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M80 Rádio já chegou ao WhatsApp

A M80 Rádio acaba de lançar o seu canal oficial de WhatsApp, aproximando-se dos seus ouvintes através deste serviço de mensagens partilhadas. No novo canal serão partilhados conteúdos exclusivos e […]

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A M80 Rádio acaba de lançar o seu canal oficial de WhatsApp, aproximando-se dos seus ouvintes através deste serviço de mensagens partilhadas. No novo canal serão partilhados conteúdos exclusivos e […]

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A M80 Rádio acaba de lançar o seu canal oficial de WhatsApp, aproximando-se dos seus ouvintes através deste serviço de mensagens partilhadas. No novo canal serão partilhados conteúdos exclusivos e em primeira mão, incluindo passatempos, eventos da rádio e outras novidades que os utilizadores da app podem partilhar diretamente e mais rapidamente com os seus grupos e/ou contactos.

Para aderir ao canal, basta aceder à ligação que está a ser divulgada no site da rádio. Ao fazê-lo, é redirecionado para a app. “Os canais estão separados da área das conversas, na zona que diz Atualizações. Depois de clicar no link e em seguir, o canal vai aparecer sempre nos seus canais preferidos”, explica a rádio em comunicado.

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“O lançamento do nosso canal oficial de WhatsApp é mais um passo de gigante neste caminho permanente de a M80 Rádio estar cada vez mais próximo dos seus ouvintes”, refere Miguel Cruz, diretor da M80 Rádio, uma das estações que, a par da Rádio Comercial, da Cidade FM, da Smooth FM e da Batida FM, integram o portefólio radiofónico da Bauer Media Audio Portugal.

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TikTok e Polígrafo promovem literacia mediática (com vídeos)

“A campanha inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”, informa o TikTok em comunicado de imprensa

O TikTok está a lançar uma campanha de literacia mediática em Portugal. Desenvolvida em parceria com o Polígrafo, organização de verificação de factos certificada pela International Fact-Checking Network (IFCN) e pela European Fact-Checking Standards Network (EFCSN), a iniciativa pretende combater a desinformação, através da partilha de vídeos informativos.

“A campanha inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”, explica o TikTok em comunicado de imprensa.

Além de disponibilizar uma ‘app’ de literacia digital na plataforma, um ‘hub’ de informação dedicado que fornece aos utilizadores orientações para avaliar a credibilidade dos vídeos, com dicas para distinguir entre conteúdo factual e enganador, o TikTok está a divulgar anúncios educativos criados pelo Polígrafo.

“Os cinco vídeos abordam competências essenciais para a literacia mediática, que incluem métodos de verificação de factos, identificação de narrativas que tendem a propagar informação falsa, análise das fontes de informação e manutenção da vigilância contra a desinformação”, refere o documento.

A iniciativa está a ser divulgada através de uma campanha promocional no TikTok. A comunicação é amplificada através do envio de alertas de desinformação integrados. “Quando os utilizadores pesquisarem temas frequentemente associados a desinformação, serão direcionados para conteúdos relevantes de literacia mediática, reforçando a abordagem proativa de educar os utilizadores”, explica o TikTok.

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Eventos desportivos de interesse público transmitidos em canal aberto a partir de 2025

Despacho do Governo publicado em Diário da República refere que a medida abrange “modalidades tuteladas em Portugal por federações desportivas detentoras de estatuto de utilidade pública desportiva”

A partir de janeiro do próximo ano, os eventos desportivos de interesse público passam a ser transmitidos em canal aberto. De acordo com o despacho publicado a 20 de novembro em Diário da República, a decisão abrange “modalidades tuteladas em Portugal por federações desportivas detentoras de estatuto de utilidade pública desportiva”.

Além da Volta a Portugal em Bicicleta, do Rali de Portugal e da final da Liga das Nações de futebol masculino, a lista divulgada inclui jogos das provas da UEFA, as meias-finais e finais das competições oficiais internacionais de desportos coletivos, entre clubes seniores, provas femininas e masculinas, em que participem equipas portuguesas, provas com participações de atletas portugueses nas modalidades individuais séniores, bem como das seleções nacionais principais nas fases finais de campeonatos do mundo e da Europa.

“O seu acesso [deve] ser facultado pelos adquirentes dos respetivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado”, refere o diploma.

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Apple assume venda de anúncios na Apple News

O objetivo é aumentar as receitas de publicidade da criadora do iPhone e dos seus parceiros editoriais, que até agora estavam dependentes de fornecedores externos, para venderem anúncios na versão gratuita da Apple News

A Apple está a planear vender diretamente espaços publicitários na aplicação de notícias Apple News, assumindo o controlo das vendas e pondo fim à dependência de terceiros, noticia a Axios. O objetivo é aumentar as receitas de publicidade da criadora do iPhone e dos seus parceiros editoriais, que até agora estavam dependentes de fornecedores externos, para venderem anúncios na versão gratuita da Apple News.

A iniciativa, que está a ser apresentada aos anunciantes, prevê anúncios no ‘feed’ de notícias da empresa liderada por Tim Cook, com a possibilidade de anunciar em ‘feeds’ específicos e em artigos individuais, caso os anunciantes pretendam alinhar-se contextualmente com determinados temas.

A partir de 2025, a Apple vai vender conteúdos patrocinados ‘premium’, selecionados editorialmente para eventos relevantes, como a Met Gala e o Open dos Estados Unidos, entre outros. Para além dos patrocínios ‘premium’, a equipa da Apple News também está a propor a introdução de ‘banners’ e anúncios em vídeo em 17 formatos diferentes, incluindo anúncios em formato carrossel que apresentam diferentes produtos.

A Apple, que já vende o seu próprio catálogo de anúncios na pesquisa e na App Store desde 2016, vai conceder às empresas editoriais uma percentagem de 70% das receitas publicitárias, para os anúncios vendidos em artigos, e uma percentagem baseada no desempenho, para os anúncios no ‘feed’, em função do ‘engagement’ que gerarem. Os anúncios que não forem vendidos, serão disponibilizados a fornecedores de terceiros para venda em seu nome.

Uma previsão intercalar do GroupM e da eMarketer estima que o negócio de publicidade da Apple venha a valer cerca de 10 mil milhões de dólares em 2024. Embora a empresa não partilhe as receitas publicitárias, os analistas do GroupM estimam que a publicidade representa cerca de 10% do valor total de receitas de faturação do segmento de serviços da Apple, que ronda os 100 mil milhões de dólares.

Além da publicidade, as receitas de serviços da Apple provêm de subscrições e de transações, através de produtos como Apple Music, iCloud, Apple News+, Apple TV+, App Store e Apple Pay.

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Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz

A revista comemorativa em papel chega às bancas a 29 de novembro. O banco patrocina ainda o disco eleito como o melhor da música portuguesa dos últimos 40 anos, o ‘Viagens’ de Pedro Abrunhosa

O Novo Banco está a patrocinar a edição especial da Blitz nos 40 anos da revista portuguesa sobre música, reforçando a aposta e o posicionamento do banco no setor da música.

No âmbito da parceria, o Novo Banco patrocina o disco que foi eleito como o melhor da música portuguesa dos últimos 40 anos, o ‘Viagens’. O disco de Pedro Abrunhosa, de 1994, é destacado na edição comemorativa, marcando também presença na grande festa da Blitz, a 12 de dezembro, no Meo Arena, em Lisboa.

Para além de recuperar grandes momentos do jornal que em 2006 assume o formato de revista mensal, e do site ao longo destas quatro décadas, a edição especial delineada por Miguel Cadete, diretor da Blitz, coloca em destaque os 40 melhores discos de música portuguesa, publicados entre 1984 e 2023.

Fundado em novembro de 1984 pelos jornalistas Manuel Falcão (primeiro diretor), Rui Monteiro, Cândida Teresa (diretora gráfica até ao final de 1999) e por João Afonso de Almeida (até 1985), o Blitz foi o primeiro jornal nacional dedicado à atualidade musical. A revista de colecionador chega às bancas a 29 de novembro, em formato de papel.

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Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC

“Já não está em causa a minha saída da SIC, uma decisão consciente sobre a minha carreira e sobre a minha vida. Está em causa o meu caráter e nunca me poderão acusar de faltar aos meus compromissos”, afirma a apresentadora da TVI (na foto) em comunicado

Cristina Ferreira prepara-se para travar a execução de sentença de primeira instância da SIC, após ter visto os bens da empresa Amor Ponto, que criou com o pai, António Ferreira, penhorados na sequência da condenação da apresentadora, diretora e acionista da TVI, que terá de pagar mais de €3,3 milhões à SIC pela quebra unilateral de contrato, a 17 de julho de 2020.

“Sobre as últimas notícias, importa apenas esclarecer que foi a SIC que executou a sentença de primeira instância, apesar de a mesma ainda estar pendente de recurso e, por isso, poder vir a ser revertida. Trata-se de uma iniciativa da SIC, apenas desta e não do Tribunal [Judicial da Comarca de Lisboa Oeste], dirigida à sociedade Amor Ponto”, esclarece Cristina Ferreira, no comunicado que publicou nas redes sociais, em reação à notícia avançada pelo Correio do Manhã.

“A Amor Ponto irá usar o mecanismo legal que lhe permite suspender esta iniciativa da SIC, enquanto se aguarda serenamente pela decisão que vier a incidir sobre o recurso interposto”, refere ainda o documento. O julgamento que opõe Cristina Ferreira à SIC iniciou-se a 8 de novembro de 2023 e terminou a 11 de junho, com a condenação da apresentadora, que tem evitado abordar publicamente o assunto, em primeira instância.

“O processo é do domínio da justiça e apenas pela justiça deverá ser julgado. Não contribuirei, de forma alguma, para precipitar ou alimentar um julgamento público que, para mim, é privado. Já não está em causa a minha saída da SIC, uma decisão consciente sobre a minha carreira e sobre a minha vida. Está em causa o meu caráter e nunca me poderão acusar de faltar aos meus compromissos”, afirma ainda Cristina Ferreira no comunicado.

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A Disney+ espera ter uma receita publicitária de cerca de €835 mil milhões, em 2024, segundo os dados da Statista

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Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões

A publicidade é cada vez mais vital para o objetivo da TWDC de tornar os serviços de ‘streaming’ rentáveis. A Disney+ tem agora 120 milhões de assinantes pagos, mais 4,4 milhões do que no trimestre anterior

As receitas de faturação da The Walt Disney Company (TWDC) aumentam 6% no quarto trimestre fiscal de 2024 da empresa, para 22,57 milhões de dólares (€21,36 mil milhões), face ao período homólogo, em que as receitas ascendem a 21,24 milhões de dólares (€20,09 mil milhões). Os lucros, no entanto, decrescem cerca de 18,7%, para 564 milhões de dólares (€533,5 milhões), face a 2023 (694 milhões de dólares/€656,4 milhões).

A publicidade é cada vez mais vital para o objetivo da TWDC de tornar os serviços de ‘streaming’ rentáveis. A Disney+ tem agora 120 milhões de assinantes pagos, mais 4,4 milhões do que no trimestre anterior e gera um lucro trimestral de 253 milhões de dólares (€239 milhões), face a uma perda de 420 milhões de dólares (€396,8 milhões) reportada no mesmo período em 2023, de acordo com os dados apresentados pela empresa.

“No quarto trimestre do ano, assistimos a um dos melhores trimestres da história do nosso estúdio de cinema, uma melhoria da rentabilidade dos nossos serviços de ‘streaming’, um recorde de 60 prémios Emmy para a empresa, o poder continuado dos desportos em direto e a revelação de uma impressionante coleção de novos projetos no segmento de experiências”, salienta Bob Iger, CEO da TWDC, em comunicado de imprensa.

A subscrição com anúncios da Disney+ está a acelerar, com a empresa a garantir que 37% dos subscritores do serviço de ‘streaming’ nos Estados Unidos e 30% dos subscritores a nível mundial optam pela subscrição com anúncios.

O segmento de Entretenimento – que inclui as plataformas de ‘streaming’ Disney+ e Hulu, os canais lineares e as vendas de conteúdos, licenciamento e outros – fatura 10,82 mil milhões de dólares (€10,23 mil milhões), comparativamente com os 9,52 mil milhões de dólares (€8,99 mil milhões) registados no período homólogo, subindo 14%.

A faturação do segmento de Desporto – que inclui o serviço de ‘streaming’ ESPN+, os canais lineares da ESPN e Star India – mantém-se nos 3,91 mil milhões de dólares (€3,69 mil milhões) reportados no período homólogo.

As Experiências da TWDC – que incluem os parques temáticos, os cruzeiros e o Disney Vacation Club, entre outros, faturam, por seu lado, 8,24 mil milhões de dólares (€7,78 mil milhões), face aos 8,16 mil milhões de dólares (€7,70 mil milhões) indicados no período homólogo, aumentando 1%.

 

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NewsMuseum lança academia de formação em comunicação, media e marketing

“O mundo deste nosso tempo impede-nos de ficar atrasados de uma ferramenta, de uma noção, de uma técnica, de uma visão. A oferta formativa do NewsMuseum responde às nossas novas angústias profissionais”, diz Luís Paixão Martins, promotor do NewsMuseum

O NewsMuseum está a lançar a Academia NewsMuseum, com uma oferta formativa nas áreas de comunicação, media, informação e marketing, estruturada em duas linhas pedagógicas, comunicar e compreender.

O objetivo é “fazer crescer a oferta formativa tendo como imperativo de partida um corpo de docentes e convidados de excelência que muito nos orgulha”, revela José Bartolomé Duarte, fundador e diretor da Academia NewsMuseum, citado em nota de imprensa.

‘Comunicar a marca a pessoal – engagement on leadership‘, ‘Comunicar inteligência artificial: futuro da comunicação com IA’, ‘Compreender os média no ecossistema digital’ e ‘Literacia mediática: pensamento crítico e desinformação digital’ são as formações abrangidas no lançamento da Academia NewsMuseum.

“O mundo deste nosso tempo impede-nos de ficar atrasados de uma ferramenta, de uma noção, de uma técnica, de uma visão. A oferta formativa do NewsMuseum responde às nossas novas angústias profissionais. É a formação a par e passo com o tempo”, enfatiza Luís Paixão Martins, presidente da associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum.

A Academia NewsMuseum aposta num modelo de formação adaptável às necessidades dos formandos, recorrendo a modalidades mistas de formação, entre sessões presenciais, módulos lecionados à distância e conteúdos pré-gravados.

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Bens de empresa de Cristina Ferreira vão ser penhorados

A decisão surge na sequência da condenação da apresentadora da TVI (na foto) a pagar mais de €3,3 milhões à SIC, pela quebra de contrato com a televisão do grupo Impresa, numa decisão do tribunal de Sintra a 11 de junho

Os bens da empresa Amor Ponto, detida por Cristina Ferreira, vão ser executados num montante até €4,7 milhões, por decisão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, noticia a TSF, citando notificações a que a Lusa teve acesso.

A penhora surge na sequência da condenação da apresentadora da TVI, que a 11 de junho viu a Amor Ponto ser condenada pelo tribunal de Sintra a pagar mais de €3,3 milhões à SIC pela quebra de contrato com a televisão do grupo Impresa, absolvendo Cristina Ferreira. A apresentadora recorreu da decisão, mas não pediu efeitos suspensivos, nem apresentou caução com garantias bancárias, de acordo com a TSF, que cita fontes contactadas pela Lusa.

A Amor Ponto foi constituída em 2008, como Cristina Ferreira Sociedade Unipessoal, e adotou a atual denominação em 2019, tendo tido ainda a denominação de Cristina Ferreira, Lda. De acordo com dados de junho, a Amor Ponto conta com três acionistas: Cristina Ferreira, António Jorge Ferreira, o pai, e a Docasal Investimentos, empresa que conta com estes dois acionistas.

À Amor Ponto foi reconhecido um crédito de €220.668, já com juros, devido a “valores titulados por faturas emitidas e vencidas, respeitante a pagamentos de comissões de publicidade e de passatempos”. Segundo o tribunal, o contrato entre SIC e a Amor Próprio não era livremente revogável.

Recorde-se que em setembro de 2020, a SIC deu entrada com um processo contra Cristina Ferreira, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. Em causa esteve a saída da SIC da apresentadora para regressar à TVI, de onde tinha saído cerca de dois anos antes.

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Tyson X Paul na Netflix visto em 60 milhões de lares, apesar das falhas técnicas

Alguns assinantes estão indignados e desiludidos devido às repetidas falhas de ligação durante o combate, havendo até quem não tenha conseguido sequer assistir ao direto, que para a Netflix é a prova para os anunciantes da sua capacidade de reunir uma audiência global em simultâneo

A Netflix garante que 60 milhões de lares em todo o mundo assistiram em direto ao combate entre Mike Tyson e Jake Paul (na foto), naquela que é a estreia da Netflix no boxe em direto. A plataforma de ‘streaming’ considera a transmissão do evento, gratuito para os assinantes, como uma “noite recorde”.

Alguns assinantes, no entanto, estão indignados e desiludidos devido às repetidas falhas de ligação durante o combate, havendo até quem não tenha conseguido sequer assistir ao direto, que para a Netflix é a prova para os anunciantes da sua capacidade de reunir uma audiência global em simultâneo. De acordo com utilizadores das redes sociais, o combate teve uma experiência de visualização menos do que ideal, sobretudo com perdas consistentes do ‘feed’ da transmissão.

A Downdetector, plataforma que monitoriza interrupções de serviço na Internet, recebeu na noite do evento milhares de relatos de pessoas que estavam a ter problemas com a transmissão da Netflix. Depois da luta, a Netflix foi até alvo de uma piada por parte da Peacock, plataforma de ‘streaming’ da Comcast, que numa publicação no X, questiona: “Então, como foi a noite de toda a gente? :)”.


Jake Paul afirma que 120 milhões de espectadores assistiram ao combate em direto a nível mundial na Netflix, mas a empresa declarou mais tarde, em comunicado de imprensa, que “60 milhões de lares” em todo o mundo assistiram ao evento. A empresa avança que revelará mais dados sobre as audiências, no início da próxima semana.

No combate, que teve lugar no AT&T Stadium, no Texas, o ex-campeão mundial de pesos pesados Mike Tyson, com 58 anos, foi derrotado por decisão unânime pelo YouTuber tornado pugilista Jake Paul, de 27 anos.

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Ex-trabalhadores da TIN indignados com possibilidade de encerramento da editora

“A situação de falência a que chegou aquele grupo representa um significativo perigo de empobrecimento da imprensa portuguesa, sendo esta condição essencial para uma sociedade democrática e progressiva”, refere a declaração pública assinada por 45 ex-colaboradores da editora

Um grupo de 45 ex-trabalhadores da Trust in News (TIN), que inclui nomes como Adelino Gomes, Cesário Borga, Fernanda Mestrinho, Maria João Pavão Serra e Viriato Teles, manifesta indignação pela possibilidade de enceramento da editora. Numa declaração pública divulgada pelo Clube de Jornalistas, criticam a administração da empresa por ter arrastado a TIN para uma situação de insolvência.

“Herdeira de um importante capítulo do jornalismo em Portugal, iniciado com o semanário O Jornal, a situação de falência a que chegou aquele grupo representa um significativo perigo de empobrecimento da imprensa portuguesa, sendo esta condição essencial para uma sociedade democrática e progressiva”, refere o documento, divulgado a 17 de novembro.

A declaração pública é apresentada cinco dias após a administração da TIN ter anunciado a convocação de uma assembleia de credores para apresentar um plano de insolvência, com vista à recuperação da empresa, na sequência da reprovação do PER [Processo Especial de Revitalização].

Com uma dívida de €32,9 milhões e ordenados em atraso, a empresa, proprietária dos títulos Visão, Caras, TV Mais, Caras Decoração, Exame, Exame Informática, Activa, Prima e Telenovelas, fatura menos de €8 milhões por ano, prevendo fechar 2024 com um prejuízo de €1,4 milhões. A concretizar-se, o encerramento da editora deixa no desemprego cerca de 150 colaboradores.

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