Sugestões para ler, ver e escutar da edição 979 do M&P
O livro ‘Building Media Trust’, a série ‘The New Look’ e o podcast ‘The Heart & Hustle of Portugal’ são alguns dos destaques

Daniel Monteiro Rahman
Imprensa mobiliza-se para dinamizar setor
O que pode ler na edição 980 do M&P
Hollywood em choque com tarifas de Trump sobre o cinema
NetAudience: SIC assume liderança
O que pode ler na edição 981 do M&P
Trump corta financiamento da rádio e televisão públicas por parcialidade
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
JC Decaux assina com Strada Outlet e instala rede 100% digital
Ler
Building Media Trust
O jornalismo enfrenta uma crise de confiança. A desinformação, a manipulação política e o declínio dos media independentes ameaçam um dos direitos fundamentais da cidadania, o acesso à informação de qualidade. Este é o ponto de partida do autor Pedro Jerónimo, investigador do laboratório de comunicação da Universidade da Beira Interior, e Inês Amaral, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
O livro apresenta estudos de casos na Europa, América Latina, América do Norte e África, e traça caminhos para a reconstrução de um sistema mediático mais fiável, incluindo propostas que vão desde a promoção de um maior envolvimento da comunidade com os media locais até ao impacto da regulamentação no jornalismo. A obra pode ser descarregada gratuitamente no site do Laboratório de Comunicação (LabCom).
Autores Pedro Jerónimo & Inês Amaral
Editora Livros LabCom
Lançamento Março de 2025
Páginas 276
Preço Gratuito
Marcas que Fazem Portugal
A autora e jornalista Margarida Vaqueiro Lopes, atualmente editora executiva do Dinheiro Vivo, conta as histórias das onze marcas nacionais com melhor desempenho ao longo dos anos.
Num mundo globalizado e cada vez mais homogéneo, o livro realça a importância da autenticidade das marcas portuguesas. Algumas nunca enfrentaram dificuldades, outras, mesmo quando o fim parecia próximo, conseguiram reinventar-se. Hoje, são incontornáveis quando se fala de sucesso nacional.
É o caso da Vista Alegre ou da Ramirez, marcas que partiram à conquista do mundo, ou do vinho Mateus Rosé, que Elton John tanto apreciava, e o homenageou numa canção.
Autora Margarida Vaqueiro Lopes
Editora Fundação Francisco Manuel dos Santos
Lançamento Setembro de 2024
Páginas 104
Preço €4,50
Ver
The New Look
A série centra-se em Christian Dior e Coco Chanel, interpretados por Ben Mendelsohn e Juliette Binoche, e retrata a ascensão do designer de moda que redefiniu a silhueta na Segunda Guerra Mundial. Com dez episódios, a minissérie recorda o impacto da ocupação nazi na alta-costura parisiense, com foco nas estratégias que conduziram à prosperidade da Dior.
A importância de adaptar a identidade da marca ao impacto da realidade serve de insight para os profissionais de marketing e publicidade que querem compreender a evolução das marcas em contextos desafiantes.
Formato Série biográfica
Realizador Todd A. Kessler
Estúdio Apple Studios
Distribuidora Apple
Plataforma Apple TV+
Lançamento Fevereiro de 2024
The Playlist
A minissérie sueca de seis episódios explora as origens do Spotify através da história do empresário de tecnologia sueco, Daniel Ek e do seu parceiro de negócios, Martin Lorentzon.
Os dois revolucionaram a indústria da música quando lançaram o Spotify, uma plataforma que permite o streaming legal e gratuito. A série conta o caminho atribulado da empresa até ao topo.
Cada episódio é contado a partir do ponto de vista de uma personagem, seja a dos fundadores ou a dos artistas, para permitir a compreensão dos desafios e triunfos na construção de uma marca que alterou o consumo de música a nível global.
Formato Minissérie biográfica
Realizadores Per-Olav Sørensen e Hallgrim Haug
Estúdio Yellow Bird UK
Distribuidora Netflix
Plataforma Netflix
Lançamento Outubro de 2022
Escutar
À Descoberta das Cinco Estrelas
Conduzido por Sofia de Castro Fernandes, este podcast semanal, promovido pelo Prémio Cinco Estrelas, ajuda a conhecer produtos e serviços que os consumidores portugueses consideram Cinco Estrelas.
Um dos mais recentes episódios tem como convidado Bruno Galante, diretor de marketing e comunicação da Toyota, e aborda o tema ‘O futuro das compras’.
Campaign Chemistry
Conduzido por Alison Weissbrot, o podcast semanal da Campaign US aborda temas como a criatividade, os media, o marketing ou a liderança, através de conversas com criativos, ‘marketers’ e líderes por detrás de algumas das marcas e agências do momento.
Semanalmente, são fornecidas notícias, análises e entrevistas com figuras-chave da atualidade do setor para dar a conhecer os bastidores das maiores campanhas do mercado norte-americano.
The Heart & Hustle of Portugal
Apresentado por Tony Gonçalves, executivo na área dos media e fundador do The Evrose Group, The Heart & Hustle of Portugal é o primeiro podcast em inglês do Expresso e visa apoiar a cultura empreendedora portuguesa, dando voz a personalidades ligadas ao país que têm impacto no cenário internacional.
A nova temporada, com estreia a 11 de abril, traz personalidades como Joana Vasconcelos, Catarina Portas, Tim Vieira e Joaquim de Almeida, entre outros.