Plataformas de streaming já são os principais produtores de séries nos EUA
Ao longo deste ano de 2018 foram produzidas no mercado norte-americano 495 séries, o que representa um crescimento face ao volume de produções em 2017.
Pedro Durães
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Ao longo deste ano de 2018 foram produzidas no mercado norte-americano 495 séries, o que representa um crescimento face ao volume de produções em 2017. Pela primeira vez, de acordo com um estudo anual patrocinado pelo canal FX e divulgado pela Advertising Age, as plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video ou Hulu foram responsáveis por um volume de produção superior quer ao das televisões free-to-air quer ao dos canais cabo. No total, as plataformas de video on demand foram responsáveis por 160 produções em 2018, superando as 146 séries produzidas pelas estações em sinal aberto e as 144 produções a cargo de canais cabo. Os canais cabo premium, como HBO ou Showtime, foram responsáveis pela produção de 45 séries.
Apesar do crescimento de 7%, que coloca em 42% o aumento do número de séries produzidas nos últimos cinco anos (desde que o estudo é realizado), regista-se uma desaceleração já que o incremento do número de séries produzidas em 2017 comparativamente a 2016 tinha chegado aos 8%. Feitas as contas, as séries originais de plataformas de streaming representam já quase um terço da produção no mercado norte-americano (32%), enquanto as estações free-to-air representam 30% e os canais cabo 29%, aos quais se somam as séries produzidas pelos canais premium (9%).