Ricardo Preto deixa direção criativa da Amorim Luxury
“Vou sair porque quero fazer outras coisas. Tinha um contrato de exclusividade e não quero trabalhar só para uma empresa”, revela Ricardo Preto (na foto), que se mantém em funções até 15 de junho

Meios & Publicidade
O criador de moda Ricardo Preto deixa a direção criativa da Amorim Luxury a 15 de junho, cerca de três anos depois de assumir o cargo, no final de 2021. A notícia é avançada pelo jornal Público, que revela que o designer deixou de trabalhar em regime de exclusividade para o grupo de Paula Amorim em janeiro, apesar de se ter comprometido a desenhar mais três coleções para a marca Paula e de concluir os projetos que tem em curso.
“Vou sair porque quero fazer outras coisas. Tinha um contrato de exclusividade e não quero trabalhar só para uma empresa. Estou com outras ambições”, declara Ricardo Preto, citado no Público.
O grupo de moda e restauração refere que “após vários anos de uma feliz colaboração de sucesso, esta decisão foi tomada de forma conjunta, ambas as partes concordam que o crescimento futuro será por caminhos distintos”. A Amorim Luxury, segundo o Público, encontra-se em processo de seleção para a nova direção criativa da marca Paula, “a qual será anunciada em breve”.
Com formação em arquitetura pela Universidade Lusíada, o criador fez um curso de alta costura com a mestre Maria Emília Sobreira e outro de malas e acessórios, na Central Saint Martins, em Londres, chegando a desenhar colecções para a marca espanhola Amarras e de acessórios para a Perteguaz. Trabalhou também com os criadores nacionais Dino Alves e Osvaldo Martins.
Depois de ter sido diretor criativo das lojas de departamento Rustan’s, nas Filipinas, e de ter apresentado coleções na ModaLisboa de 2006 a 2021, Ricardo Preto regressou a Portugal para assumir a direção criativa da Amorim Luxury, que detém a cadeia de lojas Fashion Clinic, a marca Paula e os restaurantes JNcQUOI.
O estilista, que trabalhou como vitrinista e produtor em revistas de moda (como a Máxima e a Umbigo) no início da carreira, dedicou grande parte do último ano à criação de coleções para a marca Paula, que é a segunda mais vendida nas lojas da Fashion Clinic, em Lisboa, Algarve, Comporta e Porto.