Rupert Murdoch deixa liderança da Fox e News Corp
Rupert Murdoch anunciou, esta quinta-feira, que vai deixar de ser chairman na Fox Corp e News Corp. Aos 92 anos, um dos maiores magnatas do mundo dos media dá lugar […]

Sónia Ramalho
Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl para celebrar a Páscoa
Max lança plano com anúncios em Portugal
Amorim e Rockwell promovem cortiça em Milão
Forbes Portugal e Forbes África Lusófona estreiam-se no Sapo
Coacionista da Nova Expressão ganha conta de meios da Spectrum por €728 milhões
Hugo Veiga no júri de Titanium do Cannes Lions
Meta faz ‘lobbying’ para evitar julgamento sobre abuso de posição dominante
Francisca Ponce da Silva e Sousa reforça realizadores da Hand
WPP investe em gestão de dados e IA com aquisição da InfoSum
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Rupert Murdoch anunciou, esta quinta-feira, que vai deixar de ser chairman na Fox Corp e News Corp. Aos 92 anos, um dos maiores magnatas do mundo dos media dá lugar ao filho mais velho, Lachlan Murdoch, que irá acumular as funções que já exerce como CEO da Fox Corp. A decisão coloca assim termo às dúvidas sobre a sucessão.
Numa nota enviada aos funcionários, Murdoch escreveu: “As nossas empresas estão de boa saúde, tal como eu. Durante toda a minha vida profissional, estive envolvido diariamente com notícias e ideias, e isso não vai mudar. Mas é o momento certo para assumir outras funções, sabendo que temos equipas verdadeiramente talentosas.” Murdoch, que detém participações de quase controlo em ambas as empresas, será nomeado presidente emérito.
“Agradecemos-lhe a sua visão, o seu espírito pioneiro, a sua determinação inabalável e o legado duradouro que deixa às empresas que fundou e às inúmeras pessoas que influenciou”, afirmou Lachlan Murdoch, 52 anos, num comunicado divulgado pela empresa.
O magnata dos media construiu um império internacional que inclui marcas como a Fox News, Sky News, The Wall Street Journal e New York Post. A sua retirada surge num momento importante para a indústria dos media, em que os gigantes do entretenimento se deparam com uma transformação do negócio tradicional da televisão e cinema, com a crescente importância dos serviços de streaming.
De acordo com o New York Times, de acordo com os termos do fundo familiar que controla a participação da família no império, cada um dos quatro filhos mais velhos de Murdoch – Lachlan Murdoch, Elisabeth Murdoch, James Murdoch e Prudence Murdoch – terá um voto igual no futuro da empresa após a sua morte. Até lá, Murdoch detém o voto de controlo.