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TV Guia já tem no ar o primeiro site e a nova imagem

A TV Guia apresenta-se a 7 de março com uma nova identidade visual e um site, o primeiro desde  que é criada há 45 anos. A par com o site, […]

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A TV Guia apresenta-se a 7 de março com uma nova identidade visual e um site, o primeiro desde  que é criada há 45 anos. A par com o site, […]

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A TV Guia apresenta-se a 7 de março com uma nova identidade visual e um site, o primeiro desde  que é criada há 45 anos. A par com o site, o redesenho do logótipo e a reformulação do design da revista são algumas das novidades, divulgadas numa campanha promocional.

Na celebração do 45º aniversário, a revista estreia-se no digital não só com o lançamento do seu primeiro site, mas também reforçando a presença nas redes sociais, com o objetivo de promover a interação com a sua comunidade de seguidores. Com estes três suportes (revista, site e redes sociais), a TV Guia pretende apresentar-se com uma narrativa coesa multiplataformas.

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Audiências mensais: todos os canais em aberto estão em crescimento

Apesar de uma ligeira quebra do consumo televisivo de -1.0% face ao mês de agosto, devido ao regresso de muitos portugueses ao trabalho e à escola, todos os canais FTA (RTP1, SIC e TVI) verificam um aumento da quota de mercado face ao mês passado

A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em setembro o consumo televisivo registou uma ligeira diminuição de -1.0% face ao mês de agosto. O regresso de muitos portugueses ao trabalho e à escola fez com que em setembro tenham tido menos tempo disponível, o que acabou por provocar esta ligeira diminuição.

Apesar da ligeira quebra do consumo televisivo, todos os canais FTA (RTP1, SIC e TVI) verificam um crescimento do ‘share’ face ao último mês. A TVI com um ‘share’ de 15% (+0.8p.p. vs. agosto) mantém a liderança, seguida da SIC que verificou um ‘share’ de 14% (+0.4p.p. vs. agosto).

A RTP1 surge na terceira posição com um ‘share’ de 10,7% (+1.0p.p.) com o canal FTA, a par da TVI, a registar o maior aumento. Os jogos de Portugal a contar para a Liga das Nações, que foram o programa mais visto do mês da televisão, ajudaram a impulsionar este forte crescimento da RTP1.

A tipologia ‘pay TV’ segue a mesma tendência dos canais FTA e regista um crescimento de 0.4p.p. face ao mês anterior. Com um ‘share’ de 41%, o mês de setembro é agora o segundo mês de 2024 com maiores níveis de ‘share’, ficando atrás apenas do mês de maio, onde se verificou um ‘share’ de 41,1%. Com menos tempo disponível, a tipologia ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como ‘streaming’ ou consolas) foi a mais prejudicada, tendo verificado uma diminuição de -1.2p.p. face ao mês passado.

No mês de setembro, a tipologia ‘pay TV’ acompanhou o crescimento dos canais FTA e também verificou um crescimento de +0.4 face ao último mês. A CMTV, que apresenta um forte crescimento (+0.7p.p. vs. agosto), mantém-se como o canal do cabo preferido dos portugueses. Para além da CMTV, destacam-se os canais de informação SIC Notícias e Now, que também verificaram um aumento da audiência, devido sobretudo à cobertura dos incêndios, com muitos portugueses a quererem estar a par da situação.

Com este crescimento, o Now foi o canal ‘pay TV’ que verificou o maior crescimento face ao último mês, conseguindo entrar assim pela primeira vez no top 20 canais mais vistos. Dos canais de entretenimento, destaque para a SIC Mulher (+0.6p.p.) e do TVI Reality (+0.2p.p.) que registaram um crescimento face ao último mês.

Em setembro, o programa mais visto foram os jogos de Portugal para a Liga das Nações (‘Portugal x Escócia’ e ‘Portugal Croácia’), ambos transmitidos pela RTP1. Os jogos foram vistos em média por mais de 2,7 milhões de telespetadores, o que representou um ‘share’ de 42,4%. Dos dois jogos, o ‘Portugal x Escócia’, que se realizou em um domingo à noite, foi o mais visto e registou uma audiência média de 2 milhões e 168 mil telespetadores e um ‘share’ de 43%.

Na segunda posição ficou a estreia do ‘Secret Story – O Regresso’, que regressou à antena da TVI, seis anos após a última edição. Apresentado por Cristina Ferreira, o novo ‘reality show’ alcançou na estreia uma audiência média de 1 milhão e 95 mil telespetadores o que representou um ‘share’ de 29,2%.

A ’28ª Gala dos Globos de Ouro’ da SIC foi o quarto programa mais visto do mês de setembro com uma audiência média de 998 mil telespetadores e um ‘share’ de 26,5%. Apesar de ter sido a gala com menor audiência média dos últimos quatro anos, foi a segunda melhor em termos de ‘share’ ficando apenas atrás da gala de 2022 (28,4%), com 26,5%.

Relativamente às audiências por período horário, no mês de setembro, a SIC mantém a liderança durante o período do almoço com um ‘share’ de 20,2%, sendo este o único período do dia em que lidera. A TVI, por seu lado, mantém a liderança nos períodos da tarde, ‘prime-time’ e ‘late night’. Contudo, é durante o período do primeiro ‘prime-time’ onde a diferença face à SIC é mais reduzida (16% da TVI vs. 15,8% da SIC). A RTP1 lidera durante o período da manhã (13,7% vs. 13,4% da TVI) e durante o período do ‘pré-prime’ (14,1% vs. 13,4% da SIC).

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Mindshare vence revisão de agências de meios da Unilever e ganha novas áreas e países

A nível mundial, a Initiative (Interpublic Group) e a Dentsu também ganham terreno, enquanto o Omnicom Media Group e a Publicis Media perdem parte das contas da Unilever

A Mindshare, agência do GroupM detido pelo WPP, é a grande vencedora na mais recente revisão global de agências de meios da Unilever e passa a somar a conta de meios comerciais do gigante da higiene pessoal, anteriormente gerida pelo Publicis Groupe, à gestão de meios gerais da Unilever, nos Estados Unidos, que já detinha. A nível mundial, a Initiative (Interpublic Group) e a Dentsu também ganham terreno, enquanto o Omnicom Media Group (OMG) e a Publicis Media perderam parte das contas da Unilever.

A Mindshare passa a ter as contas da Unilever na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, que estavam com o OMG, mantendo as que tem na Europa Ocidental e Central, bem como na Índia, Indonésia e em outros países da Ásia, incluindo a China (excluindo Hong Kong e Taiwan, que permanecem com o OMG), de acordo com uma notícia na Ad Age.

A Initiative, por seu lado, conquista as contas da Unilever no Canadá e no Norte de África, anteriormente geridas pelo OMG, e mantém as contas na América Latina, Ucrânia e Grécia. Já a Dentsu surge como outra das vencedoras da avaliação da Unilever, ao conquistar a conta da Unilever no Japão, anteriormente gerida pela ADK, depois de não ter sido selecionada na última avaliação da Unilever, em 2021. A Havas, por seu lado, mantém as contas em França e em Espanha.

Embora tenha perdido algumas das responsabilidades nos Estados Unidos, a Publicis Media conquista as contas da Unilever de quatro mercados no Sul da Ásia, anteriormente geridos por agências de meios do WPP, incluindo Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname, juntando-se pela primeira vez à lista de agências de meios com as quais a Unilever trabalha internacionalmente.

O OMG, por sua vez, mantém as contas no Bahrein, no Kuwait, no Omã, no Qatar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, bem como na Alemanha, na Áustria, na Suíça e na Turquia.

A revisão de agências da Unilever teve início em janeiro de 2024 e Esi Eggleston Bracey, diretora de crescimento e marketing da Unilever, refere, citada na Ad Age, que “é fantástico acelerar esta viagem com parceiros novos e de longa data. Juntos, temos uma oportunidade empolgante de otimizar ainda mais os nossos suportes e conteúdos para refletir melhor as pessoas e a cultura, à medida que continuamos a construir as nossas marcas”.

Em declarações ao Congresso norte-americano, em julho, Herrish Patel, presidente da Unilever nos Estados Unidos, revelou que a empresa que lidera tem gastos anuais de media, nos Estados Unidos, de 850 milhões de dólares (€767 milhões). “Atualmente, cerca de 80% dos nossos gastos em publicidade nos Estados Unidos são direcionados para algum tipo de meio digital”, explicou Herrish Patel no discurso de abertura perante o Congresso. “Gastamos mais em plataformas de comércio digital como Amazon, Walmart, Target e Walgreens, porque é aí que os consumidores tomam as suas decisões de compra. Apenas 20% das despesas de publicidade da Unilever vão para plataformas de redes sociais e menos de 1% para notícias digitais”, acrescentou.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Audiências semanais: cabo é o que perde mais quota

Na semana de 23 a 29 de setembro, a RTP1 reforça ligeiramente e conta agora com 10,5% de quota, a SIC também cresce, ficando nos 14,4%, e a TVI segue a mesma tendência e regista um aumento, atingindo os 15,2%. O consumo global de televisão tem uma subida de apenas um minuto por dia

O consumo global de televisão mantém-se estável face à semana passada, registando uma subida de apenas de um minuto por dia, ficando agora nas cinco horas e 25 minutos diárias.

Nas contas do ‘share’ de audiência, o cabo é o único canal que perde quota de audiência semanal, ao contrário da RTP1, SIC, TVI e ‘outros’, que registam todos crescimento nesta semana. Desta forma, a RTP1 reforça de forma ligeira e tem agora 10,5% de quota, a SIC também cresce e chega aos 14,4%, e a TVI segue a mesma tendência e tem 15,2% de quota semanal.

O cabo é o único canal que quebra e tem esta semana 41,1% de quota. Já o ‘outros’, que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos, reforça também o seu ‘share’ e tem agora 17,5% de quota semanal.

No top 10 dos canais mais vistos no cabo, o Star Channel está de regresso ao pódio da semana, que continua a ter CMTV e CNN Portugal nos dois primeiros lugares. Nas restantes posições encontramos ainda Star Movies, Hollywood, SIC Notícias, SIC Mulher, Globo e TVI Reality. Na posição que encerra o top 10 está o AXN, de regresso à tabela dos mais vistos no cabo.

Mais uma vez esta semana, o primeiro lugar da tabela da programação global é ocupado por um dos diversos conteúdos do ‘reality show’ da TVI: ‘Secret Story – Especial’. Nas posições restantes estão a ‘XXVIII Gala Globos de Ouro’ e o ‘Jornal da Noite’, ambos da SIC, seguidos por dois programas da TVI: mais um programa de ‘Secret Story’ e ainda um episódio da novela ‘Cacau’.

Os programas desportivos da CMTV destacam-se no topo do ranking da programação da oferta no cabo, com ‘Duelo Final/Bodo/Glimt X FC Porto’ na liderança. Seguem-se ‘Golos: Primeira Parte/Boavista X Benfica’, o programa ‘Investigação CM/Juras de Amor e Morte’ e ainda ‘Golos: Segunda Parte/Boavista X Benfica’.

A encerrar o top 5 da semana está o ‘Grande Jornal – Noite’, com a tabela a ser totalmente ocupada por programas da CMTV, como é habitual.

 

Data Insights, Havas Media Network

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SIC Novelas estreia a 1 de outubro com direção de Aida Pinto (com vídeo)

A emissão do novo canal da Impresa é composta por telenovelas da SIC, séries juvenis e ‘magazines’. Aida Pinto, diretora da SIC Internacional, é a diretora do canal por cabo

A de 1 de outubro, o grupo Impresa estreia a SIC Novelas, um novo canal por cabo dedicado à ficção e composto maioritariamente por telenovelas da SIC, séries juvenis e ‘magazines’. Aida Pinto, atual diretora da SIC Internacional, é a diretora do canal, asssumindo também a direção de gestão de programação da SIC.

“As telenovelas são os programas mais vistos na televisão em Portugal, e, portanto, é com naturalidade que lançamos a SIC Novelas. Acreditamos que há espaço para uma nova oferta, que destaque a qualidade a que a SIC habituou os seus espectadores: as melhores histórias, a melhor criatividade e o melhor talento. É este o momento certo para alargar o nosso universo de canais temáticos, fruto da confiança dos nossos parceiros na área da distribuição de conteúdos”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, citado em comunicado de imprensa.

Em relação à programação do novo canal, a produção juvenil vai ocupar os finais de tarde do canal, das 18h às 20h, estreando-se com ‘Lua Vermelha’, às 18h de 1 de outubro. Em horário nobre, das 20h às 23h30, quatro produções SIC ocupam a antena, ‘Espelho d’Água’, ‘Amor Maior’, ‘Rosa Fogo’ e ‘Coração d’Ouro’. Durante a madrugada, ‘magazines’ da SIC como o ‘E-Especial’ vão marcar presença. As manhãs são dedicadas aos mais novos com ‘Uma Aventura’.

“As grandes produções da SIC, as melhores histórias e todas as emoções da ficção vão estar na SIC Novelas. Queremos que este novo canal ocupe um espaço importante nos hábitos de quem segue este género televisivo”, declara Aida Pinto, diretora da SIC Novelas.

Presente nos operadores Meo, Nos e Vodafone, a SIC Novelas vai ocupar, respetivamente, as posições 14, 131 e 69 nas grelhas de canais dos operadores. Com o lançamento deste novo projeto, que se junta à SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras e SIC K, o grupo Impresa passa a ter seis canais no cabo.

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NewsMuseum inaugura exposição dedicada às ‘fake news’

O museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. “A par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, em Sintra

Dedicada ao fenómeno das ‘fake news’, a exposição que o NewsMuseum, em Sintra, inaugura a 30 de setembro aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. Denominada ‘Fake News: Estamos em Guerra’, conta com uma análise a seis casos de estudo emblemáticos, como A História do Maine (1898), O Iraque (2003), Reutersgate (2006), Os Bots e a Guerra da Ucrânica (2014), Cambridge Analytics (2015) e A Fábrica (2016).

Através de uma cronologia é apresentada a existência e a evolução deste tema desde a Antiguidade, acompanhada por um glossário com os termos mais importantes relacionados com esta temática e um ‘quiz’ interativo que testa conhecimentos, bem como conteúdos sobre o futuro das ‘fake news’ no tempo da inteligência artificial.

“A exposição do NewsMuseum permite confirmar que boatos, mentiras e manipulações sempre fizeram parte da nossa história e que as ‘fake news’ não são um fenómeno recente nem são fruto da existência de qualquer plataforma tecnológica. Elas têm acompanhado a história da humanidade, o seu lado pérfido, mas são as novas redes sociais que lhes dão agora o poder que nunca tiveram. Não estamos, todavia, apenas perante um registo histórico porque a par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, citado em comunicado de imprensa.

O NewsMuseum é um espaço dedicado às notícias, aos media e à comunicação, situado em Sintra. Foi inaugurado a 25 de abril de 2016 e conta já com cerca de 80 mil visitantes.

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DAZN transmite jogos dos campeonatos de basquetebol patrocinados pela Betclic

A plataforma de ‘streaming’ chegou a acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol para emitir um jogo por jornada das duas principais competições desportivas da modalidade, a masculina e a feminina. O negócio envolve 44 jogos, além dos ‘play-offs’

A DAZN e a Federação Portuguesa de Basquetebol acordaram a transmissão de jogos das duas principais competições desportivas da modalidade, a liga masculina e a feminina, patrocinadas pela Betclic. A plataforma de ‘streaming’ transmite uma partida de cada uma por jornada, num total de 44 por época, além dos ‘play-offs’.

“Na jornada inaugural da Liga Betclic Masculina, o jogo transmitido será a deslocação do Sporting CP ao Algarve na casa do Imortal BC, no dia 5 de outubro, sábado, às 18h. O primeiro jogo da Liga Betclic Feminina será também em Albufeira, com o Imortal BC a receber o Clube União Sportiva, dos Açores, no domingo, 6 de outubro, pelas 11h30”, informa a DAZN em comunicado de imprensa.

“O basquetebol em Portugal merecia uma plataforma que proporcionasse uma experiência envolvente e de qualidade, trazendo aos fãs todas as emoções da modalidade de forma acessível e inovadora”, afirma Jorge Pavão de Sousa, diretor-geral da DAZN Portugal, citado em comunicado de imprensa.

Para além do campeonato português de basquetebol, a plataforma, que conta com cerca de 275 mil subscritores em Portugal, disponibiliza jogos do campeonato espanhol e do francês, à semelhança do que sucede com outras modalidades desportivas.

“O sucesso das transmissões do Campeonato Placard, de hóquei em patins, provou que existe uma forte procura por conteúdos desportivos portugueses e o basquetebol, com a sua crescente popularidade, foi naturalmente o passo seguinte no fortalecimento do nosso portefólio”, refere o responsável.

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Editora do The Economist sob pressão devido a laços com empresas de tabaco

Em causa estão as marcas da Philip Morris International, Japan Tobacco International e British American Tobacco que têm contratos multimilionários com o The Economist Group, que cria uma cobertura editorial paga, que normalmente apresenta um ângulo favorável ao tabaco

A pressão sobre a editora da publicação britânica The Economist está a aumentar, depois de vários especialistas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS na sigla inglesa) e especialistas internacionais em saúde se terem recusado a participar em diversas conferências de saúde da Economist Impact, empresa de parcerias e eventos do The Economist Group, devido aos laços comerciais que tem com as três maiores empresas tabaqueiras do mundo, noticia o The Guardian. 

A situação ocorre após uma investigação realizada pelo The Guardian, que revela que o The Economist Group tem ligações comerciais com a Philip Morris International, a Japan Tobacco International e a British American Tobacco. O The Guardian revela que a Economist Impact, que organizou 136 eventos no seu último ano fiscal, tinha sido forçada a cancelar à última hora uma conferência mundial sobre o cancro, em Bruxelas, após uma reação negativa dos oradores e dos participantes.

Agora, o futuro de mais duas conferências que deviam ter lugar em Londres também está em risco. A conferência ‘Future of Health Europe’ tinha prevista a presença de mais de 100 oradores e mais de 550 participantes, enquanto a cimeira ‘AI in Health’ previa cerca de 60 oradores e mais de 300 participantes.

As três empresas de tabaco, que detêm algumas das marcas de cigarros mais populares do mundo, incluindo Marlboro, Benson & Hedges, Dunhill e Pall Mall, têm contratos multimilionários com a Economist Impact. A empresa cria uma cobertura editorial paga, que normalmente apresenta um ângulo favorável ao tabaco, mas é separada e independente do trabalho jornalístico do The Economist. Também organiza eventos e conferências patrocinados.

“Estamos em diálogo ativo com os nossos parceiros no domínio da saúde para determinar como podemos continuar a organizar eventos que provaram ser valiosos para as principais organizações e especialistas mundiais no setor da saúde”, sustenta um porta-voz do The Economist Group.

“Na Economist Impact, o nosso trabalho com os patrocinadores é regulado por diretrizes que salvaguardam a independência, a qualidade e a integridade dos nossos eventos. Temos uma política de longa data de não aceitar o patrocínio de empresas de tabaco para o trabalho ou eventos relacionados com a saúde da Economist Impact, incluindo a conferência ‘Future of Health’ e a cimeira ‘AI Health'”, acrescenta o responsável.

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Rita Sobral assume nova área da Bauer Media Áudio Portugal

“Tem pensamento estratégico, conhecimento de mercado e uma energia extraordinária que fazem dela a pessoa indicada para levar as nossas áreas de receita a um outro patamar”, justifica Salvador Ribeiro, CEO da empresa, citado em comunicado de imprensa

A Bauer Media Áudio Portugal acaba de anunciar a contratação de Rita Sobral, no âmbito do novo processo de reestruturação. A gestora assume o cargo de vice-presidente de receita, uma nova área da empresa que agrupa a área comercial, o marketing e a gestão de eventos.

“Tem pensamento estratégico, conhecimento de mercado e uma energia extraordinária que fazem dela a pessoa indicada para levar as nossas áreas de receita a um outro patamar. Estou feliz por concretizar mais um importante movimento na transformação da nossa empresa”, justifica Salvador Ribeiro, CEO da empresa, citado em comunicado de imprensa.

Com duas décadas de experiência, Rita Sobral inicia o percurso profissional na promoção dos jornais Destak e Meia Hora, antes de integrar a equipa que lançou o jornal i e o Grupo Renascença, onde é responsável pelo desenvolvimento de projetos especiais para as várias rádios do grupo, além da venda de publicidade em formatos regulares.

Em 2015, junta-se ao GroupM, na MediaCom, antes de assumir, em 2020, o cargo de gestora de ‘branded content’ do grupo. No início de 2023, assume a liderança da The Goat Agency em Portugal. Rita Sobral terá agora a responsabilidade alinhar os três departamentos numa única estratégia de crescimento, assumindo a coordenação de todas as iniciativas de geração de receita.

“Espero contribuir de forma positiva para a visão e estratégia do grupo bem como para os desafios do áudio em Portugal”, afirma Rita Sobral. A contratação materializa um processo de reestruturação organizacional da empresa, “que se concretiza na criação de áreas de foco e de criação de sinergias, onde a responsabilidade será distribuída por vice-presidentes que terão papéis estratégicos em áreas críticas da empresa”, esclarece a Bauer Media Áudio Portugal.

Rita Sobral é o primeiro dos novos coordenadores a serem nomeados. “Terá um papel fundamental na capacidade de inovar e de adaptação rápida às mudanças do setor”, refere ainda Salvador Ribeiro.

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Prisa reclama €1,7 milhões à Cofina

Deu entrada no Juízo de Execução de Lisboa, a 20 de setembro, uma ação executiva sumária contra a empresa liderada por Paulo Fernandes, noticia o Expresso. Em causa está o negócio falhado entre as duas empresas, acordado em 2019

A Cofina poderá ter de pagar €1,7 milhões à Prisa, na sequência da operação de aquisição falhada da Media Capital, em 2020, noticia o Expresso. A 20 de setembro, a Prisa deu entrada no Juízo de Execução de Lisboa com uma ação executiva sumária contra a empresa liderada por Paulo Fernandes.

Recorde-se que, a 20 de setembro de 2019, as duas empresas acordaram a compra e venda de ações para a aquisição, pela Cofina, de 100% do capital social e direitos de voto da Vertix, empresa que, à data, era dona de 94,69% dos direitos de voto do grupo Media Capital, que detém a TVI.

No ano seguinte, após uma tentativa de aumento de capital falhada, a Cofina desiste do negócio, levando a Prisa a queixar-se ao Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e a exigir €10 milhões de compensação e indemnização.

Em fevereiro, o tribunal arbitral encarregue do processo ordenou que os €1,7 milhões que a Cofina depositou em 2019 numa conta do BPI, para tentar comprar a Media Capital à Prisa, teriam de ser entregues à empresa espanhola. A Prisa procura recuperar o valor com a ação executiva sumária.

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Marco Galinha deixa presidência do conselho de administração da Global Notícias

Com a saída do empresário, Vítor Coutinho, atual presidente da comissão executiva do GMG, assume a presidência do conselho de administração da GMG, acumulando ambos os cargos

Marco Galinha, CEO e fundador do Grupo Bel, cessou as funções no cargo de presidente do conselho de administração da Global Notícias – Media Group, S.A. (GMG), detentor de títulos como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, entre outros, mantendo, no entanto, a posição acionista na empresa.

Com a saída do empresário, Vítor Coutinho, o atual presidente da comissão executiva do GMG, vai assumir a presidência do conselho de administração da GMG, acumulando ambos os cargos. O Grupo Bel, que tem uma participação na Global Notícias e é detido por Marco Galinha, refere em comunicado de imprensa que Marco Galinha “reitera total compromisso com o Global Media Group com vista a garantir a preservação do seu património histórico e nacional e o futuro dos seus títulos”.

O comunicado de imprensa refere que Marco Galinha manifesta total confiança no conselho de administração em funções, indicando uma transição suave e a continuidade da estratégia de gestão da empresa. O empresário expressa ainda o empenho em investir em sinergias entre as diversas empresas do grupo que operam neste setor, evidenciando um compromisso em otimizar operações e aumentar a eficiência, de acordo com o comunicado de imprensa.

Recorde-se que a 15 de novembro de 2023, o empresário também deixou a presidência da comissão executiva do GMG, sendo substituído, na época, por José Paulo Fafe.

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