Unilever investe 50% do orçamento publicitário em marketing de influência
“Criar sistemas de marketing onde outros consumidores possam falar pelas marcas, em larga escala, é incrivelmente importante. Influenciadores, celebridades e ‘tiktokers’ são as vozes que importam””, defende Fernando Fernandez, CEO da Unilever, desde março

Luis Batista Gonçalves
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A Unilever prepara-se para investir 50% do orçamento publicitário em marketing de influência. A intenção é revelada por Fernando Fernandez, CEO da Unilever, que em março substitui o neerlandês Hein Schumacher na liderança da empresa. Em 2025, o investimento em publicidade da Unilever vai crescer 15,5%.
“Há cerca de 19 mil códigos postais na Índia e 5.764 municípios no Brasil e quero ter, pelo menos, um influenciador em cada um desses sítios. Em alguns, quero ter uma centena”, justifica Fernando Fernandez, CEO da Unilever, citado no The Drum.
A intenção da empresa é multiplicar o número atual influenciadores digitais por 20. “Os nossos gastos em marketing passaram de 13% em 2022 para perto de 16% este ano, sendo que nas redes sociais o investimento cresce de 30% para 50% do gasto total. Trabalharemos com 20 vezes mais influenciadores em 2025”, revela.
Numa conversa com Warren Ackerman, diretor de investigação de produtos de consumo europeus do Barclays, naquela que foi a primeira intervenção pública após assumir o cargo, Fernando Fernandez revela que os maiores mercados da empresa são os primeiros a reforçar o investimento em marketing de influência.
“Hoje, as mensagens das marcas, por definição e por defeito, são recebidas com ceticismo quando vêm diretamente de entidades corporativas, pelo que criar sistemas de marketing onde outros consumidores possam falar pelas marcas, em larga escala, é incrivelmente importante. Influenciadores, celebridades e ‘tiktokers’ são as vozes que importam”, defende.
Presente em cerca de 190 países, a Unilever tem um portefólio de marcas que integra a Knorr, Axe, Ben & Jerry’s, Cif, Lux, Magnum, Omo, Rexona, Sunlight, Vasenol, Domestos, Surf, Comfort, Linic, Presto, Sun e Sunsilk. Estados Unidos e Índia são os maiores mercados da empresa de produtos de grande consumo.