Ikea, Nestlé e McDonald’s são as três marcas com maior índice de força
A consultora OnStrategy destaca a Ikea, a Nestlé e a McDonald’s como as três marcas com maior índice de força junto dos consumidores portugueses, com base numa metodologia certificada pelas normas internacionais

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O estudo anual de ‘Força e Energia de Marca em Portugal’, divulgado pela consultora OnStrategy, destaca a Ikea, a Nestlé e a McDonald’s como as três marcas com maior índice de força junto dos consumidores portugueses, com base numa metodologia certificada pelas normas internacionais.
O índice reúne as 100 marcas nacionais e internacionais, associadas a mais de setenta setores de atividade, como a alimentação (Cerelac, Delta, Super Bock), a tecnologia (Google, WhatsApp, Microsoft, Apple), o retalho (Continente, Lidl, Pingo Doce), a mobilidade (Mercedes, BMW, TAP) e até personalidades como Cristiano Ronaldo.
As marcas UHU, Vodafone e Xbox ocupam os três últimos lugares da lista, que conta ainda com a presença de marcas institucionais, como a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, as Farmácias Portuguesas, a Feira do Livro, o Jardim Zoológico ou o Oceanário de Lisboa.
Segundo a consultora, o estudo analisou 2 mil marcas. “Estas foram selecionadas com base na referência espontânea de mais de 50 mil cidadãos portugueses, representativos da população em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.”
A análise teve em conta quatro dimensões fundamentais: posicionamento, reputação, experiência e resultados de gestão.
A OnStrategy, fundada em 2009, é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro das marcas e organizações dos seus clientes e parceiros. Faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).