Em maio, o consumo televisivo registou uma diminuição de -3.7% face ao mês de abril de 2025, segundo a análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands.
Entre os canais FTA, a SIC, que recuperou a liderança entre os canais generalistas (algo que não acontecia desde janeiro de 2024) manteve a liderança com um ‘share’ de 14.4%. A TVI, apesar de não ter verificado alterações face ao último mês, ficou na segunda posição com um ‘share’ de 13.8%. A RTP1, que transmitiu o programa mais visto do mês e do ano até ao momento (Final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica) ficou na 3ª posição com um ‘share’ de 11.0% (+0.3p.p. vs. abril).

No mês de março, as tipologias do Pay Tv e ‘Outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming e consolas) registam resultados distintos, com o Pay TV a ser o mais beneficiado, cresce +0.7p.p. vs. abril, enquanto os ‘Outros’ verificam uma diminuição -1.0p.p. face ao último mês.
Durante o mês de maio tivemos alguns eventos que provocaram um impacto positivo nas audiências, em especial na audiência dos canais de informação que foram dos que mais cresceram face ao último mês. Campanha e noite eleitoral, eleição do novo papa e acompanhamento dos jogos e da festa do novo campeão nacional foram alguns dos eventos que provocaram este forte crescimento.
Os portugueses escolheram os canais de informação (SIC Notícias, CNN Portugal e NOW) de forma a acompanharem toda a informação sobre a campanha eleitoral. A CMTV também regista um crescimento devido ao acompanhamento da campanha, mas este crescimento acontece sobretudo devido à transmissão do relato em direto dos últimos jogos do campeonato nacional. O jogo do título entre Benfica e Sporting teve um forte impacto nas audiências do canal.
Neste dia, a CMTV teve os dois programas mais vistos do dia de toda a televisão portuguesa, o ‘Duelo Final’ e ‘Golos: Segunda Parte’.

Nota ainda para a entrada da Eurosport 1 no top20 canais mais vistos do mês. Transmissão do Giro de Itália e da primeira semana do torneio de ténis Roland Garros contribuíram para o crescimento das audiências do canal.
Em maio, o programa mais visto do mês foi a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting. O jogo registou uma audiência média de 2 milhões e 505 mil telespetadores, o que representou um ‘share’ de 56.2% e para além de ter sido o mais visto do mês é também o mais visto do ano até ao momento.
O ‘pós-match’ com a entrega da Taça ficou na segunda posição e contou com uma audiência média de 2 milhões e 90 mil telespetadores e um ‘share’ de 42.5%. ‘Isto é gozar com quem trabalha’, que durante as duas semanas da campanha eleitoral teve emissão diária, completa o pódio dos programas mais vistos do mês com uma audiência média de 974 mil telespetadores e um ‘share’ de 19.3%.
Destaque ainda para a RTP1, que durante a noite eleitoral contou com os dois programas mais vistos. ‘Legislativas 2025 – O Vencedor’ e ‘Legislativas 2025 – Mapa Político’ registaram uma audiência média de 801 e 794 mil telespetadores, respetivamente.

Relativamente às audiências por período horário, no mês de maio, a SIC liderou durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’ com 19.1% de ‘share’ (vs. 16.9% da TVI) e durante todo o período do ‘prime-time’ (1º e 2º), sendo no 2º ‘prime-time’ onde a diferença face à TVI foi menor (15.5% da SIC vs. 14.2% da TVI). RTP1 continua a liderar durante o ‘pré-prime’, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’ com um ‘share’ de 15.0% da RTP1 (vs 14.8% da SIC).
Este é o único período do dia onde a RTP1 consegue liderar em todo o dia. Nos restantes períodos (manhã, tarde e ‘late night’) a TVI lidera, com o ‘late night’ a ser o período onde lidera com maior diferença sobre a concorrência registando um
‘share’ de 12.3% (vs. 10.3% da SIC e 3.4% da RTP1).
Fonte: Dados GFK/CAEM reproduzidos em YUMI, Time-Bands – Mediamonitor;