Perplexity já permite fazer compras
Ao procurar um produto através do Perplexity AI, os membros Pro nos Estados Unidos têm agora a opção ‘Buy with Pro’, que permite encomendar. Os restantes utilizadores terão acesso a outras funcionalidades de compras através de IA
Daniel Monteiro Rahman
OpenAI lança motor de pesquisa para competir com Google
Web Summit: ChatGPT em português e mais de 70 mil participantes
in-Store Media e Auchan renovam parceria de ‘retail media’ por mais cinco anos
Tecnológicas chinesas apostam em publicidade a produtos de IA
Apple Intelligence quer aumentar personalização de anúncios
Maioria das marcas espera alterar modelo de remuneração das agências
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
IADE tem novas pós-graduações para profissionais de media, marketing e design
Savvy assume gestão das redes sociais do OLX Portugal
P&G partilha fórmula para obter ‘insights’ relevantes
O Perplexity AI, motor de pesquisa com base em inteligência artificial (IA), está a lançar uma nova funcionalidade que permite aos subscritores do plano Pro comprarem um produto diretamente na plataforma, noticia o The Verge.
Ao procurar um produto através do Perplexity AI, os membros Pro nos Estados Unidos têm agora a opção ‘Buy with Pro’ que permite encomendar automaticamente o produto em causa, utilizando as informações de envio e faturação registadas.
De acordo com o Perplexity, todos os produtos adquiridos através da funcionalidade ‘Buy with Pro’ têm portes de envio gratuitos. Para os produtos que não suportam a nova funcionalidade, a Perplexity redireciona os utilizadores para a página web do comerciante para concluir a compra.
Quando questionada pelo The Verge sobre se o Perplexity recebe alguma comissão das vendas efetuadas através do ‘Buy with Pro’, Sara Platnick, porta-voz do Perplexity afirma que “de momento, não recebemos”, acrescentando ainda que “não há qualquer elemento comercial” na funcionalidade.
Os utilizadores que não assinam o plano Pro vão poder, no entanto, ter acesso a outras funcionalidades de compras através de IA, incluindo novos painéis de produtos recomendados que aparecem ao lado das pesquisas relacionadas com produtos.
Para os utilizadores nos Estados Unidos, estes painéis mostram uma imagem do produto e do preço, juntamente com descrições escritas através de IA das principais caraterísticas e avaliações de um produto.