Martians confessam: como é que não nos lembrámos disto?
Na rubrica ‘Como é que não me lembrei disto’ desafiamos várias personalidades a confessar qual a campanha que gostariam de ter feito e que os levou a pensar ‘como é que não […]
Sónia Ramalho
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Na rubrica ‘Como é que não me lembrei disto’ desafiamos várias personalidades a confessar qual a campanha que gostariam de ter feito e que os levou a pensar ‘como é que não me lembrei disto?!?”
Diogo Abrantes e João Rito, a dupla Martians, destacam a campanha ‘You’re alive. Do you remember?’ que os levou a descobrir a publicidade e a colocar um sorriso nas suas bocas marcianas.
Qual a campanha que gostariam de ter feito e porquê?
Um dia, numa das nossas viagens intergaláticas, a antena da nossa nave intercetou o sinal de um satélite alemão e um humanoide nu invadiu os nossos ecrãs. As imagens deste ser a deslizar, ladeira abaixo, em superfícies mais porosas que a areia de Marte ficou tão impregnada dentro de nós que decidimos investigar. Foi aí que descobrimos a Publicidade e como esta nos pode fazer sentir um formigueiro no peito e criar um sorriso nas nossas bocas marcianas. A campanha chama-se “You’re alive. Do you remember?”
O que vos chamou a atenção na campanha?
Um erro comum dos terráqueos sobre a vida extraterrestre é pensarem que nós somos mais inteligentes só porque temos uma nave espacial. Mas a verdade é que os terráqueos são muito mais inteligentes que nós. É incrível quando lemos guiões de 30 segundos com múltiplas ideias. Infelizmente, como seres subdesenvolvidos que somos, só conseguimos acompanhar quando as ideias são mais simples.
A campanha da Hornbach é o perfeito exemplo disto. É tão simples que, dois marcianos que partilham o mesmo cérebro, conseguem entendê-la e senti-la. São filmes à prova de marcianos, como gostamos de dizer.
Outro elemento que adoramos na campanha é o seu craft invisível. Craft para nós é a simplificação de processos complexos de tal forma que não os sentimos na imagem. Esta campanha teve acesso a toda a maquinaria existente no planeta terra, mas ela não se nota na imagem. Nenhum elemento técnico se sobrepõe à história.
Esta campanha deu-vos ideias para outros trabalhos?
Sim, este anúncio é o ponto de partida de qualquer projeto que nos chegue às mãos. Depois de traduzir os guiões para a língua marciana, o nosso primeiro passo é descobrir qual é o núcleo da ideia. Depois de a descobrirmos, perguntamos sempre um ao outro: “Como é que o senhor nu nos faria sentir (Adicionar a emoção da ideia em questão)?” A partir daí, tudo fica mais fácil. Tudo graças ao nosso muso terrestre.
Qual a campanha que mais se orgulham de ter feito?
Infelizmente, a campanha que mais nos orgulhamos não está disponível no Youtube porque a função de ver vídeos do futuro ainda não está ativa no planeta terra. Mas é uma campanha para uma marca de telecomunicações portuguesa produzida no ano de 2024. Temos muito orgulho nela porque é claramente um filme à prova de marcianos, e também porque nos possibilitou subir ao palco de Cannes com a agência, na edição de 2025 do Cannes Lions.
Mas se temos mesmo de escolher uma campanha que os terráqueos já podem ver, decidimos escolhê-la através de um jogo milenar. A pimponeta. Este foi o resultado.
O que mais os inspiram no dia a dia e o que fazem quando estão sem ideias?
Utilizamos sempre os mesmos dois métodos como fonte de inspiração. O primeiro é olhar pela janela da nossa nave para o planeta Terra e imaginar o mundo de histórias que por ali se passam. A segunda é procurar anúncios à prova de marcianos nos diferentes satélites que circulam o planeta terra. Foi assim que encontramos pérolas como esta, esta e esta, todos interpretados por marcianos disfarçados de humanos.
Se alguém precisar de um ponto de vista marciano para um filme, podem encontrar-nos aqui.