Legislativas: Um milhão de portugueses em contacto com fake news
O MediaLab do ISCTE estima que mais de um milhão de portugueses tiveram contacto com fake news no mês anterior às legislativas, segundo um estudo universitário. “É a ponta do […]

Meios & Publicidade
Têxtil Ronzino von Oswald tem novos vice-presidentes
João Teodoro de Matos assume marketing da Diageo no sul de Europa
The Washington Post pondera micropagamentos para recuperar rentabilidade
Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
O MediaLab do ISCTE estima que mais de um milhão de portugueses tiveram contacto com fake news no mês anterior às legislativas, segundo um estudo universitário.
“É a ponta do icebergue da desinformação, um problema grave”, afirmou Gustavo Cardoso, sociólogo e professor catedrático que participou no projecto do MediaLab que teve o apoio do Democracy Reporting International, ONG com sede em Berlim, e em colaboração com o Diário de Notícias. Num país “com seis milhões de portugueses com perfis no Facebook”, e “a partir de 80 exemplos” de grupos e páginas pessoais associadas à divulgação de desinformação, houve, “no mínimo, um milhão de pessoas a serem tocadas pela desinformação” no mês que antecedeu as eleições, afirmou, citado pela Lusa.
O MediaLab do ISCTE escolheu 47 páginas pessoais e 39 grupos de Facebook para fazer a sua análise, no mês anterior às legislativas. A equipa do MediaLab, explica a Lusa, identificou mais de 6.500 posts no Facebook com conteúdo de desinformação ou fake news, que tiveram, naquele mês, mais de 1,1 milhões de interacções, pessoas que ou puseram um like, comentaram ou partilharam uma determinada publicação que a equipa considera desinformação, em graus diferentes de classificação.