Em 'Just Lime', a Corona promove o caráter icónico da marca, através de um único elemento: a rodela de lima
Marketing

Menos é mais: a publicidade que dispensa logótipos e explicações

Com a atenção do consumidor a durar menos do que um scroll, a publicidade minimalista fala para os consumidores que procuram transparência, autenticidade e humildade. A tendência é um movimento de regresso à simplicidade

Daniel Monteiro Rahman
Em 'Just Lime', a Corona promove o caráter icónico da marca, através de um único elemento: a rodela de lima
Marketing

Menos é mais: a publicidade que dispensa logótipos e explicações

Com a atenção do consumidor a durar menos do que um scroll, a publicidade minimalista fala para os consumidores que procuram transparência, autenticidade e humildade. A tendência é um movimento de regresso à simplicidade

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Uma marca deve refletir a forma como a sociedade pensa e funciona. Quanto mais próxima estiver dos consumidores, maior será a probabilidade de ser eficaz. Numa era em que a atenção do consumidor dura menos do que um scroll, as marcas estão a alterar a forma como se relacionam com os consumidores, não em termos do meio, mas sim do que escolhem representar e da forma como o fazem.

Surge um novo tipo de publicidade minimalista que dispensa logótipos e explicações, e não apresenta os elementos característicos que definem uma marca, transmitindo a sensação de não se estar a ver um anúncio.

“As pessoas gostam deste tipo de anúncios porque estão habituadas a uma publicidade muito explicativa. O que isto faz é valorizar a inteligência dos consumidores através do anúncio. Sem dizer muita coisa, fornece uma certa gamificação em que as pessoas têm de descodificar qual é a marca e isso acaba por chamar a atenção e por ser uma boa forma de trabalhar a notoriedade”, afirma João Ribeiro, cofundador e sócio-gerente da Stream and Tough Guy, em declarações exclusivas ao M&P.

A campanha ‘Just Lime’ da Gut Buenos Aires para a Corona é um dos exemplos mais recentes deste género de campanhas. Nem o logótipo, nem o produto estão presentes. Neste anúncio, a Corona promove o caráter icónico da marca através de um único elemento: a rodela de lima. A mesma rodela que é quase sempre associada à experiência de beber uma Corona e que a marca considera um ritual universal.

A campanha ‘Icons’, da BBH London para o Tesco, substitui o logótipo da marca por alimentos frescos FOTO DR

Ausência de informação é chamativa

Esta tendência está relacionada com um movimento mais amplo, o regresso à simplicidade. Atualmente, os consumidores procuram transparência, autenticidade e humildade, sobretudo no que diz respeito aos produtos e aos valores das marcas.
De acordo com o mais recente relatório de tendências da VML, ‘The Future 100’, 82% dos inquiridos preferem publicidade humilde que evite afirmações grandiosas. Esta mudança leva ao surgimento da ideia de minimalismo na construção da marca, em que a visibilidade e a clareza são fundamentais. O minimalismo deixa de ser apenas uma escolha estética e torna-se uma declaração de confiança e de maturidade da marca.

“Apesar de não parecerem anúncios, acabam por ser, claramente, anúncios. A diferença está no facto de jogarem com a curiosidade das pessoas. Normalmente, os anúncios são mais poluídos e contêm mais informação. Nestas campanhas, há um minimalismo que chama a atenção, a ausência de informação por si só é chamativa”, considera João Ribeiro.

É o caso da campanha ‘Icons’, criada pela BBH London para o retalhista britânico Tesco, que quebra uma das regras mais importantes do branding ao alterar o logótipo icónico da marca. A campanha tem como objetivo posicionar o Tesco como uma fonte fiável de alimentos de qualidade. Em vez de utilizar o logótipo do supermercado, a agência criativa substituiu cada letra do nome da empresa por imagens de alimentos frescos, transformando o “T”, o “E”, o “S”, o “C” e o “O” em representações visuais dos produtos vendidos nas lojas.

A BBH London percebeu que a marca só precisava dos traços azuis presentes no logotipo do Tesco para manter a identidade visual da marca. Ao recriar o logótipo de forma lúdica, o resultado é uma série de cartazes que oferecem aos consumidores um puzzle para resolver e que deixam a qualidade dos alimentos falar por si.

A Coca-Cola opta por eliminar o produto por completo na campanha ‘Coke Zero Auditions: Zer Props, Zero Scripts, Zero Sugar’ FOTO DR

Zero ‘props’, zero ‘scripts’ e zero produto

Ao contrário das marcas que estão a aproveitar a onda do minimalismo, prescindindo do logótipo, a Coca-Cola opta por eliminar o produto por completo na campanha ‘Coke Zero Auditions: Zero Props, Zero Scripts, Zero Sugar’, criada pela Ogilvy India. Não há latas nem garrafas, apenas a experiência de beber uma Coca-Cola Zero.
O filme da campanha apresenta vários atores numa audição a fingirem que estão a beber uma Coca-Cola Zero, sem nunca tocarem numa lata ou garrafa. A ideia principal está na surpresa: as audições são o próprio anúncio.
A metáfora visual realça a proposta central da Coca-Cola Zero, a mesma experiência refrescante de uma Coca-Cola clássica, mas sem as calorias. A ausência deliberada do produto é o que torna a campanha diferente. O objetivo é que o consumidor consiga interpretar que a bebida invisível é uma Coca-Cola Zero.

Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO Portugal, responsável pela criatividade nacional da McDonald’s (ver caixa), acredita que existe espaço no país para desenvolver este tipo de criatividade. “O Pingo Doce e a Delta, por exemplo, são marcas que podiam fazer algo semelhante, porque têm um nível de notoriedade que lhes permite interagir com os consumidores desta forma. Uma campanha que promovesse a Delta, por exemplo, através do triângulo, bastaria para que o consumidor a reconhecesse”, sustenta.

Por outro lado, a publicidade com pouca informação não está isenta de desvantagens. “Este tipo de campanha só é viável para marcas com um elevado nível de notoriedade”, enfatiza João Ribeiro, acrescentando que a única coisa que se está a promover é a marca ou o produto. “Não estamos a ir para além disso, não estamos a dizer que o produto é barato ou bom. Estamos a só falar de notoriedade e, no mercado atual, uma marca não se pode ficar só pela notoriedade”, argumenta.

A campanha ‘No Logo’ da TBWA\Paris para a McDonald’s França recorre a outdoors da marca com dentadas FOTO DR

Na perspetiva de Marco Pacheco, à semelhança de João Ribeiro, este tipo de comunicação apresenta limitações. “Não é uma muito útil para a conversão e para o desempenho, é uma comunicação que fica sempre pela marca. Em casos específicos, pode fazer sentido, mas nunca poderia ser mais do que uma estratégia pontual. É uma tendência que há de passar”, considera.

A atenção está no conteúdo
Para algumas marcas, os meios de comunicação tradicionais não souberam acompanhar a transformação digital. Os spots publicitários na televisão linear têm custos de seis dígitos, mas há cada vez mais consumidores a evitarem os anúncios nos serviços de streaming, independentemente do custo, noticia a Ad Age.

De acordo com uma análise de 2024 da Statista, quase dois terços dos espectadores evitam anúncios em plataformas de vídeo gratuitas, como o YouTube, e mais de metade faz o mesmo em plataformas de streaming. Os anunciantes têm de se dirigir para onde está a atenção e a forma mais eficaz de o fazer é através do ‘product placement’, num contexto de ‘storytelling’.”

As audiências que rejeitam a publicidade são muito mais recetivas ao ‘storytelling’ do que à venda direta. Os consumidores valorizam momentos que acrescentam autenticidade e realismo ao conteúdo e tendem a ignorar colocações óbvias, forçadas ou irrelevantes que quebram a imersão”, defende Travis Peters, CEO da agência norte-americana de ‘product placement’ EightPM, citado na Ad Age.

A parceria com E.T: O Extraterrestre (1982) resulta num aumento de 300% nas vendas dos Reese’s Pieces FOTO DR

Este não é um conceito novo. Quando um jovem Tom Cruise espreita por cima de um par de óculos Ray-Ban Wayfarers no cartaz do filme ‘Negócio Arriscado’, não foi porque a marca pagou por esse ‘placement’, mas porque se adequava à personagem. O facto de as vendas terem aumentado 50% após o lançamento do filme foi apenas um acontecimento orgânico que beneficiou a marca.

O mesmo acontece com os chocolates Reese’s Pieces da Hershey’s e a sua integração na história de ‘E.T: O Extraterrestre’. Neste caso, a ironia é que a M&M’s, de John e Forrest Mars, a primeira marca de chocolate a ser contactada, rejeita a proposta de parceria da Universal Studios.

A Hershey, ao investir um milhão de dólares em troca dos direitos de utilização do extraterrestre na publicidade dos Reese’s Pieces, assume um risco e sai vitoriosa: após a estreia do filme, as vendas dos Reese’s Pieces triplicam. Mais tarde, calcula-se que o investimento de um milhão de dólares (€905 mil) foi o equivalente a um investimento de 15 a 20 milhões de dólares (€13,5 a €18,1 milhões) em marketing, resultando num aumento de 300% nas vendas.

Os números dão razão ao CEO da EightPM, Travis Peters: “Desde que a integração de uma marca seja divertida e envolvente no contexto da história, os telespectadores assistem e apreciam”.

A campanha ‘Iconic Needs No Explanation’ é assinada pela Leo Burnett para a Mcdonald’s no Reino Unido FOTO DR

Sem logos nem ‘copy’, só um pequeno-almoço McDonald’s

A campanha ‘Iconic Needs No Explanation’, assinada pela Leo Burnett para a McDonald’s no Reino Unido, é a mais recente aposta da cadeia de restauração rápida para promover o menu de pequeno-almoço. Ao abdicar dos elementos tradicionais que compõem a marca, desde o mote – ‘I’m loving it’ – aos icónicos arcos dourados, a campanha baseia-se numa ideia simples: o pequeno-almoço da McDonald’s é tão icónico que não precisa de apresentação.

De acordo com Matthew Reischauer, diretor de marketing da McDonald’s no Reino Unido e Irlanda, a ideia surgiu após o relatório da ferramenta de análise McVue, (da consultora britânica de estudos de mercado Savanta), revelar que cerca de 90% dos consumidores conseguem identificar os menus de pequeno-almoço da McDonald’s, mesmo quando apresentados sem marca. As imagens em larga escala dos produtos de pequeno-almoço da McDonald’s, incluindo o Sausage & Egg McMuffin, o Hash Brown, o Egg & Cheese McMuffin e o Breakfast Wrap, são o destaque e o elemento distintivo que comunica a marca.

Ao M&P, a McDonald’s Portugal revela ao que a campanha ‘Iconic Needs No Explanation’ “não está, de momento, prevista para Portugal”, ao mesmo tempo que explica que a marca “adapta a sua comunicação e estratégia a cada mercado, considerando as preferências dos seus consumidores”.

Marco Pacheco, diretor criativo executivo da BBDO Portugal, que assina a criatividade da McDonald’s em Portugal, revela ao M&P que, há alguns anos, a BBDO Portugal adaptou uma campanha semelhante da TBWA Paris para a McDonald’s França, a ‘Icons’. “O conceito era muito semelhante a esta nova campanha da Leo Burnett, em termos da abordagem minimalista, mas focou-se em ícones e ilustrações em 2D dos produtos mais reconhecíveis da marca”.

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TikTok, Meta e LinkedIn apresentam novos formatos publicitários no NewFronts 2025

O TikTok, a Meta e, pela primeira vez, o LinkedIn marcam presença em Nova Iorque, com novidades que reforçam a centralidade do vídeo, a valorização de conteúdos de influenciadores e a integração com contextos culturais e ‘premium’

Daniel Monteiro Rahman

Num cenário marcado por incertezas, o IAB NewFronts volta a reunir plataformas digitais, anunciantes e empresas de tecnologia publicitária para a apresentação de propostas comerciais e novos formatos. O TikTok, a Meta e, pela primeira vez, o LinkedIn marcam presença em Nova Iorque, com novidades que reforçam a centralidade do vídeo, a valorização de conteúdos de influenciadores e a integração com contextos culturais e ‘premium’.

Khartoon Weiss, vice-presidente de soluções de negócios globais do TikTok, começa a apresentação da rede social com uma promessa. “O TikTok está aqui, estamos aqui”, declara. É o segundo ano consecutivo em que o TikTok se depara com a necessidade de tranquilizar os anunciantes no meio de uma longa batalha jurídica sobre o seu futuro nos Estados Unidos.

Em termos de novidades, o TikTok reforça a ligação entre conteúdo de marca e tendências culturais. A plataforma chinesa apresenta a Sponsorship Solutions, uma funcionalidade que permite inserir anúncios nos resultados de pesquisa associados a conteúdos em destaque, e amplia a oferta de ferramentas Pulse.

O Pulse Core garante agora um posicionamento junto a vídeos de utilizadores em categorias como desporto e beleza, entre outras, ao passo que o Pulse Premiere, que garante anúncios junto a conteúdos de parceiros de media, tem agora novas parcerias com a Fórmula 1, a Red Bull Media e a Warner Bros. Discovery.

Meta e LinkedIn reforçam aposta no vídeo

A Meta centra a apresentação na evolução dos formatos em vídeo e na colaboração com criadores de conteúdo. Para o Instagram, a empresa liderada por Mark Zuckerberg apresenta os Reels Trending Ads, que integram publicidade nos vídeos curtos mais vistos, e a funcionalidade Trends no Creator Marketplace, que permite às marcas aceder a ‘insights’ culturais em tempo real.

A gigante tecnológica lança ainda novos formatos de anúncios no Facebook e no Instagram, como os Partnership Ads e os Facebook Live Partnership Ads, bem como anúncios em vídeo no Threads, permitindo que as marcas expandam a presença publicitária no ecossistema da empresa.

O LinkedIn, que participa pela primeira vez no NewFronts, destaca o crescimento do vídeo na plataforma. A rede social, que pertence à Microsoft, indica que o tempo de visualização de vídeos aumenta 36% face a 2024 e que estes conteúdos geram 1,4 vezes mais interações. Nesse sentido, o LinkedIn apresenta os First Impression Ads, que garantem que o anúncio em vídeo seja o primeiro a surgir no feed do público-alvo, e reforça as opções de ‘connected TV’.

A plataforma destaca também os novos BrandLink Ads, que associam campanhas a conteúdos de editores e criadores de conteúdo verificados, e as novidades introduzidas nos Event Ads, que passam a permitir novas opções de promoção, prolongando a visibilidade e o impacto dos eventos organizados dentro da rede social dedicada a profissionais.

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Miguel Baumgartner reforça internacionalização do GCIMedia Group

O especialista em marketing, representação diplomática, relações institucionais e desenvolvimento de negócios internacionais assume o cargo de consultor sénior de diplomacia económica e internacionalização

O GCIMedia Group anuncia a contratação de Miguel Baumgartner (na foto) como consultor sénior de diplomacia económica e internacionalização. Especialista em representação consular e diplomática, relações institucionais, gestão pública, desenvolvimento de negócios internacionais, marketing e gestão de projetos e contratos internacionais, reforça a internacionalização do grupo em ‘public affairs’.

“A integração sublinha o nosso crescimento estratégico na área da comunicação institucional, ‘public affairs’ e relação com os ‘stakeholders’ em Portugal e além-fronteiras. Contamos com uma sólida carteira de clientes internacionais e a visão estratégica, o pensamento crítico e a capacidade de análise política e económica internacional que o Miguel Baumgartner tem são cruciais para esses projetos”, explica André Gerson, CEO do GCIMedia Group, citado em comunicado de imprensa.

O grupo de comunicação, que detém a GCI, a Media Consulting, a WMK, a Sonomage e a Sustainable Society Initiative (SSI) em Portugal, além da Meraki, em Angola, continua a expandir a atividade internacional “com novas áreas de negócio e com a contratação de uma equipa reconhecida, com créditos firmados”, salienta ainda o responsável.

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Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções

Os argumentos finais do julgamento da Google sobre a pesquisa serão ouvidos a 29 e 30 de maio, estando a decisão do juiz prevista para agosto

A Google precisaria de desviar entre mil e dois mil funcionários, cerca de 20% da equipa de pesquisa da empresa, para implementar algumas das medidas propostas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, declara Liz Reid, diretora de pesquisa da Google, em tribunal, noticia a CNBC.

O testemunho surge nos últimos dias do julgamento que determina as sanções a aplicar à Google após um juiz ter determinado, em agosto de 2024, que a empresa violou as leis da concorrência ao construir um monopólio ilegal no domínio da pesquisa na internet.

Os argumentos finais do julgamento sobre a pesquisa serão ouvidos a 29 e 30 de maio, estando a decisão do juiz prevista para agosto. O Departamento de Justiça pede ao juiz que obrigue a Google a partilhar os dados utilizados para gerar resultados de pesquisa, tais como dados de cliques. Exige também à empresa que ponha fim à prática de fazer acordos com empresas para garantir que o Google continue a ser a escolha padrão nos navegadores e nos smartphones, sugerindo ainda que a empresa seja forçada a vender o Chrome.

Liz Reid afirma que a base de dados Knowledge Graph da Google, que utiliza para obter resultados de pesquisa, contém mais de 500 mil milhões de factos e que a Google investiu mais de 20 mil milhões de dólares (€18 mil milhões) em custos de engenharia e aquisição de conteúdos ao longo de mais de uma década. “As pessoas fazem perguntas ao Google que não fariam a mais ninguém”, argumenta a diretora de pesquisa da Google em tribunal, reforçando o argumento de que a partilha dos seus dados criaria riscos de privacidade.

Dependendo da decisão do juiz, estas restrições podem reduzir as receitas de pesquisa da empresa. É claro que, ao fim de vários anos de recurso da decisão, o negócio e pesquisa da Google poderá ser muito diferente, devido à concorrência do ChatGPT e de outros ‘chatbots’ de inteligência artificial.

Brian Wieser, analista de publicidade da consultora Madison and Wall, considera que, mesmo que a quota da Google no mercado de pesquisa caísse para 50% das pesquisas, “a empresa manteria provavelmente 80% a 90% de todo o investimento publicitário em pesquisa”, diz, citado no The Information

Brian Wieser parte do princípio de que o resto do mercado de pesquisa seria fragmentado entre vários motores de busca. Nesse caso, a maioria dos anunciantes consideraria mais fácil ficar com a Google do que gerir anúncios comprados em outros serviços. Contudo, se a quota de mercado de pesquisa da Google cair para metade, é muito provável que a publicidade proveniente da pesquisa acabe por diminuir, à semelhança do que acontece com a televisão linear. A questão que se coloca é saber quanto tempo demoraria.

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DJ assina rebranding da Carmo Wood

A mudança de imagem ocorre numa altura em que a empresa de soluções de madeira tratada estreia uma nova assinatura e reorganiza a estrutura com a criação da CW Farm e da CW Form (na foto)

Diogo Anahory e João Pacheco, cofundadores da agência criativa DJ, são a dupla responsável pelo desenvolvimento do conceito, da identidade e da ‘storytelling’ da CW Farm e da CW Form, as novas marcas da Carmo Wood. A inspiração para o rebranding vem da própria natureza da madeira, um material que resiste à passagem do tempo.

“O logótipo foi pensado para ter flexibilidade, permitindo a sua adaptação a diferentes contextos e áreas de negócio, enquanto as cores vão buscar inspiração às tonalidades da madeira e da natureza”, explica a Carmo Wood em comunicado de imprensa.

Fundada em 1980, a empresa reorganiza-se em duas áreas de negócio, com a ambição de reforçar o alinhamento entre a estrutura empresarial, o posicionamento no mercado e os valores que a definem. “A Carmo Wood é uma empresa com uma capacidade de adaptação notável. Esta reorganização permite-nos afirmar com mais clareza dois negócios complementares, mas distintos, cada um com identidade própria”, sublinha Diogo Lino, presidente da Carmo Wood, citado no documento.

Para além da nova assinatura, ‘Wood We Are’, as duas novas marcas endossadas apresentam logótipos, cores e identidades visuais próprias, que refletem as especificidades de cada área de atuação, sem perder a ligação à marca mãe.

Enquanto que a CW Form foca a atividade em grandes obras de engenharia em madeira, habitação modular, fachadas em madeira, camping, glamping, mobiliário de exterior e madeiras para construção, a CW Farm disponibiliza soluções de madeira tratada para vinhas, olivais e fruticultura, comercializando postes, aramações e estruturas de proteção.

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(Wedding Dreamz/Unsplash)
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Como financiar o seu casamento ou evento especial com um crédito pessoal

Um casamento ou evento especial, como uma grande festa de aniversário, é um daqueles momentos da vida em que queremos que tudo fique perfeito. Infelizmente, estas ocasiões vêm quase sempre acompanhadas de muitos custos.

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Se está a planear o seu grande dia e precisa de um apoio financeiro para tirar os planos do papel, um crédito pessoal pode ser exatamente aquilo por que procura.

Neste artigo, explicamos como utilizar um crédito pessoal para financiar o seu casamento ou evento importante, com dicas práticas para manter tudo dentro do seu orçamento… e dos seus sonhos!

Vantagens de optar por um crédito pessoal para financiar o seu casamento

Recorrer a um crédito pessoal para financiar o seu casamento pode ser uma solução mais simples e prática do que parece. Eis porquê:

  • Liberdade total de escolha: pode utilizar o valor do crédito como bem entender, seja no catering, no vestido, no fotógrafo ou até na viagem de lua de mel. Sem explicações, nem limitações;
  • Montantes e prazos flexíveis: o crédito adapta-se a si, ou seja, pode escolher o valor de que precisa e o prazo que melhor encaixar no seu orçamento. Assim, paga em prestações mensais confortáveis e sem surpresas desagradáveis;
  • Sem garantias exigidas: ao contrário de outras formas de financiamento, um crédito pessoal normalmente não exige nem hipotecas, nem fiador, o que torna tudo mais simples;
  • Processo rápido e cómodo: pode simular e pedir o crédito online, sem sair de casa, com resposta rápida e condições transparentes.

Se está a preparar um evento que exige um investimento extra, esta pode ser a ajuda ideal para não abdicar de nada do que sonhou.

Como calcular o valor que pode pedir de crédito pessoal para um casamento

Antes de decidir o valor a pedir, convém fazer contas. E não estamos a falar só de multiplicar orçamentos.

É importante perceber o que realmente precisa, o que pode pagar e como quer gerir os seus pagamentos nos meses seguintes. Aqui vão algumas dicas práticas:

  1. Comece por fazer uma lista de tudo o que quer incluir: espaço, catering, decoração, música, roupa, maquilhagem, lua de mel… tudo conta;
  2. Atribua um valor estimado a cada item: pode basear-se em orçamentos reais ou em médias do mercado;
  3. Analise a sua capacidade financeira: veja quanto consegue pagar por mês sem desequilibrar o seu orçamento familiar;
  4. Utilize um simulador de crédito pessoal online: tal ajudá-lo a perceber que valor pode pedir e qual será a respetiva prestação mensal.

A ideia é simples: peça só aquilo de que realmente precisa e certifique-se de que vai conseguir pagar o crédito com tranquilidade.

Outras opções de financiamento além do crédito pessoal para casamentos

O crédito pessoal é uma excelente ferramenta, mas não é a única. Dependendo da sua situação, pode considerar outras alternativas:

  • Poupar com antecedência: se ainda falta algum tempo para o casamento, pode criar um plano de poupança mensal;
  • Contribuições de família: é comum os pais ou familiares mais próximos quererem ajudar com uma parte das despesas;
  • Utilizar o 13.º mês ou prémios: pode reservar estes rendimentos extraordinários para cobrir alguns custos sem recorrer a financiamento;
  • Utilizar o cartão de crédito com moderação: útil para pequenas despesas ou imprevistos, mas com cuidado, para evitar juros altos.

Mesmo assim, nenhuma destas opções oferece o equilíbrio entre liberdade, rapidez e flexibilidade como um bom crédito pessoal.

Dicas para controlar as despesas do seu evento com um crédito pessoal

O segredo está no equilíbrio. O principal objetivo é ter um dia memorável e não começar a vida a dois com dores de cabeça financeiras.

Aqui ficam alguns conselhos úteis para manter tudo sob controlo:

  • Estabeleça um teto máximo de gastos e não o ultrapasse: a disciplina aqui faz toda a diferença;
  • Defina prioridades: o que é mesmo essencial e o que pode ser adaptado? Talvez não precise da banda ao vivo e do DJ…;
  • Negoceie com os fornecedores: peça vários orçamentos e esteja disposto a comparar. Muitas vezes, há espaço para ajustar preços;
  • Evite “gastos invisíveis”: aqueles pequenos extras que parecem inofensivos, mas, somados, fazem mossa no orçamento;
  • Planeie com tempo: quanto mais cedo começar, mais hipóteses terá de conseguir melhores preços e condições.

Com um bom planeamento e algum controlo, é possível organizar um evento inesquecível, sem perder o rumo das suas finanças.

Celebre sem comprometer o seu futuro

O seu casamento ou evento especial deve ser um momento de celebração, e não de preocupação.

E se precisa de um empurrão financeiro para que tudo corra lindamente, um crédito pessoal pode ser a solução mais prática e eficaz.

O segredo está em planear bem, fazer escolhas conscientes e aproveitar cada momento ao máximo. Afinal, há dias que não se repetem

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Frederico Morais é o novo embaixador da DCK

A marca portuguesa de fatos de banho, conhecida pela inovação no desenvolvimento de produtos, fala numa parceria que une “performance, identidade e lifestyle”.

O surfista profissional Frederico Morais é o novo embaixador e colaborador da marca portuguesa de fatos de banho DCK. Em comunicado, a marca fala numa parceria que une “performance, identidade e lifestyle”.

A sustentabilidade é um pilar fundamental para a DCK. A nova coleção primavera/verão 2025, segundo a empresa, aposta em “materiais ecológicos e tecnologias inovadoras para garantir que os produtos não só atendem aos mais altos padrões de qualidade, mas também contribuem para a preservação ambiental”.

A nova coleção divide-se em três universos: ‘Sand’, inspirado na costa alentejana, ‘Sea’, que traduz a força do mar e da performance e ‘Sun’,  que celebra os dias longos e luminosos, e aposta em matérias-primas ecológicas como o cânhamo, uma planta que requer três vezes menos água para crescer em comparação com o algodão tradicional, e em tecnologias inovadoras, destaca a marca.

A DCK tem mais de 150 padrões exclusivos por estação e está no mercado com duas lojas permanentes, uma no Chiado, em Lisboa, e uma em Bali, inaugurada no final de 2024. Adicionalmente, comercializa as suas coleções através do seu ‘e-commerce’.

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Tequila de George Clooney alvo de queixa-crime

A Diageo, que distribui a marca Casamigos, está a ser processada por dois empresários e um restaurante. Os queixosos exigem €4,6 milhões. Em causa estão os ingredientes usados no fabrico da bebida

A qualidade da Casamigos, marca de tequila lançada pelo ator George Clooney (na foto) em parceria com os empresários Rande Gerber e Ric Edelman, vendida à Diageo por 700 milhões de dólares (€629,6 milhões) em 2017, está a ser posta em causa pelos empreendedores Avi Pusateri e Chaim Mishulovin e pelo restaurante Sushi Tokyo.

Os queixosos, que entregaram a acusação no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o distrito leste de Nova Iorque, na semana passada, acusam a Diageo North America de estar a cobrar “preços de um produto super premium por um produto de qualidade inferior”.

Avi Pusateri, Chaim Mishulovin e o Sushi Tokyo exigem cinco milhões de dólares (€4,6 milhões) à empresa pela alegada utilização de uma grande percentagem de açúcar de cana em vez de ser integralmente produzida com xarope de agave, como refere o rótulo. 

“A Diageo promove as suas tequilas Casamigos e a Don Julio como marcas de luxo e super premium e vende-as a preços que refletem esse posicionamento. Sendo a Diageo uma das maiores empresas da indústria, não pode estar acima da lei, devendo pagar um preço por defraudar os consumidores”, alega o Hagens Berman, o escritório de advogados que representa os queixosos, citado no New York Post.

A acusação recorre a testes laboratoriais para acusar a distribuidora de bebidas de estar a recorrer a açúcar integral, um ingrediente mais barato, para aumentar os lucros com a venda da Casamigos, que segundo dados oficiais da organização International Wine and Spirits Record (IWSR), foi a quarta tequila mais vendida no mundo em 2023.

“As acusações de adulteração são escandalosas e categoricamente falsas. As tequilas Don Julio e Casamigos são 100% produzidas com agave-azul, respeitando os standards oficiais da produção da bebida”, garante fonte oficial da Diageo, citada no New York Post.

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Marca portuguesa veste elenco de série da Netflix

Fundada em 2022 pelas irmãs Rita Rugeroni e Madalena Rugeroni, a Favorite People (na foto) reforça a expansão espanhola na produção inspirada no livro ‘Toda la Verdad de Mis Mentiras’

A marca de moda portuguesa Favorite People, fundada em 2022 pelas irmãs e empresárias Rita Rugeroni e Madalena Rugeroni, veste o elenco da nova série espanhola da Netflix. As personagens da produção, que é inspirada no livro ‘Toda la Verdad de Mis Mentiras’, da escritora espanhola Elísabet Benavent, vão usar peças da coleção ‘Wow’, a linha de primavera/verão da marca, inspirada na estética da década de 1990.

A colaboração com a série espanhola acontece numa altura em que a Favorite People reforça a aposta na internacionalização, aproveitando a colaboração com a Netflix para aumentar as vendas em Espanha, um dos 20 países que já comercializa a roupa para mulher e criança da marca.

Em 2024, o crescimento no mercado internacional esteve na origem do aumento de 228% nas vendas registado pela Favorite People. A empresa, que produz a roupa que comercializa em Portugal, viu o volume de faturação atingir €1,2 milhões e o número de clientes crescer 130%. Além da rede de parceiros físicos, a marca está disponível na loja online da Favorite People e no marketplace Smallable, sediado em França.

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Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso

“Ter uma equipa em Madrid permite-nos estar mais próximos das marcas e do ecossistema local, criando valor de forma mais relevante e contextualizada”, diz Bruno Salomão (na foto), CEO do Adclick

O Adclick Group, grupo português especializado em soluções de marketing digital, anuncia a abertura oficial da operação em Madrid, com equipa local e clientes já em atividade, de forma a consolidar a estratégia de crescimento internacional.

A entrada no mercado espanhol representa um novo capítulo na trajetória do grupo, que atua em áreas como marketing de influência, performance e conteúdo, e reforça a proximidade com marcas e parceiros ibéricos.

“Acreditamos em relações de longo prazo baseadas em resultados, criatividade e compromisso. Ter uma equipa em Madrid permite-nos estar mais próximos das marcas e do ecossistema local, criando valor de forma mais relevante e contextualizada”, afirma Bruno Salomão, CEO do Adclick Group.

A nova operação conta com vários projetos em curso e, ao longo dos próximos meses, o grupo irá promover iniciativas presenciais, eventos de networking e novos formatos de colaboração com marcas e ‘stakeholders’ em território espanhol.

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Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump

Há publicitários nascidos fora dos Estados Unidos que decidiram não ir ao festival Cannes Lions, por receio de serem detidos no aeroporto e de lhes ser negada a reentrada no país

As agências de publicidade norte-americanas estão a reavaliar os planos de viagem para o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que se realiza no próximo mês em França, devido aos receios quanto à reentrada de residentes permanentes, portadores de vistos H-1B e até de cidadãos naturalizados, noticia a Ad Age.

Vários publicitários estão a evitar viajar para o estrangeiro por receio de serem detidos no aeroporto e de lhes ser negada a reentrada nos Estados Unidos, no contexto da política de vistos e de imigração da Administração Trump.

Segundo revelações de uma agência internacional à Ad Age, os executivos nascidos no estrangeiro, que já estiveram várias vezes em Cannes, decidiram não participar no evento. Outros membros da agência e colegas do setor que tencionam viajar para Cannes estão apreensivos em relação à viagem, segundo a mesma fonte.

Inúmeras agências já emitiram diretrizes para os empregados que se deslocam a Cannes para o festival, que decorrerá entre 16 e 20 de junho, segundo avança a Ad Age.

No que se refere às ‘holdings’, um porta-voz do WPP revela à Ad Age que o grupo “fornece orientações de viagem abrangentes para os funcionários, incluindo recursos específicos para os membros da equipa que são titulares de vistos ou autorizações de residência estabelecidas nos Estados Unidos”.

Em algumas agências, os diretores dizem abertamente aos empregados que não têm de viajar se não quiserem, não só para Cannes, mas também para outros eventos ou reuniões com clientes. A agência criativa independente Mischief @ No Fixed Address, por exemplo, informa os funcionários de que, se não quiserem viajar, não haverá problema, segundo Kerry McKibbin, presidente e sócia da agência.

“Compreendemos que as viagens podem ser stressantes para muitas pessoas neste momento, especialmente para as que estão nos Estados Unidos com autorização de residência permanente ou com vistos”, afirma Kerry McKibbin, acrescentando que a agência está “a trabalhar com o conselho de administração para se antecipar às mudanças e aos riscos previstos”.

Por seu lado, a organização do festival não emite diretrizes próprias de viagem, tendo um representante do festival confirmado à Ad Age que “todos os delegados com preocupações de viagem devem contactar as autoridades competentes para obter informações”.

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