Cerca de 2,7 milhões de portugueses viram Espanha sagrar-se campeã da Europa pela quarta vez
Final Espanha x Inglaterra entrou diretamente para a quinta posição do top 10 dos jogos mais vistos em canal aberto. Os jogos de Portugal ocupam as quatro primeiras posições, com o Portugal x Eslovénia a ser o mais visto
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Espanha venceu a Inglaterra na final do Euro 2024, por duas bolas a uma, e sagra-se pela quarta vez campeã da Europa, depois das conquistas de 1964, 2008 e 2012. Com esta vitória, Espanha é agora a seleção com maior número de europeus, ultrapassando a Alemanha.
Com transmissão na RTP1, a final foi vista por um total de 4,5 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 2,7 milhões de telespetadores e um share de 51,8%. O jogo entre a Espanha e a Inglaterra teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que sobretudo devido à transmissão do jogo, liderou no total dia com um share de 17,8%. A SIC ficou na segunda posição com um share de 13%, seguida da TVI com um share de 11,7%.
Comparativo com Euro 2016 e 2022 em canal aberto
Se compararmos as últimas finais dos três últimos europeus vemos que a final de 2016, que teve a presença de Portugal foi a mais vista. A vitória de Portugal frente a França foi vista, em média por 3 milhões e 702 mil telespetadores e teve um share de 78,1%.
A final do Euro 2024 foi a segunda mais vista, tendo sido vista em média por cerca de 2,7 milhões de telespetadores (+19% vs. final do Euro 2020) e um share de 51,8%. Das três finais, a final do Euro 2020 entre Itália x Inglaterra foi a menos vista.
Espanha X Inglaterra com pico máximo de 3,2 milhões de telespetadores
A partida transmitida pela RTP1 registou uma performance crescente ao longo de toda a primeira parte. O interesse dos portugueses na partida diminuiu com o intervalo, no entanto este foi retomado logo que a segunda parte teve início.
A audiência da segunda parte foi superior à da primeira parte e mais estável. O pico de audiência aconteceu já perto do apito final, altura em que a Inglaterra fazia o último esforço para levar a partida para o prolongamento.
Jogos do Euro 2024 registaram uma maior audiência face aos jogos dos últimos dois europeus
A 14 de julho realizou-se o último jogo do Euro 2024, a final entre a Espanha e a Inglaterra. Em comparação com os dois últimos europeus podemos verificar que o Euro 2024 regista, no acumulado de todos os jogos, níveis de audiência média superiores (+27% face ao Euro 2020 e +0,5% face ao Euro 2016). O mesmo se verifica quanto aos jogos em que Portugal participou, que registaram uma audiência média de 3 milhões e 261 mil telespetadores (+1% vs Euro 2016 e +7% vs. Euro 2020).
Impacto das audiências em TV – Euro 2024
Durante o período do Euro 2024, a RTP1 e a SIC foram as únicas estações que registaram um aumento do seu share, quando comparado com a média do mês de maio. Ambas registaram um crescimento (+1.1p.p. vs. a média de maio). Apesar do crescimento da SIC, a TVI com um share de 15,6%, foi a estação mais vista durante o período do Europeu. A Sport TV, que transmitiu todos os jogos do Euro, registou um share de 1,0%, refletindo um aumento de +0.6p.p. face à média de maio.
Portugal x Eslovénia foi o jogo mais visto de toda a competição
O jogo da final entre Espanha x Inglaterra entrou diretamente para a quinta posição do top 10 dos jogos mais vistos em canal aberto. Os jogos de Portugal ocupam as quatro primeiras posições, com o Portugal x Eslovénia a ser o mais visto. O jogo registou uma audiência média de cerca de 3,6 milhões de telespetadores e um share de 65,6%.
Dos jogos em que Portugal participou, o jogo frente à Turquia foi o menos visto. O jogo ficou na sexta posição com uma audiência média de 2 milhões e 623 mil telespetadores e um share de 63,7%. Este foi também o único jogo de Portugal transmitido às 17h, sendo que todos os outros tiveram transmissão às 20h.
No canal de subscrição o jogo mais visto foi o jogo dos quartos de final entre Portugal e a França. O jogo que ditou a eliminação de Portugal contou com uma audiência média de 236 mil telespetadores e um share de 4,5%. Inglaterra x Eslováquia e o Espanha x Alemanha, considerada por muitos uma final antecipada, completam o top 3 dos jogos mais vistos no canal premium.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas