NewsMuseum inaugura exposição dedicada às ‘fake news’
O museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. “A par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, em Sintra

Meios & Publicidade
OpenAI e Perplexity estreiam-se no Super Bowl. Google promove IA nos pequenos negócios
O que pode ler na edição 974 do M&P
Luís Mendonça reeleito presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão
Leonardo Rodríguez e Eduardo Cometi entram na Lola Normajean
Vera Braga reforça realizadores da Bro Cinema
M&P 974: Entrevista a Duarte Durão (Nossa) + Super Bowl bate recordes + João Ribeiro (SaTG)
Omnicom cresce 6,8%, mas falha expetativas e perde terreno na Europa
Há uma nova produtora nacional de filmes e publicidade
Catarina Barata é a nova gestora de marca da MediaMarkt
Blue Travel volta às bancas. 24 Horas e O Independente preparam regresso
Dedicada ao fenómeno das ‘fake news’, a exposição que o NewsMuseum, em Sintra, inaugura a 30 de setembro aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. Denominada ‘Fake News: Estamos em Guerra’, conta com uma análise a seis casos de estudo emblemáticos, como A História do Maine (1898), O Iraque (2003), Reutersgate (2006), Os Bots e a Guerra da Ucrânica (2014), Cambridge Analytics (2015) e A Fábrica (2016).
Através de uma cronologia é apresentada a existência e a evolução deste tema desde a Antiguidade, acompanhada por um glossário com os termos mais importantes relacionados com esta temática e um ‘quiz’ interativo que testa conhecimentos, bem como conteúdos sobre o futuro das ‘fake news’ no tempo da inteligência artificial.
“A exposição do NewsMuseum permite confirmar que boatos, mentiras e manipulações sempre fizeram parte da nossa história e que as ‘fake news’ não são um fenómeno recente nem são fruto da existência de qualquer plataforma tecnológica. Elas têm acompanhado a história da humanidade, o seu lado pérfido, mas são as novas redes sociais que lhes dão agora o poder que nunca tiveram. Não estamos, todavia, apenas perante um registo histórico porque a par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, citado em comunicado de imprensa.
O NewsMuseum é um espaço dedicado às notícias, aos media e à comunicação, situado em Sintra. Foi inaugurado a 25 de abril de 2016 e conta já com cerca de 80 mil visitantes.