Publicidade digital cresce 20% em Portugal em 2024, prevê IPG Mediabrands
Em termos totais, o mercado publicitário português deverá aumentar cerca de 10% em 2024 e atingir os €880 milhões. Publicidade exterior vai continuar em alta, mas pode vir a sofrer uma desaceleração. Automóveis, retalho, telecomunicações, banca, farmacêuticas, viagens e turismo são os principais motores de crescimento
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As receitas publicitárias da publicidade digital em Portugal deverão aumentar cerca de 20%, segundo as estimativas da Magna, unidade de inteligência do grupo IPG Mediabrands. “As previsões apontam para um aumento no vídeo de 20%, enquanto o ‘search’ deverá crescer mais de 15% e as redes sociais cerca de 26%”, refere o relatório.
Em termos totais, o mercado publicitário português deverá crescer cerca de 10% em 2024 e atingir os €880 milhões. Os números apontam para um comportamento semelhante ao registado em 2023, ano que ficou também marcado por um crescimento de 10%, de acordo com os dados da análise da Magna.
Os investimentos em imprensa deverão manter-se estáveis, representando apenas 2% do investimento total em publicidade. “Em 2024, os outros meios também registarão crescimento de cerca de 5%, através do aumento das receitas publicitárias em televisão, cerca de 1,4%, e, em rádio, com subida a dois dígitos que permitirá recuperar a sua quota de mercado tradicional de 6%, que tinha descido em 2023”, prevê a empresa da IPG Mediabrands.
A publicidade exterior vai continuar em alta, mas pode vir a sofrer uma desaceleração. “O OOH [out-of-home] continuará a mostrar o seu dinamismo e, ainda que com taxas de crescimento mais baixas que as registadas nos dois últimos anos, manterá um crescimento robusto”, refere a Magna.
À semelhança de anos anteriores, os principais motores de crescimento do mercado publicitário vão ser as empresas do setor automóvel, do retalho, das telecomunicações, da banca, da indústria farmacêutica, das viagens e do turismo.
“Também as apostas têm vindo a crescer desde 2022 e prevê-se que continuem a sua evolução positiva em 2024”, sublinha a IPG Mediabrands, que antecipa que, a partir de 2025, o mercado publicitário português cresça cerca de 7%, acompanhando um crescimento do PIB de 2,1% e uma inflação de cerca de 3%. “Até 2028, prevê-se que o crescimento do mercado estará essencialmente assente no digital, que
deverá representar cerca de metade do mercado publicitário, com televisão a registar a maior quebra”, avança a empresa.
“2024 será um ano com uma performance positiva, mantendo cada meio tendências semelhantes às registadas em 2023, com o digital e o OOH a impulsionar o crescimento do mercado”, afirma Natália Júlio, diretora da Magna.
Segundo as previsões do IPG Mediabrands, o mercado publicitário global, em 2024, deverá registar um aumento de 10% relativamente a 2023, atingindo 927 mil milhões de dólares (€855,7 mil milhões). Os países que mais crescem são Espanha (14%), Índia (12%) e Reino Unido (12%), França (11%) e Estados Unidos (11%).