Spotify disponibiliza inventário de anúncios programáticos à Google
Além de disponibilizar o inventário programático do Spotify Ads Manager à Display & Video 360 e à Magnite, o Spotify está a lançar ferramentas de IA para os anunciantes criarem anúncios em áudio

Daniel Monteiro Rahman
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Comet da Perplexity desvia foco dos consumidores para os agentes de IA
Negócio de publicidade online da Amazon cresce e desafia Google
Puma lança anúncio criado por agentes de IA
Unilever usa IA para criar gémeos digitais de produtos
O Spotify está a expandir a oferta de publicidade programática, ao disponibilizar a compra de anúncios através da Google Display & Video 360 e da Magnite, que têm agora acesso ao Spotify Ads Manager. A iniciativa representa mais um passo para a plataforma de ‘streaming’ de música automatizar as vendas de anúncios e explorar o crescente interesse das marcas em formatos de áudio, noticia a Ad Age.
O Spotify também está a lançar um conjunto de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, que os anunciantes podem utilizar para criar anúncios em áudio. Estas ferramentas são semelhantes às que outras plataformas, como a Meta, a Google e a Amazon, desenvolvem para escrever textos e gerar imagens. No entanto, a IA do Spotify centra-se na escrita de guiões e locuções para anúncios de áudio.
A empresa tem vindo a desenvolver as capacidades de publicidade programática, sobretudo desde que, em 2024, altera a designação da sua plataforma de anúncios para Spotify Ads Manager. Na sequência do ‘rebranding’, o Spotify lançou, em outubro, um mercado de compra de inventário publicitário através de licitações em tempo real, que é inaugurado com a The Trade Desk como ‘demand-side partner’ (DSP).
A Display & Video 360 da Google e a Magnite têm agora acesso ao inventário programático do Spotify através do Spotify Ads Manager. O Spotify também avança que a plataforma programática da Yahoo, a Adform, vai aderir à sua plataforma de anúncios nos próximos meses.
O áudio programático é um setor em crescimento na publicidade digital e prevê-se que gere 2,26 mil milhões de dólares (€2 milhões) nos Estados Unidos em 2025, segundo a eMarketer. Este valor representa um aumento de 18% face a 2024, correspondendo a 30% do valor total do mercado de anúncios de áudio digital no país.