Mundial 2022: As meias-finais nas audiências e no investimento publicitário em TV
O França x Marrocos foi o encontro das meias-finais mais visto pelos portugueses, registando uma audiência total de 3.6 milhões de telespetadores (vs. 3.3 milhões no Croácia x Argentina) e uma audiência média de 2 milhões de telespetadores (vs. 1.7 milhões de telespetadores no Croácia x Argentina).
Meios & Publicidade
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
A audiência dos jogos da seleção no Mundial 2022 e o impacto da competição da FIFA no consumo televisivo em Portugal, numa análise da Initiative para o M&P
Impacto das audiências em TV
França faz o que Portugal não conseguiu fazer e vence a seleção marroquina por 2-0, marcando encontro com a Argentina no próximo dia 18 em Lusail. Ambos os jogos das meias-finais foram transmitidos em canal aberto e na Sport TV. O jogo entre a França e Marrocos foi o que registou maior audiência. O França x Marrocos teve uma audiência total de 3.6 milhões de telespetadores (vs. 3.3 milhões no Croácia x Argentina), registou uma audiência média de 2 milhões de telespetadores (vs. 1.7 milhões de telespetadores no Croácia x Argentina). O França x Marrocos registou ainda um maior share, com 40.2% (vs. 37.5% no Croácia x Argentina). Os resultados apresentados são acumulados do canal aberto e da Sport TV.
Desde o início da competição (20 de novembro a 14 de dezembro), as estações televisivas que transmitem jogos do Mundial registam um aumento do seu share, quando comparado com a média do mês de outubro, sendo a RTP1 a estação televisiva que mais aumentou (3.1p.p. e 13.1% de share). A SIC mantém a liderança no share de canais FTA, com 16.9% (+0.8p.p. face à média do mês de outubro), seguida da TVI, com 15.8% de share (+0.4p.p.). O canal de subscrição, Sport TV que tem transmitido todos os jogos do Mundial do Catar regista um share de 1.3% refletindo-se num aumento de 0.8p.p. face à média de outubro).
Jogos mais vistos no Mundial 2022
Os jogos das meias-finais entraram diretamente para o top 10 de jogos mais vistos em canal aberto, com o Marrocos x França a ocupar a sexta posição e o Croácia x Argentina a oitava posição. Portugal mantém o top 3 de jogos mais vistos com o Portugal x Suíça na primeira posição, seguido do Portugal x Uruguai e do Marrocos x Portugal.
O jogo mais visto das meias-finais foi o jogo entre Marrocos x França (19h) e teve transmissão na TVI e na Sport TV. Na TVI o jogo teve uma audiência total de 3.6 milhões de telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 1.9 milhões de telespetadores e um share de 41.1%. Enquanto o jogo entre a Croácia e a Argentina, transmitido pela RTP1, teve uma audiência total 3.3 milhões de telespetadores, uma audiência média de 1.6 milhões de telespetadores e um share de 34.8%. Relativamente a estes jogos, transmitidos em canal por subscrição Sport TV, o jogo entre Croácia e Argentina verificou maior audiência total 223 mil telespetadores (vs. 206 mil telespetadores Marrocos x França). Em termos de audiência média e share, o jogo Marrocos x França registou os valores mais altos (111 mil telespetadores vs. 88 mil telespetadores Croácia x Argentina e 2.4% de share vs. 1.9%).
Publicidade durante os jogos do Mundial 2022 em canal aberto
O top 10 de marcas que mais investiram, a valores tabela, nos intervalos dos jogos do Mundial 2022, de 20 de novembro a 14 de dezembro em canal aberto, perfaz um total de 42% dos investimentos publicitários. Continente (patrocinador oficial da seleção nacional), FIFA e NOS destacaram-se como as principais marcas que mais investiram nos jogos do Mundial em canal em aberto.
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em YUMI – Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia