M&P 948: Especial Grupos de Comunicação Social
Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os […]
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Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os responsáveis pelos grandes grupos de comunicação social para refletirem sobre os principais desafios, bem como oportunidades, que se avizinham para os próximos tempos, e qual o papel dos media nos dias de hoje. Por ordem alfabética, Francisco Pedro Balsemão (Impresa), José Carlos Lourenço (Media N9ve), José Luís Ramos Pinheiro (Grupo Renascença Multimédia), Luís Delgado (Trust in News), Luís Santana (Medialivre), Pedro Morais Leitão (Media Capital) e Salvador Ribeiro (Bauer Media Audio Portugal) partilham a sua visão para 2024.
Destaque ainda para a entrevista com Luís Pedro Ferreira, o novo diretor d’A Bola, que encara a direção do mítico jornal desportivo como um grande desafio. É o regresso do jornalista à casa onde começou como estagiário e onde regressa, 20 anos depois, para liderar a transformação digital do projeto. Uma entrevista dada em conjunto com André Domingues, responsável comercial, que revela a aposta nos conteúdos em vídeo, no branded content e o que está a ser preparado para o mercado do betting.
Também estivemos à conversa com Luís Francisco Sousa, cofundador da produtora Bruá Podcasts, que este mês lança duas novas apostas auditivas. O responsável traça a evolução da produtora e destaca as novas tendências em matéria de podcasts para 2024. Já Hellington Vieira, diretor criativo da The Walt Disney Company Portugal, fala sobre a mudança da FOX para Star Channel, que acontece já no início de fevereiro, e explica como o conceito criativo e o pacote gráfico das novas marcas foram desenvolvidos em Portugal.
E como 2024 vai ser o ano da inteligência artificial, quisemos testar as capacidades do ChatGPT à prova e colocámos várias perguntas sobre as principais tendências para este ano a nível de marketing, redes sociais e como as marcas podem investir mais em conteúdos de áudio. Confira as respostas.
Os espaços de opinião são assinados por Francisco Peres, brand executive da Coverflex, que reflete sobre o grau de satisfação dos profissionais no setor da comunicação, marketing e publicidade, e Ricardo Melo, head of frontend & innovation da Fullsix, que analisa a importância da inteligência artificial e a importância da vertente humana.
A terminar temos a estreia de uma nova rubrica. De Portugal para o mundo acompanha o percurso de profissionais portugueses além-fronteiras, com destaque para Tiago Melo, que se prepara para assumir as funções de diretor-geral da Garnier e das novas marcas da L’Oréal em Espanha e Portugal.