Televisão está com menos anúncios e menos novas campanhas
Com o efeito da pandemia da covid-19, a publicidade passou a ocupar menos quatro horas e 34 minutos por dia no conjunto dos canais free to air portugueses. Segundo uma […]
Rui Oliveira Marques
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria campanha para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Com o efeito da pandemia da covid-19, a publicidade passou a ocupar menos quatro horas e 34 minutos por dia no conjunto dos canais free to air portugueses.
Segundo uma análise da Marktest, em média, entre 6 de Janeiro e 8 de Março a publicidade ocupava 12 horas e 39 minutos. No dia 22 de Março, em plena pandemia da covid-19, a publicidade já ficava pelas oito horas/dia. Já no caso dos 38 canais de cabo analisados pela Marktest, a quebra foi de seis horas e 10 minutos no mesmo período em análise.
A contracção na publicidade coincide com um momento em que tem aumentado a audiência do meio televisão. O maior pico de audiência tem-se verificado ao domingo. A título de exemplo, no 8 de Março a audiência média do total televisão foi de 25,9 por cento, no domingo seguinte passou para 31,6 por cento. A 22 de Março ia já nos 33,2 por cento.
A Marktest também dá conta de que na última semana em análise, assistiu-se a menos entradas de novos anúncios nos meios TV, rádio e imprensa. No caso da televisão, depois de um pico de 82 novos anúncios a 16 de Março, nos dias seguintes a fasquia nunca chegou aos 30. No caso da rádio, a 16 de Março registaram-se 20 novos spots, mas entre 17 e 22 de Março, o número de entradas de novos spots variou entre os dois e os oito anúncios. Já na imprensa os novos anúncios oscilaram entre os sete e os 45 por dia.