FCB Lisboa vence Grande Prémio de Design no Eurobest
É o quarto Grande Prémio conquistado pela FCB Lisboa, agora no Eurobest. “Trata-se de um carimbo no ‘made in Portugal’ que eu espero ajude a que o produto de todo o mercado seja melhor percebido”, comenta ao M&P Edson Athayde, CEO e CCO da agência.
Pedro Durães
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É o quarto Grande Prémio conquistado pela FCB Lisboa, agora no Eurobest. Após ter sido o único trabalho nacional premiado na edição deste ano do festival europeu de criatividade, onde conquistou ouro, Reconstituição Portuguesa, desenvolvido pela agência liderada por Edson Athayde para a Penguin Random House, foi o eleito do júri para receber o Grande Prémio na categoria de Design, a mesma em que FCB Lisboa se tornou a primeira agência portuguesa a conquistar um grand prix em Cannes. Desde então, recorde-se, o projeto somou já mais um grande prémio no festival Mad Stars, um bronze nos LIA, tendo também conquistado o primeiro Gran Ojo para uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade El Ojo. Na última semana foi também o único projeto nacional distinguido nos Epica Awards, onde foi premiado com ouro.
“Que ano! Que bom podermos ter colaborado para colocar Portugal em posições tão cimeiras em alguns principais certames criativos do mundo. Trata-se de um carimbo no ‘made in Portugal’ que eu espero ajude a que o produto de todo o mercado seja melhor percebido. Mais uma vez, que ano! Que venha 2023”, comenta, em declarações ao M&P, Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa Viton Araújo e Diego Torgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
A edição deste ano do festival europeu de criatividade, recorde-se, contou ainda com outra agência nacional entre os finalistas: a BAR Ogilvy com Breaking Sirens, campanha criada para a Amnistia Internacional em parceria com o Meo. Constituída por anúncios publicitários interrompidos com sirenes de ataque aéreo com o objetivo de sensibilizar para a importância de apoiar o trabalho desenvolvido pela Amnistia na defesa dos direitos humanos, sobretudo em contextos como o da guerra na Ucrânia, a campanha, que conquistou este ano o grande prémio dos Prémios Criatividade M&P, somou cinco nomeações para shortlist distribuídas pelas categorias de Rádio, Integrated e Media, a mesma em que alcançou um leão de ouro na edição deste ano do festival Cannes Lions.