SIC ganha as eleições legislativas
A SIC terminou o dia das eleições legislativas, 10 de março, como o canal mais visto, totalizando uma quota de share de 14.4%, mais 2.1 pontos percentuais do que a […]

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A SIC terminou o dia das eleições legislativas, 10 de março, como o canal mais visto, totalizando uma quota de share de 14.4%, mais 2.1 pontos percentuais do que a TVI, que se ficou pelos 12.3%, de acordo com a análise às audiências da noite eleitoral da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.
A RTP1 contabilizou um share de 9.8%. No que concerne aos canais por cabo que focaram a sua emissão nas eleições, o destaque vai para a CMTV, que registou 7.6% de share. A SIC Notícias foi o 2º canal mais visto de pay tv com 4.2% e a CNN Portugal fechou o top 3 com 3.5% de share, de acordo com os dados da Universal McCann.
A grelha de programas do dia de ontem ficou marcada pelo destaque dado pelos canais às eleições legislativas. A SIC contou com o programa mais visto do dia – “Legislativas 24” –, atingindo uma audiência média de 978 mil telespetadores. a que correspondeu um share de 17.7%. Seguiu-se “Legislativas 24 – Os Resultados”, também transmitido pela SIC, com uma audiência média de 932 mil telespetadores e um share de 16.9%. A completar o top 3 dos mais vistos ficou o programa “Decisão 24: Noite Eleitoral” da TVI, que manteve, em média, 838 mil portugueses colados ao ecrã, registando um share de 14.9%.
Na RTP1 destaca-se o “Legislativas 2024 – O Vencedor”, que ficou na quinta posição, atingindo uma audiência média de 794 mil telespetadores, o que representou um share de 14.1%. No dia das eleições legislativas de 2022, também tinha sido na SIC o programa mais visto, com 980 mil portugueses a verem “S. Bento 2022 – Jornal da Noite”. Na CMTV, o programa “2024 Eleições Legislativas: A Contagem”, na 11ª posição da tabela, contou com uma audiência média de 592 mil telespetadores e um share de 11.3%.
Fora dos programas focados nas eleições legislativas de 2024, o Primeiro Jornal e o Fama Show foram os mais vistos no domingo.
Ao analisar a audiência média ao longo da noite eleitoral, a Universal McCann salienta às 20h um pico de audiência em todos os canais, devido à divulgação dos resultados das sondagens à boca da urna. A SIC liderou com alguma vantagem sobre a TVI e a RTP1, entre as 19h e as 22h30. Entre as 22h30 e as 23h30, a TVI conseguiu liderar, no entanto após as 23h30 a SIC regressou à liderança, com a diferença para a TVI a ser reduzida. A RTP1, por seu lado, assumiu a segunda posição em audiência média nos períodos entre as e 20h30-21h10 e 21h40-21h50.