Em maio, o consumo televisivo registou uma diminuição de 3,7% face ao mês de abril de 2025, segundo a análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands.
Entre os canais FTA, a SIC, que recuperou a liderança entre os canais generalistas (que não acontecia desde janeiro de 2024) manteve a liderança com um ‘share’ de 14,4%. A TVI, apesar de não ter verificado alterações face ao último mês, fica na segunda posição com um ‘share’ de 13,8%. A RTP1, que transmitiu o programa mais visto do mês e do ano até ao momento (Final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica) ficou na terceira posição com um ‘share’ de 11% (+0.3p.p. vs. abril).

No mês de março, as tipologias do ‘pay TV’ e ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming e consolas) registam resultados distintos, com o ‘pay TV’ a ser o mais beneficiado, cresce 0.7p.p. vs. abril, enquanto os ‘outros’ verificam uma diminuição de 1.0p.p. face ao último mês.
Durante o mês de maio, alguns eventos provocaram um impacto positivo nas audiências, em especial na audiência dos canais de informação que foram dos que mais cresceram face ao último mês. Campanha e noite eleitoral, eleição do novo Papa e acompanhamento dos jogos e da festa do novo campeão nacional foram alguns dos eventos que provocaram este forte crescimento.
Os portugueses escolheram os canais de informação (SIC Notícias, CNN Portugal e Now) de forma a acompanharem toda a informação sobre a campanha eleitoral. A CMTV também regista um crescimento devido ao acompanhamento da campanha, mas este crescimento acontece sobretudo devido à transmissão do relato em direto dos últimos jogos do campeonato nacional. O jogo do título entre Benfica e Sporting teve um forte impacto nas audiências do canal. Neste dia, a CMTV teve os dois programas mais vistos do dia de toda a televisão portuguesa, o ‘Duelo Final’ e ‘Golos: Segunda Parte’.

Nota ainda para a entrada da Eurosport 1 no top20 canais mais vistos do mês. Transmissão do Giro de Itália e da primeira semana do torneio de ténis Roland Garros contribuíram para o crescimento das audiências do canal.
Em maio, o programa mais visto do mês foi a final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting. O jogo registou uma audiência média de dois milhões e 505 mil telespectadores, o que representou um ‘share’ de 56,2% e para além de ter sido o mais visto do mês é também o mais visto do ano até ao momento.
O ‘pós-match’ com a entrega da Taça ficou na segunda posição e contou com uma audiência média de dois milhões e 90 mil telespectadores e um ‘share’ de 42,5%. ‘Isto é gozar com quem trabalha’, que durante as duas semanas da campanha eleitoral teve emissão diária, completa o pódio dos programas mais vistos do mês com uma audiência média de 974 mil telespectadores e um ‘share’ de 19,3%.
Destaque ainda para a RTP1, que durante a noite eleitoral contou com os dois programas mais vistos. ‘Legislativas 2025 – O Vencedor’ e ‘Legislativas 2025 – Mapa Político’ registaram uma audiência média de 801 mil e 794 mil telespectadores, respetivamente.

Relativamente às audiências por período horário, no mês de maio, a SIC liderou durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’ com 19,1% de ‘share’ (vs. 16,9% da TVI) e durante todo o período do ‘prime-time’ (primeiro e segundo), sendo no segundo ‘prime-time’ onde a diferença face à TVI foi menor (15,5% da SIC vs. 14,2% da TVI). RTP1 continua a liderar durante o ‘pré-prime’, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’ com um ‘share’ de 15% da RTP1 (vs 14,8% da SIC).
Este é o único período do dia onde a RTP1 consegue liderar em todo o dia. Nos restantes períodos (manhã, tarde e ‘late night’) a TVI lidera, com o ‘late night’ a ser o período onde lidera com maior diferença sobre a concorrência registando um ‘share’ de 12,3% (vs. 10,3% da SIC e 3,4% da RTP1).
Fonte: Dados GFK/CAEM reproduzidos em YUMI, Time-Bands – Mediamonitor