Tomás Froes, CEO da Dentsu Creative Portugal
Partners dá lugar à Dentsu Creative Portugal
Adquirida pelo grupo nipónico em 2018, a Partners, que manteve a sua marca até aqui, encerra agora um ciclo com duas décadas para assumir “uma identidade mais global”.
Pedro Durães
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A mudança era esperada desde que a Dentsu International apresentou ao mercado, no último verão, a nova designação que seria assumida pela sua rede de agências criativas em todo o mundo. Adquirida pelo grupo nipónico em 2018, a Partners, que manteve a sua marca até aqui, encerra agora um ciclo com duas décadas para assumir “uma identidade mais global”. Dentsu Creative Portugal é a nova designação da agência, que continuará a ter Tomás Froes e Lourenço Thomaz, dois dos sócios fundadores, como CEO e chief creative officer. A nova marca foi apresentada no mesmo dia em que a agência assinalou os seus 20 anos, com uma festa no Lux esta terça-feira à noite.
“É uma nova etapa deste crescimento que fomos vivendo, e que nos levou também a trabalhar internacionalmente em vários momentos, culminando agora numa existência e numa identidade mais global”, aponta a agência em comunicado, onde assegura que passará “a integrar uma rede que partilha os valores e visão que sempre tivemos, ao acreditar no poder da criatividade, na teimosia de mudar e fazer nascer novas culturas, de melhorar a sociedade, criando um futuro melhor com as ferramentas, briefings e clientes que connosco chegaram aqui”.
EDP, CTT, Brisa, Turismo de Portugal ou Altice são alguns dos clientes trabalhados pela Partners, que este ano se posiciona, com base nos valores a preços de tabela contabilizados pela Media Monitor, como a terceira maior agência a operar no mercado nacional, sendo responsável, entre os meses de janeiro e novembro de 2022, por uma presença em meios avaliada em cerca de 544 milhões milhões de euros.
“Há duas décadas tinha início esta aventura de uma agência 100% nacional e 100% independente, cheia de vontade de fazer diferente, de ir longe e de mexer com a indústria. Hoje, podemos dizer com alguma certeza e também vaidade que quase tudo foi cumprido, que quase todos os sonhos se tornaram reais”, recorda agência. Esse percurso independente chegaria ao fim em outubro de 2018, altura em que foi anunciada a entrada da Dentsu na estrutura acionista da agência, resultando na integração da Partners na network multinacional.
“A escala global da Dentsu Aegis Network abre as portas do mundo para a Partners. Esta é uma oportunidade única que queremos aproveitar e capitalizar para os nossos clientes. O desafio de integrar criatividade e media vai mudar a forma como trabalhamos as marcas, tanto a nível estratégico como criativo”, salientava então Tomás Froes, CEO da agência.
“As barreiras que costumavam existir na publicidade estão a desaparecer e as agências precisam de se adaptar, através de modelos de negócio que as permitam ser mais abertas e inovadoras. Isto vai muito para além de duas agências juntas no mesmo espaço. Nós estamos a criar um modelo que oferece às marcas um modelo integrado que junta ferramentas de programmatic e expertise em analítica à escala para a compra de media e criatividade premiada e reconhecida”, apontava, na altura, André Freire de Andrade, CEO da Dentsu Aegis Network para a Iberia & Sub Saharan Africa.
No mercaco português, a network multinacional detém, além da agora Dentsu Creative Portugal, a agência de meios Carat e a agência de performance iProspect.