NewsMuseum inaugura exposição dedicada às ‘fake news’
O museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. “A par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, em Sintra
Meios & Publicidade
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
Dedicada ao fenómeno das ‘fake news’, a exposição que o NewsMuseum, em Sintra, inaugura a 30 de setembro aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. Denominada ‘Fake News: Estamos em Guerra’, conta com uma análise a seis casos de estudo emblemáticos, como A História do Maine (1898), O Iraque (2003), Reutersgate (2006), Os Bots e a Guerra da Ucrânica (2014), Cambridge Analytics (2015) e A Fábrica (2016).
Através de uma cronologia é apresentada a existência e a evolução deste tema desde a Antiguidade, acompanhada por um glossário com os termos mais importantes relacionados com esta temática e um ‘quiz’ interativo que testa conhecimentos, bem como conteúdos sobre o futuro das ‘fake news’ no tempo da inteligência artificial.
“A exposição do NewsMuseum permite confirmar que boatos, mentiras e manipulações sempre fizeram parte da nossa história e que as ‘fake news’ não são um fenómeno recente nem são fruto da existência de qualquer plataforma tecnológica. Elas têm acompanhado a história da humanidade, o seu lado pérfido, mas são as novas redes sociais que lhes dão agora o poder que nunca tiveram. Não estamos, todavia, apenas perante um registo histórico porque a par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, citado em comunicado de imprensa.
O NewsMuseum é um espaço dedicado às notícias, aos media e à comunicação, situado em Sintra. Foi inaugurado a 25 de abril de 2016 e conta já com cerca de 80 mil visitantes.