Perto de 4 milhões de portugueses viram a estreia da seleção nacional no Mundial
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Meios & Publicidade
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Depois da derrota em 2014 (4-0 vs. Alemanha) e dos empates em 2010 (0-0 vs. Costa do Marfim) e em 2018 (3-3 vs. Espanha), Portugal volta a entrar a ganhar num Mundial com a vitória sobre o Gana por 3-2. Um jogo muito disputado com todos os golos a acontecerem na segunda parte, em que Portugal teve de sofrer até ao fim para conseguir os três pontos. O jogo de estreia, transmitido na TVI, foi visto por um total de 3.9 milhões de pessoas, com uma audiência média de 2.3 milhões e share de 64.5%. O jogo de estreia de Portugal no Catar é também histórico para Cristiano Ronaldo. Depois de 2006, 2010, 2014 e 2018, CR7 voltou a marcar, tornando-se assim o primeiro jogador na história do futebol a marcar em cinco mundiais.
Impacto nas audiências do dia | TVI e Sport TV1
No dia do jogo de Portugal, 24 de novembro, a TVI foi o canal aberto que transmitiu o jogo e registou um share de 22.2%. Quanto ao acumulado do dia, a TVI verificou um aumento de 6.8pp face à média acumulada do mês de outubro. Destaque ainda para o crescimento da RTP1 no dia de ontem, devido sobretudo, à transmissão do jogo entre Brasil e Sérvia no horário das 19h.
Impacto das audiências Mundial 2022
Desde o dia 20 de novembro, dia do começo do Mundial 2022, verifica-se um crescimento dos canais FTA, nos dias em que transmitem jogos. Também é possível observar que desde o início da competição todos os outros canais Pay TV (excluindo a Sport TV) registaram uma diminuição do seu share. Até ao dia de ontem, a TVI era o único canal aberto que ainda não tinha transmitido qualquer jogo do Mundial do Catar, sendo a primeira transmissão o jogo entre Portugal vs. Gana, que teve um grande impacto no share da estação televisiva.
Comparativo de audiências: 1.º jogo de Portugal vs. Euro 2020 e Mundial 2018
O primeiro jogo de Portugal neste mundial foi o que registou menor audiência média, quando comparado com os jogos de estreia do euro 2020 e do mundial da Rússia em 2018. O facto de o jogo de ontem ter sido realizado a um dia de semana e em horário laboral (16h) explica ter sido o menos visto. O mais visto foi o jogo entre Portugal vs. Espanha a contar para o mundial de 2018, para além de ser um jogo entre duas seleções fortes o horário do jogo (19h) ajudam a compreender a maior audiência.
Minuto-a-minuto Portugal vs. Gana – TVI
O primeiro jogo de Portugal registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Ao intervalo houve uma quebra das audiências, no entanto foi retomada mal o árbitro apitou para a 2º parte. Com os cinco golos que tivemos na segunda parte o interesse pelo jogo foi aumentando, no entanto quando Portugal marca o 3-1 faltando 10 minutos pensava-se que a vitória já não fugia a Portugal e verificou-se uma ligeira diminuição nas audiências. No entanto, quando o Gana reduz para 3-2, as audiências voltam a aumentar e a crescer até ao final do encontro com a audiência máxima a registar-se junto ao apito final do árbitro.
Perfil jogos vs população: TVI Portugal vs. Gana
Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela TVI, em horário laboral, Portugal vs. Gana foi visto maioritariamente por um público masculino, atingindo faixas etárias mais velhas e classes sociais C e D.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia