Nunca é tarde para uma marca entrar nas redes sociais
Se acha que começar hoje nas redes sociais é como chegar a um casamento quando já estão a servir o bolo, desengane-se

Se a sua marca ainda não está nas redes sociais, do que está à espera? Um convite formal do Zuckerberg? Um tweet do Elon Musk a dizer “ei, onde é que estás?”. Seria incrível, mas isso não vai acontecer. O mundo digital não espera por ninguém: a boa notícia é que nunca é tarde para entrar no jogo.
Vamos ser sinceros: muitos empreendedores olham para as redes sociais como aquela primeira vez num restaurante de sushi: dá vontade de atacar, mas ao mesmo tempo parece complicado, e até um pouco intimidante. Mas relaxe, porque nunca é tarde para aprender a usar pauzinhos (mesmo que deixe escorregar uns nigiris de vez em quando).
Se acha que a sua marca não precisa das redes sociais, tenho más notícias: os seus potenciais clientes já lá estão.. e a sua concorrência também. E ninguém quer ser aquela marca que só é encontrada por acaso, como um Rolex perdido numa feira de velharias. Por isso, arregaçar as mangas e criar um perfil é um bom início.
Quer um exemplo de onde começar? O TikTok, que hoje já é muito mais do que uma plataforma de danças e ‘lip sync’. É onde a geração Z e os Millennials estão a procurar tudo, desde dicas de viagens a truques de cozinha, a recomendações de marcas (sim, até ‘reviews’ de escovas de dentes estão por lá). Se a sua marca ainda não está no TikTok, lamento informar, mas para milhões de jovens consumidores, ela simplesmente não existe. Isso é um problema? Claro que é. Mas há solução? Sem dúvida.
Não é preciso fazer uma entrada triunfal, com um vídeo épico de boas-vindas, nem de um TikTok com o ‘timing’ perfeito de humor (embora isso ajude). O importante é aparecer. No início, os vídeos podem sair um pouco desajeitados, como o colega que tenta contar piadas no escritório e só acerta uma em dez. Mas o que importa é a persistência. E, nas redes sociais, consistência ganha jogos.
Outra coisa: estar nas redes sociais não é apenas sobre “ai, que giro, tantas interações” – é também sobre ser encontrado. O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo. Ou seja, se a sua marca não está a partilhar vídeos, está a perder uma oportunidade gigantesca de aparecer quando alguém pesquisa por um tutorial tipo “melhores truques para abrir uma garrafa de vinho com um sapato”.
Entrar nas redes sociais é como inscrever-se num ginásio. No início, parece um sacrifício, mas depois percebe que, além de se sentir melhor, rapidamente começa a ver resultados. No caso das redes, esses resultados chamam-se SEO e visibilidade.
Se ainda está a perguntar-se se vale a pena começar agora, a resposta é um redondo ‘sim’. Não interessa se a concorrência já tem milhões de seguidores e coreografias sincronizadas. O festival das redes sociais está longe de acabar, e ainda há muito palco para a sua marca aparecer e brilhar. O importante é aparecer, mesmo que seja só com um meme engraçado e um slogan criativo. Quem não aparece na festa é esquecido, e ninguém quer ser esse convidado.