Surfing Through The Odds: o documentário que combate a desigualdade através do surf (com vídeo)
Já está disponível o documentário Surfing Through The Odds que junta a Betclic a Shutterstock, num projeto que dá a conhecer a SOMA – ONG sediada em São Tomé e […]
Sónia Ramalho
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Já está disponível o documentário Surfing Through The Odds que junta a Betclic a Shutterstock, num projeto que dá a conhecer a SOMA – ONG sediada em São Tomé e Príncipe – que conta a história de jovens que lutam pelo empoderamento feminino através do surf.
Fundada em 2020 pela portuguesa Francisca Sequeira, a organização tem vindo a apoiar raparigas de várias idades e é agora protagonista de um projeto que resulta da parceria inédita entre a Betclic e a Shutterstock Studios – que visa criar consciência para a desigualdade de género e raça no surf.
A Betclic e a Shutterstock Studios viajaram até São Tomé e Príncipe para criar o documentário Surfing Through The Odds e fotografar jovens africanas, as primeiras surfistas negras do programa SOMA a serem apresentadas numa coleção de imagens/vídeos.
O programa inclui aulas de surf para quebrar o estigma, aumentar a autoestima e as competências sociais das raparigas; apoio académico para aumentar o interesse pela escola; psicoeducação, que ensina a identificar e a expressar emoções, a lidar com traumas e a compreender a importância de pedir ajuda e ainda atividades de capacitação, como debates e workshops sobre confiança, o papel da mulher ou educação sexual.
“Quando tomámos conhecimento desta realidade através da nossa agência criativa Coming Soon – que na altura estava a preparar uma campanha sobre a SOMA -, decidimos avançar e mostrar o trabalho desenvolvido pela ONG, mas também criar uma forma de angariar fundos que a tornasse sustentável a longo prazo”, afirma Pureza Vasconcelos e Sousa, country manager da Betclic em Portugal.
“Fizemos uma parceria com a Shutterstock Studios, que foi um parceiro crucial para aumentar a consciencialização global, mas também para reduzir a falta de representatividade de surfistas negras em imagens e vídeos a nível global”, acrescenta.
“A Shutterstock Studios esforça-se constantemente por melhorar a representação, tanto à frente como atrás das lentes, e este projeto foi uma aula magistral para atingir esse objetivo”, afirmou Adam Barnett, diretor sénior de produção da Shutterstock Studios, EMEA e APAC.
“Em parceria com a SOMA e a Betclic, identificámos uma lacuna no mercado de conteúdos e trabalhámos ativamente para resolver esse problema, no que tem sido uma experiência incrivelmente rica e gratificante para todos os envolvidos. Estamos ansiosos para que o mundo veja as imagens finais e o documentário e seja transportado para São Tomé e Príncipe, onde centenas de jovens mulheres estão a embarcar em experiências que mudam a sua vida graças às iniciativas da SOMA.”
Francisca Sequeira, fundadora da SOMA, explica que “na realidade destas meninas, o surf por si só e a terapia de surf eram apenas o início da mudança de paradigma delas. Então, para combater a desigualdade de género, a gravidez precoce, o mau desempenho escolar, entre outros, era necessário complementar as atividades de surf com uma estrutura que oferecesse mais, como uma escola não formal, bem como um espaço seguro para as mulheres, que não existia. Ganhámos a confiança da comunidade através do surf e através dele começámos a perceber quais eram as conversas importantes a ter com estas raparigas e como as devíamos abordar”, comenta .
A totalidade das receitas das imagens/vídeos produzidos pelo Shutterstock Studios revertem para a SOMA, de forma vitalícia.
“O desporto, em todas as suas formas, está no cerne da Betclic. Todos os desportos devem ser inclusivos e diversificados – felizmente existem muitas histórias de empoderamento e impacto social positivo através do desporto. Faz parte da nossa história desafiar as odds, dar palco a atletas que nem sempre estão na ribalta e investir em projetos de impacto social que valorizem a importância do desporto na sociedade”, refere a country manager da Betclic em Portugal.
“Contribuir para a conceção de um modelo de financiamento sustentável a longo prazo para a SOMA, perceber a importância da representatividade para estas mulheres e como o surf as pode empoderar e efetivamente mudar a sua realidade, foi um dos nossos principais motores para a construção deste projeto e para contribuir para a criação de um modelo de financiamento sustentável para a SOMA”, conclui.