PepsiCo patrocina Fórmula 1 até 2030
A empresa aproveita a parceria para promover as marcas Doritos, Sting Energy e Gatorade (na foto) entre os fãs da modalidade, estimados em 826 milhões de consumidores. O acordo estende-se à F1 Sprint e à F1 Academy

Luis Batista Gonçalves
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A PepsiCo vai patrocinar a Fórmula 1 (F1) até 2030, ao abrigo do acordo assinado com a Liberty Media, empresa norte-americana que adquiriu os direitos de exploração do campeonato internacional de F1 em 2016.
A intenção é aproveitar a prova para promover as marcas Doritos, Sting Energy e Gatorade na comunidade de fãs da modalidade, estimada em 826 milhões de consumidores, divulgando-as também através das transmissões televisivas, que têm um 1,6 mil milhões de espectadores em 200 países.
“A plataforma global de F1 e a trajetória de crescimento que tem vindo a registar alinham-se com as nossas ambições de potenciar as marcas, especialmente a Sting Energy”, refere Eugene Willemsen, CEO da divisão de bebidas internacionais da PepsiCo, citado em comunicado de imprensa.
Para além da publicidade em pista e da criação de ‘fan zones’ nos 21 circuitos internacionais que integram a competição, o acordo prevê a dinamização de ativações de marca e benefícios de promoção exclusivos para a Doritos, a Sting Energy e a Gatorade, abrangendo também o patrocínio da F1 Sprint, corrida curta que se realiza no sábado que antecede a prova principal.
A parceria estende-se ainda à F1 Academy, categoria de automobilismo criada pela Liberty Media, em 2023, com o objetivo de promover e desenvolver jovens pilotos femininas em corridas de monolugares, preparando-as para competições de alto nível como a Fórmula 3, a Fórmula 2 e, potencialmente, a F1, que continua a ser uma prova masculina.
As estratégias para as marcas que estão a ser delineadas
A partir do final do ano, a Gatorade torna-se na bebida desportiva oficial da F1, com o logótipo da marca a ser incorporado na sinalética e no grafismo dos circuitos. Com o acordo, Doritos torna-se no snack oficial da corrida, com a PepsiCo a explorar a marca através de experiências gastronómicas nos circuitos e de ativações digitais de alcance global.
A Sting Energy passa a ser apresentada como a bebida oficial da competição automobilística, com a intenção de reforçar a presença internacional da marca, que já é comercializada em 34 mercados.
A modalidade, que arrancou a 16 de março com o Grande Prémio da Austrália e termina a 7 de dezembro com o Grande Prémio de Abu Dhabi, consegue, em 2025, alguns dos contratos de patrocínios mais elevados de sempre, com marcas como LVMH, MSC Cruises, Lenovo, Lego e KitKat a investirem €13,4 mil milhões para chegarem aos 1,6 mil milhões de consumidores que acompanham a F1.