Nova Expressão e Publicis Media lideram ranking de agências de meios
O setor da alimentação e das bebidas é o que atrai mais investimento publicitário segundo o estudo ‘Global Media Agency New Business Barometer’ da COMvergence, referente ao primeiro trimestre de 2025

Meios & Publicidade
Suspensão do Playce tem impacto de €12 milhões
39% dos diretores de marketing vão reduzir orçamentos das agências em 2025
85% dos anúncios digitais não captam a atenção mais de 2,5 segundos
NetAudience: SIC assume liderança
71% dos espectadores veem programas em ‘timeshift’
SIC lidera audiências na noite eleitoral
O Escritório, Fullsix, Essencemediacom, Lift, Pepper e Fuel são as agências mais atrativas
A Nova Expressão (na foto, à esq.) lidera o ranking de novos negócios das agências de meios em Portugal, de acordo com o estudo ‘Global Media Agency New Business Barometer’, realizado pela consultora COMvergence. O segundo lugar é ocupado pela Universal McCann (UM). A Initiative surge na terceira posição.
O ranking de novos negócios referente a grupos, do primeiro trimestre de 2025, é liderado pela Publicis Media (à dir.), à frente da Omnicom Media (OMG). A IPG Mediabrands, em terceiro lugar, fecha o pódio.
Portugal ocupa o 27º lugar do ranking de indicadores por mercado, com os novos negócios das agências a atingirem os 12 milhões de dólares (€10,6 milhões). A taxa de retenção apurada é de 52%. Associação de Promoção da Madeira, Iberdrola, Santander, Zurich Insurance Group e Playmobil são apontados como os anunciantes que mais investiram no primeiro trimestre de 2025.
Depois de analisar 587 ‘pitches’ e transferências de contas em 48 países, a COMvergence apurou que a taxa de retenção global é de 23%.
“A Zenith foi a rede de agências mais bem-sucedida na manutenção de relações com clientes após o ‘pitch’, com uma taxa de retenção de 95%, enquanto que a Publicis Media obteve a melhor taxa de retenção entre os grupos, de 87%”, refere a análise da consultora.
Em termos de categorias, o setor da alimentação e das bebidas (FMCG) é o que atrai mais investimento publicitário em novos negócios para as agências de meios no primeiro trimestre de 2025, ao atingir os 1,46 mil milhões de dólares (€1,29 mil milhões) afetos a novos negócios.
A segunda posição é ocupada pela indústria do entretenimento e dos media, com 891,5 milhões de dólares (€783,5 milhões), à frente do setor da tecnologia, com 523,1 milhões de dólares (€459.7 milhões). O setor do retalho ocupa a quarta posição, com 490,3 milhões de dólares (€430,9 milhões). A indústria farmacêutica surge em quinto lugar, com 450,7 milhões de dólares (€396,1 milhões).