britânico Rick Astley, ganhou o Grande Prémio na categoria Radio & Audio. Encomendada pela Specsavers, empresa que disponibiliza serviços de audiologia e oftalmologia, a campanha de sensibilização pretende combater o estigma em relação aos testes auditivos.

Na categoria Outdoor, venceram a Lola MullenLowe e a Colenso BBDO. A agência criativa sediada em Madrid viu reconhecidas os anúncios ‘Stairs’, ‘Corner’ e ‘Doorstep’, da campanha Find Your Summer para a Magnum, com imagens a preto e branco de consumidores a saborear gelados num dia de inverno.

A agência neozelandesa Colenso BBDO foi distinguida pela campanha ‘Adoptable’, também na categoria Outdoor. Produzida pela Nexus Studios para a Pedigree, apela a uma adoção animal responsável, dando a oportunidade a cães que vivem em abrigos, à espera de novos donos, a serem as estrelas de anúncios publicitários da marca.

Na categoria Pharma, foi distinguida ‘Magnetic Stories’ da Area 23, agência de Nova Iorque da IPG Health Network Company, com produção da Bro Cinema e realização de Mário Patrocínio. Encomendada pela Siemens Healthineers, divulga um projeto que transforma os sons do exame por ressonância magnética em protagonistas de uma coleção de audiolivros infantis.

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Cannes Lions 2024: Bar Ogilvy ganha Leão de Bronze com ‘The Endangered Typeface’

O projeto vencedor em Digital Craft (Data Visualisation) é uma tipografia em que cada letra representa uma espécie animal e à medida que o número desses animais diminui, a letra correspondente a essa espécie desaparece. “O maior vencedor foi a natureza”, considera José Carlos Bomtempo, CCO e sócio da Bar Ogilvy

Catarina Nunes

A Bar Ogilvy foi distinguida no Cannes Lions 2024 com um Leão de Bronze na categoria Digital Craft (Data Visualisation), com o ‘The Endangered Typeface’, soube o M&P. O projeto desenvolvido em parceria com a Associação Natureza Portugal (ANP), em colaboração com o World Wide Fund for Nature (WWF), pretende sensibilizar a sociedade para a atual sexta extinção em massa de espécies no planeta, que se caracteriza pela perda de biodiversidade.

“Uma ideia tão animal só poderia ganhar Leão. Mas, trocadilhos à parte, o maior vencedor foi a natureza”, comenta José Carlos Bomtempo, CCO e sócio da Bar Ogilvy, em declarações ao M&P.

‘The Endangered Typeface’ é uma fonte viva para proteger toda a vida animal. Nesta tipografia, cada letra representa uma espécie animal e à medida que o número desses animais diminui, a letra correspondente a essa espécie desaparece proporcionalmente. A fonte é atualizada com dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

No Dia Mundial da Vida Selvagem, a 3 de março, os parceiros deste projeto lançaram uma edição limitada de serigrafias numeradas, alertando para a extinção massiva de espécies em curso no planeta. A coleção de serigrafias (na foto) é composta por 25 posters, um para cada letra/animal, destacando o nível de ameaça de cada espécie e o número restante. Ao fazer um donativo mínimo de €50, qualquer pessoa poderá escolher uma letra e receber um dos posters em casa. Todo o dinheiro angariado reverte para os projetos de conservação natural da ANP/WWF.

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Cannes Lions 2024: Bro Cinema ganha Grande Prémio em Pharma (com vídeo)

Portugal tem hipótese de ganhar mais prémios nos próximos dias, uma vez que já tem oito trabalhos em ‘shortlist’: quatro em Direct (dois da Bar Ogilvy e dois da Dentsu Creative), dois em Entertainment for Sport (Judas e Coming Soon), um em Entertainment (Havas) e outro em Digital Craft (Bar Ogilvy)

Catarina Nunes

O “Magnetic Stories”, que conta com a produção da Bro Cinema e realização de Mário Patrocínio, venceu o Grand Prix do Cannes Lions, na categoria Pharma. Com criatividade da agência Area 23, de Nova Iorque, trata-se de um projeto piloto da CUF em que os sons das ressonâncias magnéticas são transformados em histórias para crianças em audiolivros.

O ADN nacional está também presente através dos protagonistas, uma vez que o projeto da Siemens Healthineers, que produz equipamentos para ressonâncias magnéticas, é da responsabilidade do hospital da CUF e conta com as histórias criadas pelos escritores Mariana Jones e João Pedro Mésseder, além dos testemunhos de crianças e pais portugueses. O ‘Histórias Magnéticas’ é direcionado às crianças e tem como ponto de partida os ruídos perturbadores dos exames por ressonância magnética, fazendo corresponder cada som a momentos de histórias emocionantes e seus personagens, como robôs ou naves espaciais, por exemplo. A ideia é que o momento do exame seja menos assustador para as crianças.

“Conseguir o Grand Prix dos Lions em Cannes nesta edição com uma campanha profundamente emotiva, original e inspiradora, deixa-nos com um orgulho muito sentido e especial”, refere Mário Patrocínio (na foto), cofundador e realizador da Bro Cinema em declarações ao M&P. “Esta campanha prova que o mercado de produção publicitária portuguesa pode estar em Cannes este ano com uma singular capacidade criativa e revela que o talento das equipas nacionais consegue transpor barreiras de internacionalização”, acrescenta Mário Patrocínio.

A presidente do júri do Cannes Lions de Pharma, Collette Douaihy, CCO global da Dentsu Health, por seu lado, considera que a melhor forma de demonstrar o poder da criatividade é ter um impacto direto na vida das pessoas. “O trabalho vencedor faz isto produzindo audiolivros para crianças sujeitas a exames de MRI, transformando a desorientação e medo de procedimentos médicos numa experiência imersiva envolvente. As histórias foram meticulosamente trabalhadas por reputados autores e designers de som para sincronizarem precisamente cada som do exame com momentos entusiasmantes das histórias, aliviando o medo e melhorando a experiência. Isto é ‘storytelling’ no seu melhor”, refere a presidente do júri de Pharma em comunicado de imprensa.

Portugal tem hipótese de ganhar mais prémios nos próximos dias, uma vez que já tem oito trabalhos em ‘shortlist’: quatro em Direct (dois da Bar Ogilvy e dois da Dentsu Creative), dois em Entertainment for Sport (Judas e Coming Soon), um em Entertainment (Havas) e outro em Digital Craft (Bar Ogilvy).

 

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Cannes Lions 2024: Está aberta a caça aos Leões

Portugal arranca com 151 trabalhos inscritos e sete duplas nas competições Young Lions. Mas o Cannes Lions vai muito além da disputa de prémios. Diariamente, os leitores vão poder acompanhar no site do M&P o que se vai passando no maior festival internacional de criatividade

Está aberto oficialmente o Festival Cannes Lions!

Durante uma semana, diariamente, os leitores vão poder acompanhar no site do M&P o que se vai passando no maior festival internacional de criatividade e a MOP, enquanto representante do Cannes Lions em Portugal, espera que haja muitos prémios para o nosso país.

Para quem nunca foi ao festival, ou já não vai há alguns anos, é difícil ter uma ideia real do que se passa neste evento. É uma semana que reúne na Cote d’Azur as principais individualidades e empresas do mundo da criatividade, comunicação e marketing no maior evento anual desta indústria. Todos os principais ‘players’ do setor estão presentes: as agências, as marcas, os media, as empresas de ‘adtech’, influenciadores, produtoras e todos os restantes ‘stakeholders’ da indústria.

O festival divide-se em duas grandes áreas. No centro está a competição em que agências de todo o mundo concorrem com os seus trabalhos criativos mais inovadores, disputando os cobiçados Leões de Ouro, Prata e Bronze e os Grandes Prémios. Estes troféus são reconhecidos como o símbolo máximo de excelência na indústria, e representam um grande orgulho para as agências e países vencedores.
Em 2023, voltámos para casa com seis Leões. Na edição deste ano, a 71ª do festival, Portugal tem inscritos 151 trabalhos, face aos 184 a concurso em 2023, num total de inscrições de 26.753, que representa um ligeiro recuo em relação a 2023 (26.992). Vamos ver o que acontece!

Dentro ou em paralelo com a competição principal acontecem os concursos Young Lions, em que os jovens talentos que se destacaram nos concursos nos seus respetivos países vão a Cannes a uma grande final, onde têm a oportunidade de competir pelo título mundial em cada categoria, com todos os holofotes da indústria a assistir. Na edição deste ano do Young Lions, Portugal participa com sete duplas criativas que saíram vencedoras do concurso local em sete categorias, cada uma delas patrocinada por marcas que apresentaram um briefing aos concorrentes.

Eis os vencedores em Portugal, que vão agora competir em Cannes: João Santos (Arena Media) e Débora Jaime (Arena Media) na categoria de Media (cujo briefing em Portugal foi da Leroy Merlin), Beatriz Raposo (LLYC) e Rita Paulo (LLYC) em Relações Públicas (EDP), Mariana Coimbra (ERA Imobiliária) e Francisco Vaz Santos (NOVA SBE) em Marketing (Worten), Francisco Machado (Judas) e Daniel Gordon (Trix) em Filme (Turismo de Portugal), Maria Branco (Judas) e Catarina Araújo (VML) em Imprensa/Outdoor (Betclic), Tomás de Matos Almeida (BBDO) e João Chicau (VML) em Digital (NOS) e, finalmente, David Canaes (Fuel) e Francisco Roque do Vale (VML) em Design (MOP).

É sempre bom recordar que Portugal é um dos países com melhor ‘track record’ no histórico da competição Young Lions do festival. Em 2023 ganhámos uma medalha de Bronze em Imprensa. Temos um grupo de jovens de grande qualidade e, como digo todos os anos, ter sido selecionado para ir a Cannes já é uma grande vitória!

Mas o Cannes Lions vai muito além da disputa de prémios. O festival oferece uma plataforma única de ‘networking’ e desenvolvimento profissional, por via de seminários, palestras e workshops com os maiores especialistas do mercado e onde os participantes têm a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências da indústria.

Este ano há algumas novidades, como a introdução dos Leões de Luxo&Estilo de Vida, que distingue os trabalhos criativos mais impactantes na indústria do luxo, e o lançamento do Lions Creators, que funciona como uma experiência de aprendizagem e ‘networking’, direcionada para o ecossistema dos criadores de conteúdos. Destaca-se ainda a 10ª edição do See It Be It, programa de aceleração de talentos para mulheres que pretende contribuir para o equilíbrio de género no setor criativo.

Costumo dizer que o festival é uma fotografia muito fiel dos principais ‘players’ do setor. Já lá vai o tempo em que as agências dos maiores grupos de comunicação (WPP, IPG, Omnicom, Publicis e, mais tarde, Havas e Dentsu) dominavam o evento. Ano após ano, Cannes foi agregando empresas e setores que se foram juntando ao festival, demonstrando a sua crescente influência na indústria. Vieram as tecnológicas Google, Meta, Amazon, Snapchat e TikTok, entre outras, depois as consultoras Accenture, Deloitte, etc, e mais recentemente os principais ‘players’ de streaming, como Netflix e HBO, por exemplo.

Tendo em conta que, hoje em dia, o tema ‘inteligência artificial’ está na ordem do dia, vai ser curioso ver como os principais ‘players’ desta indústria (Open AI/Microsoft, Google/Bard, etc) se apresentam na Croisette.

E tudo isto acontece com o Euro 2024 a decorrer, com os delegados diariamente a seguir e acompanhar os jogos à volta do festival. Um ambiente incrível que já é comum assistir em Cannes, de dois em dois anos, quando há Europeu.

Que seja um grande ano para Portugal! Em prémios no Cannes Lions e na Alemanha no Euro!

Sobre o autorVasco Perestrelo

Vasco Perestrelo

CEO da MOP e representante do festival Cannes Lions em Portugal
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