Como as marcas aproveitam o calor do verão para refrescar a imagem
Aprofundar as relações de proximidade com os clientes, rentabilizar o aumento de consumo que se verifica nos meses mais quentes e reforçar a notoriedade das marcas são as principais razões […]
Luis Batista Gonçalves
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Aprofundar as relações de proximidade com os clientes, rentabilizar o aumento de consumo que se verifica nos meses mais quentes e reforçar a notoriedade das marcas são as principais razões que levam as empresas a aproveitar o período em que as temperaturas mais sobem para promover campanhas, apoiar iniciativas e/ou apostar no lançamento de novos produtos. Para chegar a mais consumidores, muitas insígnias estão a aumentar e diversificar investimentos. Mas as estratégias diferem.
Nas décadas de 1970 e 1980, numa altura em que não existiam telemóveis, ir à praia e dar de caras com a famosa bola azul da Nivea, o ponto de encontro mais usado para esperar pela família e/ou pelos amigos, marcava o início de um dia de diversão. Mais tarde, esse hábito perdeu-se, mas a memória daquele símbolo icónico nunca desvaneceu, o que levou, nos últimos anos, a Beiersdorf, proprietária da marca, a relançá-la, adaptando-a aos novos tempos. Agora, é uma ecobola feita em lona reciclável com um ecoponto para a recolha de plásticos incorporado. Na sua produção, foi utilizada meia tonelada de plástico reciclado, o equivalente a 25 mil garrafas plásticas de 50 centilitros. Estes números têm vindo a ganhar relevo nas estratégias comunicacionais das marcas e elas esforçam-se para que cheguem aos consumidores.
Desde que foi lançado, em 2018, o projeto TransforMAR, que resulta de uma parceria entre a associação de gestão de resíduos Electrão e a empresa alemã Lidl, já recolheu mais de 110 toneladas de plástico nas praias de norte a sul do país. Só em 2021, foram removidos mais de 50 mil quilos. O plástico recolhido é, depois, transformado em projetos em prol da comunidade, evidenciando a aposta do retalhista na economia circular. “No Lidl Portugal, apoiamos um conjunto de iniciativas que estão em linha com a nossa estratégia global e que visam a comunicação da marca de uma forma muito próxima dos clientes. Selecionamos criteriosamente eventos e momentos que nos permitam desenvolver um trabalho que nos potencie enquanto marca relevante, coerente e que aporta valor aos nossos clientes, criando um maior envolvimento e com uma maior presença no seu dia a dia. Neste sentido, a nossa estratégia deste ano passou por alargar a nossa presença em eventos”, avança o Departamento de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.
Este tem sido um ano de estreias para a marca alemã. A parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) permitiu-lhes marcar presença nas festas e nos arraiais populares da capital. “Fomos, pela primeira vez, patrocinadores oficiais dos Santos Populares de Lisboa e naming sponsor da Corrida de Santo António, em que todos os participantes que cortaram a meta contaram com um kit de atleta com produtos Lidl e um manjerico com uma quadra”, recorda a mesma fonte.
O (grande) apelo dos festivais
Outra das apostas foi a entrada no mercado dos festivais de verão. Na edição deste ano do Vilar de Mouros, que se realiza entre 23 e 26 de agosto, a marca germânica conta, além de duas lojas pop-up com artigos alimentares, mantas e chinelos, com um stand de dois pisos no recinto com várias ativações. “Para acompanhar esta estreia, o Lidl Portugal criou especificamente uma linguagem gráfica, única e com muita personalidade, que estará presente em todos os momentos, elementos físicos e suportes comunicacionais”, revelou ainda ao Meios & Publicidade o Departamento de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal. “Vamos dar festival” é o mote da estratégia comunicacional.
Os festivais de música são, há muito, uma das principais estratégias adotadas pela MEO para comunicar os seus produtos e serviços no período estival. Além de patrocinar e nomear o MEO Marés Vivas, o MEO Sudoeste, o MEO Kalorama, o MEO Monte Verde e o MEO Sons do Mar, a operadora da Altice Portugal também investe no Rali da Madeira e na seleção feminina de futebol.
Este ano, juntou também à lista a Jornada Mundial da Juventude, através do projeto de dispensadores de protetor solar, uma parceria com a Garnier que, até 21 de agosto, dinamiza em praias de norte a sul do país. “É muito importante que a nossa relação com a sociedade vá além do âmbito comercial. É o caso desta ação inovadora, que visa tornar um bem de consumo individual num serviço acessível a todos, procurando sensibilizar as famílias portuguesas para a necessidade de uma exposição solar segura”, justifica Luíza Galindo, consumer brands & communication director da MEO.
“A nossa estratégia de comunicação passou, desde sempre, por revelar-se junto dos portugueses em todas as dimensões do seu dia a dia. No verão, essa presença passa, incontornavelmente, pelo período das habituais férias. Nesse sentido, as ações em que apostamos colocam a MEO quer como uma marca patrocinadora dos momentos mais emocionantes do verão, através da música e do desporto, quer como fornecedora de produtos e soluções tecnológicas que procuram descomplicar o dia a dia, encerrando assim o verdadeiro significado do que é estar de férias para humanizar o quotidiano”, refere ainda a operadora.
Marcas com orçamentos reforçados
Aproximar-se dos clientes foi também a preocupação do Intermarché. A insígnia alimentar do Grupo Os Mosqueteiros lançou este verão a campanha “Super de lá”, ancorada num posicionamento de proximidade. “Pretendemos, acima de tudo, reforçar que lá [para onde os consumidores vão de férias] há um Intermarché, enquanto supermercado de referência em cada localidade onde está presente”, justifica Ernesto Cunha, administrador da empresa que gere a cadeia de retalho.
“Esta foi uma escolha óbvia aquando da idealização da campanha deste verão, especialmente tendo em conta a localização dos 263 pontos de venda do Intermarché, assim como o forte compromisso da insígnia em estar presente de norte a sul do país, em localidades muitas vezes escolhidas pelos portugueses como destino de férias. Neste sentido, o super de lá tem a particularidade de passar a ser o super de cá quando os clientes estão nas diferentes regiões de Portugal”, esclarece ainda o executivo.
Apesar de nem a Altice Portugal, nem o Grupo Os Mosqueteiros revelarem os orçamentos de marketing, publicidade e comunicação, à semelhança da maioria das empresas, percebe-se que, este ano, há muitas marcas a investir mais neste período. “Este ano, pela primeira vez, promovemos uma campanha multimeios dedicada ao verão”, sublinha António Fuzeta da Ponte, head of brand and communication da Worten. Protagonizada pelo humorista Ricardo Araújo Pereira, teve como claim “O verão com tudo e mais não sei o quê é na Worten”.
“Essa campanha inseriu-se no lançamento da nova linha de comunicação da marca, que passou a comunicar a uma só voz para todas as áreas de negócio. Paralelamente, tivemos também, pela primeira vez, um catálogo temático dedicado ao verão, que agregou muitas categorias de produtos divididas por várias áreas: tecnologia e eletrodomésticos, casa, jardim, ar livre e viagem”, enumera. Para as promover, foram criados três anúncios de televisão, com criatividade da Fuel, produção da Take It Easy e consultoria de produção da Pro(u)d, “Naturismo”, “Churrasco” e “A carne toda no assador”.
“Na nossa conta de Instagram, temos também a decorrer uma campanha com influenciadores que nos vão ajudar a mostrar que a Worten tem tudo e mais alguma coisa para qualquer aventura de verão, seja a experimentar novos desportos aquáticos, a facilitar as viagens em família ou a fazer um safari”, garante o responsável. “No digital, o verão foi também o pretexto ideal para o lançamento do primeiro episódio da websérie criada pela Worten para entreter e, consequentemente, reforçar a relação emocional com os nossos clientes”, assume António Fuzeta da Ponte.
Protagonizados pela atriz e humorista Inês Aires Pereira, os oito episódios de “Inês vai à praia” são disponibilizados no canal de YouTube da Worten e nas redes sociais da insígnia. “Ao nível de ativação, estabelecemos também uma parceria com a Cofina através da qual oferecemos bolas de Berlim nas praias a todos aqueles que provaram ter feito o download da app da Worten”, revela o responsável. A ativação é transmitida diariamente no programa “Boa onda”, transmitido pela CMTV. “No fundo, verão é sinónimo de praia, piscina, churrascos com os amigos, festivais, férias em família ou com os amigos, mas também se traduz em mais tempo para viver e decorar a casa, jogar consola, ver séries ou praticar desporto e foi tudo isso que tentámos passar com estas iniciativas”.
Online e offline disputam investimentos
Nos meses de maior calor, as campanhas sucedem-se. Nos meios de comunicação social, nos pontos de venda e até nas redes sociais, plataformas que as marcas já não dispensam. Estas ações complementam outras das estratégias comunicacionais adotadas pelas insígnias. “O foco é sempre a fusão dos canais online e offline, melhorando e expandindo a brand experience”, assume Samuel Oliveira, marketing manager da Vadia. A empresa cervejeira, sediada em Ossela, no município de Oliveira de Azeméis, acaba de fazer um rebranding com o HAGA Studio e tem apostado no calor do verão, o período de maior consumo de cerveja, para dar a conhecer a nova imagem e aumentar as vendas, até porque, nos meses mais quentes, vendem três vezes mais do que nos de inverno. A aposta passa pelas redes sociais e pela presença em eventos.
“Os meios digitais têm cada vez mais importância. Contudo, dada a nossa proximidade com os consumidores, a nossa presença em diversos eventos, como festivais de cerveja artesanal, festivais de música, eventos gastronómicos e festas é algo muito positivo para a transmissão da nossa mensagem”, Samuel Oliveira. A autenticidade e a familiaridade são outras das apostas. “Não recorremos a promotores ou recursos humanos externos. Temos equipas fixas nestes eventos e as caras já são conhecidas do público. A própria administração, os nossos dois cervejeiros, são uma presença constante e o consumidor aprecia muito isso”, assegura o marketing manager.
Os momentos festivos são aproveitados pelas marcas para criar ou reforçar os laços com os consumidores que tanto ambicionam. Foi também com esse espírito que a marca de vinhos Fiuza se juntou às Fox Sunset Stories, uma iniciativa com eventos em Braga, Lisboa e Porto nos meses de julho, agosto e setembro. “Queremos promover momentos divertidos e descontraídos entre amigos e família. Estes sunsets promovem o mood ideal num contexto que vai muito ao encontro dos momentos de consumo que vivemos com os nossos vinhos, que são frescos e de easy-drinking”, esclarece Giovanni Nigra, diretor da Fiuza Wines.
Já Bandida de Assalto foi o nome dado às festas que a marca de sidras Bandida do Pomar tem estado a promover no Porto, em Lisboa e no Algarve. “Assumimos a decoração dos espaços e convidamos os consumidores a celebrar em eventos que prometem momentos de pura diversão, incluindo a experimentação do nosso recente sabor de manga, tatuagens e muita música, a cargo do DJ Apex, figura secreta e emblemática com uma máscara 3D em forma de raposa [logotipo da marca]”, refere Sofia Prata, brand manager da Bandida do Pomar, uma das insígnias da Central de Cervejas e Bebidas.
A necessidade de surpreender o mercado
O lançamento de edições especiais e de novos produtos e serviços são outras formas de as marcas procurarem atrair (novos) consumidores. Pêssego-maracujá é o sabor da edição de verão deste ano do iogurte líquido Yoggi. Para o publicitar, a marca da Longa Vida Lactalis-Nestlé tem a decorrer uma campanha multimédia na rádio, televisão, redes sociais e YouTube, que se prolonga até setembro. Em paralelo, decorrem também ativações em várias praias do país, incentivando à recolha de embalagens de iogurtes Yoggi nos ecopontos que a marca instalou.
No mercado está também a Red Bull Summer Edition 2023, uma bebida energética com sabor a juneberry, uma baga originária das florestas da América do Norte que, este ano, é comercializada numa diferenciadora lata azul mate. Com notas de frutas silvestres e um aroma floral, este lançamento de edição limitada sucede a outros, como foi o caso das versões com açaí, figo e maçã ou alperce. A Red Bull Apricot Edition, lançada o ano passado, esgotou tão rápido que, no início deste ano, a marca decidiu incluí-la no portefólio permanente que disponibiliza em Portugal. “Ao longo dos anos, tem sido evidente a procura de novos sabores”, confirma Filipa Taylor, communication manager da Red Bull Portugal. A forma de os divulgar e promover é que tem variado. “Do ponto de vista de comunicação, houve uma clara aposta num grupo selecionado de líderes de opinião que foram surpreendidos com o novo sabor e a oferta de um pingue-pongue personalizado. Também houve lugar para a habitual comunicação com os media, através da difusão de comunicados de imprensa e de imagens da lata, apostando sobretudo nos segmentos de trade, marketing e lifestyle”, refere a responsável.
Bandid_ do Pomar, com sabor a maçã, foi o nome dado à bebida em lata inclusiva lançada numa edição especial de 300 mil latas de 50 centilitros há poucas semanas. Uma forma de associar a marca a uma causa que tem vindo a seduzir outras insígnias numa altura em que é preciso potenciar as vendas. “O consumo de sidra é bastante marcado pela sazonalidade. Se o verão é importante para a cerveja, para a sidra é ainda mais porque uma importante parte do volume da categoria é feito neste período”, ressalva Sofia Prata. Para divulgar este lançamento, a marca apresentou um filme, desenvolvido pela agência criativa Funny How e produzido pela Casper Films, que tem estado a ser promovido nas redes sociais da marca.
Sommersby Cherry & Apple é outra das edições limitadas deste verão, mas ao contrário do que sucede com a maioria destes lançamentos, não vai estar à venda nos locais habituais. Numa estratégia diferenciadora, esteve apenas disponível num concurso no perfil nacional de Instagram da Sommersby. Esta novidade foi revelada publicamente na antestreia do filme português “Pôr do sol: O mistério do colar de São Cajó”, no passado dia 25 de julho.
Marcar pela diferença
Levar os portugueses a ser mais ativos é o objetivo da Decathlon, que esperou pelo verão para lançar o novo serviço de aluguer de equipamento desportivo que agora disponibiliza. As reservas são agendadas online e o levantamento é feito em loja em menos de 24 horas. “Desta forma, permite que todos possam experimentar um novo desporto ou praticar uma nova atividade durante uma viagem ou uma estadia ou por um período de tempo limitado”, informa a marca francesa.
As novas bebidas tendência
À semelhança do que sucede com as marcas de gelados, as marcas de bebidas concentram nos meses de maior calor as principais ações de marketing, comunicação e publicidade, até porque é neste período que lançam muitas das suas novidades do ano. “Além da nossa nova cerveja, a Imperativa, uma imperial stout com o corpo castanho escuro, com uma espuma cremosa num tom castanho claro, e um aroma intenso a café complementado por subtis notas de baunilha e fumo, temos lançado as nossas cervejas sazonais, mais adequadas a estes meses quentes, nos festivais e no canal horeca”, sublinha Samuel Oliveira, marketing manager da Vadia.
As fruited sours, uma das grandes tendências atuais nas cervejeiras mundiais, têm sido outra das apostas. “Os consumidores estão a delirar com estas explosões de sabores e aromas”, assegura. “Temos feito com vários frutos: maracujá, marmelo, pêssego, frutos tropicais e, nalgumas, adicionamos curcuma e gengibre. Nos últimos festivais de cerveja artesanal em que participámos, têm tido forte presença e procura”, garante o responsável.
Os gostos das novas gerações têm levado as marcas em investir em novas ofertas e novos sabores. Phunk, a primeira marca portuguesa de hard seltzers, é outro desses exemplos. Lançada em plena pandemia pelo empresário Duarte Froes, que se apaixonou por esta bebida no período em que estudou nos EUA, foi relançada este verão num evento que contou com a presença da modelo e atriz Sara Sampaio, que é desde o final do ano passado sócia e chief innovation officer da Phunk. Além de ser o rosto das imagens promocionais da bebida, a manequim desenvolveu os rótulos das latas em parceria com uma equipa de design. “O facto de sermos uma startup deu-nos liberdade de inovar nos sabores, lançando mixes inesperados, como o Lima & Jalapeño”, referiu durante a apresentação.
A Nespresso também apostou numa mistura insólita para a sua principal novidade deste verão, um café frio com sabor a melancia. As cápsulas Barista Creation Juicy Watermelon Over Ice para as máquinas com o sistema Vertuo são uma das três propostas da coleção California Dream, que inclui ainda o Flavour Over Ice para as máquinas originais e o Tropical Coconut Flavour Over Ice para Vertuo, um sabor que, disponível na versão tradicional o ano passado, teve tanto sucesso que a marca helvética não hesitou em recuperá-lo para o seu novo sistema de centrifusão. Em paralelo, lançou também uma linha de acessórios que o ator George Clooney, rosto icónico da marca, fez questão de promover, contrariando o hábito de só se deixar fotografar com o café.
Royal Bliss, um mixer rico em aromas, foi outra das novidades lançadas em Portugal a tempo do início do verão, com uma campanha de comunicação que incluiu televisão, outdoors, redes sociais, suportes digitais e ponto de venda, além de ações de sampling e experimentação. “Foi pensada para uma geração de jovens adultos, que procura por experiências de sabor únicas e versáteis de acordo com o seu gosto, estilo de vida e necessidades. Queremos fomentar uma nova ocasião de consumo, de final do dia, em que desligamos do quotidiano e vivemos um momento só nosso, a fazer o que mais nos apetece”, referiu, na altura, Ana Claudia Ruiz, diretora-geral da Coca-Cola em Portugal.
A empresa, que também está a promover a Coca-Cola Zero Lima, um lançamento especial de 2022 que passa a estar disponível de forma permanente em 2023, esteve novamente presente na edição deste ano do MEO Sudoeste. Com um stand de 180 metros quadrados para dinamizar ativações e experiências, estabeleceu uma parceria com a estação de rádio Mega Hits para lançar desafios aos festivaleiros. “A música e a Coca-Cola têm a capacidade única de unir e elevar o estado de espírito ao proporcionar momentos únicos de magia e partilha. Esta nossa presença é também mais uma forma de dar vida à plataforma [de música global] Coke Studio”, justifica João Clemente, senior brand manager da Coca-Cola em Portugal.
O imperativo de surpreender
Proporcionar momentos de socialização é outra das preocupações das marcas de bebidas. Tal como a Fiuza Wines, que se associou às Fox Sunset Stories, a Redbull lançou este verão o conceito Summer Vibes. “Com esta iniciativa, pretendemos proporcionar uma experiência diferente ao consumidor dentro de espaços dos nossos clientes, enquanto ele tem a oportunidade de provar as novidades da marca”, sublinha Filipa Taylor.
Inovadora é também a proposta do Rebel Port Club, uma iniciativa da Symington Family Estates, um espaço temporário que, nos meses de verão, vai funcionar na concept store LOT, Labels of Tomorrow, no Porto. A pequena capela que existe no jardim foi transformada num centro de degustação de vinho do Porto com recurso a coquetéis subversivos, criados em colaboração com o Eleven Lab, o bar e restaurante do espaço. Além de sessões de cinema ao ar livre, também têm sido organizadas noites de bingo e workshops de bebidas, numa estratégia de atrair mais clientes e aumentar o número de consumidores desta bebida, mas também de surpreender pela positiva, uma necessidade cada vez mais premente e transversal a todas as marcas em todos os setores.
“A ousadia é uma característica que nos diferencia. Somos inconformistas na forma de ser e sem receio de oferecer ao consumidor produtos que realmente vão ao encontro das suas necessidades, mesmo que o mercado esteja a ir noutra direção. O nosso foco é sempre o consumidor”, garante Samuel Oliveira, marketing manager da Vadia. “É através de iniciativas diferenciadoras que as marcas conseguem construir e fortalecer a relação com os clientes e conquistar um lugar no seu top of mind”, assegura também António Fuzeta da Ponte.
Apoio a campos de férias infantis
Numa estratégia de diferenciação, há marcas que se promovem através da comunicação das políticas de responsabilidade social que desenvolvem. É o caso da Fundação Vodafone, que, no âmbito da parceria estabelecida com o Instituto de Socorros a Náufragos, a Direção-Geral da Autoridade Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação Bandeira Azul da Europa, patrocina a iniciativa Verão de Campeão. Durante três semanas, mais de 10 mil crianças participam em ações de sensibilização para a segurança, preservação do ambiente, inclusão e bem-estar em duas dezenas de praias de 13 concelhos do país.
Esta é também a estratégia da Prio, parceira dos Campos de Férias do Zoomarine, que, ao longo de 10 semanas, envolvem cerca de 700 crianças e adolescentes, com idades entre os 6 e os 15 anos, em ações lúdicas e didáticas, sensibilizando os mais novos para a necessidade de promoverem o uso de soluções energéticas mais verdes.
Já o MEO Kids Camp é outro desses exemplos. Todos os anos, nas principais zonas balneares do país, são muitos os jogos e as brincadeiras que este acampamento infantil proporciona aos mais novos, acompanhados de perto por monitores especializados. A MEO dispinibiliza ainda o Programa Estou Aqui!, uma parceria com a PSP e a Rádio Comercial cujo objetivo é a segurança infantil. Cada pulseira tem um código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças quando se perdem e contactar os pais.