SAMY Alliance antecipa 5 tendências de marketing e revela 5 mandamentos para 2024
A Samy Alliance apresentou o relatório – “Tendências de Marketing 2024” – onde destaca as perspetivas que vão acompanhar a evolução do marketing em 2024. A análise incluiu mais de […]
Sónia Ramalho
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A Samy Alliance apresentou o relatório – “Tendências de Marketing 2024” – onde destaca as perspetivas que vão acompanhar a evolução do marketing em 2024.
A análise incluiu mais de 65 líderes de marketing representantes de marcas como L’Oréal, BBVA, Danone, Unilever, entre outras.
A segunda edição do relatório fornece uma visão abrangente das tendências emergentes a nível internacional e destaca-se pelo foco estratégico na integração da inteligência artificial, na definição de metas precisas, no progresso contínuo das plataformas de redes sociais e nas crescentes considerações relativas à sustentabilidade.
“As marcas que optarem por abraçar estas tendências vão estar numa posição vantajosa para desenvolver estratégias eficazes no cenário dinâmico dos dias de hoje”, destaca a Samy Alliance.
Inteligência artificial
“2024 será um marco na implementação estratégica da inteligência artificial (IA) em áreas operacionais de grande relevância. Da geração de conteúdo à personalização estratégica, a IA é incorporada de forma proeminente na melhoria da experiência do consumidor, na geração de conteúdo e na segmentação de anúncios”, revela a agência em comunicado.
De acordo com o estudo, revela-se um aumento substancial na adoção de IA, com 84% dos inquiridos a indicar que planeiam aumentar a sua utilização na otimização de anúncios, 81% no serviço de atendimento ao cliente e 77% na criação de conteúdos.
A integração de chatbots e assistentes virtuais surge como um fator chave na otimização do atendimento ao cliente, enquanto a análise preditiva e de sentimentos baseadas em IA surgem como ferramentas para refinar campanhas publicitárias e avaliar o impacto ambiental.
A tecnologia na produção de conteúdo
A adoção de IA na geração de conteúdo aumentou, passando de 35% para 68%. “Plataformas como OwlyWriter AI, Jasper AI, Canva, Runway ML e OpenAI’s Opus Clips estão na vanguarda da revolução na criação de conteúdo”, revela o estudo.
Esta tecnologia permite inovações, como gerar conteúdos de vídeo em tempo real e explorar oportunidades no domínio da realidade aumentada. “Este fenómeno evidenciou um desenvolvimento considerável no campo da criatividade, tradicionalmente considerada resistente à automação mas que, atualmente, apresenta um crescimento notável impulsionado pelas capacidades da inteligência artificial. Neste contexto, as percentagens duplicam face a 2023, passando de 25% para 54% em 2024”, revela o estudo da SAMY Alliance.
Segmentação e otimização de anúncios
“Plataformas como o TikTok, Twitch e YouTube beneficiam de algoritmos alimentados por IA, que permitem a personalização de anúncios, publicidade direcionada e com seguimento em tempo real. Ao adaptar-se à experiência do utilizador nas redes sociais, a IA otimiza o impacto de cada investimento publicitário e 58% dos entrevistados planeiam aumentar o seu orçamento de marketing no próximo ano”, avança o relatório.
De acordo com os dados recolhidos, 77% dos entrevistados identificam o Instagram e o Google como os principais canais para as campanhas publicitárias na estratégia de marketing para 2024. O YouTube, com 59%, consolida-se como um elemento chave, enquanto o TikTok, dada a capacidade de viralização e alcance massivo a novos utilizadores, destaca-se como um canal emergente de importância estratégica para as empresas, com 58% de intenção de aumento de investimento, ultrapassando ligeiramente o Instagram, que tem 52%.
O estudo destaca ainda o WhatsApp Business, que adquire posição de destaque nos investimentos publicitários, atingindo 28%. “Este é um canal que possibilita que as marcas estabeleçam uma comunicação eficaz e tenham mais envolvimento direto com o cliente”.
Já o Spotify é considerado “relevante, mas não crucial, com 45% de importância na estratégia geral de publicidade, mostrando-se não primordial, em comparação com outras plataformas mencionadas”.
Instagram e marketing de influência
O Instagram destaca-se como líder, atribuindo 86% de importância nas estratégias de marketing, seguida pelo Google, YouTube e TikTok. Além disso, 66% das marcas manifestam uma preferência por incorporar os reels nos seus perfis de Instagram como ferramenta essencial para a sua estratégia.
Quanto ao orçamento publicitário, observa-se um crescimento sustentado, refletindo a consciência das marcas sobre a necessidade de complementar as suas estratégias nas redes com campanhas de Social Ads, nomeadamente em plataformas como o Instagram e TikTok.
Com uma tendência de crescimento constante em linha com os anos anteriores, o marketing de influência continua a ganhar relevância e “71% dos os entrevistados antecipam que os micro influenciadores, com públicos menores, mas altamente conectados, vão desempenhar um papel proeminente no cenário publicitário em 2024. Este fenómeno evidencia um reconhecimento crescente da eficácia e autenticidade que estes influenciadores trazem às estratégias de marketing das marcas”, revela o estudo.
Compromisso com sustentabilidade
O relatório destaca ainda um aumento na consciência ambiental nas estratégias de marketing. “A medição do impacto ambiental é considerada crucial por 45% dos inquiridos, embora subsistam desafios, como a falta de serviços de medição especializados e os custos associados”.
Apesar dos obstáculos, existe um compromisso crescente com a sustentabilidade, com 19,4% dos entrevistados a referir que já avaliam o impacto ambiental de todas as suas campanhas publicitárias.
Para enfrentar 2024, o estudo propõe 5 mandamentos estratégicos, “uma premissa essencial para as marcas que procuram uma posição forte no ambiente dinâmico e competitivo que atualmente se vive na área do marketing”.
Abraçar a transformação digital
Diversificar o marketing mix
Otimizar orçamentos com uma abordagem positiva
Integrar holisticamente as estratégias de marketing
Tomar decisões baseadas em dados sólidos