67% dos ‘marketers’ estão a rever estratégias nas redes sociais
Menor eficácia das campanhas, devido às mudanças constantes de algoritmos, subida dos preços da publicidade e dificuldades de segmentação com o aumento das restrições de privacidade são alguns dos problemas

Luis Batista Gonçalves
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A maioria dos ‘marketers’ (67%) está a rever as estratégias para as redes sociais. De acordo com o estudo ‘The Pulse of Performance Advertising: Diminishing Returns’, realizado pela Qualtrics, em parceria com a Taboola, 69% dos profissionais estão a testar novos formatos para fazer face à diminuição de interações com as publicações, às mudanças de algoritmos e ao aumento dos preços das campanhas em redes sociais como o Instagram, o TikTok, o Facebook e o X.
“Promover marcas, empresas, produtos e serviços nestas plataformas é cada vez mais desafiante. À medida que os orçamentos para campanhas digitais aumentam, 75% dos anunciantes afirmam que o acréscimo de gastos não se traduz em melhores resultados”, refere o estudo, elaborado a partir de um inquérito a 307 ‘marketers’.
Na opinião de 66% dos profissionais do marketing, a redução de interações dos consumidores nas redes sociais prende-se com a saturação das audiências, com 58% dos inquiridos a apontar o cansaço que os utilizadores sentem das plataformas.
Entre as causas apontadas para a menor eficácia das campanhas estão também as mudanças regulares de algoritmos e a subida dos preços dos espaços publicitários nas redes sociais, apontados por 47%, sendo que 36% dos inquiridos também mencionam as dificuldades de segmentação que as restrições de privacidade têm vindo a causar.
“Os profissionais de marketing de desempenho estão a rever as estratégias, indo além das redes sociais, com mais de 50% dos ‘marketers’ a expandir-se para canais adicionais. Muitos também procuram soluções através da diversificação e da experimentação, com 67% a redefinir as estratégias de segmentação de audiências”, salienta o estudo, que revela que 55% estão a virar-se para novas plataformas sociais.
“Embora as redes sociais continuem a absorver uma parte significativa dos orçamentos de publicidade das marcas, a sua eficácia começa a apresentar sinais de desgaste. Num contexto que exige uma grande agilidade, a diversificação para outros canais pode ajudar a reduzir a dependência de um único canal e gerar novas oportunidades de crescimento”, recomenda o estudo.