Bareme Rádio: Comercial atinge novo máximo e volta a ampliar liderança
Com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) fixada nos 22%, a Comercial atinge, pela segunda vaga consecutiva, um novo máximo no consumo de rádio em Portugal. O título de estação mais ouvida do país sai igualmente reforçado nesta terceira vaga do Bareme Rádio em 2022, com a vantagem da Comercial para a RFM a aumentar três décimas face à vaga anterior.
Pedro Durães
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Com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) fixada nos 22%, a Comercial atinge, pela segunda vaga consecutiva, um novo máximo no consumo de rádio em Portugal. O título de estação mais ouvida do país sai igualmente reforçado nesta terceira vaga do Bareme Rádio em 2022, com a vantagem da Comercial para a RFM a aumentar três décimas face à vaga anterior. Agora detida pelo grupo Bauer Media Audio Portugal, a estação liderada por Pedro Ribeiro cresceu 1,1 pontos percentuais relativamente à última vaga, quando os 20,9% atingidos pela Comercial representavam o registo máximo de audiência até então. Também com evolução positiva, a RFM sobe sete décimas entre vagas, registando agora uma AAV de 19,7%. Resultado que, no entanto, deixa a estação do grupo Renascença Multimédia mais distante do líder. Comercial e RFM estão agora separadas por 2,2 pontos percentuais, mais três décimas do que na vaga anterior e significativamente mais do que na primeira vaga deste ano, quando a estação liderada por António Mendes se encontrava apenas uma décima abaixo da sua concorrente direta.
Os valores alcançados pelas duas estações no topo das preferências dos ouvintes traduzem também a tendência ascendente que tem marcado as audiências do setor radiofónico em Portugal ao longo do último ano, com crescimentos significativos relativamente aos resultados obtidos na vaga homóloga em 2021. Ao atingir pela primeira vez a fasquia dos 22%, a Comercial regista uma subida de quatro pontos percentuais relativamente aos 18% de AAV que apresentava na terceira vaga do último ano, enquanto a RFM cresce 1,9 pontos percentuais face aos 17,8% registados nessa altura.
A M80, que continua a deter o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, regista igualmente um crescimento, neste caso de duas décimas, registando uma AAV de 7,9%. Na comparação com a vaga homóloga, o cenário repete-se, com os valores agora alcançados a representarem um incremento de quatro décimas face à terceira vaga de 2021, altura em que a estação então detida pela Media Capital Rádios e agora nas mãos da Bauer Media Audio Portugal registava uma AAV de 7,5%. Com estes resultados, a M80 amplia também a vantagem para a Renascença já que a estação que ocupa a quarta posição surge nesta terceira vaga do Bareme com a mesma audiência registada na vaga anterior: 6,3%. Valor que representa mesmo um recuo de duas décimas na comparação com a vaga homóloga em 2021.
Com uma AAV de 5%, que representa uma subida de três décimas entre vagas, a Cidade FM encerra o top 5 das rádios mais ouvidas no país pela quinta vaga consecutiva. Números que traduzem igualmente um crescimento significativo quando analisados os resultados registados pela estação na terceira vaga de 2021. A Cidade FM, agora detida também pela Bauer, cresce 1,1 pontos percentuais face à vaga homóloga, altura em que se situava nos 3,9% e tinha acabado de subir ao sexto lugar.
Posição que é agora ocupada pela Antena 1, estação que vê a sua audiência recuar relativamente à vaga anterior, estando agora mais distante do top 5. Após ter ficado a apenas uma décima da Cidade FM na segunda vaga, com uma AAV de 4,6%, a Antena 1 está agora a quatro décimas ao cair para os 4,4%. Este valor representa uma subida de uma décima face aos 4,3% registados na vaga homóloga embora, nessa altura, a estação do grupo RTP ocupasse a quinta posição. Em sétimo lugar permanece a Mega Hits, estação que mantém os mesmos 3,8% de AAV registados na segunda vaga deste ano. Um resultado ainda assim superior ao que a estação do grupo Renascença Multimédia registava na vaga homóloga, quando dividia a sétima posição com a TSF ao registar uma AAV de apenas 3,3%.
Ao contrário da Mega Hits, a estação do Global Media Group mantém os mesmos 3,3% que registava há um ano, ocupando agora a oitava posição. Relativamente à vaga anterior, a TSF recua três décimas. Já a Antena 3, que permanece no nono lugar, sobe uma décima entre vagas, passando de 1,9% para 2% de AAV. Um valor que representa ainda um crescimento de sete décimas quando se analisam os números registados no mesmo período de 2021, altura em que a estação do grupo RTP se situava nos 1,3%. A encerrar o top 10 volta a estar a Smooth FM, que sobe três décimas, quer face à última vaga quer na comparação com a vaga homóloga, atingindo agora uma AAV de 1,3%.
Principais grupos de rádio em Portugal separados por cinco pontos percentuais
Na análise aos resultados de audiência por grupo de media, a liderança é herdada pela Bauer Media Audio Portugal. Os novos donos das estações até aqui detidas pelo braço radiofónico da Media Capital assumem o comando numa altura em que a distância que separa os dois principais grupos de rádio em Portugal atinge os cinco pontos percentuais. Com uma AAV de 32,2%, uma subida de 1,6 pontos percentuais face à vaga anterior, a Bauer vê ampliada em 1,3 pontos percentuais a vantagem para o grupo Renascença Multimédia, que era de 3,7 pontos percentuais na última vaga, quando os donos da RFM, Renascença e Mega Hits estavam nos 26,9%. A subida de três décimas que agora coloca o grupo nos 27,2% acabou por se revelar insuficiente para manter a distância.
Na comparação com a vaga homóloga em 2021, ambos os grupos registam crescimentos expressivos. A Bauer vê a sua AAV crescer 4,3 pontos percentuais relativamente aos 27,9% registados então pela Media Capital Rádios, enquanto a Renascença Multimédia sobe 1,6 pontos percentuais face aos 25,6% obtidos na terceira vaga de 2021. Com 6,3%, a RTP desce duas décimas relativamente à vaga anterior. Este valor representa, no entanto, um crescimento de quatro décimas na comparação com a vaga homóloga, altura em que a rádio pública apresentava uma AAV de 5,9%.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. No 11º lugar surge, com uma AAV de 0,9%, a Rádio No Ar. Seguem-se, empatadas com 0,7%, a Rádio Nova Era e a Rádio Amália, com 0,6% a Rádio Observador e a Rádio Meo Sudoeste, com 0,5% a Estação Orbital, e com 0,4% a Antena 2 e a Rádio Festival.