Conheça os cinco fatores de sucesso no marketing em 2025
Apesar do foco na transformação digital, o estudo da World Federation of Advertisers demonstra que a estratégia da marca e as bases criativas continuam a ser fatores essenciais de diferenciação

Daniel Monteiro Rahman
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Há cinco fatores chave que distinguem as equipas de marketing de sucesso das que apresentam baixo desempenho, segundo o estudo ‘Marketer of the Future 2025’ da World Federation of Advertisers (WFA): o foco nos princípios fundamentais do marketing, a clareza quanto aos objetivos de crescimento, a integração multifuncional, a adoção eficaz da inteligência artificial (IA) e a influência da liderança.
As melhores organizações dão prioridade à aplicação eficaz das bases do marketing, enquanto adquirem novas competências, segundo a análise, que tem por base inquéritos a 600 empresas em 25 países. Apesar da corrida para a transformação digital, o estudo demonstra que a estratégia da marca e as bases criativas continuam a ser fatores essenciais de diferenciação. As empresas que registam um melhor desempenho têm 24% mais probabilidades de ter mantido uma capacidade sólida nestas áreas.
As equipas de marketing com melhor desempenho têm 19% mais probabilidades de dar prioridade aos ‘insights’ do consumidor e do mercado na estratégia de crescimento. Também são 11% menos fixadas em métricas de curto prazo, o que indica uma estratégia focada no crescimento a longo prazo e uma clareza quanto aos objetivos de crescimento.
O dado do estudo que mais se destaca está relacionado com a estrutura organizacional. 97% dos profissionais de marketing bem sucedidos referem a colaboração entre equipas como fundamental. Não se trata de fazer com que as equipas de marketing, vendas e ‘e-commerce’ comuniquem ocasionalmente, mas de uma integração estrutural. As empresas que prosperam ultrapassam em grande parte este obstáculo, enquanto as que têm dificuldades mantêm normalmente fronteiras departamentais rigorosas.
A análise revela que os profissionais de marketing bem sucedidos não estão a substituir a criatividade humana pela IA – estão a encontrar formas de a melhorar. As empresas que registam melhores resultados têm 29% mais probabilidades de considerar a alterações transformacionais nas pessoas e na tecnologia como fundamentais – salientando que a abordagem mais eficaz combina o avanço tecnológico com o pensamento estratégico humano.
Um aspeto fundamental da análise diz respeito à posição do marketing na liderança organizacional. Os profissionais de marketing bem sucedidos distinguem-se por demonstrarem e comunicarem eficazmente o impacto a todas as partes interessadas. 43% dos profissionais de marketing com elevado desempenho consideram a influência da direção como crucial (em comparação com apenas 23% nas empresas com desempenho inferior) e 46% garantem uma maior influência da liderança através de nomeações a nível do conselho de administração.
A análise da WFA conclui, ainda, que a concretização destes fatores permite que as equipas de marketing de uma empresa se concentrem no que precisam de fazer em conjunto para impulsionar o crescimento e passem menos tempo a discutir a melhor forma de o alcançar.