Audiências TV: Quem subiu e quem desceu em 2018
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, relativa ao total de 2018, revela que os jogos de futebol foram os […]
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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, relativa ao total de 2018, revela que os jogos de futebol foram os programas mais vistos pelos portugueses na televisão. A caminhada da Selecção Nacional no Mundial de 2018 na Rússia foi acompanhada de perto por milhões de portugueses, tendo os jogos da Equipa das Quinas dominado o Top dos jogos mais vistos do ano. O jogo da última jornada da fase de Grupos do Mundial de 2018 entre Portugal e Irão foi o mais visto em 2018, tendo alcançado uma audiência média de 3.1 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 74.5%. Também o jogo que ditou o afastamento da Selecção Nacional da competição contra o Uruguai figura na segunda posição, tendo uma audiência média de 2.9 milhões de telespectadores. Para além dos jogos da Selecção Nacional, também a prestação das equipas portuguesas na Liga dos Campeões, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga revelam performances de destaque, dominando o Top 20 de programas mais vistos no acumulado do ano.
Eurovisão foi o programa mais visto do ano
Se excluirmos os jogos de futebol, a Final do Festival Eurovisão da Canção realizada em Lisboa e transmitida pela RTP1, foi o programa mais visto, acompanhado em média, por mais de 1.5 milhões de portugueses. Seguiu-se a Final do Campeonato da Europa de Futsal, que consagrou a Seleção Nacional como Campeã Europeia da modalidade. Esta transmissão desportiva registou uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores e um share de 35%. Ainda no detalhe dos programas, destaque para a performance da Gala Final do Secret Story 7: Casa dos Segredos que ficou no top 3 dos mais vistos, alcançando também uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores. A completar o top 5 dos mais vistos esteve o programa de domingo à noite da TVI, Pesadelo na Cozinha, que atingiu uma audiência média de 1.4 milhões. Menção também para a SIC, que se fez representar com o programa Especial Informação Super Nanny, o Debate no Top 10.
Canais Pay TV a crescer
No balanço do ano, a TVI continua a assegurar a liderança dos canais generalistas mais vistos, com um share acumulado de 22.4%, seguida pela SIC (18.6%) e RTP1 (13.7%). No comparativo com o ano anterior, RTP1 foi o único canal FTA que não apresentou uma variação negativa, fruto da transmissão de 24 jogos do Mundial de Futebol 2018 que alavancaram as suas audiências. Já os canais do universo Pay TV continuam a registar crescimentos, fechando 2018 com uma fatia de 43.7% de share de audiência, o que representa um crescimento de +1.1 pontos percentuais. Assim, o universo de canais Pay TV continua a crescer, mas a um ritmo mais moderado, com a CMTV (4.1%) a fortalecer a liderança dos mais vistos em 2018 (+1.4p.p. vs 2017), seguindo-se o canal Globo (2.5%) que terminou o ano em segundo (vs. quarto lugar em 2017). Disney Channel (2.2%) completa o Top 3, ao passo que Panda foi o canal Pay TV com maior quebra de share de audiências (-0.6p.p. vs. 2017).
Fonte: Initiative