APAN: “Os resultados das audiências e a GfK merecem a confiança dos anunciantes”
As buscas da Polícia Judiciária na sede da GfK, na semana passada, vieram pôr em causa a confiança no atual sistema de medição de audiências televisivas? A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) assegura agora ao M&P que “os resultados e a GfK merecem a confiança dos anunciantes”

Rui Oliveira Marques
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As buscas da Polícia Judiciária na sede da GfK, na semana passada, vieram pôr em causa a confiança no atual sistema de medição de audiências televisivas? Em causa estarão suspeitas de adulteração dos números das audiências televisivas, com consequências diretas no mercado publicitário, isto é, em centenas de milhões de euros.
A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) assegura agora ao M&P que “os resultados e a GfK merecem a confiança dos anunciantes”. A APAN defende que o atual sistema de medição de audiência usado para definir e avaliar os investimentos dos anunciantes na publicidade televisiva é “um sistema complexo, baseado numa amostra de 1200 lares com audímetros, que é gerido pela GfK, e objeto de acompanhamento permanente pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) de forma tripartida e por consenso entre meios, agências e anunciantes”.
Neste contexto, sublinha a associação presidida por Tiago Simões, “os resultados e a GfK merecem a confiança dos anunciantes”. Num comentário escrito enviado ao M&P, a APAN destaca ainda o trabalho técnico “meritório” desenvolvido pela CAEM, que permitiu que “esta base se mantenha a mais adequada e confiável para a medição das audiências e dos investimentos em publicidade televisiva”.
A GfK assegura os serviços de audimetria desde 2012, tendo a empresa de estudos de mercado saído vencedora, no final de 2020, de um novo processo de consulta internacional lançado pela CAEM, onde têm assento os anunciantes, meios e agências de publicidade e de meios, para a medição de audiências de televisão em Portugal. O concurso foi disputado, além da incumbente, pela Marktest, Nielsen e Kantar Media. Desta forma, o contrato foi renovado a 1 de janeiro de 2021, por cinco anos.
Na sequência das buscas da PJ nas suas instalações, a GfK declarou, em comunicado, estar a colaborar com as autoridades com o propósito de “repor a verdade, reiterando que cumpre, e sempre cumpriu, com total rigor, transparência e idoneidade os serviços de medição de audiências televisivas”.
A próxima edição quinzenal do M&P irá analisar o impacto das buscas da PJ nas instalações da GfK na confiança do sistema de audiências de televisão em Portugal