Ataque informático impede I de chegar às bancas
Mário Ramires disse ao M&P que espera garantir a publicação do jornal I de sexta e do Nascer do Sol no sábado.

Rui Oliveira Marques
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A edição do jornal I desta quinta-feira não chegou às bancas na sequência de um ataque informático. Mário Ramires disse ao M&P que espera garantir a publicação do jornal I de sexta e do Nascer do Sol no sábado.
Os servidores da Newsplex, detentora do semanário Nascer do Sol e do jornal I, foram alvo esta quarta-feira de um ataque informático que “bloqueou todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas”, segundo explicaram os responsáveis pela editora ao fim da tarde. Numa nota publicada nos sites dos dois títulos, que continuaram online, é referida que “a sua atualização passou a ser intermitente a partir das 13h09” desta quarta-feira. Ao fim da tarde, os responsáveis informáticos continuavam a trabalhar “na recuperação dos sistemas”, no entanto, alertava-se já os leitores que estava em risco a edição do I do dia seguinte.
“Já conseguimos recuperar acesso a backoffice e os sites já estão normalizados. Falta validar a estabilidade dos servidores e recuperar o trabalho e o histórico dos últimos dias”, adiantou ao M&P Mário Ramires, diretor dos dois títulos, esta quinta de manhã. “Esperamos já poder assegurar o jornal de amanhã e Nascer do Sol de sábado, cuja revista se perdeu mas estamos a ver se conseguimos recuperar a tempo”, acrescenta.
A Newsplex é, assim, a mais recente empresa de comunicação social alvo de ataques informáticos. Desde o início do ano Impresa, Cofina e Lusa passaram por problemas semelhantes.