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Susana Azevedo reforça equipa do Observador

“A prioridade passa por apoiar a gestão da equipa comercial, bem como a exploração de novas fontes de receita”, refere Miguel Simões, diretor-geral adjunto do jornal, responsável pelas áreas comercial e marketing

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Susana Azevedo, até agora diretora comercial da TSF, jornais e revistas do grupo Notícias Ilimitadas, é a nova diretora comercial adjunta do Observador.

Licenciada em relações públicas e publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP), Susana Azevedo tem um percurso profissional quase todo feito no universo dos media. Ao longo da carreira, foi responsável por equipas e projetos estratégicos em empresas como Microfocus, Global Media Group e TSF, com foco na gestão de marcas e pessoas, rentabilização comercial, desenvolvimento de conteúdos, eventos e resultados do negócio.

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“A prioridade da nova função passa por apoiar a gestão da equipa comercial de uma forma próxima e articulada, bem como a exploração de novas fontes de receita, que exigem um pensamento estratégico e um conhecimento do mercado. A Susana é um importante reforço da equipa num momento tão complexo e com tantos desafios”, revela Miguel Simões, diretor-geral adjunto do Observador, com responsabilidade pelas áreas comercial e marketing.

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Canais de informação foram mais procurados pelos portugueses

Num mês marcado por grandes eventos, como as eleições legislativas ou a final da Taça de Portugal, os portugueses acompanharam a atualidade através dos canais de informação, segundo dados da agência de meios Initiative (Grupo IPG Mediabrands)

Em maio, o consumo televisivo registou uma diminuição de -3.7% face ao mês de abril de 2025, segundo a análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands.

Entre os canais FTA, a SIC, que recuperou a liderança entre os canais generalistas (algo que não acontecia desde janeiro de 2024) manteve a liderança com um ‘share’ de 14.4%. A TVI, apesar de não ter verificado alterações face ao último mês, ficou na segunda posição com um ‘share’ de 13.8%. A RTP1, que transmitiu o programa mais visto do mês e do ano até ao momento (Final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica) ficou na 3ª posição com um ‘share’ de 11.0% (+0.3p.p. vs. abril).

No mês de março, as tipologias do Pay Tv e ‘Outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming e consolas) registam resultados distintos, com o Pay TV a ser o mais beneficiado, cresce +0.7p.p. vs. abril, enquanto os ‘Outros’ verificam uma diminuição -1.0p.p. face ao último mês.

Durante o mês de maio tivemos alguns eventos que provocaram um impacto positivo nas audiências, em especial na audiência dos canais de informação que foram dos que mais cresceram face ao último mês. Campanha e noite eleitoral, eleição do novo papa e acompanhamento dos jogos e da festa do novo campeão nacional foram alguns dos eventos que provocaram este forte crescimento.

Os portugueses escolheram os canais de informação (SIC Notícias, CNN Portugal e NOW) de forma a acompanharem toda a informação sobre a campanha eleitoral. A CMTV também regista um crescimento devido ao acompanhamento da campanha, mas este crescimento acontece sobretudo devido à transmissão do relato em direto dos últimos jogos do campeonato nacional. O jogo do título entre Benfica e Sporting teve um forte impacto nas audiências do canal.
Neste dia, a CMTV teve os dois programas mais vistos do dia de toda a televisão portuguesa, o ‘Duelo Final’ e ‘Golos: Segunda Parte’.

Nota ainda para a entrada da Eurosport 1 no top20 canais mais vistos do mês. Transmissão do Giro de Itália e da primeira semana do torneio de ténis Roland Garros contribuíram para o crescimento das audiências do canal.

Em maio, o programa mais visto do mês foi a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting. O jogo registou uma audiência média de 2 milhões e 505 mil telespetadores, o que representou um ‘share’ de 56.2% e para além de ter sido o mais visto do mês é também o mais visto do ano até ao momento.

O ‘pós-match’ com a entrega da Taça ficou na segunda posição e contou com uma audiência média de 2 milhões e 90 mil telespetadores e um ‘share’ de 42.5%. ‘Isto é gozar com quem trabalha’, que durante as duas semanas da campanha eleitoral teve emissão diária, completa o pódio dos programas mais vistos do mês com uma audiência média de 974 mil telespetadores e um ‘share’ de 19.3%.

Destaque ainda para a RTP1, que durante a noite eleitoral contou com os dois programas mais vistos. ‘Legislativas 2025 – O Vencedor’ e ‘Legislativas 2025 – Mapa Político’ registaram uma audiência média de 801 e 794 mil telespetadores, respetivamente.

Relativamente às audiências por período horário, no mês de maio, a SIC liderou durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’ com 19.1% de ‘share’ (vs. 16.9% da TVI) e durante todo o período do ‘prime-time’ (1º e 2º), sendo no 2º ‘prime-time’ onde a diferença face à TVI foi menor (15.5% da SIC vs. 14.2% da TVI). RTP1 continua a liderar durante o ‘pré-prime’, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’ com um ‘share’ de 15.0% da RTP1 (vs 14.8% da SIC).

Este é o único período do dia onde a RTP1 consegue liderar em todo o dia. Nos restantes períodos (manhã, tarde e ‘late night’) a TVI lidera, com o ‘late night’ a ser o período onde lidera com maior diferença sobre a concorrência registando um
‘share’ de 12.3% (vs. 10.3% da SIC e 3.4% da RTP1).

Fonte: Dados GFK/CAEM reproduzidos em YUMI, Time-Bands – Mediamonitor;

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Nike associa-se à Lego e a A’ja Wilson

A marca desportiva acaba de estabelecer uma parceria plurianual com o fabricante de jogos de construção, escolhendo a jogadora mais valiosa da WNBA para promover produtos e experiências imersivas

A Nike está a preparar produtos e experiências imersivas em parceria com a Lego. O acordo estabelecido entre a marca desportiva e o fabricante de jogos de construção é plurianual.

A’ja Wilson, a jogadora mais valiosa da Women’s National Basketball Association (WNBA), com dois milhões de seguidores nas redes sociais, é a figura escolhida para promover as novidades que as duas empresas lançam no verão, com o Lego Nike Dunk (na foto) a chegar ao mercado a 1 de julho.

“Ativar todo o poder da nossa marca, dos atletas às nossas comunidades, ajuda-nos a envolver e inspirar as crianças a viver o prazer do desporto como meta ao longo da vida. A parceria com o grupo Lego reforça o nosso compromisso em convidar todas as crianças a brincar”, salienta Cal Dowers, vice-presidente da divisão infantil da Nike, citado em comunicado de imprensa.

As restantes novidades chegam ao mercado um mês depois, a 1 de agosto, dia em que é lançada a linha de calçado Nike Air Max Dn x Lego. A 1 de setembro, é a vez da primeira fase de Nike Dunk Low x Lego, uma coleção de roupa e acessórios que será alargada durante o outono. No âmbito da parceria, as duas marcas estão a desenvolver esforços para que a Organização das Nações Unidas (ONU) decrete o dia 11 de junho como Dia Internacional da Brincadeira.

“A brincadeira tem a incrível capacidade de inspirar e despertar a criatividade em todas as crianças e, no nosso grupo, acreditamos nesse poder. Estamos entusiasmados por iniciar o primeiro capítulo da nossa parceria com a Nike, misturando a alegria do basquetebol com a imaginação”, refere Federico Begher, vice-presidente sénior de produtos e novos negócios da Lego, citado no documento.

Para divulgar os novos lançamentos, as duas marcas apostas em experiências imersivas nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. De 7 a 11 de junho, a Nike e a Lego Play Arena estarão abertas ao público na Legoland California Resort, em Carlsbad. De 19 a 27 de julho, acontece uma ativação de futebol da Nike e da Lego em Londres, em parceria com organizações sem fins lucrativos britânicas. As maiores cidades chinesas acolhem eventos comunitários no verão e, no outono, é apresentado um recinto multifuncional feito de sapatos reciclados em Xangai.

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Deco pede regras mais claras para o marketing de influência

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor considera que a publicidade não identificada “continua a ser uma constante”, sendo muitas vezes difícil reconhecer os conteúdos publicitários

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) pede regras mais claras para o marketing de influência nas redes sociais, alegando que a linha que separa conteúdos normais de conteúdos publicitários é cada vez mais ténue, refere a Lusa.

Em comunicado de imprensa, a Deco considera necessário alterar o Código da Publicidade para melhor se adaptar a estas realidades. “É urgente que se avance com um conjunto de restrições ao objeto da publicidade e a uma simplificação do regime processual”, anuncia a associação em nota de imprensa.

A Deco recorda que, nos últimos anos, com o crescimento da economia digital e das redes sociais, “o marketing de influência alterou definitivamente o paradigma da publicidade, sendo já considerado a forma mais eficaz de publicidade em linha”, segundo a Lusa.

A publicidade não identificada “continua a ser uma constante”, sendo muitas vezes difícil reconhecer quando se trata de conteúdos publicitários.

A associação dá como exemplos de práticas comerciais comuns, a publicidade dissimulada à promoção de procedimentos estéticos, suplementos alimentares ou planos de emagrecimento, com potencial de “influenciar negativamente públicos mais vulneráveis”.

A Deco apela a uma clarificação das regras e à introdução de novas proibições, para reforçar a transparência da publicidade nas plataformas digitais, facilitar a aplicação e a fiscalização das regras e proteger os mais vulneráveis.

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Pedro Lamy é o novo embaixador da Shamir em Portugal

O ex-piloto assume o volante deste novo desafio, numa parceria que tem como objetivo acelerar a notoriedade da marca

Reconhecido pela sua trajetória marcada pela alta performance, Pedro Lamy assume o volante deste novo desafio, numa parceria que tem como objetivo acelerar a notoriedade da marca.

Para Pedro Lamy, aliar-se à Shamir Portugal foi uma decisão natural. “Enquanto ex-piloto, uma visão nítida e precisa sempre foi um fator decisivo para a minha performance. Na Shamir, encontro uma marca que combina inovação, tecnologia, desporto e bem-estar e que se alinha perfeitamente com a minha forma de estar na vida”, realça.

Já para a Shamir, Lamy é a personificação dos valores da marca. “A ligação de Pedro Lamy ao mundo do automobilismo e da alta performance torna-o no embaixador ideal para reforçar a nossa missão: oferecer soluções ópticas avançadas, personalizadas e à altura dos padrões de um público exigente”, destaca Luís Feijó, diretor-geral da Shamir Portugal.

Em Portugal desde 2001, a Shamir emprega mais de 300 pessoas e conta com unidades em Vila do Conde, Porto e Lisboa, que produzem, em conjunto, cerca de 10 mil lentes por dia.

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Cidade FM reforça as manhãs com Catarina Silva

A locutora assume agora o comando das manhãs da rádio, ao lado de João Pedro Pereira, humorista e co-host do programa ‘Já São Horas’, no ar entre as 7h e as 11h

Catarina Silva assume o comando das manhãs da Cidade FM, ao lado de João Pedro Pereira, humorista e ‘co-host’ do programa ‘Já São Horas’, no ar de segunda a sexta-feira entre as 7h e as 11h.

Desde 2021 na Cidade FM, a locutora e criadora de conteúdos “destaca-se pela pela proximidade com os ouvintes e a capacidade de criar comunidade tanto em antena como no digital”, segundo o comunicado de imprensa.

Além da rádio, é formadora na World Academy, DJ, videógrafa e autora da rubrica ‘Pergunta do Dia’, que ganhou um novo formato em vídeo para as redes sociais da estação.

“Cresci a ouvir esta rádio e é mesmo um privilégio enorme poder voltar ao painel onde tudo começou: no ‘Já São Horas’, onde fui produtora estagiária em 2019 e agora, host”, refere Catarina Silva.

“A Catarina tem a energia certa para estas manhãs e uma cumplicidade grande com o João Pedro Pereira. Estou seguro de que esta dupla das manhãs será surpreendente e terá a dose certa de irreverência”, sublinha Manuel Cabral, diretor da Cidade FM.

Nas últimas audiências publicadas em maio (2ª vaga de 2025 do Bareme da Marktest), a Cidade FM  alcança um milhão de ouvintes semanais, com 11,7% de ‘reach’ semanal e 4,2% de ‘share’ de audiência.

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Riberalves faz viagem no tempo para recordar legado

A Verve assina a campanha que comemora o 40º aniversário da empresa. O filme publicitário, divulgado em digital e amplificado em exterior, evoca a evolução do consumo de bacalhau em Portugal

A Riberalves regressa ao passado na campanha (na foto) que assinala o 40º aniversário da empresa familiar, fundada em 1985, em Torres Vedras, pelo casal de empresários João Alves e Manuela Aves. O filme publicitário, com criatividade da Verve, mostra uma criança na cozinha com a avó, vai acompanhando o crescimento do rapaz à medida que evoca a evolução do consumo de bacalhau em Portugal.

“O legado que mais nos orgulha é, precisamente, o facto de termos contribuído de forma decisiva para que este alimento pudesse estar ainda mais presente junto das famílias portuguesas”, afirma Ricardo Alves, CEO da Riberalves, citado em comunicado de imprensa.

Numa primeira fase, a campanha é amplificada através do digital e de suportes exteriores. A segunda, prevista para o último trimestre do ano, apurou o M&P, passa pela divulgação de um anúncio televisivo.

Antes, em outubro, está planeada uma ação de marketing com os influenciadores que colaboram regularmente com a marca, que totaliza dois milhões de seguidores. Além das nutricionistas Ana Bravo, Ágata Roquette, Lilian Barros, Diana Amara Carneiro, Ana Cláudia Fernandes, Cátia Carvalho Silva e Diana Pereira, a Riberalves associa-se ao chef Fábio Bernardino e às criadoras de conteúdos digitais Sofia Rocha, Sandra Nereu, Rita Wessling e Active Flow.

“É o próprio Ricardo Alves, CEO da Riberalves e filho mais velho dos fundadores da empresa, que no ‘packshot’ final dá voz à nova assinatura da marca: ‘Da nossa família para a sua’. Trata-se disso mesmo, de um produto feito por uma família, para todas as famílias em Portugal e no mundo”, refere a empresa, que passa a exibir um selo alusivo aos 40 anos no ‘packaging’ e na comunicação da marca.

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O que pode ler na edição 982 do M&P

O idadismo nas agências criativas, a expansão internacional da +351, o aumento da publicidade nos videojogos e ‘esports’ em Portugal e as opiniões de Marco Pacheco, Joana Meireles, Miguel Moreira Rato e Pedro-Filipe Santos são parte da edição

Na edição 982, o M&P aproveita um dos temas das Conferências Alta Voz, no âmbito do Festival CCP, com o título provocatório ‘Serei Demasiado Velho Para Ser Criativo?’, para abordar os desafios do mercado de trabalho que os profissionais com mais de 50 anos enfrentam. O idadismo, uma das formas mais normalizadas e negligenciadas de discriminação, é um problema real nas agências portuguesas, como revela o estudo da Scopen: 76% dos criativos têm menos de 45 anos. A redução dos orçamentos publicitários, e a consequente procura por profissionais mais novos e inexperientes, agravaram o problema.

Com os videojogos integrados na cultura popular, as marcas recorrem ao ‘gaming’ para se aproximarem de um público-alvo cada vez mais difícil de alcançar através de outras formas de entretenimento. Do Fortnite ao Roblox, o potencial de da indústria dos videojogos e dos ‘esports’ enquanto plataforma publicitária é cada vez mais evidente. Até no mercado nacional, onde há alguma resistência a novos investimentos.

A marca de moda +351, criada por Ana Penha e Costa, abriu uma loja pop-up no Marais, em Paris, fatura €2 milhões por ano e quer crescer 60% em 2025. Exporta 70% da produção, que inclui propostas femininas e coleções infantis. Em setembro, prepara-se para lançar a primeira coleção de ‘knitwear’.

A rubrica De Portugal Para O Mundo, dedicada a profissionais expatriados, é protagonizada por David Seromenho, sócio da HOM – House of Moments e representante da CV&A no Brasil, que chegou a São Paulo em 2010 para liderar a consultora de comunicação Cunha Vaz Brasil. Regressar a Portugal, para já, não faz parte dos planos.

O dossier especial é dedicado aos festivais de verão. A grande afluência de público, aliada a uma atmosfera única, é uma oportunidade valiosa para as marcas captarem a atenção dos festivaleiros. Ao M&P, Meo, Nos e Revolut explicam a importância de estarem presentes nos grandes eventos de forma autêntica, criativa e com um propósito.

Na opinião, Pedro Filipe-Santos, codiretor executivo e sócio da Snack Content Portugal, analisa a mudança de perfil da rede social LinkedIn, que passou discretamente de espaço corporativo a palco alternativo. Uma subtil revolução a que as marcas portuguesas ainda não prestaram muita atenção.

Com base no estudo Best Agency To Work For, da consultora Scopen, Miguel Moreira e Rato, diretor-geral da Adagietto, sublinha que as agências em 2025 dão cada vez mais prioridade à cultura organizacional. E vê com bons olhos a profissionalização do setor.

Joana Meireles, cofundadora e CEO da JMR Digital Marketing, antevê uma nova revolução digital: a chegada da European Accessibility Act (EAA), uma diretiva que remove obstáculos e torna mais acessíveis determinados produtos e serviços, e que será obrigatória a partir de 28 de junho. Uma oportunidade para as empresas se posicionarem de forma diferenciada.

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Dakota Johnson é a nova embaixadora da Roberto Coin

A atriz norte-americana protagoniza ‘The Art Of Dreaming’, campanha da marca de joalharia italiana, que é comercializada em Portugal nas lojas David Rosas e Arneiro 1969. Veneza serve de cenário aos anúncios

A atriz norte-americana Dakota Johnson (na foto), que tem 6,9 milhões de seguidores no Instagram, é a nova embaixadora global da marca de joalharia italiana Roberto Coin. Veneza foi o local escolhido para a produção fotográfica e para a gravação do filme publicitário de ‘The Art Of Dreaming’.

Divulgada em televisão, digital, imprensa e redes sociais, a campanha da marca de joalharia italiana, que é comercializada nas lojas David Rosas e Arneiro 1969 em Portugal, mostra Dakota Johnson num dos postais fotográficos mais emblemáticos da cidade.

O fotógrafo britânico Craig McDean, que já colaborou com marcas como Chloé, Elie Saab, Gucci, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Calvin Klein, Estée Lauder, Dior, Coach, Tommy Hilfiger, Louis Vuitton, Zara, Mugler e Jimmy Choo, é o fotógrafo da campanha.

A colaboração da atriz com a Roberto Coin inicia-se oficialmente em junho de 2025, prolongando-se até maio de 2027. Além de protagonizar as campanhas previstas, Dakota Johnson vai promover a marca em eventos e colaborar com a empresa no desenvolvimento de novas peças.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Campanha para Corações Com Coroa tem criatividade de Edson Athayde

A campanha, desenvolvida pela FCB Lisboa, com criatividade de Edson Athayde e Fernando Schlickmann e locução de Catarina Furtado, está agregada a uma exposição que terá início no dia 4 de junho no metro do Cais do Sodré

Lançada na conferência da Corações Com Coroa, com o tema “Pronta para o 2º turno?”, a campanha ‘Invisíveis’ tem agregada uma exposição itinerante, que terá início no dia 4 de junho no metro do Cais do Sodré.

O ‘storytelling’ desta campanha, desenvolvida pela FCB Lisboa, com criatividade de Edson Athayde e Fernando Schlickmann e locução de Catarina Furtado, fundadora da ONGD portuguesa, parte de um trabalho académico e salta os muros da academia.

A 13ª Conferência da Corações Com Coroa, na Fundação Calouste Gulbenkian, debate a realidade das estatísticas com especialistas e concluiu que apesar de estarem integradas no mercado de trabalho, as mulheres continuam a assumir a larga maioria das tarefas domésticas e dos cuidados a filhos e dependentes.

Gastam, em média, mais 1h45m por dia do que os homens nestas atividades, segundo o comunicado da Corações Com Coroa.

 

Um esforço diário não contabilizado que representa €78 mil milhões na economia portuguesa – mais do triplo do setor do turismo. “Esta sobrecarga impede uma participação igualitária na sociedade e no mercado de trabalho, afetando a saúde, o bem-estar e as oportunidades das mulheres”.

O “2º turno” é uma das principais formas de desigualdade de género, ainda que profundamente normalizada, como revelam os dados divulgados pela ONGD portuguesa:

– 74% das tarefas domésticas e 73% dos cuidados infantis são assegurados por mulheres
– Só 33% dos casais partilham tarefas de forma equilibrada
– O trabalho de cuidado e doméstico não pago representa 35% do PIB mundial. Se fosse pago, em Portugal valeria mais 26% do PIB nacional

 

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M&P 982: Só 24% dos criativos têm mais de 45 anos + Marca +351 aposta na expansão internacional + Opinião de Pedro Filipe-Santos

O idadismo nas agências criativas, a expansão internacional da +351, o aumento da publicidade nos videojogos e ‘esports’ em Portugal e as opiniões de Marco Pacheco, Joana Meireles, Miguel Moreira Rato e Pedro-Filipe Santos são parte da edição

Na edição 982, o M&P aproveita um dos temas das Conferências Alta Voz, no âmbito do Festival CCP, com o título provocatório ‘Serei Demasiado Velho Para Ser Criativo?’, para abordar os desafios do mercado de trabalho que os profissionais com mais de 50 anos enfrentam. O idadismo, uma das formas mais normalizadas e negligenciadas de discriminação, é um problema real nas agências portuguesas, como revela o estudo da Scopen: 76% dos criativos têm menos de 45 anos. A redução dos orçamentos publicitários, e a consequente procura por profissionais mais novos e inexperientes, agravaram o problema.

Com os videojogos integrados na cultura popular, as marcas recorrem ao ‘gaming’ para se aproximarem de um público-alvo cada vez mais difícil de alcançar através de outras formas de entretenimento. Do Fortnite ao Roblox, o potencial de da indústria dos videojogos e dos ‘esports’ enquanto plataforma publicitária é cada vez mais evidente. Até no mercado nacional, onde há alguma resistência a novos investimentos.

A marca de moda +351, criada por Ana Penha e Costa, abriu uma loja pop-up no Marais, em Paris, fatura €2 milhões por ano e quer crescer 60% em 2025. Exporta 70% da produção, que inclui propostas femininas e coleções infantis. Em setembro, prepara-se para lançar a primeira coleção de ‘knitwear’.

A rubrica De Portugal Para O Mundo, dedicada a profissionais expatriados, é protagonizada por David Seromenho, sócio da HOM – House of Moments e representante da CV&A no Brasil, que chegou a São Paulo em 2010 para liderar a consultora de comunicação Cunha Vaz Brasil. Regressar a Portugal, para já, não faz parte dos planos.

O dossier especial é dedicado aos festivais de verão. A grande afluência de público, aliada a uma atmosfera única, é uma oportunidade valiosa para as marcas captarem a atenção dos festivaleiros. Ao M&P, Meo, Nos e Revolut explicam a importância de estarem presentes nos grandes eventos de forma autêntica, criativa e com um propósito.

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Com base no estudo Best Agency To Work For, da consultora Scopen, Miguel Moreira e Rato, diretor-geral da Adagietto, sublinha que as agências em 2025 dão cada vez mais prioridade à cultura organizacional. E vê com bons olhos a profissionalização do setor.

Joana Meireles, cofundadora e CEO da JMR Digital Marketing, antevê uma nova revolução digital: a chegada da European Accessibility Act (EAA), uma diretiva que remove obstáculos e torna mais acessíveis determinados produtos e serviços, e que será obrigatória a partir de 28 de junho. Uma oportunidade para as empresas se posicionarem de forma diferenciada.

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