Como será o investimento publicitário em Portugal em 2019
O investimento publicitário deverá apresentar, no próximo ano, um aumento de 5,6 por cento em Portugal, avançou a Magna, unidade de estratégia do Grupo IPG Mediabrands. Desta forma, o mercado […]
Rui Oliveira Marques
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O investimento publicitário deverá apresentar, no próximo ano, um aumento de 5,6 por cento em Portugal, avançou a Magna, unidade de estratégia do Grupo IPG Mediabrands.
Desta forma, o mercado publicitário nacional passará a valer 640 milhões de euros. O investimento publicitário em televisão continua a representar a maior parte do total das receitas: 280 milhões de euros (44 por cento do total). “Embora o SVOD (Subscrição de Vídeo On Demand) esteja disponível em Portugal desde 2015, as assinaturas deste serviços continuam a ser pouco expressivas o que tem contribuído para o peso que a TV linear continuar a representar. As marcas de automóveis, de retalho e de telecomunicações continuam a ser as que mais apostam na publicidade em TV, pelo alcance que continua a garantir em alvos alargados de comunicação”, refere a Magna.
O investimento no digital em Portugal deverá aumentar 18 por cento em 2019, atingindo 204 milhões de euros, um terço do total do valor global. Dentro do digital, a vertente social (+29 por cento), vídeo (+28 por cento) e search (+10 por cento) continuam a liderar o crescimento, enquanto o display apresenta sinais de desaceleração (+3 por cento).
A Magna não divulgou as perspectivas para o investimento publicitário nos meios imprensa, rádio e exterior em Portugal.