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“Não dependemos de ninguém, nem em Londres nem em Nova Iorque”

A Nossa cresce 25% em 2024 face ao ano anterior, tendo atingido uma faturação de €6,2 milhões, e está a preparar a abertura de uma estrutura comercial em Espanha, em 2025, revela Duarte Durão, cofundador e sócio-gerente da agência, em entrevista ao M&P

Daniel Monteiro Rahman
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“Não dependemos de ninguém, nem em Londres nem em Nova Iorque”

A Nossa cresce 25% em 2024 face ao ano anterior, tendo atingido uma faturação de €6,2 milhões, e está a preparar a abertura de uma estrutura comercial em Espanha, em 2025, revela Duarte Durão, cofundador e sócio-gerente da agência, em entrevista ao M&P

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Daniel Monteiro Rahman
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No rescaldo de a Nossa ter sido considerada a agência mais reputada entre as marcas de serviços profissionais de comunicação em Portugal e da conquista de dois lotes da conta de criatividade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Duarte Durão, cofundador e sócio-gerente da Nossa, fala sobre as razões que dão à agência a liderança no estudo da OnStrategy e as implicações que as novas contas trazem.

Em entrevista exclusiva ao M&P, o líder da agência independente nacional revela ainda que o volume de negócios da Nossa cresce 25% em 2024 face ao ano anterior, tendo atingido €6,2 milhões, um reflexo do foco na exigência criativa e na valorização das equipas.

Aborda a expansão para Espanha, que “tudo indica que se concretizará este ano”, e os desafios de gestão de uma agência independente face às multinacionais, “que operam com o conforto do alinhamento internacional”.

A Nossa é considerada a agência mais reputada em Portugal no estudo da OnStrategy. Em quais dos pilares é que a Nossa mais se destaca?

Diria que está muito relacionada com a consistência, o bom trabalho, os nossos clientes estarem satisfeitos e as pessoas que aqui trabalharam e trabalham sentirem que estão numa boa empresa, que tem ambição e um projeto sólido.

Mas em qual desses critérios têm melhores resultados?

A reputação é algo muito abrangente, é difícil isolar critérios uns dos outros. É o acumular de 16 anos de consistência nestes vários serviços, seja na forma como tratamos as pessoas, seja no resultado do nosso trabalho, que é aquilo que normalmente mais fala por nós, porque é isso que ajuda os negócios, as marcas e os nossos clientes a crescerem.

Qual é a estratégia seguida para liderar nesses aspetos?

É uma estratégia assente em dois eixos: a qualidade do trabalho e as relações com as pessoas. Somos obcecados, no bom sentido. Achamos sempre que é possível melhorar e estamos nesta constante procura para poder criar melhor.

Por outro lado, sabemos criar boas relações de confiança, que permitem ir mais além, o que está relacionado com a forma como lidamos com os colaboradores. Sempre procurámos criar e valorizar a equipa, com o foco na exigência criativa e garantindo bons resultados para os clientes.

Em 2023 participaram neste ‘ranking’, mas não lideraram nenhuma tabela. Em que aspetos trabalharam e que vos deram esta posição em 2024?

Não mudámos nada e o estudo apanha-nos de surpresa, não estávamos à espera deste reconhecimento e desta posição. Mantivemos a nossa coerência e consistência, melhorando alguns aspetos. O desafio da transformação digital que enfrentámos ditou, em parte, o nosso percurso.

De que forma?

Temos a noção, desde 2008, que queremos ser uma agência integrada, em que o digital faça parte do resultado do ‘output’ criativo, sem que exista o conceito de agência offline e online. Foram surgindo as redes sociais e os influenciadores, com o protagonismo que têm hoje e com outros meios a caírem.

O resultado é que temos estado em constante adaptação, tanto a nível de reformulação da equipa como de afinações do ‘output’. Não aconteceu nada de especial de um ano para o outro.

Ganhámos clientes de maior dimensão, como a EDP, que é o afirmar de uma grande marca que tem confiança num grande parceiro. O mesmo se passou com a Santa Casa, onde reafirmámos a nossa posição, e mais recentemente com a conquista da Allianz.

Jogar sem lugar garantido na equipa titular

Como é que uma agência independente e nacional vence às multinacionais neste estudo?

Querendo mais do que eles. Somos aquele jogador que nunca tem lugar garantido na equipa titular, por isso, somos mais comprometidos com os clientes e dependemos muito mais do nosso esforço e do sucesso. Esta analogia com o futebol é muito simples, porque o jogador que está muito à vontade na equipa titular tipicamente vai baixar o rendimento.

As multinacionais vivem um conforto que é terem o alinhamento internacional e as contas que chegam, sem que façam um grande esforço. No nosso caso, todos os clientes que conquistámos foi com o nosso esforço e trabalho e isso muda um pouco a mentalidade de quem aqui trabalha e também sente isso.

Como é que a vontade de querer mais impacta nos critérios do estudo?

Na confiança dos clientes, porque sabem que estamos sempre disponíveis. Na flexibilidade, que não é um critério, damos uma capacidade de resposta que os clientes reconhecem. Se for necessário, criamos uma nova área ou colocamos um designer do outro lado. Somos muito flexíveis e capazes de nos adaptar, não temos um processo único válido para todos os clientes. Com a Sommersby trabalhamos de uma forma, com a Abanca trabalhamos de outra.

A Nossa tem muito a ver com colaboração e com este ‘ir ao encontro do outro’, de modo a conseguir criar o melhor processo de trabalho possível, que seja vantajoso para o cliente. O nome da agência também é importante e acaba por estar dentro do critério de notoriedade.

Em que sentido?

Ao contrário de muitos outros, não temos o nosso nome na porta. Temos um conceito coletivo que tem a ver com cocriação, com o que criamos juntos, e a maioria das pessoas identifica-se com isso: o marketing é um esforço coletivo. A maioria do mercado sabe quem está por trás da Nossa e continuamos os mesmos desde o início, somos fundadores e continuamos à frente.

Como é que isso vos permite saírem à frente?

As multinacionais têm estado num grande processo de mudança, que é público, nomeadamente no que se refere a fusões e aquisições, e ao desaparecimento de algumas marcas emblemáticas e históricas. Faz-me confusão que a J. Walter Thompson, de um dia para o outro, seja substituída por uma VML, que nenhum de nós, pelo menos quem trabalha nisto há tantos anos quanto eu, reconhece credenciais.

No entanto, é o mundo a mudar e essas mudanças também nos ajudam. A Euro RSCG passa a Havas, no grupo Omnicom, a BBDO é a marca-chave, mas a TBWA\Chiat\Day, que era uma marca incrível, desaparece, bem como a DDB que também desaparece e fica dentro de uma bolha.

Isso contribuiu para que algumas marcas perdessem notoriedade e nós, pela nossa consciência e pela nossa portugalidade, pudéssemos crescer.

O desafio da Santa Casa

A Nossa ganha o concurso de criatividade da Santa Casa e fica agora com dois lotes. Quais eram as marcas da Santa Casa que trabalhavam anteriormente?

Temos um lote que é o chamado lote institucional ou lote 3, no valor de €5,25 milhões, que voltámos a ganhar e vamos manter, relacionado com tudo o que é a obra social e a instituição Santa Casa no seu todo, ligado ao pilar da reabilitação, ou seja, à saúde num conceito mais abrangente, ao acolhimento, que é uma questão fundamental da obra social, à cultura, aos museus e à zoologia.

São aspetos menos visíveis, mas para os quais a Santa Casa existe. A Santa Casa é uma obra social e, na sua essência, tudo o que faz e tudo o que vai buscar ao jogo tem como objetivo continuar essa obra social e devolver à sociedade. A nível da marca Jogos Santa Casa – a parte institucional, ativação, patrocínios e apoio ao desporto – também já trabalhávamos e vamos continuar o trabalho que fazemos há quatro anos.

Quais são as marcas Santa Casa que vão trabalhar agora?

O lote novo é o lote 2, que conquistámos no concurso público, com um valor de €8,1 milhões, e abrange as marcas Placard, Totobola, Lotaria Clássica, Lotaria Popular e EuroDreams.

Apesar de a Nossa ter ficado classificada em primeiro lugar para trabalhar os três lotes, incluindo o lote 1, com as marcas Euromilhões, M1lhão, Totoloto, Raspadinha e Novo Jogo, no valor de €7,5 milhões, o concurso estipula que os dois lotes dos jogos não podem ficar atribuídos à mesma agência. Razão pela qual a Nossa fica a trabalhar os lotes 2 e 3, respetivamente. O lote 1 fica para a segunda classificada, a VML.

Esses valores que refere dos lotes são referentes a quê, faturação?

Estes valores são os tetos máximos de adjudicação para três anos, não são valores diretos de faturação.

Que implicações tem para a agência, a nível de recursos humanos e ferramentas de trabalho, acumularem os dois lotes da Santa Casa?

Vamos reforçar a equipa criativa, não precisamos de muito mais, mas o volume de campanhas aumenta. As equipas de estratégia e de serviço ao cliente estão muito bem adaptadas ao serviço, mas serão equipas diferentes nos dois lotes, o que nos dará também uma complementaridade.

Como é que lida com a situação de vir a perder a Santa Casa, depois de já ter investido em recursos?

Como fizemos até aqui. Nada cresce nem decresce eternamente e estamos preparados para os solavancos da vida. A covid foi um grande solavanco e dele também tirámos imensos benefícios. Aproximámo-nos coletivamente e de forma mais consciente daquilo que realmente nos move e motiva.

Nessa situação terá de haver um ajuste de pessoas, mas o nosso objetivo será sempre conseguir garantir outro cliente que possa sustentar a equipa, porque é isso que temos feito. O período da pandemia é um ótimo exemplo. Não desesperámos, pois achámos sempre que, apesar de termos perdido muito negócio, estávamos a fazer tudo o que estava ao nosso alcance.

Na pandemia houve despedimentos na Nossa?

Mantivemos a equipa toda, acreditando que iríamos ganhar alguma coisa e que tínhamos recursos para garantir os salários de todos, pelo menos até ao fim de 2020. Nessa altura, também esperávamos que o mundo mudasse e que a pandemia terminasse. Não estávamos à espera da segunda fase, mas ajustámo-nos e o que é facto é que ganhámos o primeiro concurso da Santa Casa durante a pandemia.

Quais são os desafios de trabalhar uma das maiores contas nacionais?

Reforçar a visibilidade do nosso trabalho. Porque quando criamos para o digital no contexto atual de meios, em que é tudo muito fragmentado, é mais difícil para uma agência mostrar o seu trabalho na rua. O trabalho está a acontecer em múltiplas plataformas e não é tão fácil como antigamente, em que toda a gente comentava uma campanha que viu na televisão.

Já não vivemos nem queremos voltar a essa realidade. No entanto, o facto de trabalharmos este lote do jogo, que tem marcas mais emblemáticas e que terá campanhas com mais impacto, dá também uma melhor mediatização e visibilidade ao nosso trabalho, o que motiva toda a gente.

Quem trabalha nesta área gosta de ver o trabalho na rua. Motiva-se a ir para o trabalho e ver uma rede de múpis com aquilo que criou, ouvir na rádio e ver as campanhas nas redes sociais.

Promover jogo consciente e impacto social

Que outros desafios vêm com esta conta?

Fortalecer as marcas e levar mais pessoas a jogar de forma consciente, fazendo crescer os jogos, aumentar a popularidade da lotaria e valorizar todo o legado de um jogo com 250 anos. O Placard enfrenta um grande desafio, pois tem uma concorrência de plataformas digitais muito forte.

É preciso conhecer a história, saber comunicar de forma diferente e explicar o que está por trás do jogo e os benefícios de jogar nos jogos da Santa Casa. É igualmente importante transmitir o impacto social que isso tem, pois há toda uma geração que se preocupa com isso e que poderão vir a ser futuros apostadores.

A estratégia, linha de comunicação e ‘branding’ das marcas da Santa Casa vão alterar-se?

O mais interessante é poder trabalhar os dois lotes e estabelecer ligações. Com isto, um ponto muito importante é demonstrar que quando as pessoas apostam nos jogos da Santa Casa estão a contribuir para boas causas. Esta mensagem não é clara.

Durante o processo do concurso realizámos um pequeno estudo do qual concluímos que a maioria das pessoas continua sem saber isso, apesar de a Santa Casa já ter feito várias vezes esta comunicação. Um dos exercícios da campanha era sobre como transmitir bem esta mensagem.

Acho que temos a solução e espero que a campanha seja lançada em breve. Em termos gerais, temos ideias, mas é cedo para adiantar mais pormenores, porque ainda não começámos a interagir diretamente com o cliente, para saber se vamos alterar o rumo ou não.

No entanto, vamos trabalhar com aquilo que nos é mais útil, a criatividade. Temos de compreender as motivações e os ‘insights’ dos jogadores, bem como o que os pode levar a apostar no Placard, por exemplo, em vez de todas as outras plataformas disponíveis.

Vão utilizar as propostas com que ganharam o concurso?

Temos um histórico engraçado de ganhar concursos com campanhas que depois são, de facto, veiculadas, como aconteceu com a EDP no ano passado, mas que já aconteceu também com a Sommersby.

A assinatura da Sommersby, ‘É fruto da tua imaginação’, que data de 2013, foi ganha em concurso e foi a assinatura que apresentámos no primeiro dia, quando o Bruno Albuquerque, diretor de marketing do Superbock Group, nos desafiou para aquele concurso. Trabalhamos a marca desde então e é uma marca pela qual nutrimos carinho, porque crescemos com eles.

É o cliente que mais nos desafiou a sair da zona de conforto, porque queria uma gestão integrada e, na altura, não tínhamos experiência em redes sociais, por exemplo. Trabalhávamos conteúdos para as redes sociais, mas não queríamos assumir a gestão e a equipa do Superbock Group insistiu.

Também não tínhamos eventos, subcontratávamos, mas aceitámos o desafio, porque eles insistiam que os eventos e a ativação de marca eram muito importantes. Hoje, esta área de negócio que desenvolvemos chama-se Mossa e é uma empresa própria que não depende dos clientes da Nossa.

Quanto à Santa Casa, ainda não sei o que vai acontecer, mas sei que temos um histórico considerável de campanhas ganhas em concurso e que são implementadas. Com a EDP aconteceu com a campanha de energia solar. No concurso da Santa Casa, apresentámos muitas ideias boas e espero que muitas vejam a luz do dia, mas não depende só de nós. Não posso adiantar nada porque o contrato ainda não entrou em vigor.

A crescer 25% em 2024

Quanto cresceu e faturou a Nossa em 2024?

Em 2024, faturámos cerca de €6,2 milhões e crescemos na ordem dos 25% face a 2023.

Quais foram os clientes que mais contribuíram para esse crescimento e faturação?

A EDP, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Hey Doc.

De que formas contribuíram?

A Hey Doc [clínica dentária do Lusíadas Saúde], que foi um dos nossos maiores contribuintes, teve um impacto muito interessante, na medida em que nos permitiu fazer o que mais queremos fazer: gerir marcas 360º.

O nosso propósito é ser o parceiro preferencial de comunicação dos clientes. Isso exige que toquemos uma série de instrumentos, para depois podermos estar à frente da orquestra e tocar a melhor música possível em conjunto.

Em outubro de 2023, o Grupo Lusíadas comprou a Dr. Wells e lançou um concurso para o ‘rebranding’, que resultaria da fusão da Dr. Wells com a Lusíadas Dental, que era a marca existente. Ganhámos o concurso e o grupo lançou-nos o desafio. Eram 20 clínicas Dr. Wells e cerca de dez da Lusíadas Dental. Era necessário criar uma nova marca, que se pretendia que fosse independente do Grupo Lusíadas, por razões estratégicas, e nós tratámos de tudo.

O que é que trabalharam exatamente?

Criámos a marca, o próprio nome, refizemos as clínicas em termos de ‘branding’, fizemos a campanha de lançamento, o plano de meios, em parceria com a Nova Expressão e a Chlick [performance digital], que é outra agência dentro da Nossa, e organizámos o evento interno.

Atualmente, gerimos este conjunto de plataformas com toda a comunicação e ativações associadas. O cliente sabe que pode contar connosco em todas estas frentes e que estamos sempre a observar os resultados, o número de conversões e de pessoas que reagem a uma campanha de implantes, bem como o número de contactos no centro de atendimento, etc.

Quais foram os acontecimentos mais marcantes para a Nossa em 2024?

O lançamento da Hey Doc porque foi um processo difícil, não é fácil fazer um ‘rebranding’, juntar duas culturas empresariais muito diferentes. Eles também enfrentaram muitos desafios internos e estivemos sempre com eles, nos bons e nos maus momentos.

E outros clientes?

O trabalho para a EDP, em que ganhámos o cliente em 2023, mas o trabalho só começa a ser lançado em 2024. A campanha ‘Eu Escolho Painéis Solares’ foi importante porque encerra também toda uma narrativa de alinhamento com uma marca que escolhe a sustentabilidade e que publicamente diz ‘Escolhemos a Terra’.

No entanto, era importante ligar isso à narrativa comercial. Criámos uma forma muito simples, mas que tem estado a funcionar: ‘Se a EDP escolhe a Terra, eu escolho a EDP’. É uma coisa relativamente simples, mas que tem funcionado porque é bastante claro. É uma escolha que me beneficia [consumidor] e que está a ajudar o planeta.

A campanha da Sommersby também é um momento importante, porque quanto mais tempo uma agência trabalha com um cliente, maior é o desafio, pois já muitas coisas foram feitas e, por vezes, é difícil reinventarmo-nos e sermos capazes de olhar para aquilo outra vez. A campanha que fizemos este ano consiste em quebrar um pouco a sazonalidade da Sommersby, que é o verão, e em fazer um grito de verão com as pessoas nas esplanadas.

Foi um ano bom em prémios?

Não foi um ano muito famoso em termos de prémios, portanto, não é um ano que iremos recordar por isso.

O caminho da rentabilidade

Como é que conseguem ter rentabilidade, quando o caminho é cada vez mais as fusões e as estruturas maiores?

Com muito cuidado. Nunca damos um passo maior que a perna. Primeiro, crescemos, ganhamos o cliente e só depois é que mexemos na estrutura. Fomos dando pequenos passos que nos têm permitido não ter dívidas e sentir-nos completamente à vontade.

Face ao que o mercado está a pedir em termos de integração, temos de ser muito claros com os clientes: para podermos entregar, é preciso ter bons recursos. Para isso, precisamos de bons ‘fees’. Somos muito transparentes quanto ao que lhes pedimos e à forma como o nosso modelo de preços está desenhado.

É impossível ter boas ideias sem boas pessoas, talento e equipas. Por esse motivo, não discutimos preços e não somos uma agência de preço baixo, porque é muito importante garantir a viabilidade da Nossa e a qualidade de vida das pessoas que aqui trabalham.

Quais são as vantagens de serem uma agência nacional face às multinacionais?

Flexibilidade. A nossa capacidade de adaptação e de reação é muito maior, não dependemos de ninguém, nem em Londres nem em Nova Iorque. As decisões são tomadas com muito mais agilidade. Outra vantagem é a independência ou autonomia. Somos agnósticos em relação aos media, não temos nem preferência nem nenhum acordo.

Temos uma competitividade natural, que tanto o Nuno [Cardoso] como o Vasco [Teixeira-Pinto] – os sócios que estão comigo e que são fundamentais – partilham. Somos muito competitivos por natureza e transmitimos isso à equipa.

Temos vontade de fazer melhor e sabemos que queremos ir mais longe e fazer mais, mas essa vontade também nos motiva a mudar processos e a compreender o que podemos fazer de diferente. Somos inquietos por natureza.

Maior desafio? A integração da narrativa multimeios

Quais são os principais desafios do mercado publicitário nacional? A inteligência artificial (IA) entra na conversa?

A IA entra, mas não é o principal desafio. O principal desafio é de integração, porque os meios estão muito fragmentados e é muito fácil uma marca perder-se neste labirinto de opções e de meios e de dispersar a narrativa, sem conseguir contar uma história com princípio, meio e fim, com coerência.

A integração, neste sentido de poder ter alguém que está a controlar a narrativa e que está a comandar a história e que sabe ativar nos diferentes pontos, é fundamental e é o desafio que temos sentido e vivido, e onde queremos melhorar.

Em relação à IA, quais são os desafios?

Estamos todos a aprender à medida que avançamos. Temos vivido transformações constantes que aceleram todo o processo publicitário. Atualmente, só tenho de pensar numa imagem, desafio a IA a criá-la, melhoro-a ao infinito, escolho a temperatura da fotografia e a lente.

Posso definir tudo ao pormenor, as feições, se são asiáticas, europeias ou africanas, entre outros aspetos, e isso é mais um acelerador, mais uma ferramenta. O desafio passa por sabermos como tirar partido disso, como o incorporar e como formar as pessoas para saberem utilizá-la.

E além desse desafio?

A televisão, porque tem um papel muito importante em Portugal e representa uma parte significativa do orçamento publicitário das marcas de grande consumo. A própria televisão tem de se reinventar na forma como veicula a publicidade. O formato de intervalos de 15 minutos não é bom para quase ninguém.

Porquê?

Porque mistura muito, são muitos anúncios seguidos e também um pouco direcionados. A publicidade na televisão contínua a ser viável, mas tem de ser reinventada. O Playce, por exemplo, é uma boa resposta portuguesa, que já faz parte da nova forma de estar na televisão e no digital, que também tem a ver com a atenção.

A atenção também é um desafio?

Num mundo fragmentado de plataformas, em que as pessoas vivem com a sensação de falta de tempo e fazem ‘scroll’ cada vez mais, a capacidade de captar a atenção é um bem essencial do nosso trabalho e do meio publicitário em geral.

Por um lado, precisamos de chamar a atenção e de que as pessoas estejam num contexto ‘vulnerável’ para nos poderem dar essa atenção. Por outro lado, temos de ser entusiasmantes e saber contar a nossa história, o que é, por si só, um desafio.

Quais são as oportunidades?

Tirar partido de todas estas tecnologias e perceber o que nos vão permitir fazer. Temos muito mais informação e sabemos muito mais sobre as pessoas. Temos de aproveitar para criar conteúdos mais direcionados a comunidades e grupos de interesse, embora não tão abrangentes. Essa é uma grande oportunidade que estamos a viver.

Mossa e Chlick: as ‘irmãs’ da Nossa

Quais são as perspetivas de crescimento e próximos projetos da Nossa para 2025?

Projetamos continuar o nosso crescimento, não tanto em termos de novos negócios, mas de crescimento com os clientes atuais. Temos também a ambição de incorporar e integrar mais nos nossos projetos as outras empresas que criámos.

Quais são essas empresas?

São a Mossa e a Chlick. A Mossa nasce em 2018 focada em eventos e na ativação de marcas, e atualmente é uma empresa autónoma, com dimensão razoável. No Rock in Rio, por exemplo, ativou quatro marcas diferentes. Já trabalhamos com a Mossa e a Nossa em conjunto com algumas marcas, como a Sommersby e a Santa Casa, e é algo que queremos continuar a fazer.

A Chlick é liderada pelo Sérgio Lobo e está focada em performance e marketing digital. Tem muito a ver com a conversão. Vem complementar aquilo que já fazíamos.

Gerimos redes sociais para cerca de dez clientes, mas não fazíamos a gestão de meios, de ‘paid media’ e a gestão do funil de vendas e da conversão. A ideia nasceu em 2023, mas 2024 foi o primeiro ano de exercício. A empresa tem uma equipa de quatro pessoas e está a crescer e a melhorar.

A gestão da Mossa e da Chlick passa pelos sócios da Nossa?

As duas empresas trabalham sob o mesmo teto que a Nossa, mas com gestão autónoma e números de contribuinte distintos. No entanto, a gestão passa também pelos sócios da Nossa. No caso da Mossa, quem está a liderar é o Vasco Teixeira-Pinto [sócio e ‘digital partner’ da Nossa].

No caso da Chlick, existe um quarto sócio, o Sérgio Lobo, que lidera a empresa. Mas estamos cá para apoiar e temos serviços partilhados e integrados, tanto a nível financeiro como administrativo.

De que maneira integram a Mossa e a Chlick no trabalho para os clientes da Nossa?

Ambas as empresas têm particularidades e subespecializações diferentes e o que pretendemos é integrá-las, cada vez mais, com os clientes que já temos na Nossa. No entanto, no caso da Sommersby, eles têm a agência de meios e a Chlick não participa no processo, o que não constitui qualquer problema.

O que fazemos é integrar a maioria dos clientes com os quais trabalhamos, porque entendemos que há uma mais-valia, falamos todos a mesma língua, estamos motivados e orientados pelos mesmos princípios, o que facilita o trabalho.

Quais são os próximos passos da Nossa?

Este é um ano-chave, porque temos o Abanca, que está em plena fusão com o EuroBic, e que vai ter uma maior necessidade de comunicação e temos de trabalhar a forma como vamos comunicar a marca. Em 2025, a marca EuroBic Abanca é a que existe e só em 2026 é que a marca única Abanca será implementada.

É um ano muito importante para a Audi, que está a viver o desafio da transição total para a eletrificação e vai apresentar carros muito interessantes em 2025. Temos também algumas dúvidas no que se refere à grande distribuição.

Quais clientes?

Tínhamos a conta do Minipreço, que foi recentemente comprado pelo Auchan e, portanto, existe aí uma situação, que ainda não posso adiantar mais pormenores.

Internacionalização para Espanha em 2025

Estão a pensar expandir para fora de Portugal?

Sim, mas primeiro quero esclarecer que já exportamos. Já fazemos coisas para fora em muitos mercados, como Dinamarca, Suíça e Dubai, entre outros.

O que é que fizeram?

Desenvolvemos recentemente a página web e a plataforma digital de uma marca norte-americana, a Bloomwell. Não é muito conhecida, mas é importante para nós. A exportação não é um tema, porém, a ideia de entrar num mercado estrangeiro e estabelecer uma presença física já nos acompanha há três anos e está prestes a dar os primeiros passos, com um parceiro identificado. Curiosamente, o mercado que estamos a considerar é Espanha.

Quando é que vão avançar?

Tudo indica que será este ano, ainda não temos a certeza, mas esperamos que sim.

Quem é o parceiro?

Não posso dizer quem é, porque ainda não está escrito na pedra, mas é um parceiro que já tem operações em Espanha.

Atua no mercado criativo?

Não, é de outra área. O sócio entra essencialmente como um facilitador e um investidor.

Em que é que consiste a parceria?

A intenção é ter uma estrutura comercial e uma marca registada em Espanha, com um número de contribuinte. O nome também ainda não está definido. Será a Nossa em parceria com o sócio e a ideia é que o ‘hub’ criativo seja em Lisboa e, a partir daqui, fornecer serviços para lá.

Consideramos esta visão exequível, porque Lisboa é hoje vista de forma muito positiva, como um centro de excelência em muitas áreas. É uma cidade criativa e temos a ambição de ter aqui a estrutura principal e ter em Espanha uma função mais comercial.

Temos de contratar criativos espanhóis, mas também precisamos de ter aqui uma estrutura que possa dar uma resposta mais eficaz a partir de Portugal.

Vão funcionar como agência criativa e trabalhar marcas e campanhas em Espanha?

Sim, a ideia é conquistar clientes e anunciantes locais em Espanha, bem como aqueles que já trabalham connosco aqui e que manifestem interesse em trabalhar connosco também lá. Isso é do nosso interesse, mas ainda é muito cedo para dizer se vai acontecer ou não. A ideia é ter uma agência a concorrer no mercado espanhol, mas não posso entrar em mais detalhes por agora, porque ainda não está nada definido.

Entrevista com coordenação e edição de Catarina Nunes

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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“Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Patrícia, a atleta olímpica que tem enchido os portugueses de orgulho. A sua trajetória de sucesso, a sua garra e a sua determinação são um exemplo para todos nós”, refere Emília Sanches, Diretora de Marketing da Zurich Portugal

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A Zurich Portugal acaba de anunciar a judoca olímpica Patrícia Sampaio como a sua nova embaixadora. Esta parceria estratégica une uma atleta de alta performance, reconhecida pela sua paixão pela modalidade, a uma marca global que valoriza a proteção e o compromisso com o futuro.

“A Zurich Portugal é uma marca que partilha os meus valores de excelência e celebração de sucessos, e com a qual me identifico na missão de cuidar de mim e daqueles que me rodeiam. Espero que, com esta parceria, consigamos inspirar mais pessoas a acreditarem no seu potencial, a perseguirem os seus sonhos e a atingirem os seus objetivos”, diz Patrícia Sampaio, citada em comunicado de imprensa.

O percurso de Patrícia Sampaio inclui uma medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos (Paris, 2024), uma medalha de ouro no Grand Slam de Paris no início do ano e uma medalha de bronze, conquistada este domingo, no Grand Slam de Tbilisi (Circuito Mundial de 2025).
A escolha da judoca reflete o compromisso da Zurich em apoiar talentos nacionais e em promover um estilo de vida ativo e saudável. “Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Patrícia, a atleta olímpica  que tem enchido os portugueses de orgulho. A sua trajetória de sucesso, a sua garra e a sua determinação são um exemplo para todos nós. Acreditamos que a Patrícia é a embaixadora ideal para transmitir os valores da Zurich Portugal e para inspirar os nossos colaboradores, parceiros e clientes a alcançarem os seus resultados, de forma confiante”, refere Emília Sanches, Diretora de Marketing da Zurich Portugal, citada em comunicado.
A Zurich Portugal faz parte do Zurich Insurance Group, está em Portugal há 106 anos, conta com mais de 550 colaboradores e uma rede de distribuição com mais de 1.800 Agentes de Seguros, Corretores, Bancos e parcerias, que servem 830 mil clientes.
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Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos

Nos termos do acordo, os investidores norte-americanos da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic, Susquehanna, KKR e Coatue, em conjunto com a Oracle, adquiririam as participações de investidores chineses na operação norte-americana do TikTok para criar uma ‘spin-off’

Alguns dos maiores investidores norte-americanos da ByteDance, detentora do TikTok, estão a negociar um acordo para comprar a rede social em conjunto com a Oracle, noticia o Financial Times. As negociações surgem em antecipação da data limite de 5 de abril, a qual estabelece que o TikTok deve cumprir a lei que proíbe a plataforma nos Estados Unidos, a menos que a proprietária, sediada em Pequim, venda a operação norte-americana a entidades não chinesas.

Nos termos do acordo, os investidores norte-americanos da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic, Susquehanna, KKR e Coatue, adquiririam as participações de investidores chineses na operação norte-americana do TikTok para criar uma ‘spin-off’, segundo fontes familiarizadas com o negócio citadas no Financial Times. A Oracle, cofundada por Larry Ellison, poderá adquirir uma participação menor na empresa.

A empresa de software já tem um acordo com o TikTok desde 2020, conhecido como Projeto Texas, para armazenar os dados pessoais dos utilizadores norte-americanos em servidores localizados nos Estados Unidos. Os investidores norte-americanos estão dispostos a aumentar o investimento e a apoiar a proposta da Oracle, com vista a proteger os interesses económicos, ainda de acordo com o Financial Times.

No âmbito de uma proposta conjunta com os investidores norte-americanos, a Oracle fornece garantias de segurança de que os dados dos utilizadores norte-americanos do TikTok estão protegidos. Por conseguinte, seria possível permitir que a ByteDance continuasse a utilizar o algoritmo que define a rede social, uma exigência fundamental do governo chinês. A ByteDance prefere a estrutura de negócio centrada na Oracle a outras alternativas, segundo ainda o Financial Times.

Com a iniciativa de Donald Trump de prolongar o prazo da proibição do TikTok nos Estados Unidos, a Casa Branca assume o papel invulgar de intermediária em qualquer potencial acordo, incentivando várias empresas a apresentar propostas para comprar a operação da rede social nos Estados Unidos. JD Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, refere que prevê a realização de um acordo até à data limite de 5 de abril que “satisfaça as preocupações de segurança nacional e permita a existência de uma empresa norte-americana distinta com base no TikTok”.

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ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa

Entre as novidades, está a passagem de Nassrin Majid para o cargo de Diretora-Geral e a de José Borralho para a posição de Chairman & Inspiration Officer

A ConsumerChoice, que desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha Sustentável, entre outros, anuncia uma reestruturação da sua equipa.
Entre as novidades, está a evolução da anterior Diretora Comercial, Nassrin Majid, para o cargo de Diretora-Geral, com responsabilidades ao nível da gestão executiva e operacional da empresa, e a de José Borralho, anteriormente CEO da marca, para a posição de Chairman & Inspiration Officer (CIO) do grupo.

Nassrin Majid passa a assumir a liderança da ConsumerChoice depois de cinco anos de experiência como responsável pelo departamento comercial. O seu percurso profissional é antecedido por passagens na FNAC, com responsabilidades na área de prestação de serviços ao cliente e, posteriormente, na empresa noMenu como Diretora de Marketing e Comunicação.

“A ConsumerChoice tem sido um símbolo de confiança e inovação, e estou determinada a reforçar esse legado, impulsionando o crescimento e a proximidade com os consumidores. Liderar é sobre inspirar, construir e evoluir junto com a equipa, e estou pronta para este novo capítulo”, assume Nassrin Majid.

Por sua vez, José Borralho, refere que a nomeação da Nassrin é o “reconhecimento da dedicação e de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. O futuro pertence às novas gerações de empreendedores e dar-lhes espaço não é apenas uma escolha, é a essência da evolução”.

A posição de Diretora Comercial vai ficar, atualmente, a cargo de Carmen Machado. Para além desta contratação, ingressa também na empresa, Joyce D´Avila, que vai assegurar a Direção Financeira e de Recursos Humanos.

Em comunicado, a ConsumerChoice confirma que esta transição reforça a “importância de reter os talentos presentes na organização, proporcionando o crescimento profissional, e ao mesmo tempo, apostar em novos profissionais especializados em diferentes áreas do mercado de trabalho”..

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TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais

A programação do ICON conta com influenciadores internacionais e nacionais como Chiara Ferragni, Camila Coelho, Mark Ritson, Cristina Ferreira, Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Luís Correia e Nuno Agonia, entre outros

Nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2025, na MEO Arena, Lisboa transforma-se no palco mundial para algumas das vozes mais influentes da atualidade, numa conferência que reúne os maiores nomes do digital, dos negócios, do entretenimento, do marketing, da cultura e da inovação.

A programação do ICON conta com figuras de renome nacional e internacional, como Chiara Ferragni, Camila Coelho, Mark Ritson, Cristina Ferreira, Loren Gray, Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Brodie Carr, Bruno Casanovas, Luís Correia ou Nuno Agonia, entre outros especialistas e líderes, que debatem as novas oportunidades de influência na era digital, estratégias de sucesso e tendências emergentes.

Organizado pela Iconference Events, TVI e CNN Portugal, este evento cria um momento de discussão em torno do conceito de influência e do seu papel na sociedade, na economia e no mundo corporativo. Segundo os organizadores citados em comunicado, o ICON representa “uma oportunidade única para líderes das mais diversas indústrias, marcas, agências, plataformas e futuros ícones acederem a ‘insights’ estratégicos, boas práticas e ferramentas inovadoras, promovendo a troca de conhecimento e impulsionando um futuro mais conectado e inovador”.

Sob o mote “Learn. Share. Lead.”, os participantes terão acesso a painéis de debate, ‘keynotes’ inspiradoras, sessões estratégicas e experiências imersivas, explorando o impacto da influência em áreas como o marketing, o entretenimento, a moda, a música, as empresas, o turismo ou o desporto.
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CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza

A Caixa Geral de Depósitos (na foto) valoriza 163% face a 2023, sendo apenas ultrapassada pelo Revolut e pelo Nubank. No ranking geral Brand Finance Banking 500 2025, liderado por quatro bancos chineses, a CGD sobe da 249ª para a 208ª posição

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é a terceira marca bancária que mais cresce, valorizando 163% face a 2023, no ranking Fastest Growing Banking Brands 2025, da Brand Finance. O primeiro lugar é ocupado pelo Revolut, que valoriza 795%. A vice-liderança pertence ao Nubank, com uma valorização de 195%. A marca Allied Irish Banks (AIB) surge em quarto lugar, com um crescimento de 158%, à frente do National Bank of Greece (NBG), que aumenta 148%.

No ranking geral Brand Finance Banking 500, que apresenta as marcas bancárias que mais valorizaram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, a CGD sobe da 249ª para a 208ª posição, dois lugares abaixo do Millennium bcp, que sobe do 218º para o 206º lugar. Na listagem da consultora britânica, onde só constam três instituições bancárias portuguesas, o BPI surge na 431ª posição, descendo da 426ª.

“As taxas de juro elevadas, em muitas das principais economias, impulsionou o crescimento dos valores das marcas bancárias, aumentando os lucros e os preços das ações em 2024. No entanto, o crescimento do valor da marca a longo prazo está a ser moldado por quatro tendências principais: regulamentação, inovação digital, rendimento baseado em taxas em vez de margens de juros, e um foco na construção da marca para sustentar a vantagem competitiva”, salienta Annie Brown, diretora de valorização da Brand Finance, citada no estudo.

O ranking Brand Finance Banking 500 é liderado por quatro bancos chineses, com o primeiro lugar a ser ocupado pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), que vale 79,1 mil milhões de dólares (€73 mil milhões), fruto do crescimento de 10% registado em 2024.

Em segundo lugar, surge o China Construction Bank, com 78,4 mil milhões de dólares (€72,4 mil milhões), e, em terceiro, o Agricultural Bank of China, com 70,2 mil milhões de dólares (€64,8 mil milhões). Os valores das instituições bancárias portuguesas não são tornados públicos.

De acordo com o Brand Finance Banking 500, elaborado com base numa metodologia desenvolvida pela Brand Finance, o valor das 500 maiores marcas bancária do mundo cresce 13% em 2024, face a 2023. “É a primeira vez, em quatro anos, que regista um aumento de dois dígitos, após dois anos em que o ritmo de crescimento não foi além dos 2%”, refere a análise da consultora financeira.

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Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha

O ator e cantor Aron Piper (na foto), que tem 11,2 milhões de seguidores no Instagram, já promove a marca nas redes sociais. “É o melhor exemplo de uma nova masculinidade”, diz Judit de la Fuente, diretora-geral da YSL Beauty para Portugal e Espanha

Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha, tendo sido escolhido para promover o perfume MYSLF na nova campanha nas redes sociais, em eventos e ativações de marca e em ações de marketing de influência. Filho de pai alemão e mãe espanhola, o ator e cantor, que tem 11,2 milhões de seguidores no Instagram e 552 mil no TikTok, ganhou visibilidade após participar na série ‘Elite’, da Netflix.

“Conhecido pelo seu espírito audaz, pelos papéis cativantes e pela sua intrépida autoexpressão, também no âmbito musical, ele é o melhor exemplo de uma nova masculinidade como imagem de MYSLF. Vamos poder observá-lo a incorporar os novos valores de YSL Beauty através de looks, conteúdos e eventos onde descobriremos o seu universo, energia única e uma atitude sem limites para inspirar uma nova geração que abraça a beleza nos seus próprios termos”, salienta Judit de la Fuente, diretora-geral da YSL Beauty para Portugal e Espanha, citada em comunicado de imprensa.

Depois do ator norte-americano Austin Butler, que também foi o rosto de MYSLF na Península Ibérica, a marca recorre agora a Aron Piper para reforçar a notoriedade da YSL Beauty em Espanha e Portugal. Capas de revistas, entrevistas, produções de moda, concertos, primeiras filas de desfiles, são alguns dos universos nos quais Aron se move com naturalidade.
“É incrível fazer parte de YSL Beauty, uma marca que representa elegância e personalidade. Estou muito entusiasmado com o que está por vir.”, refere o novo embaixador, quando questionado sobre o início da sua colaboração com a YSL Beauty, citado em comunicado de imprensa

Após a série ‘Elite’ tê-lo tornado num ícone LGBTQIAP+, a YSL Beauty procura também chegar aos membros desta comunidade através do artista. Esta iniciativa faz parte do compromisso contínuo de celebrar a individualidade, iniciado com o lançamento do perfume MYSLF há dois anos. “Ter um propósito partilhado ajuda-nos a superar barreiras”, explica Aron Piper, citado em comunicado de imprensa.
Nos Estados Unidos, os rappers Lil Nas e Stuns também foram anunciados como embaixadores da fragrância em outubro de 2024.

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Ana Elisa Seixas assume marketing da New Balance na MEAI

“Estou ansiosa por consolidar ainda mais a nossa posição como a marca desportiva premium e exclusiva”, refere Ana Elisa Seixas (na foto), nova diretora de marketing da New Balance, na região Médio Oriente, África e Índia

Ana Elisa Seixas é a nova diretora de marketing da New Balance na região MEAI (Médio Oriente, África e Índia). A ‘marketer’ transita da Asics, onde desempenha o cargo de diretora de marketing da marca para o Médio Oriente, depois de ter trabalhado no Supreme Group, na Jincom, na Interface e na DHL, nos Emirados Árabes Unidos.

“Estou ansiosa por consolidar ainda mais a nossa posição como a marca desportiva premium e exclusiva, honrando a herança e a arte de fabrico da New Balance, numa altura em que a marca cresce e se expande nesta região”, refere Ana Elisa Seixas, citada em comunicado de imprensa.

A portuguesa tem a missão de alavancar o negócio nos mercados que coordena, sendo também responsável pelo desenvolvimento de campanhas, ativações e estratégias de marketing de influência que aumentem a notoriedade da marca.

Formada em economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics, Ana Elisa Seixas estuda liderança no Blekinge Institute of Technology e estratégias de marketing B2B na Harvard Business School e marketing digital na Columbia Business School Executive Education.

A trabalhar o mercado árabe desde 2005, depois de uma passagem pelo Palladium Group, em Madrid, entre 2004 e 2005, a ‘marketer’ reporta agora a Stuart Henwood, diretor sénior da New Balance na região MEAI. “O seu historial comprovado de sucesso e abordagem inovadora que sempre demonstrou ter vão acelerar o nosso crescimento e aprofundar o envolvimento da marca com os consumidores”, refere Stuart Henwood, citado no documento.

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Redes sociais são o canal de venda que mais cresce no Reino Unido

Estudo da plataforma de gestão de entregas Scurri aponta o YouTube, o Instagram e o TikTok como as redes sociais mais relevantes para as marcas, apesar de os retalhistas britânicos continuarem a privilegiar o Facebook

As redes sociais são o canal de venda que mais cresce no Reino Unido e já representam 6% do comércio eletrónico, revela um estudo realizado pela plataforma de gestão de entregas Scurri. Em 2028, deverá representar 10% das compras digitais totais, antecipa a plataforma.

“Prevê-se que a indústria do comércio social do Reino Unido mais do que duplique nos próximos quatro anos, aumentando das 7,4 mil milhões de libras (€8,8 mil milhões) para quase 16 mil milhões de libras (€19,1 mil milhões), crescendo a uma taxa quatro vezes superior à das vendas de comércio eletrónico gerais”, refere o estudo, elaborado a partir da análise de indicadores económicos e dos resultados de um inquérito a cerca de 100 retalhistas britânicos.

Dos 83% dos inquiridos que confirmam a crescente importância das redes sociais no ‘e-commerce’, 50% assumem que já não prescindem delas para aumentar a faturação. Embora considerem que o YouTube (55%), o Instagram (54%) e o TikTok (54%) são os canais de comércio social que as marcas mais valorizam, os retalhistas privilegiam o Facebook (57%), mais do que o Instagram (48%) e o TikTok (48%).

“Independentemente da plataforma social em que vendem, os parceiros de entregas dos retalhistas precisam de se integrar com as diferentes infraestruturas de tecnologia de atendimento, incluindo soluções de gestão de stocks ou de gestão de encomendas, para otimizar os processos, melhorar a experiência de entrega e tornar a jornada pós-compra mais apelativa”, defende Rory O’Connor, fundador e CEO da Scurri.

Na opinião de 86% dos inquiridos, o comércio social está a democratizar o setor do retalho, permitindo que empresas de menor dimensão concorram com os grandes retalhistas. Segundo o estudo, as empresas de média dimensão tendem a ser mais ativas do que as companhias maiores na ativação de parcerias pagas (42% face a 29%), na realização de eventos de compras ao vivo (46% face a 24%) e até no recurso a marketing de influência com macroinfluenciadores (32% face a 21%).

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VML Branding cria identidade visual do UEFA Euro 2028

“Podemos dizer que a história da ligação entre os fãs e o Euro vai continuar num novo capítulo, em 2028, com mais intensidade”, revela Hélder Pombinho, diretor criativo de design de marca da VML Branding, em declarações ao M&P

A VML Branding, unidade da VML Portugal especializada na criação de sistemas de identidade formada por uma equipa inteiramente portuguesa, é a agência escolhida para desenvolver a identidade visual do UEFA Euro 2028, que se realiza no Reino Unido e na República da Irlanda. O projeto é uma colaboração da VML Portugal com a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).

Pedro González, diretor-geral da VML Branding, é o responsável pela gestão do projeto, cuja direção criativa está a cargo de Hélder Pombinho, diretor criativo de design de marca da VML Branding, que tem um histórico de projetos associados a este campeonato, tendo sido responsável pela criação da identidade visual do Euro 2004, 2012, 2016, 2020 e 2024.

“Em 2024 atingimos um novo nível, onde convidámos todos os fãs da Europa a fazer parte da marca. O logo representava um estádio onde todos tinham lugar, através da ligação das cores de todas as nações da Europa. Podemos dizer que a história da ligação entre os fãs e o Euro vai continuar num novo capítulo, em 2028, com mais intensidade”, revela Hélder Pombinho, em declarações ao M&P.

A VML Branding não é estranha à criação de identidades visuais para competições deste tipo. É também responsável pela criação da identidade do UEFA Euro 2020 e 2024, bem como de outros projetos, como a UEFA Nations League e a UEFA Women’s Nations League, incluindo a identidade visual da fase de qualificação do Campeonato Europeu de Futebol Feminino.

“Ao terceiro Euro consecutivo, continuamos a estabelecer novos patamares de excelência criativa. É com imenso orgulho que desenvolvemos mais este projeto emblemático para a UEFA, reforçando a nossa posição como agência de ‘branding’ de referência internacional, capaz de elevar continuamente os padrões criativos da indústria”, declara Pedro González.

A VML Branding tem colaborado ainda com outras organizações internacionais no setor desportivo, incluindo projetos para a Federação Internacional de Futebol (FIFA), nomeadamente o Mundial de Futsal 2024, no Uzbequistão, e o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA 2025, nas Seychelles, além de outros projetos com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

A candidatura conjunta do Reino Unido e República da Irlanda ao UEFA Euro 2028 é aprovada a 10 de outubro de 2023, e a competição está prevista para ocorrer entre 9 de junho e 9 de julho de 2028.

 

Leia mais sobre este tema na entrevista a Nuno Santos, CEO da VML, na edição 977 do M&P

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Supermercados Apolónia comunicam com a Taylor

A Taylor, agência de comunicação do grupo Youngnetwork, reforça a carteira de clientes na área do retalho, com a entrada da cadeia de supermercados do Algarve, que quer apostar na construção do ‘brand awareness’, a nível regional e nacional

A agência de comunicação Taylor acrescenta ao portefólio de clientes os supermercados Apolónia, ficando responsável pela consultoria de comunicação, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing de influência, com o intuito de consolidar o prestígio da cadeia de supermercados no setor do retalho alimentar em Portugal.

Tânia Tadeu, diretora-geral da Taylor, explica que “o nosso desafio é aumentar o reconhecimento desta marca icónica do Algarve, a nível nacional, de forma a trilhar caminho para uma futura expansão, construindo para isso narrativas que reforcem a sua ligação com os clientes e que reflitam a sua dedicação à qualidade”.

A marca quer continuar a apostar na sua diferenciação e ser percepcionada como o verdadeiro supermercado para todos, onde disponibiliza desde os produtos mais comuns aos mais especiais. É a aposta nesta mensagem e na construção do ‘brand awareness’, a nível regional e nacional, que a parceria com a Taylor pretende reforçar.

Ângela Sarmento, diretora de marketing da marca, argumenta que “a experiência e a criatividade da Taylor serão fundamentais para fortalecer a nossa comunicação. Queremos apostar numa estratégia de comunicação alinhada com os nossos objetivos de negócio para aumentar o conhecimento do que somos, um supermercado para todos. Além disso, a aposta no crescimento da nossa loja on-line e no lançamento do cartão cliente continuarão a ser uma das nossas prioridades para este ano. Contamos com a Taylor para nos ajudar a alcançar os melhores resultados possíveis”.

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