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WPP, Dove e Unilever lideram rankings setoriais do The WARC Media 100

A campanha ‘Welcome To The Group’ (na foto), da PHD Costa Rica para a Nosotras Women Connecting, ocupa o primeiro lugar na tabela de campanhas internacionais do WARC. Mindshare Worldwide e Serviceplan também se destacam

Luis Batista Gonçalves
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WPP, Dove e Unilever lideram rankings setoriais do The WARC Media 100

A campanha ‘Welcome To The Group’ (na foto), da PHD Costa Rica para a Nosotras Women Connecting, ocupa o primeiro lugar na tabela de campanhas internacionais do WARC. Mindshare Worldwide e Serviceplan também se destacam

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WPP, Dove, Unilever, PHD Costa Rica, Mediaplus Munich, Mindshare Worldwide, Serviceplan e Estados Unidos lideram os rankings setoriais de 2025, do WARC Media 100. Compilado pelo World Advertising Research Center (WARC), o estudo agrega os resultados dos prémios de media globais e regionais mais importantes de 2024.

A campanha ‘Welcome To The Group’, criada pela PHD Costa Rica para a Nosotras Women Connecting, iniciativa que promove o empoderamento profissional feminino, ocupa o primeiro lugar na tabela referente às campanhas. Em segundo lugar, surge a campanha ‘The Hidden Story’, da Havas Play Paris para a associação L’Enfant Bleu, à frente de ‘The Handshake Hunt’ da Gut São Paulo, para a Mercado Livre, em terceiro.

O ranking de marcas é liderado pela Dove, que mantém a primeira posição da tabela, com várias campanhas a figurar no top 100. Em segundo lugar, surge a Warner Bros, que entra pela primeira vez para a tabela, sendo a terceira posição ocupada pela Sprite.

Com campanhas da Dove, Lifebuoy, Vim e Sunlight, a Unilever lidera o ranking de anunciantes pelo sexto ano consecutivo. A Coca-Cola, que ocupava o último lugar no top 10 em 2021, surge agora na segunda posição. O terceiro lugar pertence à PepsiCo, que no ranking do ano passado ocupava a nona posição.

No avaliação de países, o primeiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos, que conseguem ter 19 campanhas nas 100 mais premiadas internacionalmente. Na segunda posição, surge o Reino Unido, à frente da Índia. Vietname, China, Brasil e Turquia estreiam-se no top 10.

Mediaplus Munich é a agência criativa mais premiada

A Mediaplus Munich é a agência criativa que mais prémios conquista em 2024. A agência independente alemã, que tinha sido terceira no ranking referente a 2023, consegue incluir sete campanhas no top 100. A Mindshare New York, com cinco campanhas, ocupa a segunda posição do ranking setorial de agências. A EssenceMediacom New York figura em terceiro lugar, subindo da 16ª posição.

O grupo WPP mantém-se firme na liderança do ranking referente aos grupos de agências criativas, ocupando a primeira posição da tabela desde 2018, fruto dos resultados alcançados pela Mindshare Worldwide, pela EssenceMediacom, pela Wavemaker e pela VML. Em segundo lugar, pelo oitavo ano consecutivo, surge o grupo Omnicom. O Publicis Groupe sobe uma posição e ascende ao terceiro lugar da tabela.

O ranking setorial das redes de agências de meios é liderado pela Mindshare Worldwide, que tinha sido segunda na tabela de 2023. As filiais de Nova Iorque, Xangai, Bombaim, Ho Chi Minh e Bangalore são as cinco agências da Mindshare no top 50 que mais contribuem para os resultados obtidos pela empresa do grupo WPP. A EssenceMediacom sobe à segunda posição, com o contributo de quatro agências, sendo o terceiro lugar ocupado pela PHD Worldwide.

A Serviceplan surge na primeira posição no ranking das redes de agências de meios independentes, impulsionada pelos prémios conquistados pela Mediaplus Munich, com campanhas para marcas como BMW, Animal Alerts e Anzen Health. As restantes posições não são divulgadas, sendo que as listagens completas só são tornadas públicas no próximo dia 25.

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Catarina Furtado volta a dar a cara pela Cofidis

Idealizada pela Judas e produzida pela Krypton, a campanha, amplificada através de suportes exteriores, plataformas digitais e redes sociais, dá continuidade à estratégia de comunicação iniciada em 2024

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A apresentadora de televisão Catarina Furtado, embaixadora da Cofidis desde 2024, protagoniza a nova campanha omnicanal da marca financeira. Concebida pela Judas, com direção criativa de Vasco Thomaz e Rúben Barros, os anúncios têm produção da Krypton e realização de Augusto de Fraga. Com produção executiva de João Vilela e Ricardo Estevão, a campanha tem direção de produção de Alexandra Ribeiro e Ana Ribeiro. André Szankowski assina a direção de fotografia e Rui Pina a direção de arte.

“Esta campanha é um reflexo da forma como queremos estar presentes na vida das pessoas: com proximidade, responsabilidade e confiança. Acreditamos que cada passo em direção a um sonho precisa de bases sólidas — e é isso que oferecemos. Empoderamos as pessoas a concretizar os seus projetos e a proteger as suas conquistas, com soluções simples e seguras”, afirma Martta Oliveira, diretora de inovação e criação de valor da Cofidis, citada em comunicado de imprensa.

A campanha, que dá continuidade à estratégia de comunicação iniciada em 2024, tem fotografia de Pedro Ferreira, coordenação de pós-produção de Neia Oliveira, edição de Marcos Castiel e graduação de cor da The Yellow Color. Os filmes publicitários, com locução de Catarina Furtado e Carlos Afonso, têm pós-produção da Musgo e pós-produção áudio da Som de Lisboa.

“A confiança constrói-se com tempo, com gestos que revelam cuidado e com uma escuta ativa das necessidades das pessoas. E com a coerência das palavras e das ações. E é isso que reconheço na relação com a Cofidis porque o pude constatar: o compromisso com quem precisa de segurança para seguir em frente”, relata Catarina Furtado, citada no documento.

A metáfora central dos spots é a construção de uma ponte, símbolo visual da relação de compromisso que a empresa procura estabelecer com clientes e parceiros. Divulgada em televisão, a campanha é amplificada através de suportes exteriores, plataformas digitais e redes sociais. No YouTube, além dos três filmes publicitários que estão a ser exibidos, também pode ser visto um vídeo que mostra os bastidores das gravações dos anúncios.

 

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Clube Recriativo cria experiência social para o Time Out Market

O espaço de restauração lisboeta comemora o 11º aniversário com uma campanha (na foto), produzida pela Culto da Imagem, que desafia os clientes da largarem os telemóveis durante as refeições

A Zona de Utilizadores do Time Out Market, um espaço de isolamento digital pensado para quem não consegue resistir ao telemóvel, mesmo quando está à mesa, é o elemento-chave da campanha que assinala o 11º aniversário do espaço de restauração lisboeta.

Idealizada pela agência criativa Clube Recriativo, tem produção da produtora audiovisual Culto da Imagem e serve de cenário à experiência social que o filme publicitário desvenda.

Em vez de utilizarem os telemóveis à mesa, os clientes do Time Out Market foram desafiados a fazê-lo numa cabine insonorizada instalada no centro do ‘food hall’. “Sendo o Time Out Market um espaço de convívio por excelência, o briefing lançado à agência pretendia destacar este aspeto, cruzando-o com uma problemática atual: o tempo passado online nos ecrãs”, explica a Clube Recriativo em comunicado de imprensa.

Partindo da constatação de que o tempo de convívio caiu 20% nos últimos 20 anos e de que um português em cada cinco sofre de dependência digital, a agência desenvolveu uma experiência social que acabou por aproximar as pessoas.

Depois de instalar carregadores rápidos e uma ligação à internet ultrapotente, criou uma sinalética para as mesas que avisa que o uso excessivo de telemóvel mata a convivência.

Ao longo dos cinco dias da experiência, 34% dos clientes do Time Out Market conseguiram largar os dispositivos enquanto comiam, 40% utilizaram menos os telemóveis à mesa, 42% notaram um mudança de comportamento dos frequentadores do espaço e, inquiridos no final, 70% dos clientes aprovaram a medida. “O problema é real, mas a vontade das pessoas mudarem também”, conclui a agência.

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“A tradição de hospitalidade torna-nos parceiros confiáveis e diplomáticos”

Depois de uma passagem pelo Médio Oriente, Xavier Nunes regressa a Espanha para assumir a direção de expansão global e de ativação de marca da Marathon Des Sables, que organiza a Maratona das Areias

A promoção internacional da Maratona das Areias está nas mãos de Xavier Nunes (na foto) que, a partir de Espanha, assume a direção global de expansão e de ativação de marca da Marathon Des Sables, sendo também diretor da etapa da prova que se realiza em Fuerteventura.

A empresa promotora da prova desportiva, que começa em 1986 nas areias marroquinas do deserto do Saara antes de se expandir para a Namíbia, a Turquia, a Jordânia, o Peru e as Canárias, tem vindo a reforçar o número de maratonas que realiza anualmente, contando com o português, que também já trabalhou em França e no Médio Oriente, para aumentar o número de participantes.

Na rubrica do M&P dedicada a profissionais expatriados, Xavier Nunes fala da experiência e aponta “a empatia, a humildade e a capacidade de escuta ativa dos portugueses” como vantagens competitivas nos mercados estrangeiros.

Trabalhar fora de Portugal era uma ambição ou houve uma circunstância a determinar a saída?

Desde os tempos da universidade e da minha ligação à AIESEC, sempre cultivei o desejo de ter uma experiência profissional internacional. Essa ambição foi também influenciada pelo percurso do meu pai, que emigrou para França e Reino Unido durante 11 anos, e pela origem espanhola da minha mãe.

Trabalhar em Espanha era um objetivo pessoal, para poder viver a cultura espanhola de forma autêntica. Concluí a minha formação em gestão de empresas no ISEG, com uma forte vivência associativa, tendo depois iniciado a minha carreira internacional em França, em Grenoble, integrando o departamento global de serviços de tecnologias de informação da Hewlett-Packard.

Em termos profissionais, quais são as diferenças entre trabalhar em Portugal e fora do país?

Nunca exerci atividade profissional em empresas portuguesas. Depois de França, segui para Espanha, para a Nestlé, rumando posteriormente para o Dubai, para a Kraft Foods, embora tenha trabalhado em outras organizações.

Atualmente, estou em Espanha, com foco no mercado global da Marathon Des Sables. Aqui, destaco a agilidade na concretização de negócios e uma informalidade no trato profissional, que facilita a colaboração.

No Médio Oriente, a dimensão relacional também é absolutamente central. Em mercados como a Arábia Saudita ou os Emirados Árabes Unidos, as interações comerciais são precedidas por conversas pessoais, sobre a família ou situação profissional, sendo fundamental estabelecer uma ligação humana antes de avançar com qualquer acordo.

Quais são as mais-valias e os obstáculos que o ser português tem no seu trabalho?

Os portugueses têm diversas mais-valias no contexto profissional global. Destaco a empatia como uma competência distintiva, bem como a humildade e a capacidade de escuta ativa. Temos uma notável facilidade em adaptar-nos a diferentes culturas, respeitando as suas especificidades, além de trabalharmos bem em equipa.

A nossa tradição de hospitalidade reflete-se nas relações profissionais, tornando-nos parceiros confiáveis e diplomáticos. Essa postura de respeito e abertura coloca-nos frequentemente como facilitadores naturais em ambientes corporativos multiculturais.

Qual é o momento que o mercado espanhol atravessa na sua área de atividade?

O mercado espanhol apresenta uma dinâmica bastante positiva no setor desportivo. Em Espanha, o desporto tem uma expressão mais ampla do que em Portugal, abrangendo múltiplas categorias em expansão e oferecendo referências inspiradoras tanto a nível nacional como internacional.

Existe um investimento significativo em modalidades para além do futebol, o que constitui uma diferença substancial face à realidade portuguesa. O segmento da corrida, em particular, tem registado um crescimento exponencial nos últimos quatro anos, sendo esse crescimento visível na presença constante de atletas espanhóis nos pódios de provas internacionais.

A Marathon Des Sables organiza maratonas em Espanha, Marrocos, Namíbia, Turquia, Jordânia e Peru, o que obriga Xavier Nunes, diretor global de expansão e de ativação de marca da empresa, a viajar pelos seis países

Que funções desempenha atualmente e que projetos tem em mãos?

Sou responsável pela ativação da marca Marathon Des Sables, liderando a sua expansão global, a partir de Madrid. Paralelamente, exerço também funções de direção da prova Marathon Des Sables Fuerteventura, que se realiza anualmente nas Canárias. Estou a preparar a edição deste ano, que acontece entre 20 e 27 de setembro.

Qual foi a experiência profissional que teve em Espanha que mais o marcou?

Durante o meu percurso na Nestlé Waters, em Barcelona, fui convidado a assumir a responsabilidade de marketing e vendas da marca Perrier a nível internacional, em articulação com a equipa global sediada em França.

Esta experiência marcou uma viragem na minha carreira, dada a aprendizagem intensiva na interseção entre marketing e vendas que me proporcionou.

E no Médio Oriente?

Nos Emirados Árabes Unidos, a experiência mais transformadora foi a minha integração a tempo inteiro na startup que cofundei, a elGrocer by Smiles, como diretor de marketing, ao lado de um colega da Kraft Foods, no dia anterior ao confinamento provocado pela pandemia, em 2020.

Gerir um negócio de retalho alimentar online neste contexto exigiu resiliência, criatividade e uma capacidade de trabalho fora do comum, sendo um serviço essencial para a população local durante o confinamento. Foi um período desafiante, mas profundamente enriquecedor.

Em termos profissionais, do que é que tem mais saudades, em relação ao mercado português?

Apesar de, no Médio Oriente, as relações pessoais e o interesse familiar serem essenciais, em Portugal há uma abordagem relacional ainda mais enraizada. As relações comerciais assentam frequentemente em encontros presenciais, em almoços de trabalho e numa construção relacional que pode evoluir para amizades pessoais. Esta dimensão humana do ambiente de negócios é algo de que tenho saudades.

Pensa regressar a Portugal?

Sim, gostava de regressar a Portugal, um dia, para estar mais próximo da família e para poder contribuir para posicionar o nosso país no panorama global. Atualmente, desenvolvo esse trabalho a partir de Espanha, organizando eventos de aventura na Jordânia, na Turquia, na Namíbia e no Peru, além das Canárias, mas acredito que, fazendo-o a partir de Portugal, a marca do país sairia mais valorizada.

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Audiências semanais: SIC recupera a liderança

Consumo global de televisão apresenta uma tendência de quebra acentuada. A SIC sobe e tem agora 14,6% de quota de audiência, com a TVI a apresentar tendência oposta, e a descer até aos 13,6% de ‘share’

O consumo global de televisão apresenta esta semana uma tendência de quebra mais acentuada, caindo cerca de dez minuto por dia, e ficando assim nas cinco horas e sete minutos diários por indivíduo.

A SIC recupera a liderança da semana, sendo um dos canais que reforça ‘share’, tal como se verifica com a RTP1; já a TVI e a televisão por cabo descem, e o ‘outros’ está estável, mantém o valor da semana anterior. Desta forma, a RTP1 reforça a quota de audiência e chega aos 12,8% de ‘share’ semanal, a SIC também sobe e tem agora 14,6% de quota, com a TVI a apresentar tendência oposta, desce até aos 13,6% de ‘share’ semanal.

A oferta do cabo também desce e tem esta semana 40,2% de ‘share’, enquanto o ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, streaming e vídeo/jogos) está em clima de estabilidade, mantém os mesmos 17,8% de quota de audiência.

O pódio da tabela dos canais mais vistos da cabo continua inalterado, é ocupado ainda pela CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem estão o STAR Channel, Globo, News Now, Hollywood, SIC Mulher e STAR Life. A fechar o top 10 está o STAR Movies, de regresso à tabela da semana.

Como seria de esperar, esta semana o primeiro lugar da tabela da programação global é ocupado pela transmissão do jogo
‘Futebol – Taça de Portugal Generali Tranquilidade: Final/Benfica X Sporting’, feita na RTP1, a que se segue ‘Futebol –Taça de Portugal Generali Tranquilidade: Final (Pós-Match)/Entrega da Taça’, também na RTP1.

Nas posições restantes estão o ‘Telejornal’, da RTP1, ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha: Especial Outra Vez Eleições’, da SIC, e ainda o ‘Jornal da Noite’, também da SIC.

Esta semana o líder da tabela da programação da cabo é o ‘Grande Jornal – Noite’, da CMTV. Seguem-se ‘Entrevista Exclusiva/André Ventura’, da CNN Portugal e nas posições que se seguem estão mais três conteúdos da CMTV: o desportivo ‘Duelo Final/Tottenham X Man. United’, ‘Investigação CM/Caça aos Carteiristas’ e ainda ‘Doa a Quem Doer’.

by Data Insights, Havas Media Network

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Nova Expressão e Publicis Media lideram ranking de agências de meios

O setor da alimentação e das bebidas é o que atrai mais investimento publicitário segundo o estudo ‘Global Media Agency New Business Barometer’ da COMvergence, referente ao primeiro trimestre de 2025

A Nova Expressão (na foto, à esq.) lidera o ranking de novos negócios das agências de meios em Portugal, de acordo com o estudo ‘Global Media Agency New Business Barometer’, realizado pela consultora COMvergence. O segundo lugar é ocupado pela Universal McCann (UM). A Initiative surge na terceira posição.

O ranking de novos negócios referente a grupos, do primeiro trimestre de 2025, é liderado pela Publicis Media (à dir.), à frente da Omnicom Media (OMG). A IPG Mediabrands, em terceiro lugar, fecha o pódio.

Portugal ocupa o 27º lugar do ranking de indicadores por mercado, com os novos negócios das agências a atingirem os 12 milhões de dólares (€10,6 milhões). A taxa de retenção apurada é de 52%. Associação de Promoção da Madeira, Iberdrola, Santander, Zurich Insurance Group e Playmobil são apontados como os anunciantes que mais investiram no primeiro trimestre de 2025.

Depois de analisar 587 ‘pitches’ e transferências de contas em 48 países, a COMvergence apurou que a taxa de retenção global é de 23%.
“A Zenith foi a rede de agências mais bem-sucedida na manutenção de relações com clientes após o ‘pitch’, com uma taxa de retenção de 95%, enquanto que a Publicis Media obteve a melhor taxa de retenção entre os grupos, de 87%”, refere a análise da consultora.

Em termos de categorias, o setor da alimentação e das bebidas (FMCG) é o que atrai mais investimento publicitário em novos negócios para as agências de meios no primeiro trimestre de 2025, ao atingir os 1,46 mil milhões de dólares (€1,29 mil milhões) afetos a novos negócios.

A segunda posição é ocupada pela indústria do entretenimento e dos media, com 891,5 milhões de dólares (€783,5 milhões), à frente do setor da tecnologia, com 523,1 milhões de dólares (€459.7 milhões). O setor do retalho ocupa a quarta posição, com 490,3 milhões de dólares (€430,9 milhões). A indústria farmacêutica surge em quinto lugar, com 450,7 milhões de dólares (€396,1 milhões).

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AMD aprova novo código de conduta

“Este documento é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade”, refere André Novais de Paula, presidente da direção da AMD (na foto)

A Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital (AMD) aprova o novo código de conduta, que tem como objetivo reforçar o compromisso das empresas com a ética e responsabilidade legal no setor do marketing direto e digital, numa altura em que a utilização de dados pessoais e de marketing personalizado colocam desafios à privacidade e à confiança do consumidor.

“Num contexto de rápida evolução tecnológica e regulamentar, o novo código de conduta assume-se como um instrumento de referência para todas as empresas que desenvolvem atividade neste setor, independentemente da sua dimensão ou setor de atuação”, refere a AMD em comunicado.

O documento, obrigatório para todos os associados da AMD, foi revisto para responder aos desafios do setor, em especial nas áreas de proteção de dados e privacidade; do marketing digital e programático, com enfoque em práticas transparentes e não intrusivas; do comércio electrónico, assegurando a defesa do consumidor e a equidade nas transações, assim como da inteligência artificial, regulando a sua utilização ética na criação de perfis, automação e personalização de comunicações comerciais.

“O novo código de conduta é o culminar de um extenso trabalho de análise e reflexão. Representa o compromisso com um marketing mais ético, responsável e adaptado aos desafios tecnológicos e regulatórios que se colocam às empresas e aos profissionais. Este documento é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade como motor da economia portuguesa”, refere André Novais de Paula, presidente da direção da AMD.

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Mafalda Castro é a cara da nova gama Matinal Livre

A campanha, presente em televisão, digital, exterior e ponto de venda, foi desenvolvida pela agência McCann, com a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson

Mafalda Castro dá voz ao novo posicionamento de Matinal Livre. A comunicação arranca esta segunda-feira, dia 26 de maio, e vai prolongar-se por três semanas, permitindo uma presença da marca em diferentes canais como televisão, digital, exterior e ponto de venda.

A campanha foi desenvolvida pela agência McCann, com a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson.

Com esta parceria, a marca tem como objetivo reforçar os valores que estão na sua génese: o equilíbrio, a leveza e o autocuidado. “A Mafalda personifica um estilo de vida moderno e consciente, tornando-se uma escolha natural para representar a gama Matinal Livre e estabelecer ligações com audiências diversas, pela sua notoriedade e presença em projetos e canais distintos”, explica a gestora da marca Matinal, Catarina Cruz, citada em comunicado.

Com esta colaboração, a marca pretende estreitar a relação com os consumidores e reforçar o reconhecimento da gama Matinal Livre.
“Queremos inspirar novos públicos a estarem atentos para cuidar de si, criando uma ligação emocional com a marca e personificando a relevância da nossa proposta de valor”, conclui a gestora de marca.

Para Mafalda Castro, a marca é uma extensão do seu próprio estilo de vida: “Começar por mim e fazer escolhas que me fazem sentir bem é o que procuro no meu dia a dia, e a Matinal encaixa na perfeição na minha rotina: ajuda-me a sentir equilibrada e cheia
de energia”.

 

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Fraude publicitária cresce 19% em 2024

As campanhas oportunistas duplicaram no espaço de um ano, revela o estudo internacional do Integral Ad Science revela. Além de aumentarem em mobile e desktop, a ilegalidade está a chegar à televisão conectada

À primeira vista têm a aparência de anúncios insuspeitos, mas são, afinal, campanhas oportunistas para obter dados pessoais dos consumidores, promover negócios ilícitos ou induzir em erro os potenciais compradores.

Segundo o estudo internacional ‘Media Quality Report (MQR)’, realizado pela empresa Integral Ad Science (IAS), a fraude publicitária está a aumentar. Em 2024, cresceu 19%. Em 2023, o aumento tinha sido de 10,9%.

A ilegalidade afeta um sétimo do investimento global, que a plataforma Statista estima em 791,6 mil milhões de dólares (€697,6 mil milhões). “A publicidade fraudulenta teve um impacto que estimamos em 100 mil milhões de dólares (€88,1 mil milhões) em 2024. Além de contribuir para uma diminuição da eficácia dos anúncios, torna a divulgação das campanhas que não estão protegidas contra as fraudes cada vez mais vulnerável”, alerta o estudo.

De acordo com o IAS, que em 2024 duplicou o número de anúncios monitorizados (de 2,2% para 4%), as campanhas não otimizadas para combater a fraude publicitária aumentaram 81%. Na região Ásia-Pacífico (APAC), só 6,8% dos anúncios estão formatados para prevenir o problema. Na região EMEA, que abrange Europa, Médio Oriente e África, a percentagem ronda os 4,2%. No continente americano, desce para os 3,6%.

“As campanhas otimizadas mantiveram-se seguras contra os burlões, mesmo perante o aumento dos riscos de fraude detetados. As taxas globais de fraude publicitária para campanhas executadas com recurso a ferramentas de proteção contra fraudes desceu 9,8% em termos homólogos, para uma taxa estável de 0,7% ao longo de 2024”, informa o IAS, salientando que “as violações detetadas em campanhas não otimizadas chegam a ser 15 vezes superiores às que menosprezaram essa proteção”.

Visualização de conteúdos de vídeo em desktop cresce 5,4%

O estudo do IAS revela também que a visualização de conteúdos de vídeo, um dos formatos mais usados nas fraudes publicitárias, aumentou em 2024, em mobile, em desktop e em televisão conectada, onde também já começam a ser detetados casos de fraude publicitária. “A visualização em ecrã de computador tradicional cresce 5,4% face ao ano anterior, atingindo uma taxa de 83,9% em 2024. No telemóvel, a evolução é mais moderada, não vai além dos 2,4%”, informa o relatório.

O aumento do consumo de conteúdos de vídeo, alavancado pelo crescimento das redes sociais, está a obrigar os anunciantes a reverem as estratégias publicitárias. Segundo o estudo, só nos Estados Unidos, o investimento em anúncios em vídeo deverá aumentar 55% até 2028.

“Os anunciantes precisam de proteger as suas marcas. Colocarem as campanhas em locais de risco ou junto a temas que possam ser considerados ofensivos pode ser prejudicial para a sua reputação e para os seus resultados. 68% dos consumidores dizem que é inapropriado as marcas anunciarem ao lado de discursos de ódio e de conteúdos agressivos”, refere o relatório.

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EDC volta a comunicar UrbanGlide

A nova estratégia de comunicação pretende reforçar a presença digital da marca de mobilidade urbana, através de ações focadas nos media de ‘lifestyle’ e tecnologia e de um novo alinhamento nas redes sociais

A UrbanGlide (na foto) volta a entregar a comunicação estratégica à EDC. Para além de definir a nova estratégia de comunicação da marca, a agência é responsável pelas relações públicas e pela gestão das redes sociais da empresa mobilidade elétrica urbana, em Portugal.

“Receber novamente a UrbanGlide é um orgulho e uma oportunidade de mostrar o que conseguimos fazer com marcas que desafiam o ‘status quo’. Vamos trabalhar para aproximar a marca dos portugueses e reforçar a sua posição como referência de inovação, estilo e sustentabilidade”, refere João Trigo, diretor executivo da EDC, citado em comunicado de imprensa.

A nova estratégia de comunicação, definida dois anos após a primeira colaboração com a agência, pretende reforçar a presença digital da marca, através de ações de relações públicas focadas nos media de ‘lifestyle’ e de tecnologia, que serão amplificadas com um novo alinhamento de divulgação nas redes sociais.

“Queremos estar mais próximos dos consumidores, comunicar com autenticidade e dinamismo, e acreditamos que a EDC é o parceiro certo para essa missão, porque já conhece a marca, os nossos valores e o público a que nos dirigimos, o que faz toda a diferença”, salienta Carlos Luís, gestor nacional da UrbanGlide, citado no documento.

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M80 celebra 18 anos com imagem renovada

A rádio do grupo Bauer Media aposta num rebranding, acompanhado por uma campanha com criatividade da DJ que marca presença em televisão, rádio, outdoor, digital e redes sociais

A M80 assinala os 18 anos com um rebranding, desenvolvido pela agência DJ, que tem como ambição “reforçar o papel da estação como marca emocional, transversal a várias gerações, e cada vez mais presente na vida dos ouvintes – dentro e fora da rádio”, refere o comunicado de imprensa.

A nova campanha de comunicação arranca esta segunda-feira com presença em TV, rádio, outdoor, digital e redes sociais. Para João Pacheco, diretor criativo da DJ, o objetivo é garantir que a marca continua a evoluir num cenário cada vez mais digital, ” onde as estações de rádio deixam de ser apenas uma frequência para se afirmarem, progressivamente, como marcas de áudio fortes e relevantes”, realça.

A nova assinatura, ‘De longe, a música da sua vida’, dá o tom a esta nova fase da M80, que conta com mais de 1,7 milhões de ouvintes semanais. O rebranding recupera elementos visuais do passado “e reinterpreta-os com uma linguagem gráfica mais arrojada e dinâmica, que se estende à antena, redes sociais, digital, eventos e campanhas”, segundo o comunicado de imprensa.

Miguel Cruz, diretor da M80, explica a importância da nova identidade gráfica e sonora. “A M80 foi sempre uma marca com um pé no passado e outro no presente. Hoje damos um passo importante rumo ao futuro, com uma nova identidade que nos permite continuar a crescer, a emocionar e a acompanhar gerações. Queremos continuar a ser a rádio de quem ama boa música – independentemente da idade”.

Rita Sobral, responsável pelo departamento comercial, marketing e eventos da Bauer Media Audio Portugal, fala num passo natural na evolução da marca: “A nova imagem e assinatura procuram atualizar a identidade da estação sem desvirtuar o seu ADN, trazendo-lhe maior versatilidade e dinamismo na forma como se apresenta e comunica”. E confia no impacto junto da audiência: “Acreditamos que esta transformação vai reforçar a perceção positiva da marca, aumentar o seu potencial de crescimento e gerar impacto junto dos nossos clientes e parceiros”, conclui.

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