Edição digital
Edição Digital

M&P 948: Especial Grupos de Comunicação Social

Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os […]

Meios & Publicidade
Edição Digital

M&P 948: Especial Grupos de Comunicação Social

Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os […]

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Podcasts da Renascença aumentam audiências em fevereiro
Media
DCE cria e produz reunião de quadros do Millennium bcp
Marketing
Bad Bunny é o rosto da campanha de primavera da Calvin Klein
Marketing
Skinny recorre à IA e transforma cliente em embaixadora digital
Marketing
“Um produto relevante deve oferecer uma experiência ao utilizador que o distinga”
Marketing
SOS Voz Amiga ajuda em várias línguas com campanha da Uzina
Marketing
Guinness celebra St. Patrick’s Day com campanha e ativações
Marketing
Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal
Marketing
Unilever investe 50% do orçamento publicitário em marketing de influência
Marketing
Summa faz ‘rebranding’ da RAR Açúcar
Marketing


Nesta primeira edição do ano, em primeiro plano na capa, o destaque vai para os grupos de comunicação social e a visão dos CEO sobre os desafios do setor para 2024. Desafiámos os responsáveis pelos grandes grupos de comunicação social para refletirem sobre os principais desafios, bem como oportunidades, que se avizinham para os próximos tempos, e qual o papel dos media nos dias de hoje. Por ordem alfabética, Francisco Pedro Balsemão (Impresa), José Carlos Lourenço (Media N9ve), José Luís Ramos Pinheiro (Grupo Renascença Multimédia), Luís Delgado (Trust in News), Luís Santana (Medialivre), Pedro Morais Leitão (Media Capital) e Salvador Ribeiro (Bauer Media Audio Portugal) partilham a sua visão para 2024.

Destaque ainda para a entrevista com Luís Pedro Ferreira, o novo diretor d’A Bola, que encara a direção do mítico jornal desportivo como um grande desafio. É o regresso do jornalista à casa onde começou como estagiário e onde regressa, 20 anos depois, para liderar a transformação digital do projeto. Uma entrevista dada em conjunto com André Domingues, responsável comercial, que revela a aposta nos conteúdos em vídeo, no branded content e o que está a ser preparado para o mercado do betting.

Também estivemos à conversa com Luís Francisco Sousa, cofundador da produtora Bruá Podcasts, que este mês lança duas novas apostas auditivas. O responsável traça a evolução da produtora e destaca as novas tendências em matéria de podcasts para 2024. Já Hellington Vieira, diretor criativo da The Walt Disney Company Portugal, fala sobre a mudança da FOX para Star Channel, que acontece já no início de fevereiro, e explica como o conceito criativo e o pacote gráfico das novas marcas foram desenvolvidos em Portugal.

E como 2024 vai ser o ano da inteligência artificial, quisemos testar as capacidades do ChatGPT à prova e colocámos várias perguntas sobre as principais tendências para este ano a nível de marketing, redes sociais e como as marcas podem investir mais em conteúdos de áudio. Confira as respostas.

Os espaços de opinião são assinados por Francisco Peres, brand executive da Coverflex, que reflete sobre o grau de satisfação dos profissionais no setor da comunicação, marketing e publicidade, e Ricardo Melo, head of frontend & innovation da Fullsix, que analisa a importância da inteligência artificial e a importância da vertente humana.

A terminar temos a estreia de uma nova rubrica. De Portugal para o mundo acompanha o percurso de profissionais portugueses além-fronteiras, com destaque para Tiago Melo, que se prepara para assumir as funções de diretor-geral da Garnier e das novas marcas da L’Oréal em Espanha e Portugal.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
Podcasts da Renascença aumentam audiências em fevereiro
Media
DCE cria e produz reunião de quadros do Millennium bcp
Marketing
Bad Bunny é o rosto da campanha de primavera da Calvin Klein
Marketing
Skinny recorre à IA e transforma cliente em embaixadora digital
Marketing
“Um produto relevante deve oferecer uma experiência ao utilizador que o distinga”
Marketing
SOS Voz Amiga ajuda em várias línguas com campanha da Uzina
Marketing
Guinness celebra St. Patrick’s Day com campanha e ativações
Marketing
Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal
Marketing
Unilever investe 50% do orçamento publicitário em marketing de influência
Marketing
Summa faz ‘rebranding’ da RAR Açúcar
Marketing
Edição Digital

M&P 976: Tiago Flores (Xiaomi) + A reinvenção da Fórmula 1 + Novo paradigma nas redes sociais

O Lado B, novo espaço na contracapa do M&P (na foto), é totalmente dedicado à mulher. Fica o convite para começar a leitura desta edição pelo fim, dando prioridade ao muito que há por fazer no equilíbrio da balança de género

Na edição 976 do M&P, Tiago Flores, CEO da Xiaomi em Portugal, explica a estratégia seguida para afirmar a marca chinesa no mercado nacional – onde é a segunda mais vendida em ‘smartphones’, a seguir à Samsung e à frente da Apple – e crescer no segmento ‘premium’, a reboque dos novos modelos da série 15, recém-lançados no Mobile World Congress 2025, em Barcelona. “Mais do que sermos líderes, temos uma ambição maior e acima das vendas”, revela em entrevista exclusiva a Catarina Nunes, diretora do M&P.

Em vésperas do arranque da temporada de Fórmula 1, no Grande Prémio da Austrália, a 16 de março, os jornalistas Daniel Monteiro e Luis Batista Gonçalves, dão a conhecer como é que as audiências televisivas desta modalidade – que ascendem globalmente a 1,6 mil milhões de espectadores e crescem entre os jovens e as mulheres – estão a atrair marcas e a fazer disparar os valores de renegociação dos direitos de transmissão. Marketing gerado por dados e inclusivo marcam a reinvenção da Fórmula 1, enquanto suporte de comunicação.

No rescaldo dos Óscares, Daniel Monteiro escreve sobre a corrida ao espaço publicitário nos intervalos da transmissão televisiva da cerimónia, em que se destaca o vídeo da campanha conjunta da Samsung, L’Oréal Paris, Carnival Cruise Line, Kiehl’s e Mntn, que homenageia os duplos de Hollywood e mostra os bastidores das cenas mais arriscadas dos anúncios.

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Ana Relvão, designer industrial e sócia-fundadora do estúdio Relvãokellermann, em Munique, partilha com Catarina Nunes a experiência de liderar um dos estúdios mais premiados na Alemanha.

O dossier especial, assinado por Susana Marvão, é dedicado à nova era na criação de conteúdos para marcas através de ‘branded content’, incluindo a visão dos grupos de media nacionais e das empresas que trabalham este formato, bem como a entrevista exclusiva a Patrícia Weiss, presidenta da Branded Content Marketing Association – BCMA Portugal e América do Sul, associação que promove a segunda edição em Portugal dos Branded Content Awards, que serão entregues em maio.

Na coluna de opinião Silicon Wood, que reflete a indústria das redes sociais e dos criadores de conteúdos – na interseção entre a tecnologia e o entretenimento -, Inês Ramada Curto, codiretora executiva e sócia da Snack Content Portugal, chama a atenção para o novo paradigma que surge, com o crescente ênfase no interesse dos conteúdos publicados, em detrimento de quem cria o conteúdo. Por que razões os algoritmos das redes sociais favorecem temas em vez de influenciadores?

Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, aborda o Dia Internacional da Mulher e reconhece que as agências de hoje ainda têm elementos da agência de Don Draper, da série ‘Mad Men’. A Adagietto ainda tem nuances desse mundo.

O M&P fecha, desde a edição anterior, com o Lado B, novo espaço na última página do jornal, que apresenta campanhas publicitárias, estratégias de comunicação ou de design de produtos, com o objetivo de fomentar o debate sobre criatividade, sob o lema Fatal, Banal, Genial.

O barómetro de atualidade do melhor e do pior na indústria da publicidade, comunicação, media e marcas, bem como os números que se destacam e os temas e notícias a seguir são outras das rubricas nesta página.

Na edição 976, o Lado B é totalmente dedicado à mulher, com campanhas de agências de comunicação e projetos dirigidos ao Dia Internacional da Mulher, e ao melhor e ao pior em matéria de igualdade de género.

Numa perspetiva de inversão da lógica, fica o convite para começar a leitura desta edição pelo fim, dando prioridade ao muito que há por fazer no equilíbrio da balança de género.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Edição Digital

M&P 975: SIC vence com intervalos curtos + CR7 e canais para crianças com maiores crescimentos no YouTube + Book Prémios M&P Comunicação

A campanha ‘Dedo Tributo’, da Dentsu Creative para a Betclic, é a escolha na edição de estreia do Lado B, a nova última página do jornal, que tem como ponto central o desafio Fatal, Banal, Genial, para estimular a reflexão sobre criatividade

A manchete da edição 975 do M&P revela os resultados do estudo da Mediaprobe, que indicam que os intervalos curtos na SIC têm um impacto emocional 23% acima do conteúdo informativo.

“Há o efeito novidade e o facto de a Clara de Sousa ter feito referência ao novo formato de ‘break’ durante a emissão, o que faz aumentar o nível de atenção do telespectador”, diz em declarações ao M&P João Paulo Luz, diretor comercial de TV e digital da Impresa, referindo-se aos três intervalos com até dois minutos de duração, que a SIC estreia no Jornal da Noite a 16 de fevereiro.

Quanto à subida do custo dos anúncios, o diretor comercial de TV e digital da Impresa refere que “o preço ajustar-se-á em consequência do entusiasmo criado, como sempre acontece”.

Em entrevista, Filipa Herédia, diretora de comunicações, assuntos públicos e responsabilidade social corporativa da Makro, explica a modernização da imagem da cadeia grossista, o patrocínio a eventos gastronómicos, como a Gala Michelin 2025 a 25 de fevereiro, e a aposta na marca própria.

Cristiano Ronaldo e canais para crianças são os que têm maiores crescimentos no YouTube em Portugal, em 2024, de acordo com o ranking da Snack Content, elaborado em exclusivo para o M&P.

Conheça as multinacionais de publicidade que aumentam lucros em 2024 e as que estão em queda.

Na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto?, dedicada à criatividade, Tiago Mesquita, supervisor criativo da i-Brothers, explica as razões por que a ‘Dumb Ways To Die’, da McCann Erickson Melbourne para a Metro Trains, é a campanha que gostaria de ter feito.

A trabalhar em Chicago, Duarte Elvas, diretor criativo do estúdio de design e pós-produção Sarofsky, revela que está a desenvolver trabalhos para a Amazon. Na rubrica De Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Duarte Elvas diz que nos Estados Unidos tem mais tempo para pensar e calma para criar.

Na crónica Costela de Adão? Não, Paula Cosme Pinto destaca três anúncios do Super Bowl, que espera que ajudem à reflexão, numa altura em que todos os momentos são bons para combater o ódio e a intolerância.

José Bomtempo, sócio e diretor criativo executivo da Bar Ogilvy, sugere a criação de uma marca unificada, presente em todos os hospitais públicos, que ofereça refeições nutritivas.

Pedro Simões Dias escreve sobre o direito à imagem que se sobrepõe ao RGPD e as chatices que as televisões e os produtores teriam se quisessem aplicar a regra do RGPD, quando estão a filmar na rua.

Lado B é o novo conceito da última página do jornal Meios&Publicidade, que tem como ponto central o desafio Fatal, Banal, Genial, que quer estimular a reflexão sobre a ideia e a execução de uma campanha, marca ou projeto, destacados em cada edição.

A campanha ‘Dedo Tributo’, da Dentsu Creative para a Betclic, é a escolha na edição de estreia do Lado B.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Edição Digital

M&P 974: Entrevista a Duarte Durão (Nossa) + Super Bowl bate recordes + João Ribeiro (SaTG)

Duarte Durão revela a expansão para Espanha em 2025 e os objetivos para as ‘irmãs’ da Nossa (Mossa e Chlick). Conheça os anúncios do Super Bowl, que custam €8 milhões por 30 segundos, e a campanha que João Ribeiro (SaTG) gostaria de ter feito

Em entrevista publicada na edição 974 do M&P, e no rescaldo de a Nossa ter sido considerada a agência mais reputada entre as marcas de serviços profissionais de comunicação em Portugal e da conquista de dois lotes da Santa Casa, Duarte Durão, cofundador e sócio-gerente da Nossa, fala sobre as razões que dão à agência a liderança no estudo da OnStrategy e as implicações que as novas contas trazem. Revela ainda o crescimento de 25% da faturação em 2024, a expansão para Espanha em 2025 e os objetivos para as duas ‘irmãs’ da Nossa, a Mossa e a Chlick.

Em vésperas de Super Bowl, que acontece a 9 de fevereiro, especialistas nacionais em marketing desportivo e publicidade partilham a perspetiva das  marcas que investem no mais caro intervalo publicitário de sempre, que nesta edição bate recordes e custa €8 milhões por 30 segundos.

Conheça a campanha que João Ribeiro, cofundador e sócio gerente da Stream and Tough Guy, gostaria de ter feito e que tem um ‘copy’ que impossibilita o ‘skip’.

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados,  Elsa Lourenço, produtora no estúdio Dialogue, em Roma, considera que os portugueses pensam mais fora da caixa do que os italianos.

Na Opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, pede coragem para não nos deixemos cancelar. “Sendo os Zês uma geração com excesso de sensibilidade e com uma cultura de cancelamento mais dura do que uma barra de ferro, não é de espantar que o mundo da comunicação esteja a caminhar para um certo marasmo”, diz.

Na coluna Silicon Wood, Pedro Filipe-Santos, codiretor executivo e sócio da Snack Content Portugal garante que nunca é tarde para uma marca entrar nas redes sociais. “Estar nas redes sociais não é só sobre interações, é também sobre ser encontrado – o YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo”, salienta.

No dossier sobre agências de comunicação, o destaque vai para a ascensão do lóbi e dos assuntos públicos na comunicação corporativa, apesar de algumas agências de comunicação continuarem a apostar em relações públicas e marketing digital.

 

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Edição Digital

M&P 973: Entrevista a Augusto Fraga + Marcas pequenas ganham às grandes + Publicis/Leo em Portugal

O TikTok dá o mote aos artigos de opinião de João Paulo Luz e Tiago Froufe. Paula Cosme Pinto escreve sobre a publicidade como manifesto e Pedro Simões Dias questiona se os telefones ouvem as nossas conversas

Na edição 973 do M&P, Augusto Fraga, realizador da série da Netflix ‘Rabo de Peixe’ e dos novos anúncios da Mercedes e da Coca-Cola, diz que “as maiores marcas estão com medo de arriscar”.

Em entrevista ao M&P, o também guionista e sócio da Krypton fala sobre o impacto das plataformas de ‘streaming’ na produção nacional, o que os anunciantes querem das campanhas e os próximos projetos que tem na ficção e na publicidade.

A maioria das cinco marcas nacionais com mais interações com vídeos no Instagram, em 2024, são de menor dimensão e encontram-se em nichos, de acordo com o ranking da Snack Content Portugal, elaborado em exclusivo para o M&P.

O Publicis Groupe vai manter a Publicis e a Leo Burnett em Portugal com as estruturas autónomas, apesar da fusão a nível internacional que cria a rede de agências criativas Leo.

Na rubrica De Portugal Para O Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Inês Ayer, designer sénior da Pentagram em Nova Iorque, diz que “trabalhar nos Estados Unidos é como correr numa floresta vibrante e imprevisível: o ritmo é frenético, as decisões são instantâneas e cada curva representa uma nova oportunidade ou desafio”.

No dossier marketing no ponto de venda, grandes retalhistas e empresas de comunicação e publicidade partilham o que está a ser feito para conquistar o consumidor e gerar vendas.

Na Opinião, João Paulo Luz, diretor comercial de TV e digital da Impresa, argumenta que o recuo na decisão de banir o TikTok significa que as decisões sobre este setor vão ser orientadas para o interesse geopolítico de Donald Trump e não para a livre concorrência e proteção dos utilizadores. Tiago Froufe, CEO da Luvin’ e da Public’, escreve sobre o impacto no marketing e publicidade da suspensão temporária do TikTok.

Paula Cosme Pinto, comunicadora para a igualdade de género e temas sociais, escreve sobre a Benetton e a publicidade como manifesto político e social. Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de direitos de marcas, escreve sobre os telemóveis que ouvem as nossas conversas.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Edição Digital

M&P 972: Entrevista a Pedro Baltazar (Nova Expressão) + Novo jornal PT50 + SIC

Inês Ramada Curto (Snack Content) e Marco Pacheco (BBDO) escrevem na Opinião. Aos 92 anos, a Sanjo está em expansão e fatura €2,5 milhões

Na edição 972 do M&P, Pedro Baltazar argumenta que “o negócio do Omnicom com o IPG dá o sinal de que o modelo de multinacional ou é maior ou não consegue as rentabilidades anteriores”. Em entrevista ao M&P, o presidente da Nova Expressão faz o balanço da internacionalização e da reorganização interna de plataformas digitais na agência de meios que lidera. A evolução das agências e dos meios de comunicação e os novos formatos emergentes são outros dos temas abordados na entrevista.

Com conteúdos distintivos e parcerias estratégicas, a SIC quer diversificar a oferta, fortalecer a informação e lançar novos programas. “A liderança não é uma obsessão para a SIC”, declara ao M&P Ricardo Costa, novo diretor de conteúdos da Impresa.

A propósito do lançamento da nova grelha de programação da SIC, o M&P foi falar com Ricardo Costa, que desde 6 de janeiro é também administrador da Impresa,  Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC, também desde 6 de janeiro, e Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da Impresa.

Há um novo jornal para profissionais da banca.  Fundado e dirigido por Cristina Dias Neves, o PT50 é detido pela Target Media, nova editora de publicações digitais para o setor profissional. Novo Banco e Millennium são os dois primeiros anunciantes.

O anúncio ‘Natal a meias’ da Calzedonia é o mais envolvente, entre as campanhas de Natal analisadas no estudo de neuromarketing da Wyperformance, desenvolvido em exclusivo para o M&P.

Aos 92 anos, a Sanjo vive uma fase de expansão com o lançamento de novos modelos e a aposta em marketing nas redes sociais. Em 2024 fatura €2,5 milhões, mais €200 mil do que em 2023.

Instagram ou Facebook? Como decidir onde investir? Escolher uma plataforma de redes sociais pelo conforto pessoal “é como fazer o menu de um restaurante só baseado nos nossos gostos, ignorando o que os clientes preferem”, escreve Inês Ramada Curto, codiretora executiva da Snack Content Portugal, na coluna Silicon Wood.

Na crónica Profissão: Idiota, Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO e escritor, escreve sobre “alguns pares de idiotas”.

Na rubrica de Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Rosa Carriço, presidente global da Kérastase – a viver em Paris há cerca de 20 anos – é a responsável pela estratégia de reposicionamento internacional da marca de cuidados capilares, que acaba de comemorar 60 anos.

Especialistas em tecnologia e media e representantes de empresas tecnológicas e de instituições públicas reúnem no Parque Ciência e Inovação de Aveiro, para debater a transformação digital nos media. A conferência ‘Convergência entre Media e Tecnologia’ é uma iniciativa do Aveiro Media Competence Center (AMCC).

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Edição Digital

M&P 970: ‘Outdoor’ em ebulição + Renova em Madrid + Dossier Marketing de Desempenho

Miguel Moreira Rato e Pedro-Filipe Santos escrevem na opinião. Inês Rubio, da Ogilvy Singapura, é a protagonista do De Portugal Para o Mundo

Na edição 970, o M&P foi saber as posições dos líderes das empresas protagonistas das mais recentes movimentações no OOH, em relação aos temas que afetam o setor.
A Renova junta arte e cor numa ativação de marca em Madrid, que leva o papel higiénico preto e vermelho numa visita privada no museu Thyssen, orientada por obras de arte com estas cores. O objetivo da ativação para 30 convidados é “precisar um território de marca em Espanha, onde estamos há 25 anos”, explica Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, em declarações ao M&P, em Madrid.
Inês Rubio, da Ogilvy Singapura, é a protagonista da rubrica dedicada a profissionais expatriados, De Portugal Para o Mundo
Na coluna Silicon Wood, Pedro-Filipe Santos, sócio e codiretor executivo da Snack Content Portugal, questiona se o TikTok é mesmo o novo Google da geração Z.
Na opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, diz que quase todos concordam que o anúncio da Coca-Cola, feito inteiramente com IA, não é minimamente natalício.
Na crónica Profissão: Idiota, Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO e escritor, escreve que o ‘networker’ é um influenciador de si próprio: a única marca com a qual trabalha é ele mesmo.
O dossier especial é dedicado ao marketing de desempenho.
Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.