Media :: Noticias

Medição de audiências de TV vai a concurso em 2019

O serviço de medição de audiências de televisão, actualmente prestado pela GfK, será alvo de novo concurso durante o próximo ano de 2019.

Pedro Durães
Media :: Noticias

Medição de audiências de TV vai a concurso em 2019

O serviço de medição de audiências de televisão, actualmente prestado pela GfK, será alvo de novo concurso durante o próximo ano de 2019.

Pedro Durães

O serviço de medição de audiências de televisão, actualmente prestado pela GfK, será alvo de novo concurso durante o próximo ano de 2019. A informação foi confirmada esta sexta-feira num comunicado conjunto emitido pelos três canais de televisão generalista nacionais, no qual é justificada a decisão pelo facto de não ter sido alcançado um entendimento entre as partes relativamente à renovação ao prorrogação” do contrato celebrado entre a CAEM e GfK e que chega ao fim no próximo dia 31 de Dezembro. A empresa de estudos de mercado continuará a medir as audiências durante o próximo ano em regime transitório.

“Tendo presente que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de Dezembro, não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses”, explicam, em comunicado conjunto, RTP, SIC e TVI.

PUB

No mesmo documento, as três estações adiantam que “nesse intervalo, iniciar-se-á um procedimento concursal internacional para a prestação do serviço de medição de audiências por um período temporal mais alargado”, havendo disponibilidade “para incluir no referido acordo outros representantes do sector e do mercado”.

Sobre o autorPedro Durães

Pedro Durães

Mais artigos
Marketing

Robert Pattinson protagoniza nova campanha Dior Icons

Embaixador da marca, o ator é o protagonista da nova coleção cápsula Dior Icons, fotografada por Alasdair Mclellan. Conhecido pelo seu estilo discreto, Pattinson personifica o luxo sem esforço.

O ator Robert Pattinson, embaixador de longa data da marca, é o protagonista da nova coleção cápsula Dior Icons, fotografada pelo britânico Alasdair Mclellan. Conhecido pelo seu estilo imparcial e discreto, Robert Pattinson personifica o luxo sem esforço.

Com estes novos ‘looks’, a marca pretende redefinir a elegância masculina, criando um guarda-roupa contemporâneo, com peças essenciais e elegantes, segundo o comunicado de imprensa da Dior. A campanha também destaca acessórios como a Tote Dior Normandie. Os modelos Hobo e Shopper Dior Privé completam a seleção de artigos de couro.

A parceria de Robert Pattinson e a Dior começa em 2013, com a escolha do ator britânico para protagonista do perfume Dior Homme. A partir de 2016, o ator, que poderá enfrentar Timothée Chalamet no terceiro e último filme da saga ‘Dune, surgiu em várias campanhas de moda masculina da Dior e agora é o rosto da coleção Dior Icons.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Têxtil Ronzino von Oswald tem novos vice-presidentes

Francisco Campos e Diana Martins (na foto) assumem os cargos de vice-presidente sénior de receita e operações, e vice-presidente de produto e serviço de excelência, respetivamente, no grupo com sede no Porto que produz vestuário para marcas como a Supreme

Diana Martins é a nova vice-presidente de produto e serviço de excelência da Ronzino von Oswald, assumindo a execução de produtos, a estratégia de serviços e a otimização tecnológica. Este grupo têxtil internacional com sede no Porto designa ainda Francisco Campos como vice-presidente sénior de receita e operações, para conduzir a estratégia de escalabilidade e desempenho a longo prazo.

“Fazer parte da Ronzino von Oswald é uma oportunidade incrível para moldar o futuro da produção têxtil do segmento premium. Estou feliz por poder implementar uma nova abordagem, pautada pela tecnologia e nível de serviço, num grupo reconhecido pela excelência”, diz em declarações ao M&P Diana Martins, especialista em estratégia de produto e ex-diretora de produto da Farfetch.

No passado profissional, a nova vice-presidente de produto e excelência da Ronzino von Oswald é responsável pelo desenvolvimento e lançamento de soluções tecnológicas disruptivas, que contribuem para marcas e lojas de luxo escalarem globalmente os negócios e adaptarem-se às evoluções do mercado.

Diana Martins é mestre em engenharia industrial e gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e combina a visão estratégica com o conhecimento técnico. É também mentora nos setor digital e tecnológico, formando a próxima geração de inovadores e gestores de produto.

Em declarações ao M&P, Francisco Campos considera que “este é um momento crucial para a empresa e encaro com grande entusiasmo a possibilidade de expandir a sua visão globalmente. A Ronzino von Oswald alia inovação à produção têxtil tradicional, num projeto que considero extremamente aliciante”. O novo vice-presidente sénior de receita e operações da Ronzino von Oswald é o antigo COO da Onport, plataforma de ‘marketplace’ SaaS adquirida pela Farfetch.

Na Onport é responsável pelo crescimento da empresa nas áreas de operações, vendas e expansão internacional, contribuindo para posicionar esta plataforma SaaS nos ‘marketplaces’ de comércio eletrónico. Francisco Campos é mestre em engenharia industrial e gestão pela FEUP e tem formação executiva na Porto Business School.

O grupo Ronzino von Oswald destaca-se pela produção de coleções de vestuário e outros produtos para clientes como Supreme, Stussy, Denim Tears, Art Basel e Google. Com estas contratações pretende reforçar o plano de expansão internacional. A nova estrutura irá focar-se nas três unidades de negócio do grupo: a Rovo (produção em larga escala de coleções para marcas de renome), a Assembly (plataforma digital para produção de mercadorias premium) e a Index (marca de roupa e acessórios contemporâneos, com o selo Made in Portugal).

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

João Teodoro de Matos assume marketing da Diageo no sul de Europa

“Tenho tido a sorte de liderar marcas e equipas em países distintos, o que me permitiu aprender como se constrói a inovação desde a estratégia até à execução”, diz João Teodoro de Matos (na foto)

João Teodoro de Matos é o novo diretor de marketing da Diageo no sul de Europa. O até agora diretor de inovação e de marketing global da Johnnie Walker na empresa, que trabalhava em Amesterdão, substitui, a partir de julho, Úrsula Mejía, que passa a gerir o marketing da distribuidora de bebidas alcoólicas no mercado britânico.

João Teodoro de Matos, que reporta diretamente a Patrick Gantier, diretor-geral regional da Diageo, também passa a integrar o comité executivo que gere a marca em Espanha, França, Itália, Portugal e Grécia. “Ao longo da carreira, tem-se destacado pela visão estratégica e criativa, pelo foco comercial e pelo desenvolvimento e gestão de equipas”, salienta Patrick Gantier, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em gestão pela Nova School of Business and Economics, João Teodoro de Matos é pós-graduado em gestão de marcas pelo ISCTE. Na Diageo desde 2007, inicia a carreira em Portugal, transitando depois para o Reino Unido e para o Brasil, onde gere o portefólio de marcas de uísque da empresa. Em São Paulo, assume responsabilidades que se estendem aos mercados uruguaio e paraguaio.

Entre 2019 e 2020, João Teodoro de Matos assume a direção de marketing e de expansão de marcas e empreendimentos da Diageo na Índia, regressando à Europa para exercer o cargo que o ocupa nos últimos quatro anos, tendo sido o responsável pelo reposicionamento do Blue Label da Johnnie Walker e pelo desenvolvimento da parceria colaborativa com a marca de roupa de esqui Perfect Moment.

“Tenho tido a sorte de liderar marcas e equipas em países distintos, o que me permitiu aprender como se constrói a inovação desde a estratégia até à execução. Sabe bem voltar a casa e colocar toda essa experiência ao serviço dos grandes objetivos que temos para o sul da Europa”, diz João Teodoro de Matos, citado no documento.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

The Washington Post pondera micropagamentos para recuperar rentabilidade

Os micropagamentos são uma das várias estratégias que o jornal está a testar para recuperar a rentabilidade sob o controlo de Jeff Bezos

O The Washington Post está a ponderar a utilização de micropagamentos para expandir o acesso ao catálogo de notícias, segundo revela à Axios Matt Murray, editor executivo do jornal, no palco da conferência anual da Society for Advancing Business Editing and Writing.

A ideia de introduzir micropagamentos no jornalismo não é nova, mas os limites mínimos dos cartões de crédito e os sistemas financeiros mais antigos tornam os micropagamentos mais difíceis de facilitar nos Estados Unidos do que noutros mercados, como a China.

Matt Murray adianta que o jornal tem tido sucesso com as experiências iniciais de pagamentos flexíveis, que permitem aos leitores subscrever e aceder aos conteúdos a um preço reduzido. De acordo com o editor executivo do The Washington Post, o jornal tem experimentado um pagamento flexível que permite aos utilizadores aceder ao conteúdo por um período de sete dias, garantindo assim um rendimento estável em momentos noticiosos importantes, como as eleições.

À semelhança dos micropagamentos, que ainda não foram implementados, os pagamentos flexíveis são uma das várias estratégias que o jornal está a testar para recuperar a rentabilidade. O The Washington Post também introduziu um serviço de assinatura para profissionais, o WP Intelligence, e está a investir mais em eventos ao vivo.

O jornal tem passado por alguma instabilidade, com a saída de vários elementos da redação e com a reação negativa da redação às mudanças na secção de opinião, decididas pelo proprietário Jeff Bezos. Matt Murray defendeu Jeff Bezos e o CEO do jornal, Will Lewis, na conferência, afirmando que as mudanças nas redações podem ser desagradáveis, mas são necessárias.

Questionado pela Axios sobre se Jeff Bezos está empenhado em continuar a ser proprietário e a fazer crescer o The Washington Post, o editor executivo respondeu que “sim e sim, em todas as conversas que tive com o Jeff, ele reafirmou o seu compromisso com o jornalismo”.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa

A agência de marketing digital de Vila Real assume a gestão dos perfis do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida no Instagram, no Facebook, no TikTok e no LinkedIn, além do YouTube

O Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), sediado em Lisboa, entrega a gestão das redes sociais à Brand 22. A agência de marketing digital de Vila Real assume a gestão dos perfis da universidade, fundada em 1962, no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e YouTube.

“O objetivo é criar uma comunicação de proximidade, através de narrativas que demonstrem o universo do ISPA e que captem o ADN de uma instituição com uma história tão longa, para atrair novos públicos. Vamos fazê-lo através de conteúdos audiovisuais, procurando rejuvenescer a linha gráfica das redes sociais da universidade”, explica ao M&P Rui Manuel Ferreira, fundador e CEO da Brand 22, que também assume a gestão de tráfego dos perfis.

“A Brand 22 mostrou disponibilidade para trabalhar lado a lado connosco, sem receio de arriscar ou de entrar neste universo desafiante, feito de várias linguagens e públicos muito distintos”, salienta Miguel Roque Dias, gestor de comunicação do ISPA.

Brand 22 reforça número de clientes em Lisboa 

O início da parceria entre a agência de marketing vila-realense e o estabelecimento de ensino universitário acontece numa altura em que a Brand 22 aumenta o número de clientes na capital. “Além do ISPA, vamos abraçar um projeto de promoção territorial que será divulgado em breve, entre outros projetos que vão ser apresentados, principalmente em Lisboa, e que ainda não podemos divulgar”, refere Rui Manuel Ferreira.

Com uma média de 40 clientes fixos, a Brand 22, que conta com 12 colaboradores, é responsável pela criação de conteúdos gráficos para a Randstad Portugal e pela criação da marca Discover Douro, portal turístico que agrega informação dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), tendo também colaborado na campanha promocional que a instituição apresentou na edição de 2025 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

“O crescimento tem sido gradual ano após ano, tendo sido 2024 o ano de maiores investimentos, principalmente na contratação de recursos humanos. Acredito que o sucesso das empresas se deve à aposta contínua e à valorização dos colaboradores, porque sem investimento não há crescimento”, defende Rui Manuel Ferreira.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Comunicação

Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What

“A aposta faz parte da nossa estratégia de diversificação de áreas de atuação, permitindo oferecer opções personalizadas aos desafios dos clientes”, sublinha Renato Póvoas, sócio-gerente da agência

A Guess What acaba de contratar Filipa Teixeira para o cargo de diretora de consumo e ‘lifestyle’, com o objetivo de criar e executar estratégias de comunicação multidisciplinares para marcas e empresas, com foco no marketing digital e no marketing de influência.

Licenciada em marketing, publicidade e relações públicas pela Universidade Europeia e com formação adicional em marketing digital e estratégia, na Edit, e em inteligência artificial aplicada ao marketing, na Nova School of Business and Economics, Filipa Teixeira foi diretora de estratégia de marca da Samy Alliance e gestora de marketing de influência na Dentsu, tendo também passado pela Carat e pela revista Flame.

“A aposta na Filipa Teixeira faz parte da nossa estratégia de diversificação de áreas de atuação, permitindo oferecer opções personalizadas para responder aos desafios dos clientes. Temos agora uma equipa com diversas valências, em áreas como assessoria de imprensa, ‘public affairs’, comunicação em saúde, eventos, design e marketing digital e de influência”, explica Renato Póvoas, sócio-gerente da Guess What, citado em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Comunicação

Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC

Licenciada em comunicação pela Universidade Católica de Lisboa, Cristina Girão (na foto) lidera a área que passa a estar estruturada em quatro especialidades: criatividade, ‘brand PR’, ‘branded content’ e digital

A LLYC nomeia Cristina Girão como diretora da área de soluções de marketing da consultora de comunicação e marketing. Na nova função irá liderar uma equipa de 16 especialistas e implementar uma nova estrutura organizacional, para impulsionar a inovação e o crescimento.

“A LLYC representa um projeto que ajudei a construir e que continua a desafiar-me diariamente. Assumo este papel com um enorme sentido de compromisso, sabendo que estamos a transformar a forma como abordamos a comunicação. O mundo mudou e o nosso trabalho é garantir que as marcas têm as soluções certas para se destacarem, combinando criatividade, tecnologia e estratégia”, refere em comunicado de imprensa Cristina Girão, que trabalha na LLYC há 13 anos.

Licenciada em comunicação pela Universidade Católica de Lisboa – com um mestrado em desenvolvimento e cooperação internacional pelo ISEG e uma pós-graduação em gestão pela Católica Lisbon School of Business & Economics -, Cristina Girão inicia a carreira na Galp Energia, na área de relações institucionais.

Ao serviço da LLYC, a nova diretora de soluções de marketing da LLYC já esteve envolvida em campanhas para marcas de setores como F&B, grande consumo, imobiliário e tecnologia, entre as quais destacam-se a ‘Os Lobos são Homens Reais’ da Dove Men+Care, a ‘Há Chefs e Chefes’ para o Lidl e a ‘Avós do Peito, Avós para Sempre” da Dr. Bayard, entre outras.

A área de soluções de marketing da LLYC passa a estar estruturada em quatro subáreas de especialidade, com uma liderança dedicada: criatividade (Beatriz Raposo, coordenadora, e Américo Vizer, diretor criativo), ‘brand PR’ (Carla Martins), ‘branded content’ (Mafalda Santos) e digital (Mariana Corda), com estas equipas coordenadas por Célia Fernandez, diretora de serviço a clientes.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio

A assembleia de credores discute, nessa data, o plano de insolvência da TiN, que prevê um investimento máximo de €1,5 milhões, a venda de títulos e a criação de uma ‘task force’ para renegociar contratos e baixar custos

Os credores da Trust in News (TiN) pronunciam-se a 6 de maio sobre o plano de insolvência da empresa. O documento, apresentado por Luís Delgado, prevê um investimento faseado no montante máximo de €1,5 milhões, o encerramento da delegação no Porto, a redução de colaboradores, a criação de uma ‘task force’ para renegociar contratos e baixar custos operacionais e o pagamento faseado das dívidas à Autoridade Tributária e Segurança Social, em 150 prestações.

“Estamos a funcionar com as dificuldades normais de uma situação destas, enquanto aguardamos pela decisão dos credores. Temos conseguido resolver a maior parte dos problemas, apesar de termos questões pendentes”, explica ao M&P André Correia Pais, administrador de insolvência da empresa.

Ao contrário dos ordenados, que foram regularizados, há valores em dívida que ainda não foram liquidados. “Os salários estão em dia, falta apenas pagar aos trabalhadores o subsídio de alimentação referente ao mês de março. Estamos a falar de cerca de €15 mil, um valor que vamos conseguir pagar entre o final desta semana e o início da próxima”, revela André Correia Pais.

Por regularizar está também o pagamento de impostos. “Ainda não consegui pagar o mês de dezembro de 2024, que devia ter sido regularizado em janeiro. Essa situação já era conhecida antes da assembleia de credores de 29 de janeiro. O valor será regularizado em breve, até porque os impostos referentes a janeiro e fevereiro foram pagos e os de março podem ser liquidados até 20 de abril, que é a data limite”, esclarece o administrador de insolvência da TiN.

Fundada pelo empresário Luís Delgado em 2017, a TiN detém órgãos de comunicação social como a Visão, a Exame, a Caras, a TV Mais, a Telenovelas, a Activa, o Holofote e a Prima. Declarada insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, a 4 de dezembro de 2024, na sequência da reprovação do PER [Processo Especial de Revitalização], que havia sido apresentado em maio, está dependente da assembleia de credores de 6 de maio.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier

O ‘streamer’ e comentador de videojogos espanhol (na foto), que tem 78,7 milhões de seguidores nas redes sociais, aliou-se à marca para promover o mercado da beleza junto do público masculino

Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier. O produtor de conteúdos, ‘streamer’ e comentador de videojogos, nascido em Bilbau há 30 anos, tem 78,7 milhões de seguidores nas redes sociais, e protagoniza a nova campanha digital da marca de cosmética, que já está a ser divulgada em Espanha, embora ainda tenha chegado a Portugal.

“Ibai Llanos é um dos ícones da geração Z e da Alfa. Com uma audiência 79,5% masculina, junta-se à nossa família com o objetivo de promover e capitalizar o mercado da beleza e do autocuidado também no público masculino”, explica a Garnier em comunicado de imprensa.

 

 

Seguido por 21,2 milhões no TikTok, 12,8 milhões no YouTube, 10,9 milhões no Instagram e 414 mil no Facebook, o ‘streamer’, que é uma celebridade no país vizinho, chega a públicos de diferentes gerações. “No último ano, Ibai Llanos tornou-se num representante de um estilo de vida saudável, graças ao seu desafio de mudança física, que partilha através das redes sociais, inspirando milhões de pessoas a adotar rotinas mais saudáveis”, refere o documento.

A parceria com a Garnier estende-se ao Porcinos CF, equipa da Kings & Queens League presidida por Ibai Llanos, sendo o único patrocinador de beleza da equipa, a quem irá disponibilizar produtos de cuidados capilares, ‘skincare’, coloração e proteção solar.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Comunicação

Taylor conquista comunicação da Go Contact

A agência de comunicação do grupo YoungNetwork é responsável pela consultoria de comunicação, relações públicas e relações com os media em Portugal da empresa de soluções integradas de omnicanalidade e IA da Go Contact (na foto)

A Taylor é a agência escolhida para gerir a conta de comunicação e relações públicas da Go Contact, que se posiciona como uma plataforma nativa de Contact Center as a Service (CCaaS), desenvolvida totalmente na ‘nuvem’.

«A nossa ambição é alcançar uma comunicação que seja, em simultâneo, global na sua ambição e qualidade, e local, no tom e na forma como alcançamos os públicos-alvo estratégicos da Go Contact”, destaca em comunicado de imprensa Tânia Tadeu, diretora-geral da Taylor, que disponibiliza serviços focados na criatividade e desempenho, como relações públicas, relações com os media, criatividade, digital, eventos, produção de conteúdos, assuntos públicos e estratégia de negócio.

A agência de comunicação do grupo YoungNetwork vai trabalhar para fortalecer a presença, reputação e crescimento em Portugal da empresa de soluções integradas de omnicanalidade e inteligência artificial (IA). Consultoria de comunicação, relações públicas e relações com os media são os serviços a prestar à empresa que opera na Europa, América do Norte, América do Sul e África.

Daniel Castilho, diretor de crescimento de mercados internacionais da Go Contact, por seu lado, considera que a comunicação estratégica é um pilar importante para o crescimento e consolidação da posição da empresa no mercado da experiência do consumidor. “Nesse sentido acreditamos que esta parceria vai permitir reforçar esse posicionamento e ampliar o seu alcance», diz Daniel Castilho.

As plataformas CCaaS permitem às empresas comunicar com os clientes através de vários canais, como digital, voz, redes sociais, SMS e chat, por exemplo, e captar os dados dessas interações para melhorar a experiência do cliente. A tecnologia da Go Contact posiciona-se para garantir a segurança e robustez das operações, e reduzir a complexidade tecnológica da gestão dos centros de atendimento.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.