Opinião

O que o marketing imobiliário nos reserva em 2025

Uma das tendências mais marcantes para este ano passa pela autenticidade e compreensão da jornada do cliente

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O que o marketing imobiliário nos reserva em 2025

Uma das tendências mais marcantes para este ano passa pela autenticidade e compreensão da jornada do cliente

Sylvia Bozzo
Sobre o autor
Sylvia Bozzo

O marketing imobiliário tem-se tornado essencial para as empresas que pretendem aumentar a notoriedade, destacar-se da concorrência e fidelizar clientes. Numa altura em que o setor atravessa uma das fases mais transformadoras da sua história, aproximar as empresas dos clientes que procuram casa através de estratégias eficazes é mais importante do que nunca.

No mercado dinâmico e competitivo do imobiliário, o marketing desempenha um papel crucial, ao atrair, educar e envolver os consumidores, gerando conversões e assegurando a relevância e o crescimento no setor.

Uma tendência para este ano, fruto do contexto de inovação tecnológica acelerada, é a utilização crescente de dados. A capacidade de recolher, analisar e interpretar dados, em larga escala, proporciona às empresas uma vantagem competitiva e ferramentas tecnológicas como a inteligência artificial (IA) permitem segmentar públicos, identificar padrões de procura, prever tendências de mercado com precisão e ainda auxiliar os profissionais na edição e publicação de anúncios.

Estes dados têm o potencial de revolucionar o marketing imobiliário, tornando-o mais eficiente, estratégico e personalizado. No entanto, as empresas devem adotar uma postura responsável, priorizando a transparência e a ética. É, mais do que nunca, importante aliar a inovação tecnológica à confiança do consumidor para prosperar num cenário em constante transformação dentro do setor.

Uma outra tendência é a preocupação crescente com a temática da sustentabilidade, que deixa de ser apenas um tema do momento e passa a ser um requisito. As pessoas estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas escolhas e, por isso, no setor do imobiliário, como em tantos outros, é crucial comunicar este valor. Incluir mensagens sustentáveis nas estratégias de marketing demonstra o compromisso com um futuro mais sustentável.

Mas mais do que assumir uma responsabilidade ambiental e comunicá-la, é importante adotar comportamentos na prática que o demonstrem. Neste âmbito, no que, por exemplo, diz respeito às habitações, características como a utilização de painéis solares e certificações de eficiência energética têm-se tornado critérios decisivos.

Uma outra tendência que se mantém é a utilização das redes sociais como um dos canais mais poderosos para o marketing imobiliário. Plataformas como Instagram e LinkedIn têm-se consolidado como canais indispensáveis para este setor, uma vez que permitem criar envolvimento e humanizar as marcas, e, por isso, é cada vez mais importante a criatividade com autenticidade.

Vídeos curtos, que mostram propriedades de forma cativante, ou dicas úteis sobre o mercado imobiliário são conteúdos que transformam seguidores em ‘leads’ qualificados e a capacidade de criar conexão emocional e oferecer valor informativo é uma vantagem estratégica nas redes sociais.

Além das tendências apresentadas, uma das tendências mais marcantes para este ano passa pela autenticidade e compreensão da jornada do cliente. Uma vez que, por exemplo, a mudança de casa é uma decisão pontual e que implica o devido planeamento, as marcas devem manter-se presentes na mente do público com conteúdos relevantes e confiáveis, para que, em momentos como esse, sejam tidas em conta.

O marketing imobiliário em 2025 continua a ser impulsionado pela tecnologia, mas o verdadeiro sucesso vai depender de abordagens humanizadas. Estratégias emocionais e focadas nas necessidades reais dos consumidores vão permitir às marcas destacar-se num mercado cada vez mais competitivo. O equilíbrio entre inovação tecnológica e autenticidade é a chave para transformar desafios em oportunidades e consolidar a relevância no setor.

As empresas que adotarem estas estratégias inovadoras e centradas no cliente estarão mais bem preparadas para prosperar num mercado dinâmico, criando ligações mais fortes com os consumidores e garantindo o seu lugar no futuro do imobiliário.

Sobre o autorSylvia Bozzo

Sylvia Bozzo

Gestora de marketing do Imovirtual
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