Ricardo Torres Assunção é o novo secretário-geral da APAN. Tiago Simões reconduzido na presidência
Tiago Simões foi reeleito e continuará a ser, até 2026, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que terá agora um novo secretário-geral. A função, ocupada por Manuela Botelho nos últimos 18 anos, fica nas mãos de Ricardo Torres Assunção, até agora diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal.
![Sandra Xavier](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/04/silhueta-120x120.jpg)
Sandra Xavier
Fora do Escritório com Mariana Lorena, diretora da Hearts & Science
Havaianas patrocina Comité Olímpico Brasileiro e calça atletas em Paris
CR7 by Cristiano Ronaldo é a marca que mais cativa os jovens nas redes sociais
Sagres brinda ao verão com campanha da McCann Lisboa (com vídeos)
Kim Kardashian protagoniza nova campanha da Balenciaga
Loba compra agência londrina We Accelerate Growth e fica com escritório fora de Portugal
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Tiago Simões foi reeleito e continuará a ser, até 2026, o presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que terá agora um novo secretário-geral. A função, ocupada por Manuela Botelho nos últimos 18 anos, fica nas mãos de Ricardo Torres Assunção. O profissional, até agora diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal, assume o cargo a partir de maio, cessando funções na empresa de distribuição que detém a marca Minipreço.
A nomeação de Ricardo Torres Assunção “representa uma nova fase para a associação, com novos e renovados objetivos de afirmação, posicionando-se como o interlocutor primordial entre os anunciantes e todos os seus parceiros do mercado publicitário nacional”, salienta a associação em comunicado, onde sublinha que “nos últimos 18 anos, com Manuela Botelho a secretária-geral, que ocupou o cargo de secretária-geral desde 2005, a APAN intensificou o estatuto de associação indispensável na defesa dos interesses dos anunciantes nacionais promovendo a elaboração de estudos, guias e ações formativas que muito têm contribuído para uma maior transparência, responsabilidade e accountability na indústria da publicidade”.
“É com enorme orgulho e satisfação que aceitei o convite que me foi endereçado pela Manuela Botelho e pela direção da APAN, aproveitando esta oportunidade para lhe manifestar a minha gratidão por todo o trabalho desenvolvido nos últimos 18 anos”, comenta Ricardo Torres Assunção, afirmando que “a APAN tem uma missão única e compromissos firmes na defesa de um ambiente de comunicação que seja sustentável e inclusivo, e no desenvolvimento de relações construtivas com os meios, as agências e as plataformas digitais que permitam assegurar transparência e sustentabilidade ao mercado”. “É, por isso, com enorme sentido de responsabilidade que aceito este desafio, contando com o apoio de todos os membros da APAN para que, em conjunto, possamos alcançar todos os objetivos a que nos propusermos”, conclui o novo secretário-geral.
Ricardo Torres Assunção, até aqui diretor de marketing e comunicação do grupo Dia Portugal, conta um percurso profissional com mais de 20 anos de experiência, com projetos desenvolvidos em Portugal, Angola e Dinamarca e passagens por empresas como o Super Bock Group e a McDonald’s.
Tiago Simões, da Sonae MC/Continente, foi reeleito presidente da APAN depois de, em Assembleia Geral, terem sido nomeados os novos corpos sociais para o triénio 2023/2026. A nova direção é também composta por Teresa Burnay, da Unilever-Fima, enquanto vice-presidente, Filipa Appleton, da Galp Energia, como secretária da direção, e Nuno Paisana, do Santander Totta, como tesoureiro. A direção é ainda constituída pelos vogais Nuno Bernardo, do Super Bock Group, Sérgio Leal, do McDonald’s Portugal, Sérgio Carvalho, da Fidelidade, Ricardo Domingues, da Betclic, e João Nogueira da Silva, da Nestlé Portugal.
“Presidir aos destinos da APAN é uma honra e um gosto enormes, mas é também uma grande responsabilidade que assumo com espírito de missão, tendo em conta que vivemos tempos complexos, que nos vão trazer desafios relevantes para o futuro do setor. No entanto, estamos focados e determinados na defesa, salvaguarda e promoção dos interesses dos nossos associados”, sublinha o presidente da direção da APAN.
Tiago Simões é diretor de marketing da Sonae MC, onde é responsável pelo marketing de várias marcas, nomeadamente da marca Continente. Formou-se em Economia na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor de Comunicação, e realizou um MBA na Universidade Nova.