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Rasgo desenvolve estratégia de comunicação da Recordati para o Magnesio Supremo

A Rasgo, que venceu o pitch para o Magnesio Supremo da Recordati, desenvolveu a estratégia de comunicação que anuncia o lançamento deste suplemento alimentar com magnésio em território nacional. “Dá […]

Luis Batista Gonçalves
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Rasgo desenvolve estratégia de comunicação da Recordati para o Magnesio Supremo

A Rasgo, que venceu o pitch para o Magnesio Supremo da Recordati, desenvolveu a estratégia de comunicação que anuncia o lançamento deste suplemento alimentar com magnésio em território nacional. “Dá […]

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A Rasgo, que venceu o pitch para o Magnesio Supremo da Recordati, desenvolveu a estratégia de comunicação que anuncia o lançamento deste suplemento alimentar com magnésio em território nacional. “Dá balanço à tua vida” é a mensagem central desta ação promocional.

“O conceito deu o mote para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação digital que assentou no marketing de influência, com destaque para a embaixadora da marca Catarina Gouveia e para uma rede de influencers”, avança a Rasgo em comunicação social.

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“Esta estratégia passou também pela criação de um website, uma campanha de paid media e social media”, refere ainda o documento.

Além de ações de comunicação direcionadas para profissionais de saúde e de iniciativas promocionais em ponto de venda, a estratégia delineada para promover o produto também inclui várias ativações. “É com enorme satisfação que vejo a Rasgo responder à confiança dos nossos clientes com uma estratégia de comunicação digital vencedora”, regozija-se João Burguete, diretor-geral da agência.

Patrocinado pela Magnesio Supremo, estreou também ontem Dá Balanço à Vida, um novo podcast conduzido pela nutricionista e ex-apresentadora de televisão Rita Andrade, que, em conversa com convidados de diversas áreas, vai falar sobre os benefícios do magnésio. O humorista António Raminhos foi o convidado do primeiro episódio. Além do Spotify, o novo podcast está disponível em plataformas áudio como a Apple Podcasts e a Google Podcasts.

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Noites de fim de semana garantem mais interações no Instagram

Estudo da Swonkie revela os horários mais eficazes para fazer publicações na rede social, com fotografias, carrosséis de imagens e vídeos a terem performances diferenciadas consoante as horas de publicação

À semelhança da televisão linear, é entre as 20h e as 23h que as publicações de Instagram conseguem maior audiência, revela um estudo da Swonkie, empresa especializada em gestão de redes sociais. “Esse é o verdadeiro horário nobre do Instagram em Portugal. Depois de terminarem as tarefas do dia, as pessoas dedicam-se ao lazer digital. Este efeito intensifica-se de sexta a domingo, nesse horário”, refere a análise.

Apesar de existir mais ruído e competição digital nesses períodos, o tempo livre e a predisposição mental para as redes sociais também são maiores. “A madrugada, das 0h às 1h, continua a gerar tração, sobretudo de domingo para segunda-feira. É o domínio do público noturno, constituído possivelmente por utilizadores mais jovens que saem de sessões de streaming ou de ‘gaming’ e prolongam o scroll”, avança o estudo, que considera que esse horário representa “uma oportunidade real para nichos específicos, como o público jovem ou criadores de conteúdo de entretenimento leve”.

Aos fins de semana, o pico do consumo acontece por volta das 14h. “Muitos utilizadores estão no sofá, no terraço ou entre um passeio e outro, e dedicam-se ao scroll mais para passar o tempo”, refere a análise da Swonkie, salientando que “o slot das 14h ao fim de semana mostra que nem todos os momentos de lazer acontecem à noite e que há micro-janelas de atenção diurna que podem ser exploradas”.

As melhores alturas para partilhar fotografias

É entre as 20h e as 23h, de domingo a quinta-feira, que as fotografias publicadas no Instagram geram maior envolvimento. Aos sábados, entre as 21h e as 22h, verifica-se outro ponto alto, sendo este “um período onde possivelmente existe menos competição de marcas B2B”, alerta o estudo da Swonkie, que identifica dois outros picos ao fim de semana, um às 8h de sábado e outro entre as 8h e as 9h de domingo.

“Já à meia-noite de segunda-feira e de terça-feira, o mapa confirma a existência das pessoas que parecem prolongar o dia a ver séries ou a jogar e acabam no ‘feed’ antes de adormecer. Às 8h de quinta-feira e de sexta-feira, também se regista uma alta interação, associada ao início do dia, que acontece quando muitos utilizadores fazem scroll antes do trabalho ou durante o trajeto matinal para o emprego”, refere o documento.

As melhores alturas para partilhar carrosséis de imagens 

Os carrosséis de imagens tendem a atrair mais utilizadores às sextas-feiras, às 8h, acontecendo outro dos maiores picos identificados entre as 23h e as 0h de sábado. Os domingos, às 14h, também se revelam eficazes, tais como as 22h das segundas-feiras. “Na quinta-feira, às 20h, vemos um grande pico, mas é claramente um ‘outlier’ e deve ser interpretado com cautela”, adverte a análise da Swonkie.

“O carrossel parece trazer mais interações quando o utilizador está disposto a dedicar alguns segundos extra ao conteúdo, seja num scroll rápido, mas focado (como acontece às sextas-feiras às 8h) ou num consumo totalmente relaxado (como sucede aos sábados entre as 23h e as 0h), na pausa de sofá após o almoço (domingo às 14h) ou na procura de motivação para a semana (segunda-feira às 22h)”, avança o estudo.

As melhores alturas para partilhar vídeos

O sábado, entre as 20h e as 23h, permanece, de acordo com a análise da Swonkie, o pico absoluto de toda a semana no que se refere ao consumo de vídeo. “É o momento em que o público tem menos restrições de horário e mais legitimidade para dedicar ficar até mais tarde nas redes sociais. Entre as 0h e a 1h, do domingo para segunda-feira, são muitos os utilizadores que fecham o dia a ver vídeos”, salienta o estudo.

O horário das 22h é o que concentra maior número de visualizações e de interações em vídeo, independentemente do dia da semana. O período entre as 14h e as 16h, às quartas-feiras e às quintas-feiras, também gera níveis de envolvimento acima da média, tal como as terças-feiras, entre as 22h e 23h. “O vídeo prospera quando o público tem tempo livre. Ajustar o calendário para estes slots pode multiplicar as visualizações iniciais e sinalizar rapidamente relevância ao algoritmo”, adverte a Swonkie.

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Aaron Taylor-Johnson é o novo embaixador da Omega

O ator britânico, que tem sido apontado como o próximo James Bond, reforça uma lista de celebridades constituída por George Clooney, Nicole Kidman, Eddie Redmayne, Naomie Harris e Daniel Craig

Aaron Taylor-Johnson (na foto), ator britânico com 1,7 milhões de seguidores no Instagram, é o novo embaixador da Omega. O artista de 34 anos, que tem sido apontado como o próximo James Bond, foi escolhido pelo carisma e pela paixão que tem pela relojoaria, tendo visitado a fábrica da marca na Suíça antes de formalizar a colaboração.

“O Aaron Taylor-Johnson é um ator muito versátil, tendo participado em filmes de ação, drama e romance. A paixão que tem por relógios é enorme, o que nos deixa encantados por o termos como embaixador a partilhar entusiasticamente as nossas novas criações”, refere Raynald Aeschlimann, presidente e CEO da Omega, citado em comunicado de imprensa.

O ator, que vai promover a marca em campanhas, eventos públicos e nas redes sociais, reforça uma lista de embaixadores que inclui celebridades como George Clooney, Nicole Kidman, Cindy Crawford, Eddie Redmayne, Zoë Kravitz, Naomie Harris, Kaia Gerber, Han So-hee, Daniel Craig, Zhou Dongyu, Kiko Mizuhara e Allyson Felix.

“Sempre tive apreço por relógios, especialmente pela Omega. Depois de visitar a fábrica da marca, fiquei impressionado com a habilidade que é preciso ter para fabricar um produto tão luxuoso quanto este”, revela Aaron Taylor-Johnson, citado no documento. O ator, que protagoniza a nova campanha da marca, surge nas primeiras imagens promocionais com o modelo Speedmaster First Omega in Space.

 

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“A tradição de hospitalidade torna-nos parceiros confiáveis e diplomáticos”

Depois de uma passagem pelo Médio Oriente, Xavier Nunes regressa a Espanha para assumir a direção de expansão global e de ativação de marca da Marathon Des Sables, que organiza a Maratona das Areias

A promoção internacional da Maratona das Areias está nas mãos de Xavier Nunes (na foto) que, a partir de Espanha, assume a direção global de expansão e de ativação de marca da Marathon Des Sables, sendo também diretor da etapa da prova que se realiza em Fuerteventura.

A empresa promotora da prova desportiva, que começa em 1986 nas areias marroquinas do deserto do Saara antes de se expandir para a Namíbia, a Turquia, a Jordânia, o Peru e as Canárias, tem vindo a reforçar o número de maratonas que realiza anualmente, contando com o português, que também já trabalhou em França e no Médio Oriente, para aumentar o número de participantes.

Na rubrica do M&P dedicada a profissionais expatriados, Xavier Nunes fala da experiência e aponta “a empatia, a humildade e a capacidade de escuta ativa dos portugueses” como vantagens competitivas nos mercados estrangeiros.

Trabalhar fora de Portugal era uma ambição ou houve uma circunstância a determinar a saída?

Desde os tempos da universidade e da minha ligação à AIESEC, sempre cultivei o desejo de ter uma experiência profissional internacional. Essa ambição foi também influenciada pelo percurso do meu pai, que emigrou para França e Reino Unido durante 11 anos, e pela origem espanhola da minha mãe.

Trabalhar em Espanha era um objetivo pessoal, para poder viver a cultura espanhola de forma autêntica. Concluí a minha formação em gestão de empresas no ISEG, com uma forte vivência associativa, tendo depois iniciado a minha carreira internacional em França, em Grenoble, integrando o departamento global de serviços de tecnologias de informação da Hewlett-Packard.

Em termos profissionais, quais são as diferenças entre trabalhar em Portugal e fora do país?

Nunca exerci atividade profissional em empresas portuguesas. Depois de França, segui para Espanha, para a Nestlé, rumando posteriormente para o Dubai, para a Kraft Foods, embora tenha trabalhado em outras organizações.

Atualmente, estou em Espanha, com foco no mercado global da Marathon Des Sables. Aqui, destaco a agilidade na concretização de negócios e uma informalidade no trato profissional, que facilita a colaboração.

No Médio Oriente, a dimensão relacional também é absolutamente central. Em mercados como a Arábia Saudita ou os Emirados Árabes Unidos, as interações comerciais são precedidas por conversas pessoais, sobre a família ou situação profissional, sendo fundamental estabelecer uma ligação humana antes de avançar com qualquer acordo.

Quais são as mais-valias e os obstáculos que o ser português tem no seu trabalho?

Os portugueses têm diversas mais-valias no contexto profissional global. Destaco a empatia como uma competência distintiva, bem como a humildade e a capacidade de escuta ativa. Temos uma notável facilidade em adaptar-nos a diferentes culturas, respeitando as suas especificidades, além de trabalharmos bem em equipa.

A nossa tradição de hospitalidade reflete-se nas relações profissionais, tornando-nos parceiros confiáveis e diplomáticos. Essa postura de respeito e abertura coloca-nos frequentemente como facilitadores naturais em ambientes corporativos multiculturais.

Qual é o momento que o mercado espanhol atravessa na sua área de atividade?

O mercado espanhol apresenta uma dinâmica bastante positiva no setor desportivo. Em Espanha, o desporto tem uma expressão mais ampla do que em Portugal, abrangendo múltiplas categorias em expansão e oferecendo referências inspiradoras tanto a nível nacional como internacional.

Existe um investimento significativo em modalidades para além do futebol, o que constitui uma diferença substancial face à realidade portuguesa. O segmento da corrida, em particular, tem registado um crescimento exponencial nos últimos quatro anos, sendo esse crescimento visível na presença constante de atletas espanhóis nos pódios de provas internacionais.

A Marathon Des Sables organiza maratonas em Espanha, Marrocos, Namíbia, Turquia, Jordânia e Peru, o que obriga Xavier Nunes, diretor global de expansão e de ativação de marca da empresa, a viajar pelos seis países

Que funções desempenha atualmente e que projetos tem em mãos?

Sou responsável pela ativação da marca Marathon Des Sables, liderando a sua expansão global, a partir de Madrid. Paralelamente, exerço também funções de direção da prova Marathon Des Sables Fuerteventura, que se realiza anualmente nas Canárias. Estou a preparar a edição deste ano, que acontece entre 20 e 27 de setembro.

Qual foi a experiência profissional que teve em Espanha que mais o marcou?

Durante o meu percurso na Nestlé Waters, em Barcelona, fui convidado a assumir a responsabilidade de marketing e vendas da marca Perrier a nível internacional, em articulação com a equipa global sediada em França.

Esta experiência marcou uma viragem na minha carreira, dada a aprendizagem intensiva na interseção entre marketing e vendas que me proporcionou.

E no Médio Oriente?

Nos Emirados Árabes Unidos, a experiência mais transformadora foi a minha integração a tempo inteiro na startup que cofundei, a elGrocer by Smiles, como diretor de marketing, ao lado de um colega da Kraft Foods, no dia anterior ao confinamento provocado pela pandemia, em 2020.

Gerir um negócio de retalho alimentar online neste contexto exigiu resiliência, criatividade e uma capacidade de trabalho fora do comum, sendo um serviço essencial para a população local durante o confinamento. Foi um período desafiante, mas profundamente enriquecedor.

Em termos profissionais, do que é que tem mais saudades, em relação ao mercado português?

Apesar de, no Médio Oriente, as relações pessoais e o interesse familiar serem essenciais, em Portugal há uma abordagem relacional ainda mais enraizada. As relações comerciais assentam frequentemente em encontros presenciais, em almoços de trabalho e numa construção relacional que pode evoluir para amizades pessoais. Esta dimensão humana do ambiente de negócios é algo de que tenho saudades.

Pensa regressar a Portugal?

Sim, gostava de regressar a Portugal, um dia, para estar mais próximo da família e para poder contribuir para posicionar o nosso país no panorama global. Atualmente, desenvolvo esse trabalho a partir de Espanha, organizando eventos de aventura na Jordânia, na Turquia, na Namíbia e no Peru, além das Canárias, mas acredito que, fazendo-o a partir de Portugal, a marca do país sairia mais valorizada.

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AMD aprova novo código de conduta

“Este documento é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade”, refere André Novais de Paula, presidente da direção da AMD (na foto)

A Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital (AMD) aprova o novo código de conduta, que tem como objetivo reforçar o compromisso das empresas com a ética e responsabilidade legal no setor do marketing direto e digital, numa altura em que a utilização de dados pessoais e de marketing personalizado colocam desafios à privacidade e à confiança do consumidor.

“Num contexto de rápida evolução tecnológica e regulamentar, o novo código de conduta assume-se como um instrumento de referência para todas as empresas que desenvolvem atividade neste setor, independentemente da sua dimensão ou setor de atuação”, refere a AMD em comunicado.

O documento, obrigatório para todos os associados da AMD, foi revisto para responder aos desafios do setor, em especial nas áreas de proteção de dados e privacidade; do marketing digital e programático, com enfoque em práticas transparentes e não intrusivas; do comércio electrónico, assegurando a defesa do consumidor e a equidade nas transações, assim como da inteligência artificial, regulando a sua utilização ética na criação de perfis, automação e personalização de comunicações comerciais.

“O novo código de conduta é o culminar de um extenso trabalho de análise e reflexão. Representa o compromisso com um marketing mais ético, responsável e adaptado aos desafios tecnológicos e regulatórios que se colocam às empresas e aos profissionais. Este documento é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade como motor da economia portuguesa”, refere André Novais de Paula, presidente da direção da AMD.

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Mafalda Castro é a cara da nova gama Matinal Livre

A campanha, presente em televisão, digital, exterior e ponto de venda, foi desenvolvida pela agência McCann, com a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson

Mafalda Castro dá voz ao novo posicionamento de Matinal Livre. A comunicação arranca esta segunda-feira, dia 26 de maio, e vai prolongar-se por três semanas, permitindo uma presença da marca em diferentes canais como televisão, digital, exterior e ponto de venda.

A campanha foi desenvolvida pela agência McCann, com a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson.

Com esta parceria, a marca tem como objetivo reforçar os valores que estão na sua génese: o equilíbrio, a leveza e o autocuidado. “A Mafalda personifica um estilo de vida moderno e consciente, tornando-se uma escolha natural para representar a gama Matinal Livre e estabelecer ligações com audiências diversas, pela sua notoriedade e presença em projetos e canais distintos”, explica a gestora da marca Matinal, Catarina Cruz, citada em comunicado.

Com esta colaboração, a marca pretende estreitar a relação com os consumidores e reforçar o reconhecimento da gama Matinal Livre.
“Queremos inspirar novos públicos a estarem atentos para cuidar de si, criando uma ligação emocional com a marca e personificando a relevância da nossa proposta de valor”, conclui a gestora de marca.

Para Mafalda Castro, a marca é uma extensão do seu próprio estilo de vida: “Começar por mim e fazer escolhas que me fazem sentir bem é o que procuro no meu dia a dia, e a Matinal encaixa na perfeição na minha rotina: ajuda-me a sentir equilibrada e cheia
de energia”.

 

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Trump ameaça UE com com tarifas de 50% a partir de 1 de junho

“As nossas discussões não estão a chegar a lado nenhum. Nestas circunstâncias, recomendo a imposição de direitos aduaneiros de 50% à UE, a partir de 1 de junho”, ameaça Donald Trump na rede Truth Social

O Presidente Donald Trump “recomenda” uma tarifa de 50% sobre os produtos da União Europeia (UE), citando a falta de progresso nas atuais negociações comerciais. O anúncio foi feito através da rede social Truth Social: “As nossas discussões não estão a chegar a lado nenhum. Nestas circunstâncias, recomendo a imposição de direitos aduaneiros de 50% à UE, a partir de 1 de junho. Não existem direitos aduaneiros sobre os produtos fabricados nos Estados Unidos”.

Trump vai mais longe e acusa a UE aplicar, via IVA, sanções “ridículas” às empresas, entre outras críticas, que, diz, geraram um défice comercial com os Estados Unidos.

“As poderosas barreiras comerciais, impostos sobre o IVA, penalizações ridículas para as empresas, barreiras comerciais não monetárias, manipulações monetárias, processos judiciais injustos e injustificados contra empresas americanas, e muito mais, conduziram a um défice comercial com os EUA de mais de 250 milhões de dólares por ano, um número que é totalmente inaceitável”, assume Donald Trump esta sexta-feira numa publicação na rede Truth Social.

Ameaças que também foram dirigidas à Apple. Donald Trump quer impor uma tarifa de “pelo menos 25%” se a empresa não transferir a produção do Iphone para os Estados Unidos. Mais de 60 milhões de telemóveis são vendidos anualmente nos Estados Unidos, mas o país não fabrica smartphones.

“Há muito que informei Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones que serão vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar”, escreve Trump, acrescentando que “se não for esse o caso, a Apple terá de pagar uma tarifa de pelo menos 25% aos EUA”.

A Apple junta-se agora à Amazon, ao Walmart e a outras grandes empresas norte-americanas na mira da Casa Branca, que tentam responder à incerteza e às pressões inflacionistas desencadeadas pelas suas tarifas.

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Marketing digital da Lisboat nas mãos da Lisbon Project

A agência é responsável pela gestão do investimento em publicidade online em Google Ads e Meta Ads, pelo e-mail marketing, pela gestão das redes sociais da Lisboat e pela renovação do site da empresa

A Lisbon Project está a trabalhar a conta da Lisboat (na foto), empresa de passeios fluviais detida pelo Grupo Barraqueiro. A agência de comunicação e marketing é responsável pela gestão do investimento em publicidade online no Google Ads e Meta Ads, pelo serviço de e-mail marketing, pela gestão das redes sociais e pela renovação do site da marca.

“Encontrámos na Lisbon Project o parceiro ideal para a nossa comunicação digital. Tem uma equipa rápida, descomplicada e com quem é um prazer trabalhar. Uma equipa de profissionais que, todos os dias, tem sido, acima de tudo, capaz de captar, interpretar e traduzir com excelência a nossa mensagem, identidade e valores no ecossistema digital”, realça Jéssica Reprezas, diretora de marketing da Lisboat, citada em comunicado de imprensa.

Para aumentar a notoriedade da marca, que integra o grupo empresarial internacional Gray Line, foram criados os ‘locals Lisboat’, três personagens fictícias apaixonadas por Lisboa, que, através de publicações nas redes sociais e nas plataformas digitais da empresa, em português e em inglês, ajudam os turistas a explorar as zonas da Avenida da Liberdade, Belém e Bairro Alto e Príncipe Real.

“A estratégia de comunicação da nossa agência pretende potenciar a experiência diferenciada de conhecer a cidade através do rio, no sistema ‘hop-on hop-off’, com a criação de um ‘storytelling’ que transmite o profundo conhecimento que a equipa Lisboat tem da cidade, desenvolvendo um novo eixo criativo personalizado”, explica Filipa Oliveira, sócia-gerente da Lisbon Project, citada no documento.

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Campanhas do Turismo de Portugal premiadas em Nova Iorque

Turismo de Portugal conquista prata e bronze nos New York Festivals 2025 com as campanhas ‘Portugal’s Unwritten Recipe’ e ‘Portugal is Art’, que celebram a gastronomia e a arte nacional

O Turismo de Portugal conquista dois prémios nos New York Festivals TV & Film Awards 2025. O projeto ‘Portugal’s Unwritten Recipe’ é distinguido com prata, enquanto ‘Portugal is Art’ arrecada o bronze, “o que evidencia a excelência e o impacto da promoção do turismo e da cultura portuguesa no cenário global”, segundo o comunicado de imprensa.

As duas campanhas foram veiculadas através de meios digitais, nos canais Facebook, Instagram, YouTube e Online Vídeo, incluindo o formato Connected TV, de modo a assegurar uma abordagem multicanal.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destaca o reconhecimento internacional do trabalho de promoção. “Estes prémios refletem o valor cultural e emocional que procuramos transmitir sobre o nosso país junto dos mercados. O Turismo de Portugal continuará a apostar em narrativas autênticas que marquem quem nos vê e que impulsionem a descoberta do nosso país.”

A campanha ‘Portugal’s Unwritten Recipe’ mostra como a gastronomia carrega consigo a cultura e as tradições locais e reflete a diversidade do território ou o talento dos chefs. “Enquadrada num plano mais alargado de internacionalização da gastronomia portuguesa como ativo turístico que diferencia o destino e que proporciona experiências turísticas únicas”, destaca o comunicado.

Por seu lado, ‘Portugal is Art’ mostra que a arte está presente nas paisagens, nos sabores da gastronomia, na força do mar, nos festivais de música, nas tradições que se mantêm vivas e na criatividade de artistas emergentes. “Em cada detalhe, Portugal revela-se como uma galeria a céu aberto onde cada experiência, seja na natureza ou nos centros culturais urbanos, convida a descobrir a essência artística do país”.

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Multilem vence concurso para stands internacionais da marca Visit Portugal

A empresa será responsável pelo design, produção e gestão dos stands de promoção da marca nacional em feiras internacionais, com uma média anual prevista de 20 participações

A Multilem é a vencedora do concurso internacional promovido pelo Turismo de Portugal para o desenvolvimento dos stands institucionais da marca Visit Portugal durante os próximos três anos.

Como parceira do Turismo de Portugal, a Multilem será responsável pelo design, produção e gestão dos stands de promoção da marca nacional em feiras internacionais nas Américas, Europa e Ásia, com uma média anual prevista de 20 participações.

A proposta criativa apresentada pela Multilem inspira-se no mar como elemento central da identidade portuguesa, refletindo a missão da marca Visit Portugal: acolher todos.

“Mais do que um espaço expositivo, o stand será um ambiente vivo, com formas fluidas, materiais reflexivos, texturas ondulantes e cores profundas — pensado para despertar emoção, valorizar a autenticidade e criar uma memória duradoura nos visitantes”, informa a Multilem em comunicado de imprensa.

Num contexto em que o turismo se assume como setor-chave para a economia portuguesa, “o reforço da marca ‘Visit Portugal’ em mercados estratégicos é essencial para atrair investimento, promover parcerias e projetar o país como destino autêntico, inclusivo e culturalmente rico”, refere a Multilem no comunicado.

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O Escritório, Fullsix, Essencemediacom, Lift, Pepper e Fuel são as agências mais atrativas

Nuno Jerónimo (O Escritório) é o profissional mais admirado na criatividade e lidera o ranking geral da Scopen (na foto), onde Susana Albuquerque (Uzina) ocupa a segunda posição, seguida por Salvador da Cunha (Lift), em terceiro lugar

Catarina Nunes

A O Escritório é a agência mais atrativa para trabalhar em criatividade, seguida da Uzina e da Fuel, de acordo com o estudo Best Agency To Work For, da Scopen, apresentado no Festival CCP.

Nas agências digitais, a Fullsix lidera com a Pepper e a Adagietto em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
A Essencemediacom é a preferida entre as agências de meios, num top três composto ainda pela Initiative (2º) e Arena Media (3º).

Em comunicação e relações públicas, a Lift ocupa a primeira posição, seguida da LLYC e da Burson.
A Pepper lidera nas ativações e influenciadores, com a Notable e a Companhia das Soluções no segundo e terceiro lugar.

Na rede criativa mais atrativa para trabalhar, a Fuel lidera à frente da Bar Ogilvy e da Dentsu Creative.
O estudo da Scopen avalia em Portugal, de dois em dois anos, as agências nomeadas pelos profissionais de agências como as mais atrativas para trabalhar. As agências de ativações e influenciadores são incluídas este ano pela primeira vez.

Esta terceira edição do estudo tem a participação de 1183 profissionais de agências, de um total de 94 agências, o que representa uma subida face às 81 agências incluídas no estudo de 2023 e as 39 agências que participaram na edição de estreia, em 2021.

Nuno Jerónimo, Salvador da Cunha, Erick Lasshe e Susana Silva são os mais admirados
Nuno Jerónimo (O Escritório) é o profissional da criatividade mais admirado, seguido por Susana Albuquerque (Uzina), Miguel Durão (SATG), João Madeira (Fuel) e Andreia Ribeiro (Fuel).

Nuno Jerónimo é também o profissional mais admirado no ranking global, seguido por Susana Albuquerque e Salvador da Cunha, que é o mais admirado na comunicação e relações públicas. Nesta área, Miguel Moreira Rato (Adagietto) é o segundo mais admirado, com Marlene Gaspar (LLYC), Francisca Seabra (Burson) e Inês Mendes da Silva (Notable), ambas na quarta posição, a completar o top quatro.

Inês Mendes da Silva lidera, no entanto, na área de ativações e influenciadores , seguida por Marta Patronilho (Pepper), Sofia Matos Ribeiro (Samy Alliance), Joana Neves (Goat) e Alexandra Navarro (Samy Alliance), nas restantes posições do top cinco.

No digital, os eleitos são Erick Lasshe (Fullsix), em primeiro lugar, seguido por Pedro Morgado (Fullsix), Tiago Dias (Pepper) e Sérgio Oliveira (Performics Publicis Group) e Filipe Bernardes (Digitas Publicis Group), ambos em quarto lugar.

Na área de meios, Susana Silva (Essencemediacom) lidera, com Maria Carvalho (Publicis Media), Rita Amzalak (Havas Media), Filipe Neves (Arena Media) e Fernanda Marantes (Havas Media Group) nas restantes posições.

Em termos da metodologia seguida, os profissionais das agências abrangidos no estudo podem nomear até três agências. As agências podem ser nomeadas por atuais colaboradores ou por outros profissionais de agências, em qualquer um dos cinco eixos (criatividade, digital, meios, comunicação e relações públicas, e ativações e influenciadores.

Os resultados são ponderados pela ordem de preferência de nomeação, em que a agência nomeada como primeira preferência tem uma ponderação de cinco pontos; a segunda preferência pondera em três pontos e a terceira preferência pondera um ponto.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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