Licor Beirão é a bebida nacional com mais ‘engagement’ no TikTok, com uma média de 1.826 interações por vídeo publicado. Água das Pedras, Frize, Sumol e Mimosa completam o top 5 do ranking da Snack Content Portugal, que tem em conta os comentários, gostos e partilhas de publicações portuguesas de bebidas.
Elaborada em exclusivo para o M&P, a análise é feita através do programa de dados Tubular, incluindo apenas o TikTok, entre 1 de janeiro e 10 de março. Neste período temporal, o Licor Beirão é a única bebida alcoólica a figurar no ranking das cinco marcas portuguesas de bebidas com mais interações no TikTok. Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, considera que “este ranking demonstra que no marketing digital não se trata apenas de publicar com frequência, mas é essencial criar uma conexão real com os seguidores”.
Com 1.826 interações por publicação e 7041 seguidores, “a presença do Licor Beirão no TikTok destaca-se pela mistura entre o clássico e o contemporâneo, com um toque de irreverência, sendo um meme a publicação que tem o maior destaque, com 5.974 interações”, revela Inês Ramada Curto, acrescentando que “a marca tem-se reinventado, mantendo-se fiel às suas raízes, enquanto cria campanhas que atingem as novas gerações”.
O estudo da Snack Content Portugal atribui os resultados do Licor Beirão à capacidade de criação de conteúdos com grande frequência e um tom bem-humorado, envolvendo frequentemente influenciadores populares e lançando desafios criativos. “A marca sabe como se posicionar de uma maneira orgânica e percebe bem as tendências e linguagem desta plataforma”, remata Inês Ramada Curto.
Água das Pedras aposta nas tendências do TikTok
A Água das Pedras ocupa a segunda posição com uma média de 1.352 interações por vídeo e 14,9 mil seguidores. “Esta marca respeita bem a linha editorial de comunicação que criou e consegue com mestria adaptar-se aos formatos e linguagem típicos do TikTok. Em vez de se concentrar apenas em promoções, cria vídeos que transmitem sensações de frescura, naturalidade e bem-estar”, observa Inês Ramada Curto.

A Água das Pedras aposta nas tendências da plataforma e utiliza Pilar Lourenço, locutora da rádio Mega Hits
O estudo destaca que, no TikTok, a Água das Pedras tem uma abordagem calma e centrada em mensagens de bem-estar e estilo de vida saudável, em linha com o perfil da marca, que em Portugal é uma das mais tradicionais no segmento de água mineral naturalmente gaseificada, reconhecida pela pureza e qualidade.
Em termos de posicionamento no TikTok, a codiretora executiva da Snack Content Portugal salienta que “a Água das Pedras tem apostado muito bem nas tendências da plataforma e utiliza a presença da locutora da rádio Mega Hits, Pilar Lourenço, para dar mais personalidade aos conteúdos”.
A codiretora executiva da Snack Content considera, aliás, que o TikTok é a plataforma que não só revoluciona a forma como os conteúdos digitais são consumidos, mas também é “um dos maiores veículos de marketing e comunicação para marcas, que querem criar uma comunidade forte e ativa, de forma autêntica, original e imediata”.
A frequência e consistência da Frize
Também no segmento de águas com gás – mas com menos 11,5 mil seguidores no TikTok do que a Água das Pedras -, a Frize figura na terceira posição da tabela, com 1.196 interações por vídeo e um total de 26,4 mil seguidores.
Um resultado que a análise da Snack Content Portugal justifica com a frequência e consistência das publicações da Frize, com vídeos dinâmicos e vibrantes, que conversam diretamente com um público jovem. “A marca tem feito uma boa declinação de campanhas de desafios virais e colaborado com uma equipa de criadores de conteúdos, de forma a criar mais empatia e interações com as comunidades que esses mesmos criadores já trazem”, explica Inês Ramada Curto.
O estudo enquadra o território da Frize: uma bebida refrescante com gás e sabores frutados, que em Portugal é sinónimo de frescura e diversão. “Com uma gama de sabores que agradam a variados gostos, a marca posiciona-se utilizando muitos conteúdos lúdicos e brinca com a origem do produto, como as cascas de limão e as groselhas ‘perdidas’ que dão origem à bebida”, destaca a responsável da Snack Content Portugal.

A Frize conversa diretamente com o público jovem, com frequência de publicações
Sumol triunfa com a autenticidade
A prova de que o número de seguidores não é garantia de envolvimento com a comunidade é o resultado da Sumol. Com o maior número de seguidores (152,1 mil) entre as marcas no top 5 do ranking de bebidas nacionais, a Sumol está em quarto lugar com um ‘engagement’ médio de 875, entre gostos, comentários e partilhas, por publicação.
“Apesar de não alcançar o mesmo número de interações por ‘post’ que as marcas do topo da tabela, a Sumol tem sido bem-sucedida ao investir em conteúdos autênticos, que se conectam com o público através de experiências e momentos”, diz Inês Ramada Curto.
A codiretora executiva da Snack Content Portugal considera que a abordagem jovem e irreverente, seguida na linha editorial da marca, tem atraído uma audiência fiel e participativa. “Embora a frequência de publicações seja menor do que a das marcas acima, mantém-se ainda assim relevante, devido à consistência das interações”, revela.
O estudo salienta que a Sumol é um dos refrigerantes mais populares em Portugal e tem sido eficaz em posicionar-se como uma bebida descontraída e vibrante, frequentemente associada a momentos de lazer e convívio social.
Inês Ramada Curto alerta que “não é só preciso ter habilidade para promover os produtos ou serviços da marca, mas também entender o comportamento dos utilizadores da plataforma e oferecer conteúdos que se alinham com os seus interesses e valores”.
Presença sólida da Mimosa não é suficiente
A fechar o ranking e com o menor número de seguidores no TikTok (4.466), entre as marcas no top 5 da bebidas nacionais, a Mimosa soma uma média de 512 interações por vídeo.
“Embora a Mimosa tenha uma presença sólida, não chega aos níveis das outras marcas e isso pode ser atribuído à estratégia de publicações ainda muito publicitárias, pecando por publicar vídeos que não geram temas de conversas e têm poucas interações”, conclui Inês Ramada Curto.
Segundo análise da Snack Content, esta marca de produtos lácteos tem investido, de forma crescente, em campanhas voltadas para o público que procura qualidade e tradição. Mas também tenta inovar ao adotar abordagens mais modernas nas redes sociais, especialmente no TikTok, que tem uma linguagem muito específica e um público que sabe bem o que quer ver e seguir.
“O TikTok exige das marcas mais do que apenas bons produtos e boas imagens, como qualquer campanha publicitária em televisão. A plataforma exige criatividade, autenticidade e uma comunicação constante de conversa com a comunidade”, argumenta a codiretora executiva da Snack Content Portugal.
Inês Ramada Curto sustenta ainda que “as pessoas querem seguir bons conteúdos, independentemente de serem de marcas ou de pessoas. As marcas que perceberem isso terão melhores hipóteses de se destacar, aumentar a comunidade e ganhar a liderança”.
