GroupM e Nova SBE lançam formação em marketing e IA
O GroupM e a Nova SBE assinaram um protocolo para a criação de uma nova formação de executivos na área de Inteligência Artificial (IA), a ter início no próximo ano […]

Sónia Ramalho
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
O GroupM e a Nova SBE assinaram um protocolo para a criação de uma nova formação de executivos na área de Inteligência Artificial (IA), a ter início no próximo ano e lecionado por especialistas do GroupM. O programa vai ser lançado em fevereiro de 2024 e a primeira edição vai ser focada em AI for Marketing Professionals. As inscrições podem ser efetuadas via email.
“Estamos orgulhosos de colocar no mercado a primeira oferta focada em AI e em especial por o fazermos lado a lado com a nossa parceira de longa data, a Nova SBE”, afirmou em comunicado Francisco Teixeira, CEO do GroupM. “O marketing e a comunicação serão, sem qualquer dúvida, um dos setores mais impactados pelo uso recorrente de inteligência artificial”.
A IA é uma aposta do GroupM, que apresentou os resultados do estudo ‘A Perceção da Inteligência Artificial pelos Consumidores” durante o evento ‘Marketing e Comunicação na era da Inteligência Artificial’ e que concluiu que 96% dos portugueses sabe o que é a IA e que 70% dos cidadãos nacionais utiliza esta tecnologia no seu dia-a-dia.
Este estudo, no qual participaram 600 pessoas entre os 18 e os 64 anos, aponta como as principais vantagens desta tecnologia “um melhor e mais rápido acesso à informação, a poupança de tempo e a melhoria de áreas-chave da sociedade, como a saúde ou a segurança”, destaca o GroupM em comunicado.
No que toca ao recurso a ferramentas de IA, as aplicações de reconhecimento facial e de voz, ou de tradução automática são identificadas como as mais utilizadas, mas é o ChatGPT que surge, por uma margem acentuada, como a aplicação mais reconhecida pela população (93% dos inquiridos).
Entre as conclusões destaca-se ainda que nove em cada dez portugueses acreditam que a IA é a nova Revolução Industrial e encara o fenómeno de crescimento desta tecnologia como interessante (62%) e uma oportunidade (48%). Além disso, há uma perceção generalizada de que a IA irá funcionar como um alicerce para o desenvolvimento dos setores da saúde, do ambiente e da defesa.
«Considerando o impacto que a IA tem ao nível das mais diversas dimensões da sociedade, foi para nós óbvia a necessidade de aprofundarmos a forma como os portugueses percecionam, pensam e se envolvem com a IA. Foi este o drive que nos orientou na criação do estudo, a partir do qual podemos agora aceder a um conjunto de dados robustos que nos ajudarão a pintar um quadro realista da forma como a Inteligência Artificial impacta a vida dos portugueses», adiantou Francisco Teixeira, CEO do GroupM.
Novo podcast sobre IA
As novidades não se ficam por aqui e o GroupM aproveitou para lançar hoje o primeiro episódio do novo podcast IA Agora, que aborda a relação da IA com temas tão díspares como educação, medicina, sustentabilidade, entre muitos outros.
Disponível a partir deste mês em todas as plataformas de podcast, irá contar com a participação de convidados para discutir as mais recentes tendências e inovações no campo da IA. O primeiro de uma série de doze episódios conta com a presença de Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, que aborda a forma como a IA impacta a gestão de empresas e o empreendedorismo.