Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Foram ainda suspensas 39,2 milhões de contas de anunciantes e restringidos 9,1 mil milhões de anúncios, de acordo com o relatório de segurança da Google Ads

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O relatório de segurança da Google Ads anuncia que foram bloqueados ou removidos 5,1 mil milhões de anúncios, em 1,3 mil milhões de páginas, restringidos 9,1 mil milhões e suspensas 39,2 milhões de contas de anunciantes, revela o documento referente a 2024. A maioria das contas foram suspensas “antes mesmo de ter sido exibido um anúncio”, detalha a Google.
O recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA) mais desenvolvidas facilitou a identificação de irregularidades. “Ao utilizarmos estes modelos, acelerámos significativamente as análises de websites, permitindo uma monetização mais rápida e evitando que os anúncios apareçam em páginas que violem políticas”, refere o documento.
Nesse período, além do lançamento de 50 melhorias nos modelos de linguagem de grande escala da empresa, foram também atualizadas 30 políticas preventivas, para anunciantes e publicadores, de forma a travar os infratores.
“Isso impediu que milhares de milhões de anúncios que violavam políticas fossem exibidos aos consumidores, ao mesmo tempo que garantiu que as empresas legítimas pudessem exibir anúncios aos clientes mais rapidamente”, informa a Google em comunicado de imprensa.
700 mil contas de anunciantes infratores identificadas
Entre as tendências identificadas está o crescimento de anúncios que recorrem a ‘deepfakes’ de figuras públicas, gerados por IA, que usam imagens ou áudio para sugerir uma ligação a celebridades e promover a burla. A Google tem uma equipa especializada nesta área e bloqueou 700 mil contas de anunciantes que recorriam a estas técnicas.
“Este programa cobre agora mais de 200 países e territórios, sendo que mais de 90% dos anúncios vistos pelas pessoas no Google provêm, em média, de anunciantes validados”, esclarece o relatório da Google Ads, o que ainda deixa de fora uma margem de 10%.
A empresa também aumentou a partilha de informação entre os agentes do setor ao cofundar a nova Global Signal Exchange, iniciativa na origem da Global Anti-Scam Alliance (GASA). A organização global, que pretende combater a fraude publicitária, é composta por uma centena de especialistas oriundos de vários países.