Media Capital aguarda luz verde da ERC para anunciar novo canal. Impresa também reforça oferta no cabo
Hugo Andrade será o diretor de programas do novo projeto televisivo do grupo de media que detém a TVI e a CNN Portugal, um canal generalista que substituirá o TVI Ficção. A dona da SIC prepara o lançamento de um novo canal de raiz, dedicado à ficção
Luis Batista Gonçalves
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
A Media Capital já requereu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) as autorizações necessárias para substituir o TVI Ficção por um novo projeto televisivo com um perfil adulto e mais masculino, estando a aguardar luz verde para formalizar o anúncio público do novo canal. “Só nessa altura se ficará a conhecer o nome e a data de estreia do novo projeto”, anuncia o grupo de media em comunicado de imprensa.
Disponível na mesma posição nas grelhas de canais dos distribuidores de televisão Nos, Meo, Vodafone e Novo, terá Hugo Andrade como diretor de programas. O ex-diretor de programas da RTP, atual diretor-geral adjunto da estação de Queluz de Baixo, está a trabalhar em estreita articulação com o diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, para definir a programação.
“Enquanto serviço de programas generalista, o novo projeto televisivo não será um corpo estranho no grupo de canais TVI, pelo contrário. Estará em sintonia com o seu ADN, enquanto canal falado em português e que quer estar próximo dos portugueses”, refere o documento. Nuno Santos acumula a direção de informação do novo canal da Media Capital com a da TVI e da CNN Portugal.
“Considerando as tendências e o comportamento dos espetadores, que cada vez mais veem o que querem quando querem, a TVI decidiu fazer evoluir a oferta do TVI Ficção para algo mais completo. Além das novelas e séries que hoje dominam a emissão, o novo canal vai exibir outros produtos de ficção internacionais, bem como programas de entretenimento, desporto e apontamentos de informação”, informa a Media Capital.
A intenção é aumentar o público-alvo da TVI Ficção, introduzindo-lhe novos segmentos para diversificar a oferta e expandir o auditório, atraindo mais telespetadores. “A programação desportiva, incluindo a cobertura de eventos e de modalidade que hoje não têm grande expressão na televisão nacional, deverá atrair mais público para o novo canal”, justifica o grupo de media.
A confirmação pública do lançamento do novo canal da Media Capital surge numa altura em que a Impresa também está a ponderar reforçar a oferta televisiva no cabo com a criação de uma nova marca televisiva. “É uma situação que está a ser estudada, algo que está a ser avaliado”, confirmou ao M&P fonte do grupo de media liderado por Francisco Pedro Balsemão.
SIC Ficção é o nome provisório do novo canal da estação de Paço de Arcos, que já detém a SIC Notícias, a SIC Mulher, a SIC Radical, a SIC Caras e a SIC K, para além da plataforma digital de streaming Opto. A notícia surge dias depois de a SIC ter concluído uma nova emissão de obrigações, no valor total de €48 milhões, tendo a procura sido superior ao valor da oferta, ao atingir os €54,2 milhões.